Menos de 10% dos Android são cifrados… no iOS são 95%

46 Comentários

Actualmente, estima-se que o mundo do Android seja representado por mais de 4000 modelos diferentes distribuídos por 400 marcas, totalizando aproximadamente 1,4 mil milhões de equipamentos Android em todo o mundo.

Esta diversidade faz com que haja muitas disparidades entre eles, desde a adopção de novas versões do sistema operativo à própria segurança dos equipamentos através de cifras, onde neste imenso ecossistema são cifrados menos de 10% deles.

samsung_android_ios_iphone


Se por um lado a Apple faz questão de ter um sistema operativo móvel controlado de forma total, no caso da Google a ideia é disponibilizar um sistema que possa ser modificado por qualquer programador.

Esta “pequena” diferença tem feito com que muitos fabricantes Android não optem por criar formas de cifrar os dados dos seus utilizadores sob pena do desempenho vir a ser prejudicado.

 

O Android Marshmallow é o único que exige que os smartphones sejam cifrados

Se actualmente comprar um Android com a versão Marshmallow de origem, terá a certeza de que a sua informação estará protegida através de uma cifra, mas isso apenas ocorre num universo de 2% de todos os equipamentos Android.

Não que isso seja uma novidade no mundo do Android. Versões anteriores já dispunham de cifras, nomeadamente os Google Nexus, e essa opção já podia ser activada pelos utilizadores em alguns equipamentos a partir da versão 4.0, mas que tende a piorar o desempenho dos equipamentos.

android_ios

No caso da Apple, desde o iOS 8 lançado em 2014, todos os iPhones são cifrados de forma automática, sem ser necessária qualquer activação por parte dos utilizadores. Assim sendo, estima-se que apenas 5% de todos os iOS não sejam cifrados, concretamente os que correm a versão 7 ou inferior do iOS.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Boss
    Boss

    E qual a percentagem de utilizadores que precisam de cifrar os dados do telemóvel?

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Qual a percentagem de pessoas que precisa de trancar a porta de casa?

      1. Avatar de José
        José

        Eu cá guardo o teleḿóvel dentro de casa, pelo que prefiro gastar o dinheiro nas trancas de casa.

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Sim, realmente é uma coisa que dá muito jeito. Ter um teleMÓVEL, e deixa-lo em casa!

          DUH!

      2. Avatar de Boss
        Boss

        Porque é que a percentagem de pessoas que precisa de trancar a porta de casa não tem nada a ver com a percentagem de pessoas que precisa de cifrar os dados do telemóvel?

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          mas muita gente podia viver sem ter fechaduras nas portas, correcto?
          O mesmo se pode dizer da encriptação dos dispositivos, muita gente poderia viver sem encriptação. Pode é chegar um dia em que se apercebem do valor da informação que estava guardada depois de algum chico esperto aproveitar a oportunidade.

          1. Avatar de Boss
            Boss

            Muita gente vive sem fechaduras na porta.
            Tive um carro em que arrombaram ambas as fechaduras e deixei de o poder fechar, decidi deixá-lo assim, na altura não tinha garagem e ficou na rua durante alguns anos, entraram algumas vezes lá dentro, mas como nunca tinha lá nada para roubar, s+o tinha de fechar o porta-luvas quando o deixavam aberto e seguir viagem. No meu actual, recomecei a fechar as portas, partiram-me um vidro para ir lá remexer (e não levar nada), só fiquei com o prejuízo do vidro, mas valia ter deixado as portas abertas. Nunca usei nenhum tipo de bloqueio nos meus telemóveis e nestes largos anos a única consequência foi à conta disso ter recuperado um telemóvel que perdi (ainda na altura do PIN); tal como no meu carro, tenho consequência disso e não tenho lá nada “de valor”. A sobrevalorização do “eu” e do “meu” hoje em dia assusta-me mais que estas questões…

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            Boss, pois bem tomaste a decisão consciente de não guardar nada de valor no teu carro (vamos esquecer que se falou de casas). Agora diz-me se achas que com o uso que muita gente faz dos smartphones, com contas de email, serviços online, trabalho, etc, a maioria consegue de forma consciente evitar guardar alguma coisa de valor? O seguro morreu de velho.

        2. Avatar de João Magalhaes
          João Magalhaes

          Eu não tenho nem preciso, para que, cifrar meia dúzia de fotos de paisagens ou os meus mp3? Não coloco nada de importante no meu telemovel.

      3. Avatar de David Ramos
        David Ramos

        Não é a mesma coisa…

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          é o mesmo tipo de questão. Muita gente poderia viver sem trancar portas pensando que não corre riscos, até ao dia em que “a oportunidade faz o ladrão”, e a pessoa tem a noção do valor do que estava no interior e de que teria sido melhor fechar a porta à chave, “casa roubada, trancas na porta”

          1. Avatar de João Magalhaes
            João Magalhaes

            Depende, se a tua casa não tiver nada para roubar então para que gastar 2000€ numa fechadura? Só corres riscos se guardares coisas importantes no telemóvel, mas isso já vai de cada utilizador.

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            Há quem tenha valores dentro de casa e não sinta a necessidade de fechar as portas, por causa dos seus hábitos e vizinhança.
            Uma pessoa precisa primeiro ter a possibilidade de protecção viável… Os telemóveis guardam cada vez mais informação importante, muitas vezes sem a pessoa se aperceber dessa importância e valor. Acesso a serviços online, contas email, dados pessoais, histórico do browser, passwords, etc. É cada vez mais difícil por causa de mudanças nos hábitos de uso, tomar uma decisão consciente de não guardar lá nada com alguma importância.

  2. Avatar de Oscar
    Oscar

    Como se activa a Cifra no Android? E vantagens e desvantagens em todos os casos (velocidade de processamento, recuperação de dados, etc.)

    Obrigado pelos comentários neste sentido

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Definições > Segurança > Encriptação > Encriptar telemóvel ou Settings > Security > Encryption > Encrypt phone
      Não sei se afeta o processamento, recuperar dados… não sei o que se pretende com isso, o dispositivo fica totalmente acessível após ser desbloqueado logo após o Android ser carregado.
      (Testado num Sony Xperia M2, outros equipamentos podem ser diferentes)

      1. Avatar de nt
        nt

        Normalmente se tiveres o telemóvel encriptado depois de tirares o cartão de memória e tentares aceder aos dados não consegues. O mesmo acontece se tentares ligar o telemóvel ao pc e tentares aceder aos dados no mesmo. Lógico que quando metes os pin/password/… para desbloquear acedes à memória.

  3. Avatar de RVM
    RVM

    A partir do iOS 7 que todos os telemóveis têm Full Disk Encryption, não do 8.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Full Disk Encryption é só a partir do iOS8. Mas desde pelo menos 2010 que o iOS implementa alguma forma de encriptação dos dados

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Nada!

        http://www.darthnull.org/2014/10/06/ios-encryption

        Na realidade, iOS 3.0 com o iPhone 3GS…

        Para se ver como o iPhone está tão à frente!

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          Tal como disse o iOS implementa alguma forma de encriptação dos dados desde pelo menos 2010.
          Full Disk Encryption é a designação que tem sido usada para a encriptação com base na password e isso só apareceu com o iOS 8.

        2. Avatar de João Magalhaes
          João Magalhaes

          Está tão à frente porque? Aos anos que existem aplicações que encriptam o telemóvel e pessoalmente prefiro ter a opção de escolher se encripto ou não.

  4. Avatar de nt
    nt

    Aqui é mesmo o caso do “default”… Se os telemóveis com android por defeito pedissem para activar a encriptação isso já não acontecia.
    Este será mais um aspecto em que a Apple está de parabéns.

  5. Avatar de Kel cardoso brasil
    Kel cardoso brasil

    Aqui de boas, com meu Android, criptografado.

    1. Avatar de RVM
      RVM

      E aposto que é lento como tudo…

      1. Avatar de Sweet
        Sweet

        Você é o único lento aqui. Tenho o anddoid criptografado e ele voa. Em que ano você vive? 2012? Android deixou de travar faz tempo meu amigo. Galaxy S6 Edge

  6. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Para quem gosta de trocar de ROM de vez em quando não é boa ideia encriptar.

    1. Avatar de Jose P
      Jose P

      Para quem gosta de brincar as roms n e boa ideia comprar um smartphone a serio, androids para brincar iphone para business e gente VIP. Estudasses

      1. Avatar de Aqueletipo
        Aqueletipo

        oh “Jose” P.

        Eu pelo teu Português, diria que deves ter ganho o teu iphone.. isso ou claramente o sistema escolar falhou para ti.

      2. Avatar de Diogo Botelho
        Diogo Botelho

        Gente VIP 😉 o iPhone é mesmo isso. Ridículo

  7. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    É Compreensível que a maioria dos dispositivos iOS tenha cifra activada. A Apple tem completo controlo do eco-sistema. E a maioria dos telemóveis iOS podem ser actualizados para a versão mais recente.
    A Google não tem tanto controlo quanto a Apple, fabricantes da China (Huawei), e muitos outros fabricantes podem usar o Android, e não são obrigados a instalar a versão mais recente do Android, que tem a encriptação activada por padrão. Podem instalar KitKat ou mais antigo, que não vem activado por padrão.

    1. Avatar de João Magalhaes
      João Magalhaes

      Apesar de não vir com o sistema, existem várias apps para encriptar o telemóvel, pastas, etc.

  8. Avatar de André
    André

    A Apple cifra os dados para lhes permitir obter muito mais informação dos clientes. Para além disso, quem paga 1000 euros por um telemóvel, tem de sentir-se seguro. Senão, para que é que gastava 2 ordenados num simples aparelho? (Em Portugal são mais de 360000 iphones 6 que estão a operar… quando comparados com os 250000 de Espanha, dá para ver que Portugal é um dos países mais ricos do mundo.)

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      comparas com espanha e referes te ao mundo?? agora espanha é o mundo queres ver…
      ate pode ser verdade que muitas pessoas compram o iphone e depois fiquem a rasca. mas isso e opçao delas. cada um sabe onde gasta o seu dinheiro, desde que nao andem a roubar. agora eu na opiniao, quero o meu telemovel e computador seguros, eu faço compras em ambos por isso quero seguraça.

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      És capaz de explicar como é que a Apple cifra os dados para lhes permitir obter muito mais informação dos clientes?

  9. Avatar de Reiartur
    Reiartur

    Na prática os telemóveis cifrados são necessarios a uma pequena percentagem da população, como políticos, empresários, até terrorista, na prática pessoas que podem ser espiadas.
    Para o comum das pessoas não tem qualquer utilidade, existem outras “seguranças” básicas que nem são usadas. Seria interessante era fazer uma estatística que tipo de segurança tem para desbloquear o ecrã tem os utilizadores de os cifrados. Para que serve ser cifrados quando muito nem bloqueia o ecrã ou usam padrões básicos, nem password e por vezes password como 123456 e etc.

  10. Avatar de Insider
    Insider

    Este é um site português e não brasileiro: encriptação, e não cifra! Vocês continuam a fazer um péssimo serviço na defesa da escrita. A geração que estão a formar não vai saber escrever…porque vocês já não sabem! Este site, para além do seu objectivo principal, tem também a responsabilidade de educar, e não está a fazê-lo. Por isso na escola, as crianças, no trabalho, os trabalhadores (principalmente os das TIC’s) não sabem escrever, não sabem expressar-se e perdem oportunidades e têm dificuldades em demonstrar o seu valor. Temos excelentes alunos e profissionais que deveriam ser reconhecidos e não são devido à sua incapacidade de expressar os conhecimentos consequência da sua educação “online”. Os sites portugueses não têm o cuidado de cumprir com uma das suas grandes obrigações.
    Quero ver se publicam este comentário. Aceitem a crítica construtiva. Só vos fica bem.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Cifragem e encriptação são ambos termos correctos usados em Portugal. A única crítica que podes fazer é quanto ao uso do substantivo cifra em vez de cifragem/cifração nalgumas frases

      1. Avatar de Insider
        Insider

        Os termos são correctos quando utilizados nos devidos contextos. A expressão mais correcta neste artigo é encriptação.

    2. Avatar de Daniel Gava
      Daniel Gava

      Para teu conhecimento, aqui no Brasil utilizamos o termo “encriptação” e não “Cifra, Cifragem ou cifração”

  11. Avatar de Mota
    Mota

    Agora pergunto..

    E se a Apple não cifrasse os aparelhos de fábrica? Provavelmente a percentagem seria a mesma.

    Não me entendam mal, eu concordo com a encriptação independentemente do que possam ou não ter nos aparelhos. A segurança é um direio, não um privilégio.

    Mas é preciso analisar que as pessoas de uma forma geral não se interessam por encriptação de forma alguma, ou seja, ou a encriptação já vem de fábrica ou os utilizadores não se preocupam assim tanto ao ponto de ver se a têm ou não.

    1. Avatar de Mónica
      Mónica

      É uma decisão do utilizador. Já os utilizadores da Apple são “praticamente” obrigados a encriptação do seu aparelho. No Android só faz encriptação quem quer, mais uma vez a liberdade de escolha ao utilizador pertence.
      Até percebo que gostem da “segurança” e da “privacidade” que Apple vos parece dar, mas gosto muito menos que me digam como tenho que gerir o meu smartphone. Liberdade acima de tudo.

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        és capaz de apontar qual é a desvantagem para a pessoa pelo iPhone encriptar os dados?

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      quem quiser usar algo como o Find my Phone e ter a possibilidade de apagar remotamente os dados, necessita de encriptação.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Percebes muito disto… lol

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          se disseres o que tu percebes, veremos quem é que percebe mais

  12. Avatar de MaRIA
    MaRIA

    Eu prefiro escolher o que faço com o meu telemóvel. Acho que a encriptação dos dados é importante mas o utilizador deve escolher o que pretende fazer…. O problema do Android e que as estatisticas baseiam-se em várias fabricantes (algumas delas chinesas) , mas deviam apenas considerar os equipamentos sobre qual a google têm controlo (Linha Nexus). Tenho a certeza que assim o caso mudava de figura pois tenho um Nexus6P e é dos melhores equipamentos que já tive(vale bem os 600 euros que dei por ele).