BlackBerry: O portefólio de telefones durante 20 anos

41 Comentários

Foi durante a semana passada que a BlackBerry anunciou o fim da produção de smartphones. Não será propriamente o fim dos smartphones com a sua marca, uma vez que a marca passará a ser comercializada por parceiros que vão desenvolver os seus próprios produtos, mas é o fim de um ciclo para a empresa.

Decorria o ano de 1996 quando o primeiro equipamento RIM (Research In Motion, a actual BlackBerry) chegou ao mercado empresarial, tendo esta sido uma das marcas de maior relevância no segmento. 20 anos depois, desde os primeiros Pagers até aos mais recentes smartphones, recorde alguns dos equipamentos da BlackBerry em imagens.

fb_blackberry_2


A BlackBerry foi, durante muito anos, uma das marcas de referência, líder no segmento empresarial. O primeiro equipamento foi anunciado a 18 de Setembro de 1996, o Inter@ctive Pager 900, e desde então que a marca não parou mais de criar soluções de grande qualidade para o segmento.

Contudo, quando a concorrência começou a surgir, a marca começou a perder alguma da sua força e os últimos anos foram mesmo terríveis para a marca. Mas a herança da BlackBerry é inegável e hoje mostramos-lhe, em fotos, alguns dos modelos que mais se destacaram nestes 20 anos.

Clique nas imagens para ver a descrição do modelo e do ano de lançamento.

ZDNet


Teve algum destes equipamentos BlackBerry?

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Lol falta o que tenho, Passport silver edition

    1. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      Também estou interessado em comprar um. Mas anda com preço bem elevado cá por portugal. O silver edition é mesmo lindo!

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Por que vais comprar um Passport?? A BlackBerry acabou com o bbOS, não faças isso. Dar 200eur por um smartphone com um sistema oficialmente acabado.

        1. Avatar de Pedro Santos
          Pedro Santos

          Pode estar acabado mas ainda é muito bom. Aliás “acabado” porque ainda vai sair updates ao BBOS

        2. Avatar de Pedro Santos
          Pedro Santos

          Infelizmente não se arranja por esse preço…

        3. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Nunca tiveste um para realmente falares assim. O sistema funciona perfeito. Nunca me deixou ficar mal. Nunca. E nao custa 200 euros talvez uns 400. É um maquinao, nao é um brinquedo de multimédia.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Toda a gente me pergunta que telemóvel é este, se é que é o um telemóvel. É engracado.
        Mas nunca crashou, nunca lagou, sempre o mesmo desempenho. Respect the hub, e a bateria, não é problema que se encontra nas outras marcas.

        1. Avatar de Goncalo Pereira
          Goncalo Pereira

          +1

        2. Avatar de Pedro Santos
          Pedro Santos

          O meu z10 anda lento. Nem um “format” resolve grande coisa. é a idade já vai com quase 4 anos.
          Assim que vir um solver edition a bom preço encomendo.

          1. Avatar de jonasfreitas
            jonasfreitas

            que versao do SO tens? o meu esta fluido, alias mais do que quando o comprei. ja o da minha irma estava mais lento que tinha o SO “oficial”.
            vai buscar a ultima versao que saiu pra rua se nao é que ja a tens.

          2. Avatar de Hugo Lobo
            Hugo Lobo

            Pedro Santos, experimenta apagar emails que já não necessites da HUB, comigo resultou
            Também tinha esse problema no meu Z10, passei de 1gb livre para 4,5gb , só com emeails desnecessários que ocupavam memoria na HUB e sistema

  2. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Eu ainda tive uns quantos,
    8110, 8310, 8520, 8900, 9220, 9360, 9700, 9780, 9800, 9900 e Z10

  3. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    Tive vários …até hoje , mas o primeiro foi o 8807 e o último que ainda tenho o Blackberry leap….

  4. Avatar de FAB
    FAB

    A empresa de telemóveis que achava que o iPhone original era impossível, e que a Apple estava a mentir…

    http://www.redmondpie.com/blackberry-maker-rim-thought-apple-was-lying-about-iphone-in-2007/

  5. Avatar de Ricardo Saraiva

    BlackBerry 9320 que não aparece na lista. Vou-lhe dando uso como telemóvel de backup, no WTF eles oferecem o serviço BIS.

  6. Avatar de LR
    LR

    A nivel de utilização profissional/empresarialnera imbativel. Mas foi ultrapassado por outros S.O. e não conseguiu acompanhar. A taxa de compressão de dados era incrivel. Feios, mas bons…

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Feios? LOL
      Gostos não se discutem, mas dizer que os BlackBerry são feios é engraçado, pois não é a opinião geral.

      1. Avatar de Rui LUX
        Rui LUX

        Feios.. Não, horríveis ! 95% dos modelos são horríveis IMO

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se tivessem adoptado o Windows hoje ainda estavam no mercado…

    1. Avatar de Justiceiro
      Justiceiro

      O BB10 ainda continua no mercado e a vender, o mercado (consumidor) é que é altamente influenciavel em tudo o que é bens de consumo. Todos sabemos que o SO da BlackBerry é de longe o melhor do mercado. Quem usa o telemóvel para brincar, pode ficar com um Nokia 3310, não precisa de smartphone.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Aquele Windows que faliu a Nokia?
      Ou aquele que faliu a qtek e outras?

      LOOL

      1. Avatar de Joao qualquer cena
        Joao qualquer cena

        Aquele windows que faliu a Nokia??? Wtf???
        A Microsoft é que comprou a Nokia para o segmento de telemóveis… A Nokia já estava falida á muito…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          sim o windows que faliu a nokia!
          E a afirmação, do windows que faliu a qtek e outras também é valido!

  8. Avatar de transcendez
    transcendez

    Meus amigos. que grandes telefones fazia a RIM! nunca usei terminais tão bons. E o BIS é/era sublime, taxas de compressão de 1/70, e seguro. telemóvel para não parar. Eles podem ter ficado a dormir à sombra da bananeira, mas sinceramente o mercado foi atrás da publicidade agressiva do iPhone e da subsidiado Android. É com imensa pena minha que vejo o bbos a desaparecer, e acho que é falta de educação dos consumidores o desaparecimento deste sistema operativo. Experimentem a app/serviço “Blackberry Hub”durante 30 dias(disponível na store) https://play.google.com/store/apps/details?id=com.blackberry.hub e talvez percebam o quão grave é desaparecer este sistema operativo, usado por forças de segurança por tudo o mundo como o FBI, CIA, NSA, etc.

    1. Avatar de Justiceiro
      Justiceiro

      PALMAS!!!!!

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Forças de segurança do mundo? E citas 3 dos EUA lol. A culpa não é dos consumidores mas si da RIM…

      1. Avatar de transcendez
        transcendez

        Citei as polícias dos States pela simples razão que apesar de ser uma empresa Canadiana a desenvolver o sistema era suficientemente robusto para eles. Quer queiramos ou não são as forças mais reconhecidas do público em geral. E continuando no outro lado do Atlântico, só confiavam no Blackberry para telemóvel do presidente dos Estados Unidos!!!!! apesar de que ele mostrava a vontade de usar iPhone, e a vontade dele move montanhas, mas com a segurança não se brinca.

  9. Avatar de Alvaro Alves
    Alvaro Alves

    Bold 9000 – como telefone sem dúvida o melhor que já utilizei (ainda funciona embora precise de trocar a bateria).
    excelente sistema que nunca me deixou pendurado.
    ainda hoje considero que relativamente à função de telefone e email é o melhor sistema.

  10. Avatar de PilotEyes737
    PilotEyes737

    BlackBerry Pearl 8210 e 8310!! Tenho ambos e afuncjonar!

    1. Avatar de PilotEyes737
      PilotEyes737

      8210 era uma máquina! Nunca tive um telemovel que gostasse tanto! Foi o meu telemovel principal durante 5 anos – desde 2008 até 2012!

      1. Avatar de PilotEyes737
        PilotEyes737

        * 2013. O ano em que o troquei pela Apple.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    morreu igual o RM codec!

  12. Avatar de Portimão
    Portimão

    Tive um BlackBerry Stom 9500, um Blackkberry Curve 8310, tive o BlackBerry Curve 8520 (o BlackBerry mais popular de sempre), tive o Bold 9000, o BlackBerry 9700, e o BlackBerry 9780.

    Eu adorava Blackberry, em 2009/2010/2011.

  13. Avatar de Jose
    Jose

    Atenção que não vai deixar de existir Blackberries. Eles apenas deixam de fabricar diretamente mas fazem outsourcing do fabrico a outras empresas. Exactamente o modelo da Apple com a Foxconn. A notícia da a ideia que a Blackberry vai desaparecer de todo o que não é verdade. Esta aliás no pipeline dois novos modelos de telefones que possivelmente um ainda será lançado este ano.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não dá a ideia que vai desaparecer, dá ideia correcta que está a perder a sua identidade. Aliás, é o próprio mercado que tem vindo a afirmar e os resultados da empresa não desmentem.

      1. Avatar de Fubazky
        Fubazky

        Dá a ideia simplesmente que eles vão deixar de fabricar os equipamentos eles mesmo. Apenas isso. Obviamente entre ser eu a fazer e serem outros a fazerem o que é meu mais ou menos indica que algo desapareceu.

    2. Avatar de transcendez
      transcendez

      Continuará a existir dentro do vírus que é o Android. O Blackberry a sério é a correr bbOS. É o que diziam perde identidade, um pouco como acontece com os carros, compro um Mercedes, mas motor é da Renault, a caixa é da empresa xxx, etc. e não é por isso que os consumidores saem beneficiados, perde-se a identidade, mas não é por isso que as marcas fazem-nos mais baratos, simplesmente é economia de escala, e os preços são os mesmos. Mazda, japonês, fiável etc. hoje em dia? motor PSA, mas eu compro um mazda ou partes de um mazda? não quer dizer que seja melhor ou pior mas eu quero algo genuíno, com defeitos e virtudes, e no caso vertente a RIM fazia grandes telemóveis que valiam pelo seu sistema bbOS e pelo BIS.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Basta dizer que o BB10 continua nos dias de hoje a ser o melhor SO movel do mundo…
        Faltou-lhe milhoes de apps no novo formato BB10, e ter aparecido ha uns bons anos, em vez de surgir, quando já outras marcas estão a aprender a fazer telefones, como a google e a apple.

        Foi um pouco como a nokia, deixaram a galinha de ovos de ouro fugir, para empresas americanas …

  14. Avatar de transcendez
    transcendez

    Alguém com conhecimento que nos demonstre, uma plataforma/ecossistema mais seguro e fiável que o que era disponibilizado pela RIM. Não é isso que vende mas deveríamos estar mais atentos a esse factor, e deveríamos ponderar esse facto no momento da aquisição e não a beleza do iPhone ou de uma outra marca qualquer. Um audi é uma máquina cheia de tecnologia, bonito, económico, etc mas ninguém vai fazer 4×4 com ele. assim são os telemóveis para trabalho… RIM, e talvez wp. Para diversão e máquina fiável um iOS… e depois o Android, epá telefone para as massas e para a malta geek, com o seu espaço para rom’s alternativas, etc.

  15. Avatar de Amarílio Alencar
    Amarílio Alencar

    Adoro Blackberry, mas ela foi muito burra, lerda e perdeu o mercado que criou. Não perdou também D. João VI ter ido embora do Brasil. Hoje Portugal poderia ser aqui!