Análise telemóvel ZTC B280i

70 Comentários

O mercado dos smartphones é complexo e a oferta extrapola em muito as necessidades dos utilizadores. São centenas de marcas, milhares de modelos de telefones e uma enormidade de tecnologias que eclodem a cada novo modelo lançado. Neste mercado não se sente a crise da mesma forma que noutros segmentos, vende-se de tudo mesmo os topos de gama. Há no entanto um nicho de mercado que se diferencia pela ambivalência da utilização. A razão é clara: os operadores de comunicaçoes móveis promovem pacotes de chamadas a preços interessantes mas fecham esse preço económico à sua rede, então para beneficiar teriamso de ter dois ou três telefones.

O mercado volta a responder, mais propriamente o mercado nacional, com uma tecnologia low-cost mas muito apreciada e procurada. Como tal, o PPLWARE apresenta-vos uma análise de um telemóvel, tipicamente português, que é bastante acessível.  O Dual SIM ZTC B280i.

O equipamento tem um mercado referênciado, embora seja tentacular a sua acção. A procura começa num mercado jovem, com cartões dos pacotes igualmente jovens talhados pelas operadoras, até um mercado empresarial, do comercial de rua que necessita de uma acção próxima com o seu cliente.

Como foi referido noa introdução, estamos perante um equipamento bastante limitado em tecnologia, mas em contrapartida e bastante económico. No entanto convém ressalvar que, embora económico, a sua qualidade não fica atrás de muitos dos equipamentos de marcas internacionais que são líderes em determinados segmentos.

Especificações:
  • Frequência GSM: GSM 850/900/1800/1900MHZ(Unlock to all the country)
  • Ecrã: 2.4” TFT LCD QVGA, 260 milhares de cores, 240×320px
  • SIM: Dual SIM & Dual Standby
  • Bluetooth: 2.0 Bluetooth stereo
  • GPRS: GPRS e WAP
  • Som: Boa qualidade de som em colunas 3D
  • Tipo de toques: MP3 e Polifónicos (64 canais)
  • Câmara: VGA Mega pixels na camera frontal e 2.0 Mega pixels na camera traseira
  • Memória interna: 32 Mb
  • Memória externa: suporta cartões MicroSD de 4Gb. (Cartão e 2G incluído)
  • Transferência de dados: USB e Bluetooth
  • Suporte de mensagens: SMS/MMS
  • Jogos: java (1 jogo incuído).
  • Tempo de conversação: 3 – 5 horas
  • Tempo em Standby: 80 – 100 hours
  • Dimensões: 106 X 45 X 12 mm
  • Peso: 103 g
  • Outros: Televisão analógica e Rádio FM/AM
A Embalagem

Relativamente a outros equipamentos do mesmo género, uma das diferença que vão notar é o facto deste trazer 2 baterias. Assim sendo, como podem confirmar pela imagem abaixo apresentada, este equipamento faz-se acompanhar, para além dele próprio, traz o respectivo carregador, auscultadores com microfone, cartão de memória de 2 Gb, manual de instruções e, como já referido duas baterias.

Estética:

Este é um equipamento com uma apresentação muito elegante, limpa e robusta. É um telemóvel agradável à vista, sem botões desnecessários, apenas os imprescindíveis ao bom funcionamento do mesmo. Relativamente à robustez é um equipamento revistido por uma pequena liga de metal que o torna robusto a quedas e a choques do dia-a-dia.

Apresenta ainda um suporte tipo moldura de fotografia de forma a segurar o mesmo para quando desejarmos ver televisão, ou simplesmente ouvir música. Podemos ainda observar no teclado a existência de duas teclas para atender chamadas. Estas têm funcionalidades distintas, como podem facilmente perceber, cada uma delas server para realizar a chamada do respectivo cartão, isto é, vão à lista telefónica, procuram o número que desejam e depois clicam na teclada verde relativamente ao cartão que desejam usar para realizar a chamada. É de mencionar também a existência na parte inferior do equipamento a antena que serve para o serviço de televisão analógica e para o rádio FM/AM.

Ainda se pode observar a entrada para o carregador, a entrada USB que serve para transferência de dados bem como para carregar o mesmo.

[ 01 ] [ 02 ] [ 03 ] [ 04 ] [ 05 ] [ 06 ] [ 07 ]

Câmara, Menus e Televisão

Este telemóvel vem equipado com duas cameras fotográficas/vídeo. Uma das câmaras encontra-se na parte frontal do equipamento, como podemos ver na imagem abaixo apresentada. É uma câmara VGA com qualidade de imagem muito baixa. Esta câmara também pode ser usada como webcam quando ligada ao computador.

Na parte traseira do telemóvel podemos encontrar a outra câmara. Esta tem resolução de 2.o megapixeis, também com pouca resolução mas dá bem conta daquela fotografia do momento. Como podem ver na imagem abaixo apresentada, esta não passa despercebida mas também não tira a elegância que este equipamento apresenta. O flash Também é visível e é bastante importante na captação de imagens com baixa luminosidade, este complementa de sobremaneira a falta de resolução da câmara.

Relativamente à televisão, esta tem uma qualidade “minimamente razoável” e dá para estarmos naqueles momentos descontraídos a ver o que se passa pelos canais nacionais. No exterior tem uma boa captação o que proporciona momentos de boa visualização.

Na imagem em baixo não está representada a realidade, pois o ecrã do equipamento tem um efeito espelho o que dificulta em imagens com muito brilho, como é o caso da televisão, tirar uma fotografia nítida. No entanto garanto que no momento que a imagem da TV era nítida, a cores e conseguia-se ler sem dificuldades o texto de rodapé.

Quanto aos menus, estes são iPhone style como podem ver na imagem que vos é apresentada abaixo. É um equipamento com menus intuitivos, simples de usar e com boa resposta.

Funcionalidade Dual Sim

O grande trunfo deste equipamento é a sua função Dual Sim, isto é, de poder ter dois cartões de operadoras móveis no mesmo dispositivo, conforme está visivel na imagem em abaixo apresentada. Esta capacidade permite uma gestão mais económica das comunicações, tendo em conta os muitos perfis de utilização e os muitos pacotes de tarifários existentes.

Como podem ver existem dois cartões, neste caso usei um vodafone e outro TMN. Neste telemóvel os cartões não ficam lado a lado como na maioria dos telefones dual sim, mas sim um por cima do outro, mas em slots diferentes como todos os Dual Sim.

Conclusão:

Como foi referido na introdução e demonstrado ao  longo de toda a análise, este telefone tem algumas limitações e apresenta aspectos com menos qualidade. Não tem Wi-Fi, não possui Ecrã Touch, nem outras funcionalidade de smartphone. No entanto, como também foi referido, este é um equipamento para um segmento muito próprio, onde o utilizador não quer gastar muito dinheiro no telefone, onde o utilizador tem necessidades de gerir o valor das chamadas e onde não tem interesse em usar um telefone com ecrã táctil. Não é de todo do segmento iPhone, blackberry storm, Htc, etc.

Embora acessivel quanto ao preço, elegante e com alguns preciosismos, detectamos neste equipamento (embora seja um problema que se encontra em quase todos os Dual Sim): quando estamos a atender a chamada, por exemplo, do cartão 1, quem nos contactar para o cartão 2 irá ouvir a “menina” da operadora a dizer que o número está temporariamente indisponível. Este problema não sei se será resolvido com actualização do firmware, mas pode ser uma problema.

Quando os cartões estão em standby, isto é, sem nenhuma chamada activa, eles conseguem receber chamadas ao mesmo tempo mas logo que se atenda a chamada de um dos cartões o outro desliga. Existem meia dúzia de equipamentos que não fazem isto, mas são raros e nada que os diferencie. Podemos sempre resolver o problema reencaminhando as chamadas um para o outro assim que um deles estiver em activo e outro em inactivo.

Resumindo: O telemóvel ZTC B280i dispõe de escrita inteligente, contactos nome-cartão, toques polifónicos, relógio, alarme, câmara, leitor de música, gravador de vídeo, leitor de vídeo, cartão MicroSD, eBook, gravação, calculadora, função de ligar/desligar automático, lembrete, mensagens MMS e muito mais, tudo para uma utilização prática a nível profissional e pessoal. A interface personalizada e várias funções cumprem diferentes requisitos. Permite ainda visualizar TV analógica gratuitamente, estando equipado com sintonizador e componentes de última geração de TV, usados em equipamentos GSM na actualidade. Isto por um preço a rondar os 100 euros. Podem encontrar à venda nas grandes superfícies, como na Fnac, por exemplo.

Para finalizar agradecemos à ZTC por ter disponibilizado este equipamento para análise.

Homepage: ZTC B280i
Homepage: ZTC

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Chavinhas
    Chavinhas

    Eu quando vi um ZTC pensei que era equipamento “dos chineses”, visto ter um nome de marca completamente à sombra da HTC.

    Se corresponder aos critérios de segurança europeus e nacionais e tiver certificação, venha ele!

    Só vai ser mais um a pressionar grandes marcas. E isso, como todos sabemos, nunca poderá ser mau.

  2. Avatar de Arzebiu

    Muito interessante mesmo. Eu como proprietário de um dual sim dos chineses, com muito má qualidade, começo a olhar para os telemóveis da ZTC com muito interesse. E esta review ajudou!

  3. Avatar de paranoid_not_android
    paranoid_not_android

    Eu só não sei é porque que um blog como o PPLWARE práticamente só fala de Smartphones e Telemóveis…

    Os sites de informática estão cheios de tretas sobre telemóveis, sinceramente já farta.

    Deviam recentrar-se na informática, falar de Kernels, e de tecnologias que estão a ser desenvolvidas no MIT ou na Microsoft Research por exemplo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Queres entrar para editor?

      É que falámos cerca de 7% no total do mês de Maio em Smartphones, o grande volume foi em software… enfim…

      Kernels? 😀

      Sim vamos contactar uns amigos do MIT para tratar disso…

      1. Avatar de David
        David

        Como diria o outro: “Não se pode agradar a gregos e a troianos”..

        Óptima review. Já tinha visto este equipamento à venda e parece que afinal é um telemóvel bastante competente pelo preço que está à venda.

        1. Avatar de jominho
          jominho

          Desculpem mas tenho que dizer isto,gosto muito das dicas do pplware e fui atrás de que disseram sobre este telemóvel, e então descobri que que estão a fazer uma analize errada do equipamento [sei que as marcas vos pagam para fazer esse trabalho,é assim que se ganha dinheiro,mas nao devia ser estao a enganar as pessoas que confiam em voçes] o aparelho que comprei nao funcionava nas melhores condiçoes isto é a slot de leitura de um dos cartoes nao funcionava o calendario nao coincidia com o dia da semana em consequencia os alarmes nao funcionavam ,a tv na dava som so [estática] fui a loja trocar o equipamento e logo percebi que tinha que comprar outra marca é que experimentei mais 2 iguais e tinham os mesmos problemas,fui aconselhado pela loja a fazer a troca por equipamento de outra marca e a seguir quis saber porque e lá me disseram que tem tido muitos problemas com estes telemoveis[moral da historia “as vezes o que é barato tem rato”].

          1. Avatar de Manuel Rocha
            Manuel Rocha

            Caro jominho,

            Relativamente ao “sei que as marcas vos pagam para fazer esse trabalho,é assim que se ganha dinheiro,mas nao devia ser estao a enganar as pessoas que confiam em vocês” devo informar, a ti e a todos os que pensam de igual forma, de que todo o trabalho de análise aqui apresentado, é todo ele feito de livre e espontânea vontade. Não recebemos qualquer quantia monetária pelo trabalho realizado.

            Mais posso informar que nenhuma das pessoas que dão horas da sua vida para alimentar o espaço pplware ganha qualquer coisa.

            Relativamente ao que descreves do equipamento, provavelmente poderás ter tido “pouca sorte” com o lote, assim como a loja deve ter partilhado da mesma sorte.

            Na altura que testei o equipamento não foi detectada nenhuma das anómalias descritas foi encontrada. Relativamente à televisão, provavelmente não alteraste a região de emissão do equipamento que por defeito vem Reino Unido e tens de alterar para Portugal como está descrito no manual de instruções do mesmo.

            Relativamente ao slot de leituro do cartão sim, provavelmente seria a configuração de leitura do cartão, devia só estar configurado para trabalhar num slot, tal como veio o que nós testamos.

            Relativamente ao calendário, não posso apresentar uma solução porque não me deparei com esse problema, mas posso talvez adiantar que as definições data e hora poderiam estar com outro fuso horário e quando isso acontece, se tiveres a actualização automática de hora de verão activa, mesmo que acertes tudo, o equipamento vai automaticamente invocar à operadora a data e hora correcta para o fuso horário em questão.

            Para finalizar, volto a repetir e a frisar, de que todos os equipamentos aqui apresentados são exaustivamente testados e não somos pagos para o fazer. As empresas e operadores simplesmente solicitam-nos para fazermos a análise do equipamento sem qualquer fim lucrativo.

            Espero ter esclarecido qualquer dúvida relativamente às análises.

            Cumprimentos,
            Manuel Rocha

    2. Avatar de Manuel Rocha

      Caro paranoid,

      Como podes ler https://pplware.sitedev.pt/sobre-nos/ o nosso objectivo é informar os nossos leitores sobre a tecnologia (e não só) que estes têm ao seu dispor.

      Quando falo em tecnologia refiro-me a software e hardware. Que eu saiba, e pelo menos pela instrução que eu tenho os smartphones e telemóveis ainda se encaixam na faixa tecnológica o que nos obriga a informar os nossos leitores da sua existência. Se poderes verificar o mês passado, tal como o Vitor disse, os equipamentos móveis e restante hardware só ocuparam 7% do espaço destinado a informar, sendo que os restantes 93% foi destinado a software e outras noticias da actualidade.

      No entanto, estás convidado a nos ajudar a melhorar a área que referes que se encontra em falta, nomeadamente, a questão do Kernel e das tecnologias no MIT ou na Microsoft Research. Teremos todo o gosto em publicar os teus artigos e ainda te oferecemos crédito e visibilidade com eles como muitos outros leitores têm feito como podes ver aqui https://pplware.sitedev.pt/software/regfromapp-1-21-vigie-o-que-escrevem-no-registo/ e aqui https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/como-criar-um-blog-no-wordpress/ . Existem outros exemplos, mas estes são os mais recentes.

      Se por ventura o facto de ainda não teres enviado os artigos é o facto de não saberes para onde enviar, não há problema podes consultar o contacto geral do site por aqui https://pplware.sitedev.pt/contacto/ e inclusive utilizar o formulário de contacto ou simplesmente podes me enviar um email para mim mesmo manuelrocha[arroba]pplware.com que eu mesmo me encarrego de publicar os teus artigos.

      Tem um resto de um bom dia.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

      1. Avatar de bruno viães
        bruno viães

        hihihiih ja lhe deixaram um olho negro xD hihihi continuem com o bom trabalho!! 😉

        PPW sempre em altas!!!

    3. Avatar de Ivo Mota

      A tecnologia que mais está a crescer neste momento são os smartphones, é normal que seja o que se fala mais, pois eles aos poucos tem vindo a substituir ( para muitas tarefas ) os computadores. E mesmo a nível de software está muito quente a evolução deste ramo em todo mundo. Houve um tempo em que as pessoas experimentavam todos os software’s nos seus pcs, hoje toda a gente quer testar no seu smartphone…

    4. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      O contrario meu amigo, compara os outros sites com o pplware e verás que existe uma escasses em alguns aspectos, sem com isto criticar o pplware (a critica é dirigida os fabricantes que ligam mais a outros factores, ao fim ao cabo são eles que ficam a perder :P). Apesar de ser um ou mesmo o mais visitado existe um problemas das nossas afiliais em dar os smartphones para analises, o que no caso da Nokia me deixa desapontado pois é capaz de ser a mais afilial que temos em PT.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    O telemóvel é feito na china tal e qual todos os outros de GRANDES MARCAS (Motorola, Apple, Huawei, HTC, Sony Ericson entre muitos outros, até a Samsung que normalmente produzia os seus modelos na Coreia do Sul já fabrica na CHINA) portanto são tudo TELEMÓVEIS dos CHINESES como são conhecidos, em fábricas subcontratadas. A própria HTC que era um fabricante ODM/OEM em Taiwan, já fabrica na China a maioria dos seus modelos em fábricas subcontratadas.
    É também bom esclarecer que a ZTC não é marca portuguesa, é apenas representada cá. A falta de qualidade dos equipamentos, sejam telemóveis, computadores ou o que quer que seja, depende apenas do controlo de qualidade de fabrico e não da sua origem.

    Vejam este exemplo de como marcas conhecidas, produzem equipamentos remarcados para o mercado e que à partida não têm relações comerciais aparentemente.
    Quote ” The Wall Street Journal reported that the next generation (3GS and the 4 )iPhone is separately being
    manufactured by Taiwan-based contract manufactures, Hon Hai Precision Industry Co.,
    the current manufacturer of iPhones for AT&T, and Pegatron Technology Corp., a subsidiary of ASUSTeK Computer Inc.”

    Temos aqui a ASUS com a Apple e AT&T numa parceria com uma empresa cuja fábrica fica na China (Shenzen) e tem escritório na Ilha Formosa (Taiwan,) para parecer menos mal aos olhos dos ocidentais.

    Portanto onde é feito hoje em dia não quer dizer que não preste. Existem apenas produtos bons ou maus, dependendo das empresas que o comercializam.

    É triste ver aqui neste site tantos comentários a valorizar esta ou aquela marca, mas muitas delas produzem os seus produtos EXACTAMENTE nas MESMAS FÁBRICAS, embora aos olhos do consumidor são produtos distintos e até concorrentes, na guerra da venda de imagem.

    Tenho dito…

    1. Avatar de Gilberto Pereira
      Gilberto Pereira

      Tens razão noeu iPhone, um equipamento para 900 euros, salvo erro, diz: Design by Apple in California Assembled in China….

      É uma forma “chique” de dizer que o iPhone tem os componentes fibricados por mão de obra chinesa e afins…

      1. Avatar de Gilberto Pereira
        Gilberto Pereira

        Mas comprei-o na Vodafone 😉

    2. Avatar de Manuel Rocha

      “É também bom esclarecer que a ZTC não é marca portuguesa, é apenas representada cá. A falta de qualidade dos equipamentos, sejam telemóveis, computadores ou o que quer que seja, depende apenas do controlo de qualidade de fabrico e não da sua origem.”

      Nisto devo discordar contigo. O equipamento realmente é fabricado na china assim como todos os equipamentos caríssimos que a maioria de nós dispõem e que dá montes de € por eles. No entanto, a empresa ZTC é portuguesa como podes ver no site deles http://www.ztc.pt/somos.php e é uma marca registada pela cadeia de lojas de telecomunicações MobilStore -> http://www.mobilstore.pt/

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

    3. Avatar de a Friend®

      Só uma pequena nota, mesmo que os aparelhos possam vir das mesmas fabricas não implica directamente que a qualidade do material seja o mesmo.

      Há fabricas cá em Portugal por exemplo, das mais variadas areas, que a mesma fábrica fabrica produtos para várias marcas (até mesmo rivais) e o que acontece é que conforme o cliente (marca) o fabrico leva rigores diferentes.

      E digam o que disseram, Asus, Sony, Apple, Motorola, etc… podem ter produção na China mas em nada se compara aos produtos dito “Chineses” 😉

      A razão de serem feitos lá é apenas pela mão de obra. A qualidade de produção mantém um rigor elevado mesmo.

  5. Avatar de Alberto Silva

    Só para partilhar convosco que a ZTC é uma marca portuguesa, ainda que os equipamentos sejam fabricados no Oriente. É importante contatar que os seus equipamentos se conseguem impor pelo seu valor intrínseco, para lá da questão de serem um produto nacional.

  6. Avatar de Bernardo Leitão
    Bernardo Leitão

    Tv Analógica vai ser desligada dentro de 1/2 anos.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Epá!!!!

      Foste estragar a supresa do pessoal da ZTC….

      És mau!!!!

    2. Avatar de Garden
      Garden

      Esse tel tb não dura até acabarem com a analógica tá descansado 😀

  7. Avatar de Zilch
    Zilch

    toda a informação sobre tecnologia é sempre bem vinda 🙂

  8. Avatar de mmick
    mmick

    O grande problema deste ZTC é que fica perigosamente perto do valor pedido pela Samsung por alguns dos seus Dual SIM, a Samsung tem um software melhor calibrado e -nao vi na review falar sobre o tema- os problemas nas SMS que os ZTC costumam ter a nível de T9 + acentos.
    A nível de TV creio que é um sintonizador analógico que também ele tem os dias contados dentro de 1-2 anos (apagao analógico, passa a ser só TDT). Falta também o rápido 3.5G a bombar num browser (há modelos que têm 3.5G para o SIM1 e GSM para o SIM2)
    Penso que por uns 75-80€ é uma boa compra, mais do que isso pensaria num Samsung.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      PS: em principio este telemóvel só tem 1 antena, ao contrário de alguns Samsung. Os telemóveis normalmente dao um “sinalizador” para a rede este estilo “DATA-nada-nada-nada-DATA” (para poupar energia nao estao constantemente a “falar” com as antenas da rede).

      O que acontece neste ZTC é que ele faz “DATA SIM1-nada-DATA SIM2-nada-DATA SIM1…”. Daí que quando um cartao atende uma chamada, devido a ter UMA antena “DATA SIM1-DATA SIM1-DATA SIM1” fica ocupada com o tráfego constante da chamada. Alguns Samsung têm 2 antenas (frequências diferentes) daí que sao mais caros mas mantém os 2 cartoes sempre activos.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Boas mmick

        será por isso que quando eu estou a meio de uma chamada no SIM 1 e me ligam para o SIM 2, este dá desligado ? Sendo assim é uma falha de hardware certo ? Logo neste caso , uma falha irreversível??

        Conclusao… o tlm nao cumpre ao maximo o conceito de dual sim , pelo menos para mim nao chega :S

  9. Avatar de BacalhauSalgado

    A traseira desse telemovel é bastante parecida com o E71 da Nokia 😀
    Bem, para o preço que é praticado até temos aí uma solução relativamente jeitosa. Btw, a ZTC é Portuguesa?

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Portugal faz alguma coisa? Raro… Creio que é chinesa (de bom nível).

      Alerto para a compra de telemoveis “chineses” de marca branca (ou seja, NAO me refiro à ZTC), as vulgares imitaçoes: esses telemóveis NAO cumprem nenhuma norma de segurança relativa a radiaçao + toxicidade dos materiais/plásticos + segurança elétrica. Tenham muuuuito cuidado…

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      A TMN “vende” ao consumidor dizendo que sim, na prática a situação é outra. Tal e qual como dizer que o Magalhaes é Português (quem me derá, pois teriamos um produto melhor e unico ao inves de algo já moldado)

      1. Avatar de InfectedM
        InfectedM

        A ZTC é marca portuguesa? Mais ou menos!
        A marca foi registada por uma empresa de seu nome Aveicellular que são fornecedores de material de telecomunicações a grandes superficies. A Aveicellular foi fundada à uns 15 anos se não estou em erro, por um portugues e estão sediados em Estarreja.
        à cerca de uns 6/8 anos se não estou em erro, criaram a ZTC e começaram a encomendar modelos de linha branca que cumprissem os requisitos por eles estipulados (caracteristicas e normas CE ok) e começaram a revender com esse nome.
        O software é alterado por eles e recentemente começaram a criar os modelos e mandam fabricar na China…
        Digamos que em termos de qualidade, são bem melhores que as porcarias chinesas de linha branca!!

        Kind regards!

        InfectedM

    3. Avatar de Manuel Rocha

      Caro BacalhauSalgado,

      Como já referi acima, a ZTC é marca portuguesa http://www.ztc.pt registada pela cadeia de lojas nacionais MobilStore -> http://www.mobilstore.pt/

      No entanto, os equipamentos, tal como todas as outras marcas, são fabricados na china.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

  10. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Não é o analogico que vai acabar em 2012 (powered by UE)?

    Esse telemovel depois disso que utilidade vai ter? Se apostassem no DVB-H aqui é que eram finos, pois para dispositivos moveis (inclusive carros) deixará de haver alternativa. No caso dos carros podesse fazer como em alguns Mercedes, colocar uma antena grande debaixo do veiculo ao inves dos receptores utilizados pelos tunners mas continua a ser uma boa porcaria esta alternativa (TDTê)…

    1. Avatar de BacalhauSalgado

      Imagina quanto deve ficar um receptor DVB-H neste telemovel. O preço disparava logo praí para os 300€ (digo por dizer, pq não faço mesmo ideia qt custará um receptor desses).

  11. Avatar de dajosova
    dajosova

    @ Manuel rocha

    caríssimo autor do post. Só tenho a dizer o seguinte:

    em 1º lugar, tanto este telemóvel como a marca ZTC não são portugueses. até acho uma ofensa o referirem como tal devido à qualidade do produto. É importado e assemblado por uma empresa chamada Aveicelular do Soutelo – uma localidade pertencente ao concelho de Albergaria-a-Velha.
    O telefone é bem chinês e o software também. Pesquisem no youtube e verão dezenas de modelos diferents com o mesmo software. Quando muito fizeram a tradução cá.

    Sei bem do que falo e em muitos casos a captação de rede GSM deixa a desejar. O sinal de TV é analógico, logo não esperem grande coisa e tb não por muito tempo.

    A estética que falam é pura imitação da Nokia. Já tive um nas mãos ( comprado nas ruas de São Paulo ) que dizia literalmente Nokia E71.

    Conheço bem os modelos ZTC e só me resta dizer que o mercado não volta a responder a coisa nenhuma. Este modelo já é vendido praticamente há 1 ano e, pessoalmente, para quem quer qualidade nos extras recomendo outros equipamentos… e quem quiser qualidade de Dual-SIM recomendo os Samsung que tb têm pelo menos 1 modelo abaixo dos 100€.

    Agora, querendo juntar o que foi descrito no artigo e pagar o menos possível numa loja física em Portugal, acaba por ser uma boa opção. Só não criem demasiadas expectativas.

    1. Avatar de Manuel Rocha

      Caro dajosova,

      Infelizmente não posso concordar consigo quando se refere a que a ZTC não é portuguesa. A ZTC é uma marca tipicamente portuguesa como pode ver pelo site http://www.ztc.pt/ registada pela cadeia de lojas MobilStore -> http://www.mobilstore.pt/ que pertence à empresa a que se refere, a Aveicellular -> http://www.aveicellular.pt/.

      Mais pode ver que a morada da empresa ZTC é a mesma da Aveicellular.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

    2. Avatar de Vítor M.

      Vocês são o máximo 🙂 o manel fez um trabalho excelente, deu a conhecer a quem desconhecia este equipamento, falou dele com total imparcialidade, referiu tudo o que interessava falar. Mesmo assim ainda há quem entenda dizer que é oriental e que só por isso não pode ser assemblado cá…. Como referiu o Gilberto, até o iPhone tem componentes made in china e neste caso tem mão de obra de chineses.

      Antes de criticarem, usem e se vos servir, como serve a uns milhares que os compram, óptimo, se não servir… Troquem, comprem um iPhone 😉

      1. Avatar de mmick
        mmick

        Bom, a nível de review parece-me fazer falta uma análise mais profunda…
        Se a ZTC emprestou o telemóvel haveria que colocar algumas fotos (mais) do UI, de que formatos lê (especificamente estilo “mp3”, “MP4 e 3GP”, etc), como é a nível de SMS/MMS sobre suporte de T9 português e smiles. Se é só uma apresentaçao inicial e breve tudo bem, para uma “análise” parece-me muito superficial…
        Em todo o caso gosto muito de ver estes reviews Portugueses!

        1. Avatar de Vítor M.

          Carissimo, tens de ler até ao fim, desculpa lá:

          O telemóvel ZTC B280i dispõe de escrita inteligente, contactos nome-cartão, toques polifónicos, relógio, alarme, câmara, leitor de música, gravador de vídeo, leitor de vídeo, cartão MicroSD, eBook, gravação, calculadora, função de ligar/desligar automático, lembrete, mensagens MMS e muito mais, tudo para uma utilização prática a nível profissional e pessoal.

          Depois há coisas que são inúteis estar a referir, porque palha comem os burros 😉

          1. Avatar de mmick
            mmick

            Gostei do caríssimo LOL

            Eu li isso, refiro-me que acho o review muito (demasiado) superficial. Gostaria (eu mesmo) de ver mais os menus, saber mais sobre o telemóvel e acho que o tema das SMS (que nao foi abordado) terem um T9 muito deficiente (nao sei se neste modelo especifico foi corrigido) devia ter sido falado. Sao opinioes…

          2. Avatar de Manuel Rocha
            Manuel Rocha

            Viva,

            A que deficiência te referes? não detectei nada de anormal comparado com o nókia, apenas o pormenor de que quando queremos passar para o modo numerico temos de clicar varias vezes no cardinal ao invés de podermos la fica com o dedo e ele passar logo como acontece com os outros modelos de telemóveis.

            Não há nada mais a ver dos menús. O que vês ali são os menús do bicho. O resto é igual em todos os equipamentos nokia.

            A review não está superficial, está feita de acordo a mostrar especificamente aquilo que o equipamento tem, nada mais. O que é igual em todos os equipamentos é desnecessario apresentar porque já todos nós conhecemos e é escusado massar o pessoal com algo que já se sabe e que é igual em todos os santos modelos.

            Cumprimentos,
            Manuel Rocha

  12. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Já tive dois ZTC e só digo uma coisa, quem escreve SMS esqueça.

    já agora segunda coisa a ZTC é PT mas os telemóveis NADA, são modelos chineses com um autocolante por cima. Não é desenvolvido nem montado cá sequer.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Mas a ZTC é PT o quê!!!! E vcs a darem-lhe.
      A Aveicelular importa os produtos que antes de o ter feito já existiam com esse nome. Que mania de falarem de cor.

      1. Avatar de Pielle
        Pielle

        para os pobres coitados que não sabem o que dizem…tipico de alguns portugas… http://oami.europa.eu/CTMOnline/RequestManager/en_Result?transition=ResultsDetailed&ntmark=&application=CTMOnline&bAdvanced=0&language=en&deno=&source=search_basic.jsp&idappli=6709075#

        Esses pobre coitados ate têm razão numa coisa…não só é uma marca portuguesa como também está registada como marca comunitária.

        1. Avatar de Vítor M.

          Hehehe, mas não vale a pena caríssimo Pielle… mesmo em frente à pedra… continuarão a afirmar que é pau!!!

          Foi já explicado algumas vezes, mas não vale a pena 😀 há sempre quem goste de marrar contra as paredes!!!

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            Mais uma vez. O k kis dizer é k o nome ZTC do fabricante destes tlm’s já existia antes de sequer serem importados. Por isso a idéia fé que é um produto português é errada… sem retirar o mérito do artigo que induz a cair nessa galáxia.

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Qual autocolante por cima qual carapuça…

      Nalguns caso é montado e carregado com o software cá sim pela Aveicelular. Tenho amigos que trabalham lá e vens tu dizer-me o contrário? enterra-te…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Era fornecedor da Aveicellular e si, a ZTC é Portuguesa e pertence à aveicellular…
        Mas se continuas a achar que não… somos todos nós (resto do mundo) que estamos errados!

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          Sim… vocês que acham que são o resto do mundo SIM estão errados. ZTC pode ter sido registada mas já havia telemóveis antes de 2008 com o nome ZTC e produzidos pela mesma empresa chinesa. Por isso sim, vcs TODOS estão errados!

  13. Avatar de Manuel
    Manuel

    Casa de banho, não tem, não???

    Pois… que pena…

    É com cada discussão aqui! Valha-me Deus!!!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas repara, aqui é sobre telemóveis e marcas… na assembleia da república é tourada, é submarinos, são sobreiros… uns falam de alhos, outros de bugalhos!! Eu vou-te contar.

      Aqui sempre se aprende algo e não aumentamos impostos 😉

  14. Avatar de Tenacyux
    Tenacyux

    Parece um nokia e51….lol…

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      pura coincidência, ahahahaha…. claro que é imitação ou não está na cara?

  15. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    Alteração das leis de desbloqueamento de telemóveis. Vão ser impostos limites às taxas cobradas.
    http://www.destakes.com/redir/abb2090ddb949295c0453049fbbfd660

  16. Avatar de César Couto

    “equipamento com uma apresentação muito elegante”.
    Será certamente tudo menos elegante. E não me venham com a história que é uma questão de gosto e este é subjectivo… este smartphone não é elegante. 🙂

  17. Avatar de Ikari-Pt

    Ofereci um a minha mãe a dois meses, e para quem nada percebe de smartphones ela acostumou-se mto bem.

    Único defeito é a treta do Radio FM não usar a antena de TV, assim é sempre obrigatório os auscultadores. Já a TV trabalha muito bem.

    ps (se alguém lembrar se de dizer que UHF e FM são frequências diferentes então eu digo a mesma antena dá!)

  18. Avatar de Tiago Magalhães
    Tiago Magalhães

    isto não é um Nokia E51 com Antena de TV e dois cartoes???

    é que parece-me…

    1. Avatar de Brito
      Brito

      Antes fosse…

  19. Avatar de Brito
    Brito

    Eu desde que apanhei uma barrigada de riso quando peguei num telemóvel desses, e ao explorar os menus via que apareciam em várias línguas, polaco e russo incluído, numa mistura meio esquisita com o português nunca mais fui o mesmo…

    1. Avatar de André
      André

      A semana passada comprei um b280i,
      o telemóvel a nível estético é espectacular,
      língua esta em português correcto, mas o software é muito mau, falta muita coisa, caixa de mensagens enviadas, não identifica inicio de frase(de modo a por apenas a primeira letra maiúscula), leitor de ebook não permite escolher uma pasta do cartão de memória…
      Além disso não consigo fazer ligação com o pc(Windows7), sempre a dizer Falha a obter informação de drive…
      Acho que vou devolver…

      1. Avatar de Pielle
        Pielle

        No site tem já drivers para windows 7, e tenho neste momento de fonte segura, que os menus estao todos traduzidos a 100% para portugues neste momento, dentro de 10 dias já tem 100% o T9 inclusive o T9 nav, e sobre a marca e empresa…lembrar que ZTC é uma marca PT da empresa ZTC TELECOMUNICAÇÕES LDA….será que o caramelo lá de trás ainda vai ter dúvidas…?…he,he

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Primeiro que tudo quero dar os parabéns à pplware continuam no excelente caminho, obrigado pelos vossos artigos são sempre úteis.
          Quanto ao tema em questão já foi quase tudo dito, só uma duvida alguém já testou a sincronização com o Outlook através do Phone Suite fornecido pela ZTC, para contactos com mais do que um número de telefone. No meu caso dá sempre erro já testei com uma versão beta do Phone Suite (em chinês) fornecido pela ZTC mas continua na mesma. Alguém pode ajudar ou não há solução.
          Um abraço a todos e Obrigado

      2. Avatar de Leo
        Leo

        Confirmo na integra o que o André afirmou. Acrescento apenas que a passagem dos menus é muito lenta, e por vezes para se poder chegar às algumas funções mais usuais é necessário correr uma série de menus. Tudo isso quando comparado com um Samsung é notório que ainda necessita de alguma evolução para poder competir lado a lado com os outros tubarões.
        O que mais me impressionou foi sem duvida a qualidade do “chassi” e do som.
        Parece-me um bom telemóvel para quem usa o básico, gosta de tirar umas fotos de ocasião, e que tem tempos mortos para dar uma olhada na praça da alegria.
        Por isso, vamos lá ajudar as empresas portuguesas…e as chinesas!

  20. Avatar de André Rodrigues
    André Rodrigues

    boas

    eu tenho esse telefone mas uma coisa que eu não tou a conseguir é abrir mms já corri toudas as difiniçoes do telemovel e nada…

    alguem pode ajudar?!

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Oi,

      O Telemóvel não vem configurado com as redes Optimus/TMN E VOdafone. Tens de o fazer manualmente. Vais ao site da ZTC e tem, tipo PDF, a descrever os passos que tens de fazer para configurar. É só seguir.

  21. Avatar de Ana
    Ana

    Ola a todos! Ofereceram-me este tlm esta semana mas não sei como funciona visto ter colocado os dois cartões tmn e o tlm não os reconhecer. Será por serem da mesma rede?? Alguem me pode ajudar? è preciso activar alguma coisa?

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Deveriam dar os dois, pois são independentes. Não os colocaste mal, pois não?

  22. Avatar de João Bértolo
    João Bértolo

    André Rodrigues says: 25 de Junho de 2010 at 6:45

    pmboas
    eu tenho esse telefone mas uma coisa que eu não tou a conseguir é abrir mms já corri toudas as difiniçoes do telemovel e nada…
    alguem pode ajudar?!

    Boas noites, eu penso que tens de ir a TMN, visto que é a tua operadora e activares o acesso ás MMS.

  23. Avatar de MCM
    MCM

    Bom depois de ler estes comentários todos, vou dar a minha opinião (sou proprietário de um, e uso-o tem 10 meses).

    Pontos prévios:
    1.º desviaram o tema da conversa: não interessa se é chinês ou português. Interessa se é bom ou mau. Porque hoje tudo vem da china!.
    2.º O que é bom para um, pode não ser bom para outro, tudo depende do gau de exigência de cada um.

    Posto isto:
    1.º O telefone tem um software idêntico ao NOKIA 2630.
    2.º Se conhecerem o software do NOKIA 2630 vão ver que é básico.
    3.º A única dificuldade que tenho no envio das msg é que (pelo ponto prévio n.º 2 – tenho dedos gordos), as teclas são pequenas.De resto tem todos os acentos da língua portuguesa, ç ´` ^~ tudo. A escrita inteligente não sei porque não uso, nunca usei em nenhum telemóvel.
    4.º As MMS funcionam bem, mas vêm por configurar. Vão ao site da ZTC. tem lá um PDF a explicar como configurar. Não é difícil, mas óbvio é um aspecto a melhorar, pois nem toda a gente tem a destreza de procurar a solução e dp vão à loja dizer que o telmóvel está estragado..
    5º. os dois slots funcionam desde o 1º dia que comprei o telm. Mas lembro-me de o telm perguntar se os queria activar. Cuidado com as respostas que dão.. ou depois fica só um slot activado.
    6.º Como no meu anterior telemovel (um sharp que me custou 2x mais que este), o fuso horário tb vinha trocado e é preciso alterar. Tb não é difícil.
    7.º A televisão funciona, e já desenrascou muitas vezes a minha namorada (ver as telenovelas), e a mim. Ver jogos do meu Sporting e os jogos da selecção no mundial. Claro que as imagens do topo do estádio os jogadores vêm-se formigas. Mas isto não é uma tv, é um Telemóvel.Que desenrasca uma tv.
    8.º O rádio funciona perfeitamente, e não percebo a dúvida anterior. O meu funciona sem os phones(ao contrário dos nokia) o que é muito porreiro. Posso colocar o telm em cima da secretária ouvir um relato enquanto trabalho no PC. Para isso basta puxar a antena para fora. Sim puxando a antena, funciona como rádio ou TV sem precisar dos PHones.
    9.º Os meus anteriores telm ao final de um ano a bateria perdia qualidade, ao final de 2 tinha de trocar de telm. Até agora a bateria está igual, e tenho uma 2ª na caixa por estrear.
    10.º Ofereci um HTC à minha mulher, custou-me mais de 3x mais que este e nem a trampa de um manual de instruções trouxe!! ESTE TEM!! qualquer dúvida é ir consultar e até está bem completo.
    11.º As fotos são banais. Confesso que o SHARP tinha melhor qualidade, mas isto é um TELEMOVEL não é uma máquina digital. Por isso, as que tiro (e muitas são em trabalho) até servem.
    12.º Não tenho de cor os formatos que o Leitor áudio Lê. Mas pelo menos MP3 lê. E dá para associar toques MP3. 1 para um cartão. outro para outro. e depois dá para (até ao limite da memória do telm) associar toques individuais (por exemplo para a mãe, pai, mulher, filhos… até à memória do telm)
    13.º Ao contrário do que foi aqui dito: TEM CAIXA DE SAÌDA DE Mensagens!!!!!! TEM DUAS ATÉ!! uma para cada cartão. Só tens de ter atenção e quando envias a msg, clicar onde diz: guardar e enviar, em vez de clicar “enviar apenas”.
    14.º Esta para mim é a melhor: dá para gravar música directamente da rádio. Ou seja, lembram-se quando compravam cassetes virgens para colocar no rádio e gravar directamente?quantos de nós não esperávamos que determinada música passsasse no rádio para carregar no mítico botão vermelho chamado record!?? Pois é, este telemóvel permite o mesmo!!.. cool
    15.º Até agora, nenhuma parte do telm se desgastou. Digo isto porque é muito comum verem-se teclas a apagar. esmalte a lascar.. plástico a perder cor. Tenho-o há 10meses. Tem duplo desgaste, pois é como se fosse 2 telemóveis, e até agora está tudo normal. A minha mulher teve um SAMSUNG todo xpto (199euros), eleito telm do ano (sim tb existe isto para telm, não é só para os carros) ao final de 1 ano esmalte já tinha passado a branco.. do plástico. E ao final de 2anos e 2 meses o ecrã morreu…
    16.º Recebe cartões de visita Vcard, tal como os NOKIAS. A mim, na minha profissão, dá-me jeito. Peço para me enviarem, e guardo logo na minha lista de contactos.

    Como disse tudo depende do que cada um quer. Eu como queria deixar de andar com 2telm, o meu e o da empresa, dá-me jeito. Não queria gastar muito $ pois a mim os telm têm durado apenas 2anos, além disso estava a comprar um telm para colocar um cartão SIM da empresa.. Dou prioridade ao rádio, e mp3. Nisso cumpre por isso estou satisfeito.
    Podia ser melhor? concordo. O gestor de ficheiros podia ser mais prático, mas para isso, nada melhor que um touch.
    Eu não tenho tempo para jogos, como tal tb não me afecta, mas nisso o telm tb é fraco. Traz apenas um medidor de passos (por acaso já usei para ver quantas calorias queimava num jogging de final de tarde) e um jogo de lançar dados que n serve para nada. Como não tem java não dá para adicionar jogos. Quem fizer disso prioridade num telemóvel, não compre.

    Conclusão: robusto, simples, pratico. Carrrega do carregador ou de cabo USB de dados (permite por exemplo carregar no carro com um cabo de isqueiro HTC).
    Espero que quando este pifar a ZTC já tenha um dual SIM toutch tipo HTC com windows mobile, que isso então dava-me um jeitão(ter o office e o acrobat daria muito jeito).

    cumps.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Muito boa review!

      Eu ando pensar comprar um destes (ando com um Motorola E1000, que já tem uns anos), porque à partida, parece ter tudo o que preciso (não quero nada muito xpto, apenas um telemóvel funcional – para outras coisas como aceder à internet tenho um iPod touch – e, sobretudo, barato). Confesso que alguns dos comentários anteriores puseram-me a pensar se seria de facto uma boa opção, mas agora não tenho dúvidas! Vou já à The Phone House hehehe 😀

      Muito obrigado à PPW e, em particular, ao MCM!

  24. Avatar de David Silva
    David Silva

    Tenho dois problemas com este telemóvel:

    1º a TV dá imagem, mas nunca conseguiu ouvir som (só se ouve ruido).
    2º Fiz o download do software, mas não o consigo ligar ao computador.

    Se alguém tem estes dois pontos a funcionar gostava que partolhassem comigo.

  25. Avatar de paulo
    paulo

    ola amigo o som e feito com as teclas 8 menos e a 2 mais tem de fazer busca de canais com a antena esticada e nas funcoes tem de por o na area de busca em portugues que esta no menu da tv penso ter agudado pelo menos no meu da perfeitamente avendo boa cobertura de sinal de tvpor acaso estou contente com ele so tem um problema grave foi por isso que li todos estes comentarios quando se lembra o cartao 2 lembrase e fica uma mensagem asira cartao tenho de o desligar e tornar a ligar pode fazer 2 vezes por dia como se lembrar e fazer 6 ou mais li tudos os comentarios nao ha nada a falar deste errose alguem tiver solucao agradeco

  26. Avatar de GENUC A
    GENUC A

    eu gotaria de sab onde compra a batria destes telefones?eu moro em fortaleza-ce