Atenção aos Spinners! ASAE apreende 16.000 unidades

45 Comentários

O brinquedo mais popular do momento chama-se “spinner”! Aparentemente parece-me um brinquedo simples e seguro para crianças com mais de 3 anos, mas há algumas normas de segurança que têm de ser cumpridas, até porque é um “gadget” direccionado para crianças.

Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) diz ter apreendido recentemente 16.000 unidades deste brinquedo por estes não cumprirem os requisitos de segurança.


A ASAE apreendeu recentemente cerca de 16.000 brinquedos “spinners”. Foram ainda instaurados 23 processos de contraordenação, por falta de marcação CE, ou por marcação fraudulenta, e por falta de aviso de contraindicação para crianças menores de três anos, “por se tratar de brinquedos que têm peças facilmente destacáveis e serem perigosos para crianças com idade inferior”.

Segundo a ASAE, o valor total da apreensão ronda os 45 mil euros e a operação decorreu à escala nacional, onde foram fiscalizados mais de 60 operadores económicos.

Se vai comprar ou já comprou um brinquedo destes para o seu filho, valide se cumpre os requisitos de segurança.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Não era suposto ser para crianças, era suposto ser um “destressante” para adultos no seu trabalho de escritório, do nome ‘fidget spinner’, é para aqueles que precisam de ter as mãos ocupadas para uma concentração maior no trabalho que desempenham. Antes de haver isto tínhamos os que abanam a perna, ou clicam na caneta, etc. N é um brinquedo para crianças mas como é óbvio n se pode esconder delas, cabe aos pais decidir o melhor…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      “destressante” já experimentaste ouvir música? Fazer exercicio físico? Canetas? Mini bolas? Saco Plástico de bolhas?

      Cabe aos pais decidirem se vale a pena mesmo dar 5€ ou 15€ por aquilo lol, o que não falta é canalha a dar 15€ por um simples objecto que apenas roda, sim 15€..

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        5€? …. 15€ só se for em PT…. em Inglaterra vês por volta de 3£….eu comprei um para ver no ebay e custou me 1£.

        1. Avatar de 111111a
          111111a

          no continente compras a 3.99€ lá porque existem sitios baratos nao quer dizer que nao vendam mais caro noutros sitios

      2. Avatar de Joaquim Pedro
        Joaquim Pedro

        … e quando a canalha insulta outros, é mesmo stressante. Aí a utilização do Finger Spinner é bestial!

        1. Avatar de Rossana Ruivo
          Rossana Ruivo

          Nem mais, meu amigo. E os todos feitos em metal então, acabam com todo o tipo de stress…

      3. Avatar de Mário
        Mário

        Os fidget spinners são perigosos para as crianças, mas as mini bolas e os sacos de bolhas já não, obviamente! Há com cada um…

        A resposta do Joaquim Pedro foi bem “destressante”! 😉

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Não, ele foi criado para ajudar crianças e jovens altistas, procura ler mais um pouco sobre isso , os adultos é que estragaram tudo.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Eu não conheço “altistas” mas conheço “autistas” se calhar convinha leres um pouco mais sobre isso e saber os nomes correctos da doença, antes de ir recomendar aos outros que vaiam ler e fazer o vosso trabalho de casa.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Quem corrige também pode levar por tabela…. Significado de Vaiam
          Vaiam vem do verbo vaiar. O mesmo que: apupam, desaplaudem, desaprovam.

          Significado de vaiar
          Expressar descontentamento em relação a uma coisa ou pessoa através de gritos, barulhos, vaias: o público vaiou o ator.
          Expressar-se por meio de vaia, gritos de desaprovação: após o discurso, ninguém vaiava.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          LOOOL o que me ri com o teu cometário AHAHAH lindo
          Intelectualóides…o comentário em si já não fazia sentido…e depois espetas um prego desses…muita bom ahah

      2. Avatar de Jorge Silvério
        Jorge Silvério

        Altistas e Baixistas!!!!

  2. Avatar de Olávo Rios
    Olávo Rios

    Tudo está sob a mira das autoridades… menos os milhões para as offshore!

    1. Avatar de Joaquim Pedro
      Joaquim Pedro

      Ora aí é que o busílis tem falta de Spinner… 🙂 Será que a ASAE não faria melhor trabalho, fazendo uma limpeza nos corruptos?

    2. Avatar de Blex
      Blex

      E o preço da energia elétrica

  3. Avatar de stealth
    stealth

    os milhoes sao de quem manda nas autoridades.. nao da jeito

  4. Avatar de Joe cartoon
    Joe cartoon

    Asae? Andam a comer isso?

  5. Avatar de joaof
    joaof

    A seguir vão fiscalizar os vendedores de farturas, mas realmente os que prejudicam realmente o país… está quieto.

  6. Avatar de Spoky
    Spoky

    Fazem bem, gastar 5€ a 8€ nisto é uma loucura! Até agora as pessoas que conheço gastaram entre 5€ ou 20€ nisso, enquanto se encontra a 3.50€ a qualidade é má, é certo.

    Mas quem é que paga para ter algo como isso? Só uma coisa a rodar? Para isso pego numa caneta, ou uma mini bola e tá feito, é só mais uma maneira de iludir as crianças e JOVENS! E até adultos.

    E sim tive com um deles na mão, e não achei nada por ai a alem, achei sim foi um desperdício de dinheiro tendo em conta que temos objectos semelhantes em casa que fazem a mesma coisa e grátis!

    É de loucos, ainda bem que a ASAE mexeu as cordas e fez algo, qualquer dia andam novamente loucos atrás das barbies e dessas coisas insignificantes pelo menos para mim!

    Eu não vejo utilidade, e não me venham com aquela do anti-stress.. Essa não cola, anti-stress há muitos objectos alem disso praticar exercicio fisico alivia, apanhar ar fresco e, é grátis e não se paga!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Nao pagas…. ainda

    2. Avatar de correia
      correia

      EU GASTO. tenho 41 anos e mandei vir vários da GEARBETS, e cada um deles custa mais de 10€.
      Qual é o teu problema? toda a gente tem de ser como tu?

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Qual é o teu problema? toda a gente tem de ser como tu? Têm de ter as mesmas opiniões que tu? Temos de concordar e gastar como tu?

        Bem me parecia, como vês estás a te contrariar a ti mesmo. Sabes o que é uma opinião pessoal? Não se reflecte nas tuas escolhas, só estas a gastar € porque queres eu não te obriguei muito menos te disse para que não compres.

        O dinheiro é teu, a casa é tua problema teu, não é meu. Mas sabes o que reflecte? Reflecte com 41 anos não sabes o que significa uma opinião pessoal deriva de algo pessoal que não interfere nas tuas compras, mas parece que interferiu e não gostaste! Eu se lesse uma opinião destas e que tivesse comprado, respeitaria e nem sequer me atrevia a comentar!

        Mas sabes qual é realmente o teu problema? É teres 41 anos e não saberes o que é uma opinião pessoal, e exaltaste todo por uma simples e mera opinião insignificante que não te obriga a nada.

    3. Avatar de Joaquim Pedro
      Joaquim Pedro

      Quando estou stressado, bato com a mona nas paredes… passa logo o stress mas depois tenho de ir ao Centro de Saúde fazer os curativos e aí volta de novo o stress… um círculo viciante, por isso o Spinner talvez ajude a não andar a bater com a mona nas paredes e a não ter de gastar €uricos em taxas moderadoras para o enfermeiro me cozer a tola… Conclusão: fica mais barato comprar um Spinner… 😉

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Relaxa rapaz….ainda não mandas na economia de ninguém, portanto gere lá a tua se fores capaz.

    5. Avatar de Rossana Ruivo
      Rossana Ruivo

      Mas, apesar de ser só uma coisa a rodar, encaixam muito bem nos dedos e podem te livrar de algum aperto…. agora que praticamente já nem se pode gritar com um mafioso que nos aborde na rua, porque podemos estar a fazer um crime… (já só falta mesmo isso pois todos os meios de defesa foram proibidos em 2007 – proibidos às pessoas de bem, porque quem quiser ter ilegal, consegue) agora andam a apreender spinners, vá lá compreender este país. Qualquer dia quando formos assaltados ainda temos que dar o , para o assaltante ficar mais bem dispostinho………..

  7. Avatar de Luís M
    Luís M

    Tudo o que desvia a atenção das crianças da TV ou Internet, tem de ser eliminado!!!

    1. Avatar de Allez
      Allez

      Sim, ainda começam a pensar e a ser críticos e aos governos não dava jeito nenhum…! O melhor é irem para turmas CEF e profissionais que ficam com equivalência ao 12.° ano a fazer trabalhos em PowerPoint sacados de sites brasileiros.

      1. Avatar de Unknown
        Unknown

        Antes de fazer comentários desses informe se melhor sobre esses cursos profissionais em vez de generaliza-los como rascas e de os indicar de como se fossem para gente burra que não pensa, porque da próxima vez q precisar de um electricista ou de um técnico na area de informática, ou de energias renováveis pode não encontrar.

      2. Avatar de rfonz
        rfonz

        Fiz um curso profissional no meu secundário, entrei depois para engenharia informática e agora estou no mestrado também na área das informáticas. Afinal nem todos somos burros daqueles que andamos lá nos “profissionais”

        1. Avatar de Allez
          Allez

          85% dos alunos estão nesses cursos com vocação e interesse em prosseguir os estudos e investir neles e no pais, os restantes, não. Seja justo e diga-me na sua turma, quantos estavam nestas condições. Para quem prosseguiu e tinha um objetivo claro, as minhas desculpas (são 15%, pouco para o investimento que o país faz meses alunos). Seja justo.

        2. Avatar de Allez
          Allez

          15% dos alunos estão nesses cursos com vocação e interesse em prosseguir os estudos e investir neles e no pais, os restantes, não. Seja justo e diga-me na sua turma, quantos estavam nestas condições. Para quem prosseguiu e tinha um objetivo claro, as minhas desculpas (são 15%, pouco para o investimento que o país faz meses alunos). Seja justo.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Como é que chega a esses 15%? Foi a usar o powerpoint?
            Uma coisa são os cursos profissionais ministrados em escolas públicas, que aí sim, empurram os piores alunos para esses cursos e não por vocação, outra coisa são cursos ministrados em escolas profissionais e que procuram alunos pelo país para as áreas dos cursos que têem.
            Pelos vistos também desconhece que esses cursos são financiados em 85% por fundos comunitários (essa europa malandra que não nos dá dinheiro) e o estado português só paga 15%. Faça as contas e vai ver que só no iva, irs e segurança social o estado fica a ganhar.
            Já agora, conheço muitos licenciados com cursos profissionais e bastantes empresários de sucesso.
            E digo-lhe mais, onde é que pensa que os hotéis, restaurantes, empresas de electricistas, clínicas, empresas de construção civil, etc…

          2. Avatar de Allez
            Allez

            Sim, o Rui tem razão, estou a falar do ensino púbico, não do particular.

          3. Avatar de jalves
            jalves

            na escola profissional onde andei, se acabasses o ano com algum modulo em atraso eras expulso (se claro nao conseguisses fazer os testes no verao), alias a bem pouco tempo atras as empresas estavam la sempre no final do ano a tentar contratar pessoal.
            Quando fiz o CET (nivel 5) quase todos os formadores diziam que as empresas antes queriam pessoal das profissionais que licenciados visto que os licenciados nao sabiam fazer nada e os profissionais ja estavam preparados para trabalhar

  8. Avatar de jose moreira
    jose moreira

    É+1 apanha dinheiro. Venha o proximo artigo

  9. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Isto não é nenhum brinquedo, nem são para crianças. Mas os pais nem ligam a esse pormenor…

  10. Avatar de Humhum
    Humhum

    Olha a cena que, para além de girar, também anda à volta e, ainda por cima, roda… É mesmo muito interessante…

  11. Avatar de à espera do autocarro das 10 menos 20...
    à espera do autocarro das 10 menos 20…

    só lixo que “inventam” hoje em dia! e que tal aprenderem a jogar ao pião? yo-yo? diablo? enfim, coisas que exercitem o físico e a mente!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É curioso referires “que exercitem o físico e a mente” com uma opinião dessas.
      Eu brinquei com todos esses brinquedos e sinceramente não vejo por que razão os de hoje em dia são melhores ou piores. É discutível, mas um coisa é certa: os nossos filhos NUNCA dirão “no tempo dos meus pais é que era bom”.

  12. Avatar de Xavier
    Xavier

    E super fácil de reproduzir uma réplica de um spinner uma digitalização da intetnet do esboço tridimencional e com três rolamentos de bicicleta completos e numa impressora 3d em a5 e +/- 45min de espera da criação eu fiz um a minha maneira

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Faltou dizeres que não ficou barato.

  13. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Ainda à 1 hora atrás vi uns putos montados em carrinhos de rolamentos… lembram-se?

    Completamente de borla, ou os fazem, ou pedem a alguém para os fazer… acredito que, a maioria dos jovens que usam este objecto (spinner), nunca viu um carrinho de rolamentos e poucos terão tido o prazer de o “tripular”….

    Ah, estou a 10 kms de Lisboa…. não se pense que estou no interior. No meu caso gosto mais de “minis” (sagres/superbock)!