Bic reinventa a sua esferográfica tornando-a “digital”

42 Comentários

Há objectos que são verdadeiros ícones e que superas as marca que os criam. São mais representativos e identificadores de uma classe que muitos outros.

É precisamente isso que a Bic fez com a sua caneta. A sua Cristal é a imagem que representa todas as canetas e que associamos à marca.

Mas a Bic resolveu fazer evoluir a sua simples caneta e numa jogada simples, mas de génio, conseguiu trazê-la de volta para os tempos modernos. A Bic Cristal Stylus é a evolução natural da caneta da Bic!

bic_1

Todos temos ou usamos uma caneta Bic no nosso dia-a-dia para escrever. Mas e porque não a podemos usar também nos nossos dispositivos electrónicos, com ecrã táctil e com capacidade de reconhecer toques?

Simples, porque esta não foi criada para esse fim e tem materiais rígidos que vão estragar os ecrãs nos nossos dispositivos, o que não queremos.

Na verdade muitos acabam por usar de forma inadvertida a parte traseira das canetas para esse fim e com melhores ou piores resultados.

Pois foi precisamente aqui que a Bic viu uma oportunidade e a agarrou, transformando o seu clássico numa peça adaptada às modernas tecnologias e capaz de interagir com as novas realidades.

ipp

Na criação da Cristal Stylus, a Bic usou a mais que conhecida e provada caneta que comercializa há dezenas de anos, unindo-a a uma simples peça de borracha colocada no final.

Assim temos um híbrido, que pode ser usada para escrever, tal como sempre foi, mas agora tem a capacidade de ser usada para controlar um dispositivo com capacidade de toque.

Estética

Comparada com a sua antecessora, a Cristal Stylus em pouco ou nada difere do que temos no modelo base e que tão bem conhecemos. Existem diferenças a nível de grafismo, que a distinguem, mas no geral, e sem olharmos de forma pormenorizada, não conseguimos encontrar diferenças entre estes dois modelos.

Quando começamos a tomar atenção ao pormenor e fazemos uma vista mais apurada é que temos presente e de forma visível a diferença e que a destaca. A borracha que permite a utilização como caneta de toque está na parte posterior, bem integrada na caneta, e sem que seja demasiado protuberante.

ipp

Utilização

É curiosa a sensação de receio que temos nas primeiras utilizações que damos à Cristal Stylus. A ordem intrínseca que temos gravada no cérebro e que nos impele usarmos a parte posterior da caneta por podermos riscar o ecrã impede-nos de a usar em todo o potencial e apenas após algum tempo conseguimos ultrapassar esse medo natural e conseguimos usar a Cristal Stylus em todo o seu potencial.

A facilidade com que passamos a poder passar do papel para o nosso tablet ou smartphone permitem que possamos ser mais eficientes, conseguindo interagir melhor ao saltarmos entre o papel e o digital.

Com a mesma mão que escrevermos passamos a poder usar a calculadora ou a aceder aos emails que temos nos dispositivo móvel. Só temos de ter o cuidado de ter a extremidade certa para cada uma das ocasiões.

bic_4

Pontos fortes/fracos

Esta ideia que a Bic teve e que converteu para a realidade é o que podemos entender como a evolução natural da caneta. Ainda não podemos passar sem a sua presença, e provavelmente nunca o conseguiremos, mas assim temos o que podemos designar como o melhor de dois mundos.

Uma caneta que está entre as mais práticas e mais usadas, agora com a vertente digital presente e possível de ser usada.

Fortes

O preço com que está a ser comercializada deixa-a a anos luz do que a concorrência pratica. Com pouco mais de 2 euros temos uma Cristal Stylus no nosso bolso, quando temos de desembolsar muitos mais euros para termos connosco uma oferta da concorrência.

A sua dupla funcionalidade é também um ponto forte que pesa para o lado da Cristal Stylus. Não são muitas as ofertas que existem com esta dupla característica e todas têm um preço demasiado elevado.

Fracos

Não nos podemos esquecer que esta é uma caneta descartável e que após esgotarmos a tinta que tem ela não pode ser recarregada, passando nessa altura a ser lixo.

A sua borracha não está preparada para ser usada como uma verdadeira caneta e apenas permite substituir o dedo como instrumento de introdução de toque. Isto significa que apenas a podemos usar para “clicar” nos ícones e nos botões, não sendo ideal para desenho, por exemplo.

ipp

Vejam o vídeo que a Bic criou para a sua mais recente invenção. Tem tudo para ser um sucesso, mas depende apenas dos consumidores entenderem este conceito e passarem a usá-lo no seu dia-a-dia, como complemento ou como ferramenta integrada e essencial do seu escritório móvel.

No geral a Cristal Stylus é uma excelente ideia e a primeira impressão que deixa quando a usamos é “porque é que ninguém se lembrou disto antes!”.

O mais curioso é que após alguns minutos de receio e um pouco de confusão por usar um objecto numa função pouco natural e que sempre tivemos como errada, a Cristal Stylus acaba por se tornar uma extensão da nossa mão e passar a ser usada de forma natural para a função dupla que foi criada.

A Cristal Stylus tem tudo para ser mais uma excelente ideia da Bic e uma ferramenta essencial para todos os que ainda escrevem e querem uma auxiliar para usar os seus dispositivos móveis.

Podem encontrar já a Cristal Stylus no nosso mercado, nas grandes superfícies. Apesar de o preço recomendado ser de 2 euros, vão encontrá-la um pouco mais cara.

Comprem uma e percam o medo de usar a caneta para tocar no ecrã do vosso dispositivo. É apenas um filtro mental que devem remover e que vai compensar.

Tenham apenas presente que se são dos que gostam de roer as extremidades das Bic, esta nova Cristal Stylus não é a mais indicada. Nesses casos recomendamos que se mantenham fieis à boa e velhinha Cristal!

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tio do Nelson
    tio do Nelson

    Só funciona em iOS, claro!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Felizmente é à prova de SO móvel e trabalha com qualquer um

      1. Avatar de tio do Nelson
        tio do Nelson

        prova-o!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Não tens mais nada que fazer?

          1. Avatar de jafOSteS
            jafOSteS

            mesmo..

    2. Avatar de Deus
      Deus

      No inicio ate tinhas piada por causa do nome que escolhes-te, agora estas a ser irritante 😉
      Fica a sugestão porque as vezes as pessoas não percebem

  2. Avatar de Johnny
    Johnny

    Excelente ideia na minha opinião.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Olha que…

      Por acaso as BIC não têm problemas de bazar a tinta quando está muito quente ou muito frio?

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Também já reparei nisso…

        Mas o que é peculiar é que é só algumas, já deixei um molho ao sol e só algumas ateimaram em funcionar.

        Mas estas são as Crystal, que têm uma tinta diferente das “normais”

      2. Avatar de tio do nelson
        tio do nelson

        lá está este miudo. vais já para casa.

  3. Avatar de VRF
    VRF

    É boa para aquelas alturas em que estou a usar luvas. Assim não tenho que andar sem a luva direita para mexer no smartphone. 🙂

    1. Avatar de mae do nelson
      mae do nelson

      existe luvas próprias, vais ao ebay e tns la muitas, e sao baratas… mas a ideia da caneta bic é grande ideia e com um bom preço….

      oh na noticia fala em caneta descartevel. mas vee formos inteligente compramos 1 bic destas e uma caixa das normais e é so mudar as cargas

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, e bom senso?

        Agradecia que não brincasses com pessoas reais, que nem sequer têm presença aqui.

      2. Avatar de Milagre
        Milagre

        Mau gosto.

      3. Avatar de Xiko37
        Xiko37

        A mae do nelson não tem direito a que o nome do filho apareça em maiuscula 🙂 🙂 🙂

      4. Avatar de OMG
        OMG

        Calma lá que como diz o outro, “ha muitos burros com o mesmo nome”… sabe-se la se não anda por aqui alguma mãe de algum nelson… menos egocentrismo!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Eu também não disse para gozarem com a minha mãe, não sei porque é que assumiste isso!?

          1. Avatar de és idiota
            és idiota

            ahahah, até te curto ás vezes 1-0 para ti.

  4. Avatar de mae do nelson
    mae do nelson

    o Nelson esta a lavar a loica ele é um menino muito bem comportado. nao desencaminhem o rapaz. ele ja anda a ficar obsecado pela apple, passa o dia a ler noticias e ate manuais da apple, vejam se arranjam um trabalho na apple, nem que seja a repor stock, ia ser um empregado muito feliz

  5. Avatar de ccmms
    ccmms

    o pplware podia deixar o fanatismo pelo android e ios e falar mais outras coisas de tecnologia.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Curioso vires deixar esse comentário num artigo que é um exemplo que contradiz o que acabas de escrever…

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Realmente esse cometário foi um bocado ao lado. Esta caneta até no Winrest e nas caixas do Jumbo funciona 😀

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        As caixas “self-service” do Jumbo, por acaso, devem ser Android…

        Pela minha experiência que tive com o Android, e com elas…

        :F

        1. Avatar de a monkey on acids
          a monkey on acids

          Your comment made my day! 🙂

        2. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Apple não são de certeza, porque o SO produzido por eles é bastante limitado e só se encontra em meia dúzia de equipamentos.

          Fazer SO lideres mundiais, que se podem instalar em qualquer objecto é para engenheiros a sério, como os da Linux Foundation, Microsoft ou Google 😉

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Podes instalar em qualquer objecto*

            * Desde que faças um contrato de licenciamento com o demó… Google, depois tens de garantir que pões a Google Play em todos os dispositivos, instalas o spyware todo da Google, e pões os ícones não sei que mais, etc…

            Se fosse Apple, opá, nem precisavas de caixas e cartões de crédito e coisas tão inseguras como notas e moedas que apanham o teu suor e levam com elas o teu DNA!

            Era tudo por Bonjour, iBeacons e etc!

            Os recibos iam parar ao teu iPhone por notificações push, eram lindos de se ver, com fontes bonitas e animações, ícones vibrantes fáceis de distinguir, e para pagar, era logo com o TouchID.

            No fim a Apple levava só 30% 😉

    3. Avatar de JBC
      JBC

      Estás a falar de fanatismo?
      Talvez te revejas neste pequeno video:
      http://vimeo.com/79695097

  6. Avatar de ccmms
    ccmms

    e quem disse que estou a referir a este artigo? apenas a minha palavra nada mais 😉

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    O facto de ser descartável não é um ponto fraco. Pode-se comprar uma normal e trocar a carga.

  8. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Essa ideia não é completamente nova. Já utilizo a borracha incorporada nos lápis para mexer no ecrã tátil do meu telefone (já está ultrapassado, mas enquanto funcionar…).

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      O teu telefone deve estar mesmo ultrapassado para funcionar com as borrachas dos lápis 😀

      Em ecrãs capacitivos nada funciona, a não ser os nossos dedos ou objectos feitos propositadamente para conduzir a nosso electricidade estática. Nos ecrãs antigos (resistivos) é que qualquer coisa funcionava, porque era com pressão

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Só vejo vantagens talvez para pessoas com dedos e/ou unhas gigantes mas não deixa de ser uma alternativa bem vinda.
    Mas penso que nada como uma ponteira fina com sensor de pressão.

  10. Avatar de César
    César

    Pplware, desculpem lá dizer isto mas eu já vi destas canetas! Eu próprio tenho uma caneta dessas, mas é daquelas de marca branca do género das das eleições… mas o que é certo é que alguém aqui em portugal pensou nisto primeiro!
    Bom…

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Estas canetas sempre existiram, não é essa a questão.
      Tem a ver com a maior empresa da área adoptar nas canetas de baixo custo. A inovação é a massificação

    2. Avatar de helcap06
      helcap06

      canetas tipo as das eleições
      não conheço esse modelo

      eu tambem ja tive canetas oferecidas com essa finalidade
      o certo é que não lhe dei garnde uso mas isso sou eu.
      arrangei na farmacia eram de um laboratorio qualquer

      não quer dizer que os outros nao gostem

  11. Avatar de Xiko37
    Xiko37

    Esta história da borracha faz-me lembrar a anedota dos dois lápis, o pobre e o rico.
    O pobre tem muitos filhos. O rico não porque usa uma borrachinha na ponta.

  12. Avatar de JMCS
    JMCS

    Registo já a ideia de substituir a borracha por Teflon!

  13. Avatar de Lopes
    Lopes

    É uma boa ideia, mas não seria mais inteligente colocar a “borracha” na ponta da tampa?

  14. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    Como é que agora vou roer as canetas da bic?

  15. Avatar de primo do Nelson
    primo do Nelson

    Apple 4 ever

  16. Avatar de Rendeiro
    Rendeiro

    Já tenho uma caneta para esse propósito à mais de 1 ano, na altura custou 5€, por isso não é propriamente uma grande invenção. Quanto applenatico que tem estado a comentar, algo me diz que é um puto de 10 anos que usa um nokia 3310 da mãe, vai para a caminha e não spames ok?