Análise Optimus Boston 4G – O 4G Low-Cost

64 Comentários

O Optimus Boston 4G é a mais recente aposta da Optimus para o mercado de baixa gama equipado com 4G. Mas não se deixe enganar, trata-se de um equipamento sólido que, apesar do preço e hardware mais modesto, envergonha muitos concorrentes directos.

Boa autonomia, ecrã e fluidez são alguns dos pontos fortes do smartphone que trazemos hoje para análise.

boston4g_splash


Cada vez mais utilizamos a internet via 3G nos nossos smartphones, principalmente pela necessidade de utilizar apps “on the move”, isto é, a caminho de casa, a caminho do trabalho, quando aproveitamos aquele bocadinho para consultar o e-mail ou as redes sociais.

Os pacotes de dados tornam-se mais baratos e surge uma nova tecnologia, o 4G. Quase 4 vezes mais rápido que o antecessor, o 4G veio para ficar e para a sua disseminação contribuem os dispositivos económicos compatíveis, como o Optimus Boston 4G.

Especificações

Equipado com um processador dual-core Snapdragon a 1.2GHz e 1GB de RAM, o Boston 4G está mais do que habilitado para desempenhar as tarefas do dia-a-dia. A versão 4.1.2 do Android Jelly Bean incluída no equipamento é rápida e fluída.

  • Dimensões: 67 x 131.5 x 9.64 mm
  • Peso: 143 grams (bateria incluída)
  • SO: Google Android Jelly Bean 4.1.2
  • CPU: Qualcomm Snapdragon 400 MSM8930 @ 1200 MHz
  • RAM: 1 GB
  • ROM: 3.7 GB
  • Ecrã: 4.5″ @ 540 x 960 px
  • Som: microfone e altifalante mono, jack 3.5mm
  • Conectividade: micro USB 2.0, microSD, microSDHC, TransFlash, Bluetooth WiFi b/g/n, rádio FM, GPS (Assisted GPS, QuickGPS, Geotagging)
  • Câmara: 8 MP (traseira), 1.3 MP (frontal), flash LED
  • Bateria: 2100 mAh

Consulte as especificações completas aqui.

Vídeo-Análise

O conteúdo de todo o artigo é uma explicação mais detalhada desta vídeo-análise.

Acessórios incluídos

boston4g_hw (21)

Dentro da caixa do Optimus Boston 4G podemos encontrar o habitual: o dispositivo, uns auriculares estéreo com botão atendedor de chamadas, um carregador, cabo USB e manual rápido de iniciação.

Qualidade de construção e ergonomia

Considerando o seu preço e o facto de se tratar de um modelo de “marca branca”, a qualidade de construção é bastante boa. É um equipamento que transmite robustez, os seus plásticos não rangem e têm um toque aveludado, agradável ao toque, e a moldura cromada dá-lhe um toque mais elegante. No entanto, estes plásticos acabam por “atrair” alguns riscos devido às sua textura.

boston4g_hw (3)

Em termos ergonómicos, o smartphone assenta bem na mão, apesar das suas linhas rígidas e não é pesado. Só não gostei muito da posição e saliência da lente da câmara, sentia muitas vezes o dedo sobre a mesma.

boston4g_hw (14)

boston4g_hw (18)

Botões e Conectividade

O Boston 4G inclui o conjunto típico de botões e entradas de um telemóvel Android. Na parte de cima encontra-se o jack 3.5mm para os auriculares e a porta micro-USB.

boston4g_hw (15)

Na parte de baixo encontra-se o microfone.

boston4g_hw (5)

De lado temos os habituais botões do volume e botão de desbloqueio.

Sobre a frente do dispositivo estão dispostos os 3 botões touch principais do Android, Voltar Atrás, Home e Opções.

boston4g_hw (12)

Ecrã

Com um generoso ecrã de 4.5” a 960×540 px, os píxeis são apenas visíveis aos mais puristas. Mesmo estando habituada a um ecrã Super AMOLED da Samsung, considero o brilho e constraste deste smartphone bastante razoáveis, assim como o seu ângulo de visão.

boston4g_hw (9)

O ecrã consegue regular automaticamente o seu brilho graças ao sensor de luminosidade presente na frente do equipamento. Mesmo contra o sol, é possível ver claramente o ecrã.

boston4g_hw (11)

Câmara

A captura de imagens deste smartphone é razoável, as cores não são são por aí além, notando-se por vezes alguma saturação, mas os 8 MP e flash são bem-vindos.

boston4g_hw (19)

boston4g_hw (17)

Cidade de Lisboa ao pôr-do-sol, cerca das 20h26 da noite.
Cidade de Lisboa ao pôr-do-sol, cerca das 20h26 da noite.

Já em relação à gravação em vídeo, ponto muito positivo para a inclusão da gravação a Full HD 1080p @ 30fps, apesar de se notar um ajuste irritante da câmara durante a gravação, quando tenta auto-focar os objectos.

Teste de gravação

Download: Exemplos de fotos e vídeo [87.8MB]

Som e Altifalantes

A qualidade do altifalante de chamada está dentro da expectativas mas fiquei decepcionada com a qualidade de som do altifalante externo – é muito fraco, quase estridente.

boston4g_hw (16)
Altifalante de chamada.

Decidi então experimentar os auriculares estéreo incluídos na embalagem e fiquei, mais uma vez, desiludida… achei os auriculares muito fraquinhos. Pensando ser problema destes, decidi experimentar uns bons headphones mas o resultado foi o mesmo. Conclusão: este não é um telemóvel para ouvir música, pelo menos para os mais puristas.

boston4g_hw (24)
Os auriculares estéreo incluídos possuem um botão atendedor de chamadas e microfone. No entanto, o som é bastante mau.

RAM e Armazenamento

1 GB de RAM é, hoje em dia, bastante decente para um smartphone deste tipo. Apesar de 200 MB serem utilizados pelo GPU, em média mais 500MB são ocupados, restando cerca de 300 MB para tarefas mais exigentes ou aplicações em segundo plano.

boston4g_sw_storage (2)

Já em relação ao armazenamento interno, 2.5GB para a instalação de aplicações é muito pouco. Depois de instalados alguns jogos e aplicações, rapidamente fiquei com apenas 500MB disponíveis. É claro que é possível adquirir um cartão de memória até 32GB, mas mesmo assim, não deixa de ser muito pouco.

boston4g_sw_storage (1)

Software

A versão do Android incluída no Boston 4G é o Jelly Bean 4.1.2.

boston4g_sw_so (1)

Apesar de não se tratar do último update ao sistema operativo, esta versão encontra-se despida da habitual “tralha”, o “bloatware” incluído pelos fabricantes e operadores. Estão instaladas apenas  2 aplicações da operadora, percebendo-se assim a rapidez do sistema operativo.

boston4g_sw_launcher (4)

Trata-se de uma versão praticamente idêntica à AOSP, com a interface original do Android e poucas modificações.

boston4g_sw_so (3)

 

Desempenho gráfico

resposta ao toque é imediata – a interface é de facto muito fluída, mesmo alternando rapidamente entre aplicações. Achei a “experiência Android” muito agradável para um smartphone desta gama de preços. Para testar a fluidez da interface Android costumo abrir uma série de ecrãs, por exemplo através das Definições. Depois, toco sucessivamente na tecla “voltar atrás” e verifico o atraso na mudança dos ecrãs. O Boston portou-se deveras muito bem neste campo.

boston4g_sw_so (2)

desempenho gráfico é muito bom para a sua gama. Não notei qualquer lag ou entrave em jogos altamente tridimensionais, como o Gru – o Maldisposto, que podem ver na vídeo-análise. Vale  a pena assinalar que, apesar do Boston 4G ser um equipamento habilitadíssimo para a generalidade dos jogos, o seu hardware poderá limitá-lo em futuras versões do Android, mas isso é apenas contornável com hardware de alta gama.

Para ter uma noção das capacidades do hardware, foram corridos dois benchmarks, o Antutu Benchmark e o Quadrant. Os resultados falam por si mesmos:

boston4g_sw_bench (1)

boston4g_sw_bench (2)

Desempenho do 4G

Sendo esta uma das, ou mesmo “a” principal bandeira deste modelo, a inclusão do 4G é o que distingue o Optimus Boston da restante oferta do mercado. E não se sai nada mal. Fiz algumas medições à velocidade de acesso 4G dentro de Lisboa, pelo Parque das Nações e fora de Lisboa, a cerca de 40 Km da cidade. Curiosamente, foi fora da cidade que cheguei a melhores velocidades, atingindo quase 26 MBit/seg de download.

boston4g_sw_4g (2)
Teste realizado no Parque das Nações, Lisboa.
boston4g_sw_4g (1)
Teste realizado a 40KM de Lisboa.

Gostei tanto da experiência 4G que cheguei a utilizá-lo muitas vezes como hotspot WiFi via tethering. E nem por isso a bateria se gastava muito depressa, fiquei deveras impressionada.

Autonomia

Com uma capacidade de 2100 mAh, a duração da bateria do Boston 4G surpreendeu-me.

boston4g_hw (20)

As condições de teste são as habituais: brilho automático, serviços de sincronização, 4G e WiFi sempre ligados, todas as notificações do Facebook e restantes aplicações activas. Com um uso muito intensivo, com chamadas, quase 1 GB de tráfego em 4G por tethering, utilização da câmara e jogos 3D, a bateria conseguiu durar mais de 1 dia e meio, o que é bastante razoável hoje em dia. Com uma utilização mais moderada é possível passar os 2 dias de utilização.

boston4g_sw_batt (1)

Preço

É possível adquirir o Boston 4G por €279,90 e poderá, de  15 de Julho a 31 de Agosto, desbloqueá-lo gratuitamente numa loja Optimus. Pode ainda ser adquirido por €99,90, associado ao novo tarifário Smart Super 4G, que tem um custo mensal de €49,90 euros. É aqui que surgem as discussões.  Com esse preço comprava bem melhor! Acha? Um 4G por €279,90, desbloqueado?

É claro que só vale a pena adquirir um equipamento 4G se estiver disposto a gastar algum dinheiro por mês num bom pacote de dados, preferencialmente ilimitado.

Prós:
  • Boa autonomia
  • Qualidade do ecrã
  • Velocidade 4G
  • Desempenho gráfico e fluidez.
  • Gravação de vídeo Full HD.
  • Preço.
Contras:
  • Armazenamento disponível ridiculamente pequeno (apesar de se poder usar cartão de memória).
  • Update do sistema operativo não é o mais recente.
  • Incerteza da compatibilidade com futuras versões do Android.
  • Auto-focus na gravação prejudica o vídeo.
  • Qualidade de som, tanto pelos headphones como pelo altifalante.

Veredicto

Este é um smartphone indicado para aqueles que:

  • Possuem um orçamento limitado.
  • Precisam de um smartphone desbloqueado sem exagerar no preço.
  • Utilizam muito a ligação de dados.
  • Estão dispostos a pagar  por um pacote de dados 4G.
  • Pretendem um equipamento com boa autonomia.
  • Não valorizam demasiado as capacidades de captura de imagem.

Se se encaixa minimamente neste perfil, então o Optimus Boston 4G é o equipamento ideal para si.

Homepage: Optimus Boston 4G
Download: Exemplos de fotos e vídeo [87.8MB]

Galeria de imagens e screenshots

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cenas
    Cenas

    no verdicto dizem:
    Precisam de um smartphone desbloqueado sem exagerar no preço.

    Mas o telemóvel está bloqueado à Optimus ou é Livre?

    1. Avatar de Ana Narciso

      É bloqueado mas pode ser desbloqueado gratuitamente. Convém ler o artigo…

  2. Avatar de André Andrade
    André Andrade

    Entre boston e san remo, não olhando para o 4g, que diferencia os dois?
    Obrigado e bom post 😉

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sem ligar ao 4G, são diferente, o Boston é superior ao San Remo.

      O San Remo tem um CPU a 1Ghz enquanto o Boston tem a 1.2Ghz.
      O ecrã do Remo é 0.2” maior, mas com a mesma resolução, por isso não adianta nada.
      A capacidade da bateria do Boston é maior (2100 mAh) do que a do Remo que é 1800 mAh.
      A versão do Android do Boston é mais actual que a do Remo.
      O Remo já não dá para desbloquear gratuitamente, pelo que li.

      Concluindo, por 30€ acho que ficas melhor servido com o Boston.

      Specs:
      Boston 4G: http://pdadb.net/index.php?m=specs&id=4318&c=orange_lumo
      San Remo: http://pdadb.net/index.php?m=specs&id=4320&c=orange_san_remo_tcl_s820

      1. Avatar de André Andrade
        André Andrade

        Obrigado Ana 😉

      2. Avatar de Bruno Mendes
        Bruno Mendes

        Olá Ana, se tivesses que escolher entre o Samsung Galaxy S3 mini e o Optimus Boston, qual escolherias?

  3. Avatar de sergio
    sergio

    boas.

    parabéns, pela analise… esta muito bem elaborado 5*. grande post.

    1. Avatar de Ana Narciso
  4. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    No veredito:

    Estão dispostos a pagar por um pacote de dados 4G….

    Porque? Tenho o Galasy S4 e não pago por nenhum pacote de dados 4G. Nos locais onde capta 4G ele muda automaticamente de 3G para 4G e não pago mais por isso…

    1. Avatar de iMe
      iMe

      Refere-se a pacotes de internet, a fim de usufruir das velocidades 4G

    2. Avatar de Ana Narciso

      João, é preciso ler a opinião como um todo.Eu não falei em pagar mais por usar 4G. Disse simplesmente que, para tirar o máximo partido da velocidade aconselho um bom pacote de dados.

      Se o 4G não é uma prioridade, há alternativas a este modelo bem mais baratas e com as mesmas características. Ou então, pelo mesmo preço, modelos bem superiores.

      Se a utilização é ocasional, o 3G serve perfeitamente. No teu caso, adquiriste um S4, é um topo de gama, incomparável a estes modelos. A principal razão pela qual o adquiriste não foi com certeza o 4G, mas sim o seu ecrã, desempenho espectacular e por aí fora.

      A conclusão da minha opinião é simples: se alguém tem o orçamento limitado, só deve escolher um smartphone barato com 4G se for tirar partido da tecnologia, caso contrário, o 3G serve perfeitamente e com o mesmo dinheiro compra algo melhor. Se alguém quiser tirar mesmo partido do 4G, é com um pacote de dados decente, pois a utilização do 4G assemelha-se ao WiFi, nem damos pelas centenas de MB a voar.

      Espero ter-me explicado como deve de ser.

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Estava explícito (nem sequer implícito) no texto Ana. Mas que fazer ! Abraço e continuação de bom trabalho…

  5. Avatar de Tiago Correia

    Mesmo sendo de marca branca, é aconselhável comprar?

    Tenho um LG Maximus Black P970, não tenho muitos contras nele, mas gostava de trocar de telemóvel, para algo melhor. Como bateria e câmara.

    Por esta analise, pareceu-me um bom telemóvel, apenas podendo adquirir so em desbloqueado, pois sou vodafone 😛

    E visto que é 4G, e será o futuro, ja estava a prever-me com este telemóvel.

    Aconselham a comprar?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sinceramente, eu gostei da qualidade, e costumo ser muito esquisita. Com a bateria ficas bem servido, em relação à câmara, dá uma olhada aos samples disponíveis para download no artigo e compara com a qualidade da tua.

      A pensar no 4G, é um telemóvel para o futuro. A pensar numa versão futura de Android, não. Mas isso é assim na generalidade dos modelos… excepto os de topo de gama populares como a gama Galaxy.

      1. Avatar de Tiago Correia

        Em comparação a câmara do meu telemóvel com este, é boa. Só não gosto das fotos mesmo das fotos de noite, que de resto é bom. Há alguma foto de noite mesmo deste telemóvel?

        Em questões de andoid, este meu LG vinha com versão 2.3.4, e instalei-lhe a versão 4.0.4, e notei bastante diferença de android. Agora de 4.0.4 para 4.1.2 a diferença deve ser menos significativa.

        Se realmente for comprar este telemóvel, alguém interessado em comprar o meu LG P970? 🙂

        1. Avatar de Ana Narciso

          Não tenho nenhuma foto de noite, infelizmente. E neste momento já não tenho o equipamento comigo…

          Em relação à versão de Android, em termos de funcionalidades, a diferença não é tão grande, mas em termos de rapidez e fluidez das transacções, a 4.1.x é muito mais fluída!

          1. Avatar de Tiago Correia

            Se ainda conseguisse vender o meu telemóvel, que está em bom estado, ainda comprava este colocando algum mais em cima.

            Mas mesmo este sendo marca branca (Optimus), deixa-me também de pé atrás.

    2. Avatar de José Morango
      José Morango

      Por esse Dinheiro compra-se bem melhor e Livre de Operador e com 4G, Samsungs, Nokias, LG’s HTC etc… Depois essas marcas “brancas” quando avariam é o fim do mundo.

      1. Avatar de Tiago Correia

        Por ser marca branca, ainda não disse, compro já, porque senão ja teria investido, pois parece ser boa maquina a esse preço.

      2. Avatar de Ana Narciso

        José Morango, este pode ser adquirido livre de operador. Indica-me então um 4G com estas especificações e mais barato, que eu também gostava de conhecer.

        Se eu adquirisse um equipamento deste género seria a pensar num prazo de cerca de 2 anos, porque mais que isso é ter um sistema operativo desactualizado. Se houver actualizações vai ser sempre para pior, pois este hardware não é pensado a 2 anos ou mais. Para isso comprava um topo de gama.

  6. Avatar de Vítor M.

    Bom artigo, muito explicito e conciso.

  7. Avatar de iMe
    iMe

    Ana, mesmo sendo off-topic, poderia informar-me do nome do programa q usa para fazer os screen captures? Experimentei 2 da play store e nao me satisfazeram (1 deles nem iniciou depois de instalado). Sou um utilizador novo de android (há apenas 2 dias lol), anteriormente tinha um blackberry e como tal ainda ando a tentar arranjar equivalentes a tudo o q tinha instalado. Tenho um samsung galaxy s4 GT-I9505, android 4.2.2, compilaçao JDQ39.I9505XXUBMEA, unrooted

    1. Avatar de Tiago Correia

      Não é preciso nenhum programa, o próprio android (em versões recentes), ja o trás.
      No meu telemóvel, basta carregar na tecla de bloqueio e na tecla de “home”, e automaticamente faz o print.

    2. Avatar de Ana Narciso

      iMe, não é preciso nenhuma app, essa função faz mesmo parte do sistema operativo 🙂
      Carrega no botão Power e Home ao mesmo tempo. Já está!

  8. Avatar de iMe
    iMe

    Impecável, já experimentei e funciona perfeitamente como queria, muito obrigado aos dois pela disponibilidade e pela dica, abraço!

  9. Avatar de Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeiro

    Muito bom o artigo.

    Muito detalhado e mostra interesse em não enganar as pessoas em comprar em vão um produto que muitas vezes “nos sai ao contrário”. Viva o PPLWARE.

    Parabéns.

    Agora um pergunta (OFF-TOPIC), há alguma aplicação para Android que dê para ligar o smartphone via WIFI, e estando a pessoa no PC, controlar o “receber/enviar” sms no smartphone?

    Abraço.

  10. Avatar de Mario
    Mario

    Boa tarde, adorei a sua análise, mas como disse nos comentários existem telemóveis, ao mesmo preço mas sem 4G, será que me poderia dar algum exemplo? Estou a pensar em comprar um, mas o 4G é demais para mim e eu queria algo que desse para ouvir música com certa qualidade.

    Obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      Mario, dá uma olhada em todos os comentários, os nossos leitores encarregaram-se de sugerir bastantes alternativas 🙂

  11. Avatar de José Morango
    José Morango

    Boa Tarde a todos, este telemóvel e de uma forma geral todos os telemóveis de marca “Branca” das operadoras são maus e muitoooo caros.
    Espero que o pessoal do pplware não leve a mal, mas sinto-me na obrigação de ajudar o pessoal pagar fortunas por telemóveis que não valem o dinheiro que pedem. Espreitem lá estes telemóveis na expansys, são de boa marca, livres de operador e com muito mais características vejam os preços e digam lá se as operadoras aqui em Portugal não roubam á brava , vou por apenas alguns, tirando o primeiro são todos 4G

    Android :

    http://www.expansys.pt/acer-cloud-mobile-free-screen-protector-and-backcover-grey-239832/

    http://www.expansys.pt/samsung-galaxy-express-white-242107/

    Windows Phone

    http://www.expansys.pt/nokia-lumia-820-black-236952/

    http://www.expansys.pt/nokia-lumia-920-black-236810/

    1. Avatar de Tiago Correia

      Gostei muito do Samsung GALAXY Express 4G, parece-me mais interessante 🙂

      Pplware, que tal fazer uma review?? 😀

  12. Avatar de Mario
    Mario

    Boa tarde,

    Estou a pensar em comprar um telemóvel android, mas este pelos vistos não faz o meu jeito porque não preciso de 4G e o som não tem grande qualidade, podia-me dar algumas sugestões sobre telemóveis pelo mesmo preço mas que seja algo melhor que este?

    Obrigado.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Se não tiveres medo de marcas “alternativas” aconselho o ZOPO C2 Platinum ou Zopo C3. Quad Core, super ecrã, basicamente ficas com uma réplica do S4. Vê nos fóruns. Pode comprar on-line em lojas espanholas por exemplo. Entrega rápida e 2 anos de garantia

      Se tiveres medo :D, então neste momento o Acer Liquid E2 é imbativel. Quad core com versão dual e mono sim.

      Espero ter ajudado,

    2. Avatar de Valente
      Valente

      O meu Galaxy S3 Mini i8190, 4″, SAMOLED, 111 gr, é de longe melhor que este (desculpem-me esta opinião) e custou-me na Fnac 259,00 € num fim de semana.
      Só não tem 4G…
      Também os há na Optimus…

      1. Avatar de Ana Narciso

        Pela marca e pelo SAMOLED (o melhor no mercado para mim), porque em termos de especificações o Boston tem algumas melhores. Mais resolução, bateria melhor (2100mAh vs 1500 mAh), gravação de vídeo full hd.
        E claro, acho que esse Samsung tem muito mais hipóteses de ser apoiado pela comunidade open source do que o Boston.

        Mas claro, se tirarmos o 4G de cima da mesa, conseguem-se preços muito mais competitivos que o Boston, mas isso são tudo opções 🙂

  13. Avatar de Valente
    Valente

    Acerca do pacote de dados 4G…

    Eu tenho o Hiper de 50 Mb/s e no local onde moro em testes chego a ter 52,xxx Mb/s.
    Dependo do sítio claro. Ontem no combóio Alfa nem 3G tinha.
    Isto com outro phone…

  14. Avatar de Marco Pinheiro

    Não desgosto do telemóvel, mas ia atacá-lo por ter comprado um LG (não marca branca) pelo mesmo preço e com as mesmas specs. Mas lá me lembrei que o meu LG já o comprei passado um ano e… este “acabou” de sair.
    De qualquer das maneiras, faz-me confusão dar tanto dinheiro por um telemóvel de marca branca, mesmo podendo (e aparentando) ser bastante bom 🙂

  15. Avatar de Vitor Urbano

    Muito boa review! Parabéns, e este novo smartphone parece ser muito bem construído e a relação preço/qualidade muito a baixo da média.

    Só uma coisa que continuo sem conseguir entender… de que serve publicitar e investir em smartphones que suportem a rede 4G e até mesmo investir no desenvolvimento da mesma num país onde os preços para se ter internet num smartphone são simplesmente ridículos e impossíveis de suportar pela esmagadora maioria da população?

    Mais uma vez, parabéns pela análise! 🙂

  16. Avatar de João Cardoso

    Mais um para encher chouriços. Daqui a 6 meses já não recebe atualizações e daqui a 1 ano já nem se vende. É porreiro para quem quer algo barato, mas o preço tem um custo escondido a curto prazo.

  17. Avatar de M. Guerreiro
    M. Guerreiro

    Antes de mais, parabéns pela análise a este equipamento. Confesso que já estava à espera dela à algum tempo.

    Na minha opinião acho o Boston 4G um bom equipamento, mas julgo que se poderia acrescentar aos contras a falta de NFC.

    Numa altura em que este mercado está a crescer, lançar um equipamento 4G sem NFC pode ser uma lacuna. Sei que isso ia aumentar um pouco o preço, mas acho que assim colocava este telemóvel acima da concorrência.

    Mais uma vez, parabéns pela análise e pelo vosso trabalho. 🙂

  18. Avatar de Santos
    Santos

    Por cerca de 168 euros comprei o BQ Aquaris, que só peca pela fraca autonomia… e penso que não tem 4G…
    Já agora, alguém sabe se vai sair alguma actualização para o BQ Aquaris?

  19. Avatar de César
    César

    @Ana Narciso

    Estou para escrever um artigo ao pplware há alguns meses mas não tenho tido paciência…

    A RAM nos androids é útil se estiver ocupada, é como se estivesse em cache (é uma maneira de poupar bateria).
    No android a ram é gerida de maneira diferente do windows:

    No windows nao costuma haver preocupações com a bateria por isso os programas deixam de estar na ram mal são encerrados, mas no android quando “fechas” a aplicação ela fica na RAM para ao voltar a ser iniciada não te consuma tanto clocks de cpu e memária RAM, poupando imensa bateria.

    Resumindo: ram ocupada é na maior parte dos casos ram que está a ser bem aproveitada. Desaconselho os tast killers para o dia-a-dia e as preocupações com a ocupação da memória ram.
    Ram desocupada também é bom para poderes abrir aplicações que não estão na cache.

    Ao dizeres que só tens 500 mb livres estás a dizer que tens praticamente 500 mb a serem desperdiçados 😉

  20. Avatar de Filipe Oli
    Filipe Oli

    Olá
    Parabens pelo post, muito bem conseguido 🙂

    estou a pensar seriamente em adquirir o Boston 4G!
    podes falar um pouco sobre o GSP, (assisted GPS)
    trata se de uma aplicação gratuita, ou terá que se pagar cada vez que se navega? Nao sei se é Uma especie de google maps instantaneo.. é um factor muito importante para mim, na futura compra deste equipamento.
    Se poderes falar um pouco sobre esta matéria, agradeço desde já 🙂

    já agora esse “auto-focus na gravação” será que nao dá para desactivar essa opcção?

    NOTA: Sou cliente optimus, entao pelos pontos consigo preço final (249 euros) ou entao um primo desde o Optimus San Remo (199 euros) tambem me agradou bastante.. mas ainda nao estou convencido

    Um abraço
    F.

    1. Avatar de Ana Narciso

      O GPS pareceu-me decente, os satélites lockavam rápido.

      Quanto ao auto-focus na gravação, não faço ideia, já não tenho o dispositivo comigo para confirmar.

  21. Avatar de joao
    joao

    tenho este Boston e na minha opinião esta mesmo muito bom.
    a única lacuna para mim é que não da para passar aplicações para o cartão de memoria.
    gosto muito.

    cump

  22. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boa noite,

    estou indeciso entre o Boston 4G e o San Remo. Não sendo, de todo, para mim uma prioridade o 4G, e tendo em conta que, aparte dessa, as únicas diferenças são a velocidade do processador a favor do Boston e a estética a favor do San Remo, consegue ajudar-me na escolha??
    No fundo a questão é: em termos de velocidade e fluidez existe muita diferença entre os dois modelos?

    Obrigado e continuação de bom trabalho!

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Olá Bruno,
      Rcentemente comprei o Boston 4G e estou bastante satisfeito com a aquisição. posso te dizer que é bastante rápido, com várias aplicações abertas não me deixa ficar mal. Na altura da compra tambem me deparei com essa tua desisão (Boston or San). No meu caso como comprei pelos pontos Optimus tag escolha acabou por ficar óbvia ou seja por incrivel que pareca tinha á escolha os dois modelos pelo mesmo preço:
      obviamente fui para o Boston 4G (preço final -> 199,00 euros) 🙂

      Espero que tenha ajudado

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Boas,

        a questão é que venho de um Madrid! Que era bastante fluído e rápido (parecia-me, pelo menos)! O preço, no meu caso, também é o mesmo! Mas, não desfazendo, o San Remo agrada-me mais ao olho! Tenho é receio que seja pouco fluído!
        Obrigado pela ajuda!
        Cumprimentos.

  23. Avatar de Cristino Santos
    Cristino Santos

    Bom dia,

    Bom Post.

    Diferença entre o optimus Madrid e o Optimus boston 4G??

    Eu tenho o optimus madrid devo mudar para o Optimus boston 4G??

    Com os melhores cumprimentos
    Cristiano Santos

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho o Boston 4G e estou muito satisfeito.

    Pena é mesmo a memória ser pequena, mas como não sou de muito jogos e aplicações é o que me basta.

    Gosto muito das fotos e noto bastante diferença quando passo uma foto pelo aviary ou pelo pixlr que melhora substancialmente a qualidade da mesma.

  25. Avatar de vitor
    vitor

    boa tarde.

    Alguém me pode dizer a marca e o modelo do optimus boston 4g.

  26. Avatar de JRocha
    JRocha

    preciso de uma ajuda, estou em pensar em comprar um telemóvel tenho a opção de :Optimus San Remo por 179.99 ou o Optimus Boston 4G por 169.99 . ambos desbloqueados.
    Qual o melhor?

  27. Avatar de Patrícia Matos
    Patrícia Matos

    Bom dia, comprei ontem um Optimus Boston 4G mas não estou a conseguir encontrar o gestor de ficheiros do mesmo, o que não me possibilita colocar uma musica como toque ou envia-la por Bluetooth…alguém me pode ajudar?

    Deve ser algo demasiado básico mas é o meu primeiro Smartphone. Obrigada!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Olá Patrícia, experimenta instalar a aplicação “ES File Explorer”, disponível na Play Store 🙂

  28. Avatar de Patrícia Matos
    Patrícia Matos

    Obrigada pela ajuda! Já tinha instalado um gestor de ficheiros e consegui fazer o que queria mas obrigada na mesma! =) Em relação ao telefone estou bastante contente com o mesmo!

    1. Avatar de JRocha
      JRocha

      qual foi o gestor que instalas-te?

  29. Avatar de Patrícia Matos
    Patrícia Matos

    Entrei na playstore, procurei por gestor de ficheiros e instalei o segundo que aparece, cujo nome é “Gestor de Ficheiros” (Tacoty CN).

  30. Avatar de Madalena Jesus
    Madalena Jesus

    Boa tarde,

    Este telefone aceita mp3? Se não, o que é que lê?

    Obrigada.

  31. Avatar de Jorge
    Jorge

    Boa tarde.
    Este telefone aceita mp3 como tom de toque principal?
    Como fazer?
    Obrigado

  32. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boa noite,
    Recentemente instalei a aplicação Link2SD para transferir aplicações para o meu SD card, o que acontece é que para finalizar o processo pede me permissões de root.
    Ora fiz alguma pesquisa e facilmente encontrei algumas alternativas como o “Kingo” ou “UnlockRoot”
    mas o problema é que não consigo activar o USB Debugging mode no Boston 4G para fazer a sincronização com o pc.

    Alguma dica?
    Agradeço a atenção

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Entretanto descobri como se faz:
      Ir
      a cerca do telefone> Número de compilação “clicar várias vezes”
      Definiçoes avançadas> Depuração USB (on)
      ….
      O que acontece é que agora não detecta este modelo no Kingo ROOT.

      Alguma dica de programa que seja compatível come este Modelo?

      Obrigado
      Filipe

  33. Avatar de Hélder Rocha
    Hélder Rocha

    Boa noite,
    Tenho um problema, este é, tenho o telemóvel Boston 4G, só que está bloqueado a outras operadores, sou 91, como é óbvio o telemóvel é da OPTIMUS, queria saber se alguém sabe alguma maneira de desbloquear o telemóvel.

    Agradeço a quem me possa ajudar.
    Atenciosamente,
    Hélder Rocha

  34. Avatar de fernando manueul
    fernando manueul

    eu ando a pecura duma batteria boston 4 g black optimus ref 223wo 4.35 v li-ion obrigado