Asus Eee PC, o portátil a 300 euros!

42 Comentários

Chega a Portugal, quase um ano após o lançamento mundial, o Asus Eee PC 701: um portátil ao preço de 299 euros. Não, não faltam algarismos no preço! 🙂

eeepc0912.jpg

Inicialmente inserida na organização OLPC (já aqui abordado neste post),a Intel abandona o projecto e forma parceria com a Asus. A empresa tailandesa cedo se apercebe que poderia produzir um portátil, extremamente leve e compacto, com características superiores ao inicialmente pensado. Surge então o Asus Eee PC, que desde então tem sido um sucesso de vendas por esse mundo fora.

02.jpg

Concebido, especialmente, para profissionais com necessidades móveis e utilizadores de informática mais jovens, esta “miniatura” de portátil oferece características deveras interessantes, conjugando na perfeição portabilidade com funcionalidade.

12.jpg

[01][02][03][04][05][06][07]

A versão comercializada no nosso país (Eee Pc 701 Branco) tem como principais argumentos um ecrã LCD de 7 polegadas, internet sem fios (wlan), 512 mb memória RAM e 4 GB de memória em disco SSD (flash), podendo esta ser alargada através do leitor de cartões de memória (MMC). Nota para a ausência de leitor CD/DVD de modo a reduzir o custo, peso e consumo de bateria.

Para os mais aficionados por jogos desanimem-se, pois este aparelho está direccionado para navegação Web e produção de texto.
O sistema operativo de raiz será Xandros (Linux). Não se assustem! Os menus são bastantes fáceis e intuitivos. Caso queiram um sistema Windows terão o Windows Xp por mais 20€ (319€).

Tudo isto em pouco mais de 900 gramas. Fantástico!

02.jpg

Como o mundo não pára, e também devido à entrada tardia deste aparelho no nosso mercado, deverá surgir em território nacional uma nova versão deste aparelho. Asus Eee Pc 901(à esquerda na imagem) é o “senhor” que se segue, e deverá aparecer nas lojas no último trimestre de 2008. Equipado com o novo processador “Intel atom” e melhorado em diversos aspectos (ver tabela) promete convencer os mais cépticos compradores. Claro que existe o reverso da medalha: será um pouco maior e consideravelmente mais caro, perdendo o conceito de “baixo custo” que caracteriza estes ultra-portáteis.

eeepc0912.jpg

Principais Características

Será este portátil uma boa alternativa para usar como segundo computador? O preço diz que sim. E vocês?

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fellipe
    Fellipe

    Eu tambem penso que sim, ate fikei com vontade de ir ja buscar um, mas vou esperar pelo 901 para ver a diferenca de precos e depois logo se ve 😀

  2. Avatar de cwally
    cwally

    Muito interessante…e um portátil que vem de origem com Linux!!!

  3. Avatar de Leandro Santos
    Leandro Santos

    Boas.
    Vim trabalhar para Macau a cerca de dois meses e aqui já ta disponivel o 901 e ate o 1001 (estes chinocas sao do caraças:)
    Já tive oportunidade de brincar com o 701 e um 901 e de facto penso que o 701 nao será boa compra…Sobretudo por causa da resolucao do ecra. Os preços aqui rondam os 360 euros para o 901 (agora n me recordo do preco do 1001).

  4. Avatar de jorge
    jorge

    Melhor ainda o acer Aspire One 😉
    Mesmo preço do 701, maior ecrã, dobro espaço disco, etc etc

    abraço

  5. Avatar de zl
    zl

    Já usei o 701 tanto em windows como em Linux achei engraçado, pena o ecrã com 7′
    Visto ter HD SSD fica muito rápido, mas sabendo que existe no mercado maquinas tipo acer ( não me lembro a referência por 499 com outras características.

  6. Avatar de kardos

    O tamanho do SSD está ao contrário. O windows XP tem um disco mais peqeno qe a versão de linux, para compensar o preço da licensa.
    Assim as duas versões estarão ao mesmo preço.

  7. Avatar de José Gonçalves

    @ Kardos

    Erro corrigido. Obrigado.

    Cumprimentos

  8. Avatar de Nelson Duarte

    Muito Porreiro, mas se o preço das novas versões aumentar muito deixa de ter um preço bom, já vemos por ai portateis muito bons a 400euros.

    http://ultimasdofutebol.blogspot.com

  9. Avatar de Me&Me
    Me&Me

    OFFTOPIC:

    Boas pplware…

    Tenho um portátil antigo, no qual já não suporta o Windows XP….estou a pensar em colocar um S.O. de Linux….
    As seguintes características do portátil são:
    –> Intel Celeron 2,4GHz;
    –> 256mb de RAM;
    –> Placa Gráfica: SiS M650_651_650_740
    –>Monitor: Ecrã LCD de matriz activa com 15″ com resolução máxima XGA+
    –> Hard Disk: 60GB

    É claro que hoje em dia com tanta actualização para o XP, este portatil já não aguenta…queria saber qual o sistema operativo RÁPIDO, FÁCIL de utilização (porque o portatil não é meu)…tipo o Ubuntu? Qual versão???

    Espero pela rápida resposta…

    Abraço a todos!

  10. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Sinceramente o wind é bastante melhor e estou sériamente a pensar comprar um.

  11. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    @ Me&Me Slackware linux,experimenta é muito estavel, e baixas o ISO em 10 minutus

  12. Avatar de Deoki
    Deoki

    Estou a espera que o 901 apareça por cá para ir logo arranjar um, mas até lá aparecem alternativas.

    Espeto o Ubuntu MID e fico com um netbook 5 estrelas. 🙂

    Confesso que desde Junho que me tem sido dificil passar pelos 701 espostos, mesmo ali a pedirem para serem comprados… mas eu acho que aguento mais um pouco..

    Alguem sugere alternativas que estejam no mercado ou outras que possam aparecer até à saida do 901 por cá?

    P.S. – Estou super descontente com o meu Acer (Aspire 5601) e não sei se o Aspire One me vai fazer mudar de ideias quanto a esta marca.

  13. Avatar de Sílvio Horta

    @Me&Me
    Tenta o Kubuntu, parecido ao Ubuntu mas mais deve devido ao ambiente utilizado (KDE). http://www.kubuntu.org

  14. Avatar de Paulo Ribeiro

    Estive com um na mão, e gostei, a versão antiga. só não gostei da resolução ridícula de 800*600. e ele tem umas margens como se vê na foto k parece um portatil do noddy para crianças. o novo resolve isso. vale a pena, vale o preço, e a bateria é decente. o preço é o justo para esta tecnologia. cabe numa mala daquelas de por ao ombro e pesa 1kg é mesmo um portátil que face ao que ha no mercado nos leva a pensar no termo “portatil” e “transportavel”. sendo que este é mesmo portatil e facilmente transportavel. o meu portatil pesa 3.8kg e é 2 ou 3x o tamanho desse eepc e ja nem o levo comigo para lado nenhum pk o axo mto grande. até levo o telemovel que tem wifi pro desenrrasca tem dado

  15. Avatar de grained
    grained

    ouvi dizer k os 901 estão a 500$ nos EUA… ainda no outro dia vi o acer aspire one na fnac… parece bem melhor k o asus tem +- as mesmas caracteristicas k o 901 e custa 299€ …. pena k nao confio na acer desde k tive um portatil acer… e desde k saiu uma fornalha de portateis acer k so davam problemas… no entando se o acer one nao tiver os problemas k os antigos acer tiveram eh uma escolha muito melhor ao eee pc

  16. Avatar de Voyager

    Finalmente um portátil low cost que não tem por trás as condições de permanência e de mensalidades manhosas!

  17. Avatar de Francisco Cabral
    Francisco Cabral

    A Acert tem um melhor. Acer Aspire One, o mesmo preço, com o dobro das qualidades

  18. Avatar de David
    David

    Por acaso ontem andei a ver um e a minha opinião é que 300€ é um preço caro.

  19. Avatar de Jhuy
    Jhuy

    Vem a modelo da primeiro foto junto?! 😀

  20. Avatar de Paulo Ribeiro

    @David

    Hoje em dia é tudo caro

  21. Avatar de José Gonçalves

    @Jhuy

    Duvido que haja modelos daquelas em “low cost”. 😉

    Cumprimentos

  22. Avatar de Tricky
    Tricky

    Boas pessoal, tenho um eeepc comprado na altura que foram lançados, no meu caso foi-me enviado do Reino Unido. Claro, tem o inconveniente de vir com um teclado diferente mas rapidamente se torna um pormenor pouco importante, é so uma questao de habito. De resto queria só dizer que se trata de um portatil que apesar das limitacoes de hardware chega bem para envergonhar muitos portateis no que diz respeito a desempenho. cujo preço dos mesmos é superior em centenas de euros . No meu caso acho apenas que é imperativo fazer um upgrade á ram, (fiz a festa por 20 euros atraves do ebay, e tem agora 2 gbs de ram, em lojas de inforamtica ca em PT ja se faz por 40€). De resto, facilmente se instala nele o XP, (de preferencia uma versao “limada” com o nlite, apenas por uma questao de espaço disponivel em disco), atraves de uma drive externa ou por uma pen usb. O problema das resoluçoes standard tambem ja foi contornado uma vez ja existem versoes dos display drivers “hackadas” que juntamente com uma aplicacao permitem alterar a resoluçao para valores nao possiveis de inicio. No meu caso opero a 1024*768. Quanto a desempenho, claro que não é um portatil para trabalho pesado, mas corre todas as aplicaçoes do dia a dia sem problemas, e até muitos jogos um pouco mais antigos (exemplo: GTA III correm sem probs). O boot do windows xo no meu caso consigo-o em 10 segundos, com uma versao nao muito “cortada” no nlite e com o sp3 integrado. Finalmente e talvez seja a grande mais valia deste portatil, é a granda comunidade que se reuniu em volta do mesmo e a informaçao gerada por ela, e que ja me permitiu, entre outras coisas concretizar a instalacao de um touchscreen, que é um dos mods mais banais neste portatil (o kit ficou-me por 60 dollars no ebay), entre outros como instalacao de hubs usb internos, receptores bluetooth, etc….
    Pagina de referência no que diz respeito a informaçao, hardware, software, mods, etc: http://www.eeeuser.com/2007/09/07/current-eee-pc-next-generation-eee-pc/
    Fiquem bem e desculpem o testamento!

    1. Avatar de bartolomeu lamas
      bartolomeu lamas

      olá companheiro tricky
      pelo que leio és um artista nisto,no meu caso sou um leigo de modo que preciso de ajuda para alterar um meu 701.
      podes dar-me umas sugestoes onde me dirigir pra que me alterem a ram e instalem o tal nlite.

      agradeço a atençao

  23. Avatar de José Gonçalves

    @ Tricky

    Excelente análise! 🙂

    Cumprimentos

  24. Avatar de Tricky
    Tricky

    pessoal, peço desculpa, mas enganei-me no link que disponibilizei! Pus um link para um post colocado nesse site e n era o que pretendia, o endereço do site é apenas este: http://www.eeeuser.com/

    Já agora, algum futuro comprador indeciso ou com alguma duvida, é so perguntar aqui!

    Fiquem bem!

  25. Avatar de Shogun
    Shogun

    @Me&Me

    Para pc´s antigos n aconselho a ng distribuicoes baseadas em ubuntu, a n ser o xubuntu k msm assim, ja vi arrastar-se em alguns pcs,para ti conselho msm o puppyOS,experimentei so o live cd e fikei impressionado,ja ouvi dizer k correu num p133 portanto acredito k no teu corra bastante bem,alem disso tem suporte e saem actualizacoes regularmente,e ja vem com mt software.

  26. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    A moça da 1ª foto vem incluida? :p

  27. Avatar de schmack
    schmack

    O Acer One é bem melhor e a FNAC já o vende!!!

  28. Avatar de Diogo Alves

    Recebi o meu HOJE :D:D escrevo-vos apartir desta bela peça…

    1ª impressão… mais do que perfeito… a funcionalidade aliada à portabilidade (levada ao extremo)

    2º o ecrã… Quero la saber, é pequeno e grande quanto chega… para quem andava com um PDA é Gigante…

    3º Placa da vodafone a funcionar a 100% e estável…

    4º Leitor de CD’s para quê??

    5º Por 30€ tenho 2Gb de ram… só falta asas para voar…

    6º O Meu “informático” ainda fez o favor de tirar o “lucro” dele e ficou por cerca de 260/270€… Espectaculo

    Conclusão: RECOMENDADISSIMO!!!! 😀

    Agora vou para todo o lado com este menino debaixo do braço… quase que dá para meter ao pescoço como faziamos com os telemóveis antigamente…. 😛 Fica tudo a olhar… hehehe

  29. Avatar de Vítor M.

    Diogo Alves faz uma foto com o portátil a navegar no Peopleware e manda 😉

  30. Avatar de Diogo Alves

    Neste momento não estou na minha casa permanente, estou na de “estudante” em coimbra… aqui não tenho maquina, mas vou ver se me lembro de tirar quando chegar a casa … fica prometido 😉

  31. Avatar de Marco Valle Santos
    Marco Valle Santos

    Pessoal. Realmente esta espera de quase 1 ano foi um sufoco e o pior é que ainda vou esperar um bocado mais pelo Asus eeepc 901.
    Eu sei que já há muitas alternativas no mercado, chamem o que quiserem, Mini-notebook, Netbook, ULPC, umas já chegaram outras estão a chegar. Mas o ASUS é a menina dos meus olhos.
    Para mim a concorrência, de acordo com as informações disponiveis, não lhe toca, aqui ficam alguns:

    MSI WIND- comparado com o Asus é muito grande e usa HDD

    TSUNAMI traveller 860 – igualzinho ao MSI

    HP 2133 Mini-Notebook – Bom mas caro acima de 500€

    DELL E – Vários modelos. Bons e a bom preço, talvez melhor alternativa, embora não se saibam muitos pormenores e ainda demora.

    ACER ONE – Bem construido, mas memória curta e tudo soldado o que impossibilita upgrades.

    HTC SHIFT- Carissimo mais de 1000€

    OQO model 01+ – 600€ e com HDD

    Gigabyte M912X – HDD de 160GB e deve custar quase 2000€

    Kohjinsha SX3 e SC3 – verdadeiras micro bombas carissimas e só no Extremo Oriente.

    E já há mais fabricantes na luta assim como o OLPC (one laptop per child) mas até chegarem a Portugal vai demorar e a assistência então nem se fala.

    Agora vejam este site : http://www.umpcportal.com/products/product.php?id=212

    um dos videos mostra como se troca o disco de um eeepc 901.
    e se acham que 20GB é pouco, ficam a saber que já há SSD 2.5” de 450GB por ….. 10 000€ lol.

    SSD 2.5” Samsung de 32GB – +/-160€
    SSD 2.5” Samsung de 64GB – +/-300€

    Espero que ajude na decisão. Eu já tomei a minha.

  32. Avatar de tiago
    tiago

    eu tenho um eee pc series 701 considero um optimo mini pc embora seja limitado e excelente para fazer viagens e em relação a preço qualidade nao fica nada a desejar auguardo resposta vossa quanto ao meu comentario

  33. Avatar de Carlos Belchior
    Carlos Belchior

    ja agora quando e q o 901 sai +/-?
    cumps a todos

  34. Avatar de José Gonçalves

    @ Carlos Belchior

    O Asus 901 estará à venda no nosso país dia 29 de Agosto.

    Cumprimentos

  35. Avatar de Marco Perez
    Marco Perez

    eu tenho um EEEPC (4G) que vem com Celeron 900, 512RAM (já passei para 2GB), 4GB SSD. Apesar de ter um SD com 8GB, a única limitação que encontro é o tamanho do SSD: 1º com 4gb dá para windows e office e mais nada 2º fico sempre com a sensação que os programas instalados no sd deverão ficar muito lentos. (um dos programas com que trabalho é o eclipse, acham que correrá aceitavelmente num sd?) Tenho 2 questões a colocar:
    1ª é possivel neste modelo fazer o upgrade do ssd (no 900 sei que vêm 2 slots para ssd)? Se sim arranjam-me algum link (tutorial, etc) que ajude?
    2º No manual do asus aconselham a “desligar” a memória virtual. Isso não o tornará ainda mais lento. Se a redireccionar para o sd não será lento na mesma?
    Obrigado

  36. Avatar de Pedro Ramos
    Pedro Ramos

    Boas.
    Adquiri recentemente um 701,com o sistema Windows.
    Estou muito satisfeito com o “pequenote”,que utilizo diariamente como 2º pc,mas gostaria de colocar uma questão,que é a seguinte:
    O “pequenote” tem 512MB de RAM,e eu gostaria de o espevitar um bocadinho mais,com mais memoria…
    Será que posso substituir essa placa de 512RM,por outra com mais capacidade?
    Se sim,até quanto lhe posso meter,e ja agora,qual a especificação da placa?
    (creio que a que tem agora é uma ddr2 533 )…
    Agradeco a vossa ajuda…

  37. Avatar de Sergio
    Sergio

    boas.

    é possível pôr um disco de 2’5 normal de 160 gb no eee901?

    obrigado

  38. Avatar de cardia1
    cardia1

    sim este e bom mas sera melhor que o toshiba em termos graficos penso que nao meu grafica nvidia gforce 9900 nunca me deu problemas este ainda esta atrasado toshiba satelite a350d e sem duvida a melhor decisao.

  39. Avatar de Patricia Oliveira
    Patricia Oliveira

    de que ano é?

  40. Avatar de Patricia Oliveira
    Patricia Oliveira

    este pc formatado ainda serve para trabalhar para uma formação do IEFP?