Análise: Zhiyun Smooth-Q, o concorrente do DJI Osmo Mobile

21 Comentários

Qualquer pessoa consegue gravar vídeos e tirar fotos com um smartphone e os mecanismos de estabilização incluídos nos smartphones de topo ajudam a melhorar a qualidade, mas nem sempre são suficientes. Para conseguir fazer gravações agradáveis e suaves, ou tem uma grande técnica de movimento ou… precisa de um estabilizador.

A DJI, com o seu Osmo Mobile, foi sem dúvida a pioneira no mercado doméstico, mas há opções (quase) tão eficazes quanto ele e a um terço do preço. Veja a análise ao gimbal Zhiyun Smooth-Q.


Certamente que utiliza o smartphone para captar os momentos das crianças ou gravar “aquela” paisagem deslumbrante, mas nem sempre o resultado final é o esperado, principalmente no que diz respeito à estabilidade e, por vezes, o objetivo principal da gravação cai por terra.

Para resolver esse problema existem estabilizadores, os chamados gimbal, que nada têm a ver com os tão populares selfie sticks, preparados para que lhe possa colocar o seu smartphone e não só estabilizar o movimento, como fazer várias outras tarefas mais avançadas.

Através da nossa análise poderá ver todo o funcionamento do Zhiyun Smooth-Q, bem como alguns exemplos de vídeo captados, com e sem o gimbal, para que perceba bem as diferenças.

Mais informação

Características gerais:
  • Adequado para smartphones com ecrã de 3,5″ a 6″ (ou câmaras que encaixem)
  • Peso suportado: 75g a 220g
  • Autonomia para 8 a 12h de funcionamento contínuo
  • Funcionalidade de Powerbank
  • Rosca 1,4″ para tripé ou suporte
  • Ângulos de operação: Pan 360°, Roll +/-30°, Tilt +185°/-135°
  • Dimensões: 11,8 x 10×5 x 28,5 cm
  • Peso: 440g
Na caixa:
  • Gimbal Zhiyun Smooth-Q
  • Mala para transporte, semirrígida
  • Alsa para a mala, removível
  • Cabo micro USB
  • Manual e de instruções em inglês
Preço: 90€ com o código AJZYUN

 

Veredicto

O Zhiyun Smooth-Q é uma alternativa competente ao Osmo Mobile, considerando que custa 3 vezes menos. É capaz de fazer as mesmas tarefas e o resultado final é semelhante, cumprindo com sucesso o seu propósito.

São várias as características que colocam o Smooth-Q num patamar confortável face ao Osmo Mobile. Embora os materiais de construção, nomeadamente o punho, seja de qualidade inferior, tem quase 3 vezes mais autonomia, permite servir de Powerbank e permite colocar o smartphone na horizontal, factos estes superiores ao Osmo Mobile. Além disso, ainda tem maior área de operação, sendo capaz até de rodar em 360° em torno do punho.

Precisa de melhoramentos na app, na construção de panorâmicas e no modo de seguimento de objectos/pessoas. Embora consiga fazer ambas as tarefas, por vezes são notadas algumas dificuldades e o resultado final fica prejudicado.

Comparando o desempenho do Zhiyun Smooth-Q com um smartphone topo de gama como o Galaxy Note8, que tem estabilizador ótipo de imagem, numa filmagem em passo atribulado o resultado não é muito diferente… mas há muitas outras tarefas para as quais um gimbal deste género é indispensável.

Se grava muitos vídeos com o smartphone, então este é um acessório a considerar.

Preço e disponibilidade

O Zhiyun Smooth-Q está disponível nas cores preto e cinza, por 90€ utilizando o código de desconto AJZYUN.

O envio é feito a partir da Alemanha, portanto não passa na alfândega.

Pode ainda utilizar o código AJ5OFF para ter 5% de desconto em compras em toda a loja.

Zhiyun Smooth-Q

O Pplware agradece à Tomtop a cedência do gimbal Zhiyun Smooth-Q para análise.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Queria ver o verdadeiro teste: tremido de bicicleta, caminhada ou corrida não é? isso seria um comparativo interessante xD

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Bicicleta? Dá, embora não seja habitual. Também podia fazer de avioneta, no modo lock deve ser brutal 😀
      Caminhada está mostrado, e as escadas são subidas em passo de corrida.

    2. Avatar de ed
      ed

      Este não sei mas há uns próprios que se põe ao peito e o resultado é brutal

      1. Avatar de PB
        PB

        existe, é do mesmo fabricante, mas o “grip” é bem mais pequeno, e o acessório para encaixe no peitoral, tambem tem de ser comprado à parte.

  2. Avatar de just a normal guy
    just a normal guy

    e se ficar preso na alfandega?devolvem me o dinheiro??ou depois tenho que pagar para nao perder o equipamento e o dinheiro??isso de nao ficar preso na alfandega é mesmo mto relativo….ja tive coisas que mandei vir em diferentes alturas que umas vezes ficava outras vezes passava..

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Esse é o processo típico.
      Atualmente, a maioria das grandes lojas chinesas online têm métodos de envios cujo desalfandegamento fica a cargo do rementente, onde o destinatário não fica sujeito a encargos. Há muito que isso acontece.
      O produto que recebemos para teste não ficou sujeito a taxas. A informação que damos é com base não só na informação que nos chega da loja como também da experiência que tivemos para receber o produto.
      Adicionalmente, na descrição do produto pode ser lido “No custom fee”. Ainda assim, para reforçar a escolha do método correto, sugerimos a colocação de uma informação em comentário.

      Se algo falhar, uma vez que a loja garante que o destinatário não ficará sujeito a taxas, terá de ser feito o reembolso.

      1. Avatar de jorge
        jorge

        Ola Hugo, onde viste que a loja garante que “o destinatário não ficara sujeito a taxas” pelo que li , é da responsabilidade do comprador caso aconteça alias é o mais provável visto que eles advertem que tudo o que é electrónica a probabilidade é grande sem alfandega é um bom negocio com deixa de ser ! cump

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          A resposta a este comentário é a mesma do comentário a que respondeste.

          1. Avatar de jorge
            jorge

            nao percebi ?

  3. Avatar de Gil Azevedo
    Gil Azevedo

    Tenho um e estou muito satisfeito.
    Funciona muito bem, tem um powerbank de 22000ma.
    Condeno apenas as apps da marca. São péssimas.
    Só uso quando pretendo fazer um timelapse com movimento.

  4. Avatar de Bruno Carvalho
    Bruno Carvalho

    Se pedir o envio via ZPTD Method é enviado com tracking number?

    1. Avatar de Angela
      Angela

      Sim, vai com tracking number

  5. Avatar de jorge
    jorge

    Mandei vir um, vamos ver se realmente é isso tudo …..

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    E à prova de água para usar com uma GoPro 5 ou outra action camera com possibilidade de montagem em vários suportes (para usar em bicicleta, etc) já testaram algum suficientemente pequeno e com possibilidade de usar em conjunto com os acessórios habituais?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Não é à prova de água e, embora tinha rosca 1/4″ para ser colocado num tripé, não é adequado para montar em bicicleta, a menos que a intenção seja a de fazer uma filmagem bem estabilizada onde o precurso seja longo, mas com bom terreno.
      A action camera pode ser montada sem qualquer acessório adicional, como se pode ver aqui.

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Ola Carlos encomendei um destes para minha Hero 5 pelo valor claro, mesmo sabendo ke nao é a prova de agua . mas se keres mesmo a prova de agua tens estes modelos FEIYU-TECH G5 GIMBAL e FeiyuTech WG2 3-Axis entre outros sao muito bons pelo ke andei a ler por ai . problema é o valor … cump

  7. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Para os interessados, foi lançado um update para a app ZYPlay que adiciona a funcionalidade do modo tracking, ficando assim tudo disponível numa só app.
    Está mais responsivo que o que estava disponível na app Zhiyun Assistant.

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    Hugo, o que é melhor para usar com um s8 plus?
    Parece-me que a app do osmo não está completa para android…
    Será que a do smooth funciona?
    Como é o track em ambos, com android?

  9. Avatar de umx
    umx

    A APP do gimbal permite filmar em 4k?

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Eu tenho Gimbal da Zhyiun Smooth Q o meu telemovel grava 4K mas nas defnições depois de emparelhar o mobil + gimbal o maximo que consigo são 1080.
        Alguma ideia para me ajudar.

        Obrigado