Análise – Samsung Galaxy Tab 10.1″ (GT-P7500)

87 Comentários

Foi este o modelo criado pela Samsung, propositadamente, para rivalizar mais de perto com o Apple iPad 2. A Samsung não poupou esforços e criou uma peça lindíssima, prática e funcional. Trata-se do tablet de 10.1″ mais fino do mundo, cheio de boas funcionalidades, características de topo e… com um toque “a iPad“.

O Pplware.com teve este tablet em mãos durante vários dias, após o unboxing, e chegou agora a altura de apresentar a nossa análise.


1 – Notas inicias

É inevitável que os tablets se tornem cada vez mais úteis e enquadrados no quotidiano. Dada a oferta, a tendência vai nesse sentido e as vantagens e facilitismos estão à vista. A Samsung tem já várias ofertas nesse segmento e há ainda outras anunciadas, para breve, abrangendo também outros tamanhos de ecrã.

Tal como foi dado a entender no final 1º parágrafo deste artigo, no link, este tablet Samsung GT-P7500 já passou por caminhos bastante atribulados, nomeadamente no que diz respeito à alegada quebra de patentes detidas pela Apple. Sabe-se recentemente que a Samsung propôs um acordo à Apple de modo a cessar os desentendimentos entre ambas. Esse acordo, actualmente, encontra-se em análise por parte da Apple.

A Samsung anunciou este tablet em Março de 2011 e disponibilizou-o 4 meses depois, em Julho.

2 – Caixa e acessórios

O tipo de caixa é já o habitual na Samsung (bastante idêntico ao praticado em iDevices). Tem um design minimalista e é bastante arrumada.

Os acessórios que inclui são:

  • Carregador AC
  • Cabo de dados (USB <-> 30 pinos)
  • Auricular com microfone e borrachas de adaptação
  • Manual de consulta rápida
  • Certificado de garantia

Existe um conjunto interessante de acessórios (a apresentar brevemente num artigo) e seria útil se, pelo menos, um adaptador USB e uma capa protectora fizessem parte dos acessórios incluídos neste tablet. Considero esses acessórios tão ou mais importantes que um auricular.

3 – Características gerais

Comparando com o antecessor Galaxy Tab 10.1v (GT-P7100), o hardware encontrado no interior deste tablet é exactamente o mesmo, com excepção para a câmara que é inferior neste novo modelo (de 8MP para 3.15MP).

Em resumo, este tablet tem um processador dual-core ARM Cortex-A9 à velocidade de relógio de 1GHz com processador gráfico NVIDIA Tegra 2 250, 1GB de memória RAM, ecrã de 10.1″ com 1280×800 pixéis de resolução (densidade de ~149ppp), GPS, câmara primária de 3.15MP com flash LED e secundária (frontal) de 2MP.

O sistema operativo incluído é o Android Honeycomb v3.1 e o Launcher tem um toque da Samsung (TouchWiz UX) com características interessantes mas mal optimizado em termos gráficos (quebras regulares na fluidez dos movimentos).

Como referi, a sua espessura coloca-o no topo da lista tendo dimensões de 256.7 x 175.3 x 8.6 mm. Tal como o anterior, também este não tem um slot para cartão microSD. O modelo analisado tem 3G, Wi-Fi e 16GB de armazenamento interno.

4 – Hardware e design

4.1 – Aspecto e robustez

O design é o que mais gosto neste tablet. Ao ser pegado, a sua espessura dá-lhe imediatamente um toque de elegância. A tampa traseira é de plástico mas tem uma camada que “aveluda” a sua textura, induzindo-lhe robustez e uma qualidade de construção (considerando plástico) bastante bem conseguida. Não existem folgas e todos os botões têm um clique muito preciso e adequado. O toque no ecrã é também muito suave e reage como esperado.

Ao pressionar na parte de trás, na “tampa”, é possível notar que o material cede ligeiramente, muito pouco mesmo, não sendo nada que ponha em causa a robustez. Já no ecrã o caso torna-se pior: “Newton’s rings“. Tal como acontecia no antecessor, também este novo modelo sofre do mesmo problema… o pior é que sofre ainda mais!

Basta um pouco de pressão no ecrã para se conseguir notar aquelas “manchas” que não são mais que a reflexão de luz entre camadas no ecrã. Agora pode dizer: “ok, mas para usar o tablet não é necessário fazer pressão no ecrã!”. Sim, é verdade, o problema é que neste caso, basta o tablet estar exposto a uma temperatura mais elevada, como uma mala de transporte dentro do carro, a explanada do café ou mesmo o seu uso prolongado, para se notarem aquelas manchas, bem no centro do ecrã!

Ao olhar de frente, com o ecrã iluminado, é difícil notar esse efeito. Já se for olhado com uma ligeira inclinação, nota-se perfeitamente. Mais ainda: ao pegar no tablet, a pressão que o seu peso faz sobre os dedos que o pegam, na tampa traseira, é suficiente para provocar alterações nesse efeito, dando a noção de uma estrutura frágil.

Segundo esta thread no fórum XDA-developers, alguns utilizadores colocaram o tablet no frigorífico durante 20~30 minutos e o problema ficou definitivamente corrigido. Para outros, não resolveu. Isto trata-se de um problema de fabrico e, se tem este problema no seu, então não hesite em fazer uma reclamação do estado do ecrã.

4.2 – Lateral esquerda

Contém apenas e só o altifalante esquerdo.

4.3 – Topo

Olhando o tablet de frente, da esquerda para a direita encontra-se o botão Power/Sleep (para ligar/desligar e activar/desactivar o ecrã), o botão de Volume – e +, a ligação Jack 3.5mm e o slot para o cartão SIM. Note-se que a localização da ligação para os auscultadores/auriculares não é nada prática por se encontrar no topo.

4.4 – Lateral direita

Contém apenas e só o altifalante direito.

4.5 – Base

Na base pode-se encontrar a ligação de dados/carregador de 30 pinos (pouco prática, seria mais cómodo se se encontrasse numa lateral) e o microfone.

4.6 – Frente

A frente contém, obviamente, todo o ecrã táctil, capacitivo e de multi-toque, e a câmara de 2MP. Curiosamente a câmara não se encontra centrada com a abertura no friso preto, apresentando um ligeiro desvio.

4.7 – Trás

Finalmente, atrás encontra-se, junto a cima, a câmara de 3.15MP e o Flash LED. Junto a baixo está toda a informação inerente ao tablet.

Após tudo demonstrado, é notória a falta de uma saída HDMI, uma interface USB e, como já foi referido, um slot para um cartão microSD de modo a permitir armazenamento adicional.

Índice

  • Página 1
    • 1 – Notas iniciais
    • 2 – Caixa e acessórios
    • 3 – Características gerais
    • 4 – Hardware e design
  • Página 2
    • 5 – Honeycomb: sistema, novidades do TouchWiz UX e aplicações
    • 6 – Multimédia
    • 7 – Autonomia
    • 8 – Câmara
  • Página 3
    • 9 – Jogos
    • 10 – Benchmarks
    • 11 – Veredicto
    • 12 – Especificações técnicas

« página anterior     pág. 1/3     página seguinte »

Partilhar:
Tags:

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joob

    Muito bom, gosto, boa review 😉 !
    Quando ao “problema” do ecrã isso é como todos os outros tablets, ou como todos os aparelhos, se a pessoa pressionar o dedo com mais força, tem a probabilidade de acontecer tal, ou seja, talvez na minha opinião, pra quem não tem sensibilidade ao utilizar aparelhos touch, seria mais provável acontecer. Hmmm de certeza que basta deixar isso ao sol para acontecer tal? Vocês fizeram esse test, ou como é que sabem tal?, isso realmente é estranho, também suponho que essa ecrã seja de plástico e não e vidro, certo?

    Bem, quanto ao frigorífico, ninguém mete um aparelho um aparelho, seja ele qual for, no frigorífico.. ahahah !

    1. Avatar de Hugo Cura

      O que surge, normalmente, quando um ecrã TFT é pressionado nada tem a ver com o defeito aqui exposto.
      Eu usei este tablet vários dias, em diversas condições e andou sempre comigo. Não o usei apenas uma hora. Portanto, tudo o que refiro está bem sustentado.

      Não sei se o ecrã é de vidro, plástico ou outra “liga” qualquer. O que sei é o que está à vista e que já acontecia no modelo anterior.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Já agora, acrescento na 1ª foto que demonstra esse problema (esta) eu estou a pressionar o ecrã.
      Nas duas seguintes, logo abaixo, não estou sequer a tocar no tablet. Isso aconteceu após fazer os vídeos. Se o tablet apanhar calor, sol ou temperatura mais intensa, fica bem pior.

      1. Avatar de cartoon
        cartoon

        Tive um problema semelhante (mancha) num tlm da Samsung. Ficou assim no ecrã quase todo. Fui reclamar à loja e disseram me que era normal e não me quiseram ficar com o aparelho para consertar. E eu feito burro acreditei que não era nada. Passado um tempo, perdeu quase por completo a sensibilidade ao toque. Voltei a loja reclamar (a garantia tinha acabado há pouco) mas de nada valeu. Desde então, por muito bom que seja, deixei de confiar no material da Samsung. E tb fiquei com o atendimento na Ensitel atravessado na garganta!

        1. Avatar de nuno martins
          nuno martins

          Boas. Na verdade isto também me acontece com um htc hd que eu tenho. Ja foi mudar o ecra uma vez, mas voltou a acontecer.
          Nunca relacionei, mas a verdade é que sempre que existe essa mancha (já a volto a ter no segundo ecra colocado), de vez em kd o visor deixa de responder e lá temos nos que tirar a bateria e voltar a ligar. Resultado, DETESTO HTC HD

    3. Avatar de Ana
      Ana

      O meu tablet foi adquirido ontem. Ainda não vi nehum dos vossos problemas, mas tenho outro… Liguei à internet no primeiro dia, tudo bem… tenho wi -Fi em casa, no trabalho, em alguns lugares da cidade… excelente. Esta manhã instalei uns programas de tradução, kingsoft office,acrobat reader e dropbox….descansei na hora do almoço… quando voltei quis ver os mails e continuar a explorar e nada. Aparece a ligação ao Wi Fi com sinal alto e depois para ver os sites diz: erro de autenticação…. sabem o que devo fazer?
      Obrigada

      1. Avatar de Hugo Cura

        Onde é que surge esse erro de autenticação? Na gestão de ligações Wi-Fi ou no browser?
        Aparentemente parece dever-se à rede Wi-Fi em utilização nesse momentos.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Amigo, o problema pode ser com sua rede. Tinha o mesmo problema aqui em casa. Chamei um técnico da operadora de internet e ele configurou tudo ok. Faça um teste. Veja se seu tablet se conecta em outras redes. Se conectar o problema é a configuração de sua rede.

  2. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    O Android suporta Java?

    1. Avatar de Tiago Bento
      Tiago Bento

      Presumindo que estejas a falar do Java ME, como aquele que funciona em telemóveis mais simples, ou do Java SE, como aquele que se encontra nos PCs, nenhum desses dois é suportado pelo Android, pelo menos em Android “puro”. O Android usa java mas com uma máquina virtual diferente chamada Dalvik. No fundo é como que se fosse uma versão “especial” de Java exclusiva do Android.

      Espero ter esclarecido a tua dúvida.

      1. Avatar de Baltazar
        Baltazar

        Esclarecido!

  3. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    a palavra da moda é ecosistema.
    Não adianta nada ter super-especificações se o resto não acompanha

  4. Avatar de Pedro Pinto

    Parabéns pela excelente análise Hugo. Um abraço
    PPinto

  5. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    A falta de interfaces de ligação USB, HDMI e microSD não seria antes uma característica dos tablets? O iPad também não possui nada disso. Com uma espessura tão pequena haveria espaço para isso? Creio que o grande problema dos tablets Android é a falta de aplicativos específicos para o Honeycomb. É incontornável que sem bons apps não há dispositivos que tenha sucesso nos dias de hoje. Esse paradigma poderá mudar com o Windows Phone 8 “com tudo incluído”? Talvez, mas no momento sem bons aplicativos, mesmo um dispositivo com hardware excelente não se sustenta (vejam o Playbook). No momento eu aconselharia a quem quer um bom tablet comprar um iPad. Quando sair o Ice Cream Sandwich talvez tenhamos os tablets Android “à sério”, mas no momento não há concorrência real ao tablet da Maçã.

    1. Avatar de tsa
      tsa

      Atenção a versão do windows 8 para tablets vai usar um processador ARM. Logo os programas para funcionar nesses tablets precisam de ser recompilados. Mas para isso é necessários que compiladores originais dos programas suportam a arquitectura ARM.

      1. Avatar de Maybe
        Maybe

        Posso estar enganado… mas já li (não me lembro bem onde) que o Windows 8 vai usar muito HTML5 e muito silverlight como linguagem de programação preferencial para tabletes… e acho que a única recompilação que se terá que fazer será mesmo na resolução do ecrã… que acredito que tanto o silverlight como o HTML5 se vão poder automaticamente ajustar… Acredito como tab que o Windows 8 vá abalar o mercado… o que é dificílimo muito por causa dos média que só fazem propaganda a maça

        1. Avatar de tsa
          tsa

          Sim, mas isso é valido apenas para novas aplicações, não para aplicações já existentes que é o que muita gente pensa.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Por o iPad não possuir quer dizer que não é útil? Eu senti que necessitava disso. O próprio Honeycomb evoluiu nesse sentido onde na versão 3.1 foi introduzido suporte a vários dispositivos externos.
      O Acer Iconia a500, por exemplo, tem essas interfaces. Sem dúvida que não é tão fino quanto este Galaxy Tab 10.1″ mas é claro que não foi “feito um esforço” para lá incluir essas interfaces. Ou o slot para microSD ocupa muito espaço??

      Quanto ao Ice Cream Sandwich… sim, vamos esperar 🙂

  6. Avatar de Tiago F.
    Tiago F.

    Continuo confuso com uma coisa nestes galaxy tab’s

    qual a diferença do GT-7500 para o GT7510???

    1. Avatar de LeandroF
      LeandroF

      GT7510 não têm 3G, ou é ao contrário?!

      1. Avatar de Tiago F.
        Tiago F.

        não faço ideia espero que alguém aqui esclareça este assunto

    2. Avatar de aver
      aver

      Não te estás a referir às diferenças entre o Galaxy Tab 10.1
      – GT-P7500, “magrinho”, o do post,e o
      – GT-P7100, “gordo”, que saiu antes do iPad 2 ?

      Sobre o P7100 vê este post:
      https://pplware.sitedev.pt/gadgets/analise-samsung-galaxy-tab-10-1v/

    3. Avatar de Hugo Cura

      Eu esclareço:
      – GT-P7500: 3G + Wi-Fi
      – GT-P7510: Wi-Fi

      1. Avatar de Tiago F.
        Tiago F.

        obrigado o meu ja vem a caminho e o asus transformer tf101

      2. Avatar de João
        João

        Não funciona como celular não ?

  7. Avatar de Joel Faria
    Joel Faria

    Muito boa análise. Parabéns!

  8. Avatar de eu mesmo
  9. Avatar de Filipe Lourenço

    Eu estive com este preciso tablet em mãos com o Hugo e a experiência é engraçada, mas em termos de fluidez do interface, foi mesmo o que me desapontou mais, e claro, a habitual plastiquisse típica de hardware Samsung, que não combinada nada bem com o preço anunciado por um aparelho deste tipo.

  10. Avatar de ElectroescadaS

    Um aparelho destes serve exactamente para quê?

    1. Avatar de zp
      zp

      haha…serve para os adolescentes brincarem às aplicaçõezitas. Tive um asus transformer e devolvi-o passados 2 dias. Sem o windows, para mim, é mais um brinquedo do que uma ferramenta. Ainda é cedo para comprar! Venha o Windows 8 para tornar os tablets mais numa ferramenta de trabalho para “homens” e menos num brinquedo de teenagers. ^_^´

      1. Avatar de PP
        PP

        se tivesses um adoravas,lol
        retrograda

        1. Avatar de zp
          zp

          @PP comprei um asus transformer e devolvi-o. Acredita que se tivesse gostado do android tinha ficado com ele!

  11. Avatar de jose
    jose

    da para telefonar?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Apenas via rede de dados. Skype, Tango, Fring, Viber, etc…

  12. Avatar de bastos

    Excelente analise Hugo! Continua com o Bom trabalho!!

  13. Avatar de Vítor M.

    Excelente trabalho, estas análises demoram o seu tempo, mas o rigor é fora de série, ímpar dentro deste segmento.

    Mais uma vez está dissecado um gadget que, apresentado noutros locais, dá impressão de ser um outro qualquer e não este.

    Rigor, rigor, rigor. Muito bom trabalho.

  14. Avatar de Arkan
    Arkan

    Tenho esse e nao tenho o que reclamar,

    me atende bem, apenas a loja android q é muito ruim. Agora vamos a pergunta: Notou que ele por exemplo, escutando musica, e navegando, do lado esquerdo ele esquenta e bem ?

    Mas se fechar uma aplicação ele fica sem esquentar ? faça o teste.

    O meu que comprei aqui no Brasil, veio com o adaptador usb q ligo embaixo dele, comprei para proteger ele a capa de silicone, e a SGP que protege tb qndo nao esta na capa de silicone.

    Fora isso, se você descobrir como mudar os canais do youtube, mesmo com a conta do gmail vinculada a outros tipos de videos, e o live wallpaper da cerveja que sumiu do android market, mande para nós 🙂

    Ah, comprei o dock dele 🙂 baratinho por us$22,00 original.

  15. Avatar de Arkan
    Arkan

    Tenho esse e nao tenho o que reclamar,

    me atende bem, apenas a loja android q é muito ruim. Agora vamos a pergunta: Notou que ele por exemplo, escutando musica, e navegando, do lado esquerdo ele esquenta e bem ?

    Mas se fechar uma aplicação ele fica sem esquentar ? faça o teste.

    O meu que comprei aqui no Brasil, veio com o adaptador usb q ligo embaixo dele, comprei para proteger ele a capa de silicone, e a SGP que protege tb qndo nao esta na capa de silicone.

    Fora isso, se você descobrir como mudar os canais do youtube, mesmo com a conta do gmail vinculada a outros tipos de videos, e o live wallpaper da cerveja que sumiu do android market, mande para nós e ah sim, mesmo que estejamos em países diferentes, queria saber se você só deixnado o chip 3G da sua operadora, se o sinal de ocupado prevalece quando você tenta ligar para o numero do chip 3G 🙂

    Ah, comprei o dock dele 🙂 baratinho por us$22,00 original.

    Não sei pq o comentario nao esta indo…

    1. Avatar de Hugo Cura

      – sim, do lado esquerdo em cima, atrás, aquece bastante. Referi-o no “Veredicto”.

      – Não sei como mudar isso no youtube. Lamento mas já não tenho o tablet comigo.

      O dock a esse preço foi boa compra. Falarei dele brevemente.

  16. Avatar de Valente
    Valente

    Já tinha dito isto no umboxing e repito aqui:

    “Estive numa conhecida loja onde nós podemos ver com as mão à vontade e comparei este novo galaxy 10,1″ com o Eee Pad Transformer ambos com o 3.1 Achei a fluidês semelhante entre eles. Entretanto reparei que o Eee Pad já tinha feito o download duma actualização e perguntava se podia ser lançada. Como havia pouca gente à volta lancei-a e o Eee Pad ficou em 3.2 com a actualização posterior de 16/08/2011. E aí sim, reparei que o Asus ficou bem mais fluído que o Galaxy. Comparando um ao lado do outro é a melhor maneira de ver.
    Portanto, saia a 3.2 para o novo Galaxy Tab 10,1″.”

    E se ainda não tem a 3.2 não deve tardar!!!

  17. Avatar de Robson
    Robson

    Qual a diferença do 7500 para o 7510?

  18. Avatar de Diogo Pereira
    Diogo Pereira

    Boa análise.

    Mas fiquei com muitas duvidas agora. Visto vários defeitos neste tablet, como os “newton rings”, aquecimento (como referiu o Arkan).
    Á uns dias estive na worten e tive com este tablet na mão e gostei bastante dele, também estive com o sony S e também me agradou.
    Mas qual me sugerem a comprar? :s

    1. Avatar de Hugo Cura

      Só tu poderás escolher. Os newton rings são um defeito, portanto há que reclamar e fazer valer a garantia. Já o aquecimento é normal em todos eles (até no iPad). No caso dos Samsung, aquece da mesma forma no GT-P1000, GT-P7100 e GT-P7500/10.

  19. Avatar de Hugo
    Hugo

    ola boa tarde,
    gostaria de saber a vossa opiniao deste tablet :
    http://www.yarvik.com/en/products/tablets/tablets_10/TAB410/

    desde ja o meu obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Talvez o melhor mesmo seria tentar procurar feedback de quem já o tenha comprado.
      Assim de repente, eu rejeitava-o pelo ecrã ser resistivo e não capacitivo (já mexi num tablet dos chineses, de ecrã resistivo, e é mau). Falta-lhe também o multitouch.
      É claro que tudo dependerá do preço. Passei por um pequeno vídeo no Youtube e parece-me que o sistema tem falta de algumas optimizações, mas “safa-se” razoavelmente. Há tablets destes que têm problemas em usar o Android Market. Não sei se é o caso, mas será conveniente ter a certeza.

  20. Avatar de Hugo
    Hugo

    Pois também fiquei com essa má impressão.
    Mas esse tablet anda por volta dos 130€, o que não se pode pedir muito…
    Não pretendo fazer grande uso do tablet, mais coisas simples.
    Desde ja o meu obrigado!

  21. Avatar de negu
    negu

    Hugo, esse tablet P7500 pode-se instalar o windows 7 ou 8?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Windows não. Se linux servir, nomeadamente Ubuntu, já existem alguns desenvolvimentos: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1145895

  22. Avatar de Diego de Rocha
    Diego de Rocha

    Existe algum aplicativo para TV Digital para este tablet ?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não sei a que “TV Digital” te referes, mas podes experimentar o SPB TV.

      Se não for isso que procuras, então especifica melhor para que te possa ajudar.

      1. Avatar de anaim80
        anaim80

        Existe alguma forma de ver tv (portuguesa e espanhola) neste tablet?

  23. Avatar de Max
    Max

    Alguém sabe dizer se o GPS que vem neste tablet Galaxy funciona sem ele estar conectado à Internet? Ou seja, funciona como um GPS veicular tradicional?
    Na loja me disseram que ele tem que estar conectado à Internet para o GPS funcionar, o que achei estranho!!!!
    Obrigado.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, funciona.
      Sabes que na loja, para eles GPS é o Maps+Navigation, logo “precisa de internet”…

  24. Avatar de Emanoel
    Emanoel

    Olá gostaria de saber se é possivel conctar HDs externo nele ( 500gb ) e se ele reconhece os 500.

    Estou em duvida entre pegar um modelo de 16 ou de 64 ( diferença de 300 reais dos 2.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim é possível, desde que tenha pelo menos a versão 3.1 do Honeycomb (já lançada) reconhece pelo menos FAT32 e NTFS.

  25. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas.
    Comprei um Galaxy tab 10.1, tenho uma questão
    Ao tentar abrir o site do millenium e de seguida o streamer para ir à bolsa, ele diz-me que tenho que instalar o java para puder aceder.. mas nao tras ja o java instalado?
    Nas definições tenho o java activo..

    Alguma dica?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Como não tenho código de utilizador no streamer não posso experimentar, no entanto apenas sugiro outro browser (como o Opera ou Dolphin HD).
      Não tenho a certeza, mas parece-me que a opção de java no browser se refere unicamente a java-script e não a uma apicação java (como possivelmente será o caso desse streamer). Se nos outros browsers não funcionar, então será esse o motivo.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Boas amigo.
        Já experimentei tambem com o opera e com o dolphin HD e também dá o mesmo erro.. diz que é necessário o java 6 para continuar.
        Então o java que vem nas definiçoes não serve para a abrir esta janela? não ha solução?
        obrigado

        1. Avatar de Hugo Cura

          Isso é algo não nativo no Android onde o principal problema é essa plataforma da bolsa não prever o acesso de dispositivos móveis (onde segundo acabei de ver o processo de conversão é simples).

          Existem métodos para colocar isso a funcionar mas exigem algo mais do que instalar um simples programa. Aqui por exemplo: http://www.netmite.com/android/

          Depois existem muitas outras soluções googlando apenas por “android run java application”.

          Nunca fiz esse procedimento e não faço ideia das dificuldades que possam surgir.

          Talvez seja uma boa ideia (pelo menos mais prática) usar o Teamviewer ou logmein para utilizar a aplicação recorrendo remotamente a um PC.

  26. Avatar de Weslley
    Weslley

    Hugo,
    muito boas considerações…

    to querendo comprar um tablet para mim, estou em duvida entre o Samsung P7500 e o Ipad 2.

    Levando em consideração a qualidade do equipamento, durabilidade da bateria, aplicações (pagas ou free – indiferente), o que me sugere?

    Obrigado.

    1. Avatar de Weslley
      Weslley

      Leve em consideração também que usarei para trabalho, precisarei de aplicações estilo office (email, agenda, documentos word, excel, pdf, e também acesso sites em flash)

      Obrigado a todos.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Eu ia de imediato recomendar o iPad 2 mas se o “acesso a sites em flash” é um requisito então já não poderá ser esse.

        O Asus Transformer Prime é uma boa alternativa a considerar nos tablets Android, não é muito mais caro que o P7500 e tem melhor qualidade… no entanto tem alguns pormenores que não estão bem conseguidos. Brevemente publicarei uma análise ao Asus Prime.

        1. Avatar de Tiago Dias

          No iPad 2 é facilmente ultrapassado o problema no flash.. claro que nunca fica a 100 %, mas dá bem para desenrascar a maior parte das vezes..

          1. Avatar de Hugo Cura

            Exacto, depende da interacção que seja necessária com o conteúdo. Se for apenas vídeos a maior parte darão para ver.

  27. Avatar de Káka
    Káka

    E é possível transferir filmes em divx ou DVD, para este tablet para depois os ver?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, de divx, DVD (com o devido rip), mkv, wmv, etc, etc.

  28. Avatar de Inês
    Inês

    Olá,
    muito útil e bem estruturada esta análise para qualquer nível de conhecimento na matéria em questão. Comecei hoje a ver/conhecer tablets e suas características e obrigada por me ajudar a decidir. Afinal foi mais fácil do que pensava. Parabéns!

  29. Avatar de carlos
    carlos

    Comprei um recentemente, já vem com 4 G
    fiquei entre o ipad e ele, mas analizando muito acabei comprando o Sansung.

  30. Avatar de Marco Antônio Ramos
    Marco Antônio Ramos

    Meu Galaxy Tab 10.1,GT-P7500 parou de funcionar, como dar um reset ou tirar a bateria?
    Obrigado

    1. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      Marco, basta deixares o dedo alguns segundos pressionado no botão do power que ele desliga por completo. Agora eu tenho um problema no meu Samsung tab 10.1, ando a perder sensibilidade no ecran embora funciona bem com o dedo mas com a pen Alupen da just Mobile, ele simplesmente falha muitas vezes os cliques e o deslizamento de janelas vertical/horizontal. Alguém tem os mesmo “sintomas”? será do ecrãn (está limpo)

  31. Avatar de ana ju
    ana ju

    oi comprei o tablet samsung 10.1 esse mesmo o P-7500 adoro ele, tinha um ipad 2 e vendi o mesmo cara qe vendi quando ui comprar um novo me aconselhou a comprar o da samsung pq ele tem mais aplicativos gratis, mas muita gente fala que eu devia ter comprado o ipad mas fico pensansdo,se fiz um bom negocio pq todo mundo fala que ipad é melhorque eu devia ter escolhido o outro mas nao sei!? 🙁

  32. Avatar de Thalys
    Thalys

    Ei amigo, este aparelho faz e recebe ligação ?

  33. Avatar de natacha
    natacha

    ola eu comprei recentemente o samsung tab 2 10.1 e muito giro, mas quando fui tentar ver series online apartir do meu tablet nao consegui ver porque nao ha flash player .por acaso alguem me dizer o que fazer para colmatar esta falha ou alguma aplicacao que faca que faca o mesmo que o flash player ?

    1. Avatar de Hugo Cura

      A Adobe descontinuou o plugin Flash Player e retirou-o da Play Store (não percebi bem porquê).
      Instala este que deve funcionar:
      Adobe Flash Player 11.1.115.20 Android 4.x

  34. Avatar de disgruntled samsung tablet consumer
    disgruntled samsung tablet consumer

    carissimos,
    venho reportar uma situação neste tablet, que está a estragar a minha experiência com os tablets – ao fim de 1 dia de intensiva utilização, desliga-se o ecran, e o tablet fica off e já não o consigo ligar – alguém teve alguma experiência deste tipo ?
    abraço

  35. Avatar de carlos
    carlos

    no comeco eu gostei.. Mas a sensibilidade da tela para internet ficou muito ruim.. Nao responde muitas vezes.. Comprei um cel sansung funciona muito melhor.. Nem uso mais o tablet.. Fica o tempo td guardado…

  36. Avatar de paulo c c cunha
    paulo c c cunha

    O “meu” vai fazer 2 anos de uso relativamente intenso sem dar nenhum problema, meu entre aspas porque comprei um E8000 no final de 2013 e passei o P7500 para minha mae que usa mais do que eu, fica o dia todo no Facebook trocando receita colocando fotos…. enfim, otimos aparelhos, recomendo.

  37. Avatar de Zenito Roque
    Zenito Roque

    Estou um problema, com meu aparelho (Samsung Galaxy Tab 10.1- GT- PT 7500), não efectua chamadas, não apresenta a funcionalidade de chamadas. Oque faço? Será este tablet não é compativel para tal? Ou é necessário reinstalar o sistema operativo(versão andoid 4.0.4)?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não é suposto que o tablet faça chamadas GSM. Poderá utilizar outras aplicações para fazer chamadas, como Skype, Hangouts, Facebook Messenger ou outra.

      1. Avatar de zenito Roque
        zenito Roque

        Obrigado pelo contributo. Só mais uma pequena pergunta/observação. Eu já usei um Samsung Galxy tab 10.1, que trazia a funcionalidade para chamadas. A que se deve esta diferença?

  38. Avatar de Carlos
    Carlos

    Vou ajudar vcs, para atualizar o Android para uma versão mais recente basta instalar o programa Kies disponível pela Sansung no pc e fazer a conexão pelo cabo usb.

  39. Avatar de jefferson gomes
    jefferson gomes

    galera pelo Amor <
    me ajudem meu gtp7500 parou do nada nao da sinal de vida oq fazer ja tentei de tudo já

  40. Avatar de jefferson gomes
    jefferson gomes

    galera pelo Amor <
    me ajudem meu gtp7500 parou do nada nao da sinal de vida oq fazer ja tentei de tudo já

  41. Avatar de Ebrenha Flores
    Ebrenha Flores

    oi pessoal peco uma mao de vocês, a parada ee seguinte: o meu gtp7500 nao faz chamadas, gostaria que me ajudassem , ja tentei fazer paragem nas apliccao do marcador de teclado mas nada da certo. aguardo

  42. Avatar de marco
    marco

    este tipo de tablet da para efetuar chamadas e mensagens????