Chegou o Huawei Mate 40 – está aberta a porta para o HarmonyOS

34 Comentários

A Huawei reservou o dia de hoje para dar a conhecer em pormenor a sua nova linha de smartphones Huawei Mate 40. Os Huawei Mate 40 e Mate 40 Pro estão apresentados.

Conheça todos os pormenores.

Chegou o Huawei Mate 40 - o primeiro que irá receber HarmonyOS


Construção e Design do Huawei Mate 40

Os novos Huawei Mate 40 e Mate 40 Pro estão a ser apresentados por Richard Yu, CEO da empresa. O primeiro grande pormenor prende-se com o design inscrito nas câmaras traseiras, em círculo, segundo a tendência dos modelos anteriores. Há uma simetria incutida neste design “Space Ring”.

Mas a imagem do smartphone ainda fica marcada pelo ecrã curvo e pela forma como os altifalantes que permitem som em stereo estão integrados onde se destaca uma melhoria significante dos graves.

O ecrã curvo Flex OLED é de 6,76 polegadas e alberga o sensor de impressões digitais e a câmara frontal, punch-hole, com capacidade de reconhecimento facial 3D.

Trata-se de um ecrã com uma taxa de atualização de 90Hz e com uma resolução máxima de 2772 x 1344 píxeis.

Chegou o Huawei Mate 40 - está aberta a porta para o HarmonyOS

Ainda no tópico do design há destaque para as novas cores verde e amarelo, além dos tradicionais banco, preto e “prateado mágico”. Sendo ainda produtos à prova de água, em vidro e cerâmica.

Processador e bateria

No coração destes smartphones vai estar o Kirin 9000, o SoC 5G de 5nm que a marca criou. Este vai trazer ainda mais potência e mais desempenho em todos os momentos.

Segundo a empresa, o novo Kirin tem uma CPU mais rápida 10% que o Snapdragon 865+ e uma GPU 52% mais rápida que a do mesmo SoC em comparação. O universo Gaming está claramente na mira deste smartphone.

Chegou o Huawei Mate 40 - está aberta a porta para o HarmonyOS

A bateria é de 4400 mAh que garante uma autonomia de mais duas horas que o principal concorrente da Samsung. Tem carregamento rápido de 65W e, sem fios, carrega a de 50 W.

As câmaras

Os novos smartphones distinguem-se no tópico das câmaras essencialmente pela inclusão da câmara periscópio no modelo Pro e, além disso, da câmara Ultra Wide Cine. A câmara principal em ambos tem 23 mm e 50 MP.

Estas câmaras serão exploradas em breve pela equipa do Pplware. Fique atento e deixe já as suas dúvidas.

O Android e a EMUI

Apesar da Huawei estar a preparar o seu próprio sistema operativo, ainda temos um smartphone Android, mas com interface EMUI 11, onde a AppGallery é a estrela.

Relativamente à EMUI foram apresentadas várias novidades, nomeadamente, o controlo por gestos, as melhorias nas apps em multijanela e ainda o multi sreen colaboration, para a utilização do smartphone e do PC em simultâneo. A Celia, assistente virtual, ganha novas línguas e chega a mais países (Português e Portugal não estão na lista).

Para além da Petal Search que já conhecemos e está melhor, há agora um serviço idêntico mas de mapas. É o Petal Maps.

Porsche Design

Não poderia faltar, no entanto, um novo Mate 40 criado a partir das linhas da Porsche, onde a grande novidade via para as câmaras, com uma periscópio com Zoom 10X e uma ToF, além do sensor de temperatura de cor. As outras câmaras são semelhantes aos modelos base.

Preço e disponibilidade

Os Huawei Mate 40 estarão disponíveis por 899 € com 8GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Já o modelo Pro estará disponível por 1199 € com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.

O Mate 40 Pro+ em cerâmica, terá 12 GB de RAM e um preço de 1399 €. O Porsche Design estará disponível com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento por 2295 €.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Behemot
    Behemot

    Off-topic finalmente consigo instalar a phone app da Google no meu huawei psmart (fig-lx1) … Tentei quando saiu a noticia mas dizia que não estava disponível para este modelo

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Este telemóvel tem algumas coisas que a Apple podia aprender, tal como um sensor de desbloqueio facial 3D sem recorrer ao notch.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      e ja agr os 90hz a impressao digital e o carregador

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Sim, carregamento rápido, lente de 10x zoom óptico. Isto sim, são inovações.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      gostava de saber como ‘e que este telemóvel faz o desbloqueamento facial sem sensor próprio para tal. So tem 2 câmeras frontais que nao ‘e a mesma coisa que um sensor próprio.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Mentira, tem um sensor biométrico 3D associado a um sensor TOF. Vê as especificações no GSMarena

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Dimensões demasiados grandes, portanto, ergonomicamente mal jeitoso! Não obrigado!

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Vou antes comprar um Porsche.

  4. Avatar de Abreu
    Abreu

    O melhor smartphone deste ano, pena ser caro, muitos bons speacs… E vem o carregador!!! Kkk

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Mais caro e sem GMS de origem…. ainda por cima já se fala que alguns países da Europa vão bloquear os terminais da Huawei ao 5G…. Pois assim não é fácil justificar o investimento neste smartphone!

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Sinceramente Portugal sendo Portugal tem de estar sempre atrasado. E com todos os problemas que tem havido para se sequer iniciar o processo de escolha de quem é que vai tratar das infraestruturas, acho que podemos comprar o 4G á vontade que quando o telemóvel se for ainda devem estar todo á porrada para decidir alguma coisa

  6. Avatar de DB
    DB

    O ultimo SmartPhone da Huawei

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Deves ter um iphone

      1. Avatar de DB
        DB

        Tenho um Huawei p20

    2. Avatar de Jlucas
      Jlucas

      É o ultimo antes de sair o próximo.

      1. Avatar de Jorge Moura
        Jorge Moura

        Sabem me dizer se o telefone consegue fazer registos em macro?

  7. Avatar de alê
    alê

    caramba, o carregamento sem fio e com fio é super rápido

  8. Avatar de RJRP
    RJRP

    O FIM DA HUAWEI. Sem o Android, sem os serviços Google, um telefone com um custo destes fica só bonito nas prateleiras das lojas. Não quero dizer que não seja bom ou que não tenha boas specs.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Olha que o Harmony OS pode ser igual ou melhor que o android, está a ser feito de origem para esses terminais, pode até ser melhor que o IOS. Vamos ver

      1. Avatar de RJRP
        RJRP

        Eu afirmei que não seria pior ou melhor ou que não tivesse boas specs. Vimos o que aconteceu com outros iniciantes no mundo móvel contra Android e IOS. Um sistema móvel que está a nascer pedirem 1000€ ou mais, com a concorrência Android e IOS, creio eu que não vá vingar. É a minha opinião.

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        duvido! A google tem um domínio tal que qualquer telemóvel que nao possa utilizar os seus serviços ira morrer lentamente. hoje em dia cada vez mais apps utilizam os serviços google por trás das cortinas..Por exemplo o Uber nao funcionara no Harmony OS pq utiliza o google maps.

        1. Avatar de Edu
          Edu

          Apesar de ter pouca experiência em programação em Java e nas APIs da Google, os HMS não ficam atrás ou vão ultrapassar os da Google. Tem serviços para substituir os da Google

        2. Avatar de JJ
          JJ

          Desculpe Rodrigo contradize-lo, mas funciona sim, eu tenho um p40 pro e inscrevi-me no programa de testes do HOS (harmony OS) e com uma alteração basica das definições do Uber, funciona correctamente. Além disso por exemplo a minha esposa usa um P30 Pro no qual não usa as aps da google e até agora não fizeram falta. Quanto ao meu P40 pro, confesso que mesmo em versão beta e em dual boot, noto que é muito mais fluido e a bateria ganha com o seu uso, é baseado em Android pelo que é compativel com as aps existentes e mesmo que não esteja nos milhares de aps da App Gallery, basta usar por exemplo o Aptoid ( português por sinal) e voilá…
          O que posso dizer é que já tive IOS e achei demasiado limitado, já tive Windows Phone que criou um ecosistema fechado e exclusivo e viu-se o resultado, Android sempre a bombar e muito sinceramente creio que esta aposta da Huawei ao criar um ecosistema proprio transversal a todos os seus aparelhos ( como na apple) mas “aberto” e compativel com o enorme monopolio android, tem tudo para vingar. Quanto às aps da google, quem tem Huawei, tente experimentar usar as suas”alternativas” às apps da google e vão ver que nada têm a perder, no minimo dirão, “afinal há alternativas”.
          Cumprimentos a todos

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            Nem mais JJ

    2. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Instalei os serviços Google num Huawei p40 lite em minutos.
      Tudo a funcionar lindamente.
      Só não dá a volta a essa situação quem não quer.
      Em relação ao Harmony, vamos esperar para ver o que aí vem.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        pelo que andei a ler certamente que ‘e possível, (e existem varias maneiras de como fazer) mas demora mais do que uns minutos e se porventura fizeres algum update deixa de funcionar em certos equipamentos.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Rodrigo, este método demora minutos a instalar.
          É, de facto, muito rápido e fácil de seguir as instruções.
          Em relação aos updates penso que não haja problema.
          Mas amanhã já confirmo…

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    Aquele compremido no ecrã fica horrível a Huawei não aprende mesmo.

  10. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    Achei o P40 Pro+ muito melhor que isto, meu deus.

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Mais um exemplo que demonstra que a parte mais importante de qualquer equipamento ‘e o software que possui. Todos os reviewers que vi dizem a mesma coisa..que este telemóvel ‘e bom mas sem os serviços google nunca poderiam recomendar!

  12. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    o fold 2 z 5g xpto é mais barato que a versão 512gb

  13. Avatar de Robin
    Robin

    O mais importante “email ” Calendário e Contactos se a Huawei resolver esse problema tudo o resto deixa de ter importância o Proton não é solução no gmail temos 15 Gb free.
    O Harmony ? vamos ver , Os chineses não são parvos, se olharmos para a emui da Huawei ou honor está muito boa, por exemplo eu não consigo me adaptar a Samsung perco imenso tempo a procura coisas simples no Huawei na Samsung … onde é que está…..

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Por este preço compro quatro bons telemóveis