Apple: Estes são os iPhones com mais reparações e os danos mais frequentes

26 Comentários

Vidros partidos, baterias cansadas, botões que deixam de funcionar… estes são alguns dos problemas que os utilizadores de smartphones têm que enfrentar.

No mundo da Apple, quais são os smartphones que mais chegam às lojas de reparação e quais os problemas mais comuns? É isso que vamos descobrir.

Apple: Estes são os iPhones com mais reparações e quais os danos mais frequentes


Para responder a esta questão, relacionada com os iPhones que mais chegam às lojas de reparação e quais os problemas mais comuns, entrámos em contacto com a iServices, que conta com várias lojas físicas espalhadas pelo país e também com uma loja online.

Quais os iPhones mais problemáticos

Com esta análise, além de percebermos quais os modelos de iPhone da Apple dão mais dores de cabeça aos utilizadores, conseguimos também perceber, facilmente, quais os modelos mais utilizados pelos portugueses.

O título de Rei das Reparações vai para o iPhone 6, nas suas várias gamas (iPhone 6, 6s e 6 Plus). Na iServices, as reparações deste modelo correspondem a 48% de todas as efetuadas na loja durante o último ano.

iphone 6 plus

Estes modelos, lançados em 2014 e 2015, são atualmente vendidos, maioritariamente, como seminovos ou recondicionados, com preços que variam entre os 250 € e os 400 €, dependendo do modelo escolhido.

Os iPhone 7 e 7 Plus são os modelos que surgem em seguida, com 21% das reparações em 2018 a chegar às lojas da iServices. Estes modelos surgiram em 2016 e destacaram-se pela inclusão de câmara dupla no iPhone 7 Plus.

Seguem-se os modelos iPhone 5 e iPhone SE, que ainda podem ser encontrados nas secções de seminovos ou recondicionados, mas que já deixaram de ser boas opções. Estes dois modelos em conjunto, representam 16% das reparações ocorridas em 2018.

Os modelos iPhone X, iPhone 8 (e restante gama) e iPhone 4 também aparecem na loja para reparação, mas com uma expressão muito menor. No seu conjunto, representaram 14% das reparações.

O pesadelo dos ecrãs e das baterias

Estes são os dois grandes problemas dos smartphones.

O iPhone 6 (e suas variantes) foi o modelo que mais intervenções sofreu ao nível da troca de bateria. Não é de estranhar, uma vez que este ano foi crítico ao nível das atualizações do iOS e da forma como afetaram as baterias destes modelos, tendo mesmo a Apple aberto a troca de baterias a todos estes modelos.

Todos os outros modelos têm a reparação do ecrã, touch e LCD, à frente da troca de bateria.

Uma curiosidade partilhada pela iServices diz respeito à retoma de smartphones da gama iPhone 6 na compra de outros modelos seminovos na loja.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Isto acontece anualmente, na sequencia das dezenas de rumores acerca do falhanço que é o novo iPhone. Qual a utilidade dessa informação, a não ser a óbvia razão para o comentário do género “vou largar isto aqui”? Por favor expliquem-me

      1. Avatar de LG
        LG

        “rumores” ? acontece muitas vezes mas nunca a uma magnitude tão grande e ainda por cima na época de natal… Apple diminuiu bastante a produção dos novos iPhones por alguma razão: vendas fracas…

        A única coisa boa para o consumidor nisto é a Apple aperceber-se que não pode praticar preços tão absurdos como fez ultimamente. Para o ano vais ver se os preços não serão mais amigáveis para a carteira…

        1. Avatar de Silva
          Silva

          Define “magnitude tão grande” no contexto de rumores relativos a Apple…. se reparares bem, são praticamente todos levados ao exagero e ao “caótico”.
          Acontece sempre após o lançamento de iPhones, que por sua vez acontece perto do Natal.
          Acredito que a Apple tenha q mudar de estratégia, os preços estão a subir para níveis irracionais. 1180€ por um XS é um exagero, mas esse preço é idêntico ao do ano anterior e, ao contrário do que se esperava houve um YoY growth entre 0 a 1%… porque será?

          1. Avatar de LG
            LG

            Ok vai a minha tentativa de definir “magintude tão grande”:

            276.25 mil milhões em 3 meses.

            Sim ja aconteceu antes à Apple. Mas foram 100 mil milhões (numero arredondado) em 15 meses…

            Eu acho que a Apple recupera facilmente, mas que seja em praticar preços mais competitivos. Outras marcas seguirão.

      2. Avatar de AqueleGajo
        AqueleGajo

        Rumores para telemóveis da Apple, factos para telemóveis Android. A negação é real.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Não falei em factos para telemóveis Android…. 🙂

    2. Avatar de Dennis
      Dennis

      Calado eras poeta

  1. Avatar de Renato
    Renato

    Artigo interessante! Parabéns pelo trabalho.
    Apenas 2 reparos:
    1- O iPhone SE não é considerado um “5 SE”. Para além de ter sido lançado após o 6S, as specs são bastante semelhantes entre os modelos.
    2- Este ano foi sem dúvida decisivo no que toca à informação que o iOS disponibiliza a nível de bateria, mas não foi esse update ao SO que afectou a bateria. Na minha opinião tornou os utilizadores de iPhone bem mais conscientes acerca do estado de degradação das suas baterias e da forma como esse estado afecta o desempenho do equipamento (capacidade de “entregar” energia em situações de alta requisição por parte do hardware).

    Noutro assunto, quem tem curiosidade acerca do já muito debatido tema das baterias, um YouTube conhecido por Zollotech demonstra como mantém o estado da bateria dos seus varios iPhones em condições excelentes (por exemplo 97% de “conservação” após um ano de uso, num iPhone X)

    Continuem o bom trabalho

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Renato, obrigada pelo comentário.

  2. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Não percebo o post: esses modelos são os que existem mais no mercado e os arranjos mais frequentes, os mais… óbvios.

  3. Avatar de LG
    LG

    Já por não falar no custo da reparação…

    Os custos de reparação variam bastante conforme os modelos. Poderá haver menos procura devido a esse factor. Ninguem vai substituir uma rachadela no iPhone X por 600€ que no 5s so custa 85€…

  4. Avatar de Sxac
    Sxac

    És mesmo azeiteiro… O que é que não avaria neste nosso mundo?

  5. Avatar de Filipe Ezequiel
    Filipe Ezequiel

    A té Tu…o, estás todo avariado, hahaha, faz parte pá!

  6. Avatar de rub3n
    rub3n

    Hoje em dia, a má fiabilidade da marca é o principal factor que me leva a não escolher equipamentos Apple.
    Já lá vai o tempo em que a Apple era sinónimo de fiabilidade.
    Hoje são apenas equipamentos com um design espantoso mas com MUITOS PROBLEMAS, fruto também da pressa de colocar novos modelos no mercado a toda a hora, e acabam por trazer problemas existentes de modelos anteriores e criar novos.
    Como cliente preferia ter menos oferta e menos lançamentos de novos modelos, mas com produtos de grande qualidade a todos os níveis, algo que não se verifica hoje em dia.

    1. Avatar de Rikardo
      Rikardo

      Muitos problemas? por muito que tentem estragar a imagem da Apple com Fake Comments, quem compra e usa Apple sabe que na generalidade a qualidade e fiabilidade estão lá.
      Problemas todos tem, não o nego, mas dizeres que tem MUITOS PROBLEMAS, é no mínimo exagerado, tendo em conta os milhões de equipamentos que a Apple vende anualmente. Se fosse verdade o que escreves, como é que justificas as pessoas continuarem a comprar? Pelo prazer de gastar dinheiro?

      1. Avatar de rub3n
        rub3n

        Fake news?
        Mas estás bem? Deixa lá essa cena de ser um fan boy de lado e vamos ser objectivos, porque não se trata de tentar estragar a imagem, até porque os inúmeros problemas falam por si, não precisam que alguém faça esse trabalho.
        Eu já tive Macss no passado e ainda lá tenho um da velha guarda na arrecadação, e posso dizer-te que os problemas que tive foram todos com um MacBook pro de 2012 que me custou quase 3000eur, não é propriamente como comprar umas cuecas…
        Já agora, dá uma vista de olhos neste canal de um tipo que é reparador Apple e vê o que ele diz sobre os produtos que ele próprio repara.
        Atenção que não é um tipo qualquer a mandar postas de pescada, é um conhecedor do mundo da electrónica e que conhece bem o hardware Apple:
        https://www.youtube.com/watch?v=AUaJ8pDlxi8&t=3s

        1. Avatar de Rikardo
          Rikardo

          De fan boy tenho pouco, porque gosto de tecnologia e compro o que gosto.
          Problemas todos têm, referi isso.
          Falas desse canal? Vai a sites em que lês as reviews dos utilizadores e compara índices de satisfação da Apple com os outros. Depois vem cá falar de MUITOS PROBLEMAS. Tretas! Como se acabasses de desembalar um Mac ou um iPhone e ele avariasse.

          1. Avatar de rub3n
            rub3n

            Olha lá, essa do “problemas todos têm”, não serve, até porque não estamos a falar dos outros estamos a falar da Apple além de que quando dou 3000€ por um portátil o mínimo que espero é que tenha uma longevidade grande e livre de problemas.
            Ah e tal que pode sempre acontecer, pois pode…O azar é que acontece vezes demais e passam os problemas de modelo antigos para os novos, o que quer dizer que nem se dignam a perder tempo a corrigir o que está mal.
            Eu falo desse canal porque é 100% credível, trata-se de uma loja de reparação de hardware no centro de New York, e se te deres ao trabalho de ver um ou outro vídeo, ficas a perceber que os problemas se repetem até à sétima casa, ele explica porque acontecem, em que modelos acontecem, mostra o que é feito em centros de reparação autorizados da Apple, mostra o absurdo de cobrarem 1700€ por uma reparação que apenas necessitava de substituir um condensador de $0.20, e por aí fora… Mas eu sei que não vais ver porque não queres ser confrontado com essa realidade, não ias aguentar esse desgosto, e nesse caso até te compreendo, fanboy que não vê… fanboy que não sente, lol.
            Ouve, não sou eu que falo de MUITOS PROBLEMAS, são os inúmeros clientes descontentes, e lá está, os números falam por si…
            Ninguém disse que avariam mal saem da caixa, também não é assim TÃO mau… Mas no que diz respeito a fiabilidade, estão muito longe de ser a marca que foram um dia! Por muito que doa…

          2. Avatar de Rikardo
            Rikardo

            Lá por custar 3000€ agora tem de estar isento de problemas? Essa é boa, devia ser assim mas no mundo real isso não existe.
            Falas do teu caso concreto, eu posso falar do meu e de colegas que usam Mac, iPhone e iPad, e não temos problemas.
            Não vou ver de facto porque, não tenho problemas e o meu tempo vale dinheiro, e vai-me adiantar zero ver esse canal. Se tens tempo para ver isso, aproveita, eu não tenho esse tempo.
            A questão de levar muito dinheiro por uma reparação não é só lá, é em tudo e todo o lado, mas pessoas como tu parece que estão focadas no condensador de 0.20$, e esquecem-se que alguém tem que pagar formações, alguém tem que pagar imobilizado, alguém tem de pagar salários. Só queremos pagar pouco por um smartphone ou por um computador portátil, de preferência com margens negativas, e depois admiram-se que as empresas ou vão à falência ou não têm dinheiro para investir nas suas diversas áreas de actuação.
            Se a Apple já teve melhores produtos? não sei… é possível, no entanto estou muito satisfeito com os que tenho, e tenho amigos que compram equipamentos Apple e também eles ficam satisfeitos, por isso, os MUITOS PROBLEMAS que TU referiste no TEU primeiro comentário, no meu caso e de pessoas concretas que conheço, não existem.

          3. Avatar de rub3n
            rub3n

            És cómico… Como se soubesses qual o preço de custo de um equipamento Apple… E a falar de imobilizado… ou de formações lol
            muito bom!
            E mais engraçado ainda é concordares com um orçamento de 1700$ de reparação quando a substituição de um simples condensador resolve o problema!
            Sabes porque motivo não fazem essas reparações? Porque simplesmente se estão a lixar para os clientes, tudo o que lhes interessa é lucro e mais lucro.
            O cliente tem um problema e eles aproveitam o problema do cliente para lucrar com isso da pior forma possível.
            A Apple hoje em dia é uma empresa focada apenas nos lucros, ignorando completamente o cliente, os clientes são simples ovelhas!
            E não digas méé que ainda acordas o pessoal…
            já agora pega no teu precioso tempo, que vale assim tanto dinheiro e em vez de vires aqui largar postas de pescada, vai para a fila de uma Apple store guardar lugar para o lançamento do novo iphone XXSLX…
            Há com cada um…

          4. Avatar de Rikardo
            Rikardo

            @rub3n, posso ser cómico, mas tu ainda não disseste nada de jeito em tanta palavra que escreveste. Dá que pensar no motivo de gastar dinheiro num teclado…
            Não sabes nada do que eu faço, muito menos o quanto ganho e se necessito ou não de ir para uma fila comprar o quer que seja.
            Falas acerca da Apple estar focada nos lucros como se fosse um escândalo mundial, e como vou acreditar nas tuas convicções beneméritas, vou equiparar EDP, GALP, Microsoft, Google, Facebook e o gajo que vende bifanas nas festas populares, à Madre Teresa de Calcutá, que existem apenas e só para servir o grande público em geral, e o seu objectivo não é o lucro. E eu é que sou cómico. 🙂
            1700$ por uma reparação? E? Só encomenda essa reparação quem quer, o que não faltam são lojas de reparação, com N orçamentos. Qual é o ponto de vista nisso? A loja fez um orçamento exagerado? O que não falta são artigos à venda em N lojas, com margens brutais.
            Sugestão, no próximo dia 21, pega num colete amarelo e vai para a frente duma loja que venda ou repare produtos Apple e vai protestar 😉
            Boa semana!

  7. Avatar de MarioM
    MarioM

    No Fim da vida do equipamento se somar-mos o custo do equipamento + o das reparações até apitam.

    1. Avatar de Rikardo
      Rikardo

      Na realidade é mais assim, se dividires o valor de aquisição pelos anos que duram, fica mais em conta que um smartphone de gama média.

      1. Avatar de AqueleGajo
        AqueleGajo

        Porque não comparas com um topo de gama? Tanto um iPhone 7 como por exemplo um Samsung S7 ainda se aguentam nos dias de hoje. A duração é muito parecida para os dois sistemas. E não me venham com as actualizacoes da Apple duram mais tempo porque é como meter um windows 10 num Pentium 2, ele corre mas não quer dizer que tenha o desempenho equiparado aos telemoveis da geração atual.

        1. Avatar de Rikardo
          Rikardo

          compara antes o S6, 3 anos no mercado, não recebe sequer Android 8, mesmo com hardware compatível, mas não serve para jogar Fortnite. Apenas um exemplo, mas se pensarmos em actualizações de segurança também não as recebe.
          Desculpa lá mas comparar com windows 10 num Pentium 2 nem chega a ser descabido…