Análise: Nokia N97 mini

60 Comentários
Internet

Um bom browser que peca pela falta de inovação. É um browser. É rápido de facto, faz o que lhe é pedido. E eu quis ver o que o teste Acid3 tinha a dizer sobre o “fazer o que lhe é pedido”. Falhou redondamente no teste, é que nem positiva teve: 47/100, o que não é nem um bom nem um mau resultado, é péssimo!

Multimédia

Mais uma vez, quem conhece a potencialidade dos Nokias não irá ficar surpreendido. É que a não ser a qualidade de imagem devido ao ecrã, continua a ser aquilo a que já estamos habituados. Nada do outro mundo, mas também nenhuma decepção!

Galeria

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9]

Conclusões

Pros:

  • Teclado bastante bom tendo em conta que só tem três linhas;
  • Widgets bem conseguidas;
  • Vários aspectos melhorados em relação ao N97;
  • Câmara boa com um flash de topo.

Contras:

  • Processador;
  • Loja de aplicações;
  • Browser bom em velocidade mas mau em qualidade;
  • Falta de inovação.

Não sendo um smartphone para agradar ao utilizador mais exigente, a Nokia fez um bom conjunto que irá certamente agradar ao mainstream. Não tendo encontrado nenhuma falha grave, sinto que estamos na presença de um bom dispositivo.

Ao observar a linha de produtos da Nokia, nota-se que houve um esforço para juntar o melhor da N series, o melhor da E series e o touchscreen do 5800. É um dispositivo de topo a um preço que não é nada exagerado para o tipo de dispositivo. Mas o facto do Symbiam não inovar preocupa-me.

E quando me perguntaram o que tinha achado do Sistema Operativo respondi: “Entre o N95 e este, o que noto assim diferente de repente é o touchscreen integrado mais os widgets da homepage”, o que é preocupante. Quanto à dúvida N97 ou N97 mini, deixo a pergunta no ar, depois de ter já dado a minha opinião sobre o assunto.

Índice:
  1. Especificações e primeiras impressões
  2. Guerra de tamanhos e câmara
  3. Symbian, widgets e OVI
  4. Internet, multimédia e conclusões
<object width=”560″ height=”340″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/LOFp74ai5fk&hl=pt_PT&fs=1&”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/LOFp74ai5fk&hl=pt_PT&fs=1&” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”560″ height=”340″></embed></object>

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kekes
    Kekes

    Em termos de qualidade de som, como é isso? Falo em musica e tal? E que normalmente os nokias não desiludem nessa area, pelo contrario sao muito bons.

    Anyway uma boa review, fala do basico do estelele, é que eu só recomendo Nokias apesar de não ser um utilizador intensivo, actualmente, a sua facilidade de uso é acima de qualquer um. Symbian um bocadinho obsuleto, mas é tão simples que no fundo acho que é mesmo o trunfo dele.

    1. Avatar de João Campinhos

      Tem duas “colunas” em baixo e o som que sai de lá é bastante agradável. Não desilude de maneira nenhuma nesse aspecto. Aliás, os próprios auriculares (in-ear) são bastante bons.

  2. Avatar de José Xavier
    José Xavier

    Diz-me onde sentis-te a necessidade de um Processador melhor, é que durante toda a análise não te referes a lentidão nem nada que se pareça e chegas ao final e diz que um contra é o processador, só porque há telemóveis que precisam de processadores melhores para funcionar e por isso têm processadores melhores então todos tem que ter processadores de 600Mhz? Mais um pouco e vocês querem que ele tivesse um i7. Se tivesse um processador melhor a diferença ia ser 0 e o preço ia ser maior.

    Quanto ao browser é mau o da Nokia mas existem muitas soluções gratuitas e muito boas por isso embora se possa considerar um contra existe solução sem custos!

    Se isto fosse no teu blog pessoal tudo bem, mas agora analises destas no pplware, eu às vezes penso que mais vale ficarem pela apresentação de software pois é para já o único motivo que me faz vir cá para além das sextas-feiras 😉

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Nisso do CPU tens razão alem disso a duração da bateria seria muito inferior, a Nokia eu considero um telemovel, um verdadeiro telemovel, ao contrario de muitas outra que se quer potencia, e mais potencia, a Nokia prima por outras qualidades mais uteis ao utilizador comum.

    2. Avatar de Tiago Ribeiro
      Tiago Ribeiro

      Posso te garantir que a falta de processador nota-se e bem, juntamente com a memória (mais este ultimo se calhar). Se um dos “pecados” do Iphone é não ter Multitask, o pecado deste é ter Multitask e não ter características para se manter estável. Eu tenho um n97 há já uns meses, e já me aconteceu de tudo: bloqueios; reiniciar do nada; pessoas a ligarem-me e não conseguir atender;… só para falar de alguns. Às tantas, acho que é um melhor leitor de música e GPS do que telemóvel (se bem que a antena do GPS que trás é uma… vá… porcaria. Para andar no carro tive que comprar o adaptador Bluetooth). Se estou a ouvir musica, e lembro-me de ligar o GPS, e pelo meio recebo uma mensagem… esqueçam!
      Mas no geral, e fazendo uma gestão da memória com uma aplicação que se chama HandyTaskman, comporta-se razoavelmente bem. Tem também características interessantes.
      Acho que a análise podia ter sido mais aprofundada… era importante falar do GPS e da aplicação, (que agora é grátis whiii 🙂 ) do OVI Maps; Características de conectividade;… I’m just saying!

    3. Avatar de João Campinhos

      Senti a falta de processador no multitask, ou quando queria abrir e fechar aplicações depressa. Não é que seja assim tão mau mas vendo o conjunto todo era uma característica (avaliando pelo resto do mercado) que podia e devia ser melhor.

      Quanto ao browser, podem existir melhores (e não é preciso muito) mas não era o objectivo desta análise. Aliás, se fosse, tinha falado em todas as aplicações que acompanham o dispositivo, que não foi o caso.

    4. Avatar de Vítor M.

      Até quase ao final ainda vi utilidade no teu comentário. Depois, destapaste a fachada oca que há nos teus conhecimentos sobre este telefone.

      Primeiro: Era desnecessário, além de inútil, teres atacado quem apresentou uma análise consistente e sustentada.

      Segundo: Conforme viste a tua opinião vale o que vale porque outros têm uma diferente da tua, logo juízos de valor faz-los ao hamster lá de casa.

      Terceiro e para finalizar: É ridículo quando se critica, dizendo que não tem fundamento determinada afirmação, de seguida com esta frase “Mais um pouco e vocês querem que ele tivesse um i7. Se tivesse um processador melhor a diferença ia ser 0 e o preço ia ser maior.” acabas por dar razão ao autor do post 😀

      Mais 33 segundos de reflexão antes de comentar, era bem mais útil 😀

      Mas, como te disse, até quase ao final, tive a tua opinião como muito válida… pena no final teres atirado tudo a perder.

      1. Avatar de José Xavier
        José Xavier

        O meu teve utilidade até quase até ao final, o teu nem no inicio nem no fim, pois acabas-te só por me criticar sem dizer nada em relação ao que tinha dito.

        1. Avatar de Vítor M.

          Se entendo que estavas errado, para que copiar por ti 😀

          Mas repara, eu nunca disse que tinha conhecimento de causa em relação ao telefone analisado, tu é que disseste!

          Eu apenas comentei a parte analítica do artigo ao qual tu atacaste com argumentos falaciosos.

          Depois e para veres como não é uma questão de injustiça perante o teu comentário, fui ler por esse mundo fora algumas análises a este equipamento e a opinião do João é muito semelhante a um vasto leque de outros bloggers que analisaram também o N97 mini 😀

          Mas, para que fique registado, agradeço a tua participação, penso que foi interessante até te despistares em criticas parvas ao João.

  3. Avatar de Breno Peck

    saudações aqui do Brasil, via N95 velho de guerra.

    João, bela análise. Acho que faltou apenas dizer na parte sobre o navegador que apesar dele ser um tanto ruim, tem suporte a flash e dá pra usar o Youtube e vários outros sites “normalmente”. Isso compensa um pouco a lentidão e a relativa incompetência dele.

  4. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Existem mais diferenças entre o N97 e o N97 mini, mas não me vou alongar. Acho que a análise não está muito objectiva e podia ter mais pormenores. Ex.: que RAM tem o N97, entre outros. Mas também não posso esquecer que este não é um blog sobre telemóveis, por isso, também não posso pedir muito.

    1. Avatar de João Campinhos

      em termos de características, tirando a duração da bateria, o tamanho, o teclado e a memória interna, não vejo muitas diferenças de hardware.
      Mas tens de ver também que eu tive com um N97 nas mãos durante meia hora e não tive tempo para ver tudo. Mas pronto o ecrã é maior no N97 e o botão físico do menu é um pouco diferente.

  5. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Nunca tive nenhum na mão, mas… a “patilha” lateral, não serve para desbloquear o teclado, mas sim o ecrã.
    Pelo menos costuma ser assim nos modelos touch.

    1. Avatar de João Campinhos

      Claro que sim! que burrice a minha.
      foi um lapso que já está mais que corrigido. Obrigado

  6. Avatar de MOr
    MOr

    Mais um a dizer que o Symbian é obsoleto e blah blah blah…
    Esta malta só vai parar de dizer esta treta quando o Symbian tirar cafés ou fizer bl*w j*bs. Enfim, é mais um mito urbano.

    Quanto ás especificações/aplicações esqueceste-te do GPS com Nokia Maps 3 gratuito com licença vitalícia. O Nokia Maps 3 tem ambos os modos online e offline para poderes usar sem gastar tráfego ao contrário do Google Maps que é só online. Pois mas isto para ti deve ser a parte da falta de inovação…

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      MUAHAHAHAH, um telemovel com essas caracteristicas tinha de ter um carregador maior 😀

      O que me fizes-te rir agora, sim symbian é “obsuleto” mas bastante competente naquilo que faz, isso é um facto.

    2. Avatar de Vítor M.

      Se é mais um… então é porque onde há fumo… há fogo.

      De facto a Nokia tem perdido terreno no novo conceito de smartphones, acho que pela rigidez do symbian a Nokia não consegue responder conforme deveria, tendo em conta a qualidade do hardware.

    3. Avatar de João Campinhos

      Hum… Olha que eu experimento muitos telemóveis e noto que o symbian está obsoleto, com a agravante de não tirar cafés!

      Mas pronto é a tua opinião…

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Parece-me muito bom! Tenho o 5800XM e só não mudo pq não quero mais teclados físicos 😀 Que venha o X6!

    mais ou menos off-topic:

    Alguém me sabe dizer onde comprar (caso exista) uma extensão para micro-usb?
    Tipo, fêmea micro-usb e macho micro-usb.

    Cumps.

  8. Avatar de Daniel C
    Daniel C

    Sinceramente nãoi curti a análise realizada.

    Primeiro, o bacano que fez a análise, está habituado a outros sistemas operativos, se usou nokia já foi há alguns anos atrás…
    Estamos a falar de um produto de topo da nokia e deve ser tratado como tal e não deitar abaixo na primeira impressao.

    É do tipo quando dou o meu nokia pra mão de outras pessoas elas nem sabem abrir o menu e deixam-me milhares de aplicações a correr no fundo….

    Quando o João faz a análise á camera, tira fotos desfocadas, mesmo que seja pra testar o flash podias ter mais cuidado…

    A verdade também seja dita, a nokia, nestes ultimos modelos, lança-os com vários bugs e mm com alguma lentidão na sua utilização, mas isto é corrigido posteriormente com actualizações de firmware…

    Quando chegar a casa vou ler o artigo com mais cuidado e talvez continue o meu comentário

    1. Avatar de Vítor M.

      Tens de ler muito bem, pois acho que estás a ser impreciso com a análise. Há aspectos de mencionas no inicio e que no final contradizes-te. 😀 Acho que sim que deves ter esse cuidado de ver com minúcia pois o João tem testado vários equipamentos nos últimos meses, desde Windows Mobile até Android e sem esquecer o SO da Nokia… ou um deles o Symbian 😀

    2. Avatar de João Campinhos

      Para começar, um dos meus telemóveis principais é um Nokia, logo, uso Nokia à muitos anos e continuarei a usar. Apesar de não gostar do sistema operativo, a Nokia tem, e continua a ter um telemóvel para toda a gente.

      Não deitei a baixo na primeira impressão. Li muitas coisas más sobre ele, mas assim que estive com um na mão tive uma reacção extremamente positiva. É efectivamente um produto de topo que tem certas falhas, e eu tenho de mencionar tanto as coisas más como as boas!

      lê todo o artigo por favor e volta a fazer um comentário, pois todas as criticas são bem-vindas.

      1. Avatar de Daniel Coelho
        Daniel Coelho

        Voltei a ler o artigo embora já não me desiluda tanto, ainda me sabe a pouco…
        Penso que deverias ter ido mais longe, tu tiveste ambos os modelos na mão e ficaste um pouco pelos aspectos mais básicos, mais superficiais.

        Cheguei ao fim do artigo com a sensação de desilusão, isto é, se eu tivesse 400 e tal € (podias referir o preço) não iria comprar o telemovel após ler o artigo.

        Reparei em pelo menos uma gafe, o N97 tem protecção da câmara traseira…
        Espero que compreendam que é chato colocar fotos desfocadas num review sabendo que o telemovel tem um boa câmara

        Penso que podias referir alguns aspectos que tornam o N97 um telemovel de 400 e tal €, como por exemplo, o fm transmitter, a ligação com a TV, falas da qualidade das fotos mas não falas da qualidade do video, o browser que suporta java e flash, bussola (que na minha opinião deve ser muito util na navegação em gps), etc etc etc…

        Penso que dizer:”apercebi-me logo que os designers da Nokia foram beber à fonte da Apple” não é um comentário feliz… é quase como dizer que um porche tem as linhas de um ferrari. O n97 tens uns cromados, mas mm assim está longe de se parecer com um iphone, se assim fosse apple tinha imitado o design do meu antigo alcatel 735i 😀

        Também teria sido mais interessante um review do novo N900 em vez do n97.

        Talvez tenha sido um pouco agressivo no primeiro comentário, mas parece que sinto sempre um pequena tendência pro Iphone aqui no pplware (calma Vitor, eu sei que não é verdade, mas é a sensação que fica, mas sei que voces andam a tentar mudar as coisas!)

        Continuação de um bom trabalho 😉

        1. Avatar de João Campinhos

          Para começar, só tive acesso ao N97 mini. O N97 não é meu e só tive com ele cerca de meia hora.

          Se não ias gastar 400€ neste telemóvel é porque não gostaste do que disse dele. É estranho achares que depois de ler uma análise tenhas vontade de comprar o artigo em causa.

          Em relação à câmara, dei uma vista de olhos rápida, e falei que o N97 mini não tem protecção da câmara traseira. Quanto ao N97 não falei, até porque a análise não é sobre ele.

          Em relação ao GPS tenho de concordar contigo. Testei muito pouco e o que vi mais foram os mapas, que sinceramente nem me surpreenderam tanto. Já ao resto… epá são coisas que tu achas que são muito importantes e que podem chegar outros e dizer que isso não tem importância nenhuma. São opiniões e eu respeito todas, como é óbvio.

          Tu deves ter-me percebido mal. Eu ODEIO com todas as letras o iPhone(antes de me chamarem nomes eu já testei e aquilo não é um telemóvel/smartphone, apesar de ser uma máquina multimédia fantástica). Agora não posso deixar de fazer uma afirmação que para mim me parece óbvia!

          Quanto ao N97/N900, não sei se reparaste mas eu tenho feito vários artigos sobre esse dispositivo. O que é certo é que era óptimo uma análise a esse mas não somos propriamente nós que escolhemos. Fica aqui o pedido…

          Obrigado pelo teu comentário que me vai ajudar em futuras análises.

          1. Avatar de Daniel Coelho
            Daniel Coelho

            Eu não me expressei bem em relação á compra por 400€, o que eu queria dizer, é que após ler o artigo, eu não dava mais de 150€ por ele.

            Em relação ás caracteristicas, o que tu consideras importantes para os outros não interessa, tens de perceber que existem um universao de utilizadores muito variado, desde mulheres k gostam apenas do aspecto, a putos que querem é jogos, a homens de negocios que querem o telemovel para trabalhar. Eu, por exemplo, uso o fm transmitter 5x por semana (Nokia N78).

            Ainda bem que odeias o Iphone porque eu também 😉 lol

            Ainda bem que ajudei 😉
            Ficamos á espera de mais análises!

  9. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    a pergunta é um bocado offtopic mas alguém pode recomendar um bom telemóvel com GPS integrado, é que tenho Nokia 6110 Navigator mas está a dar problemas e já está fora da garantia. obrigado.

    agora referente ao Nokia N97 mini acho-o um dispositivo porreiro e também fizeram um bom review deste aparelho… referindo as características mas marcantes.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      HTC Magic, p.e.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        mas ai vou pagar uma batelada no GPS pk é google maps… e só dá se tiver ligado à net… ou estou enganado?

        Obrigado pela sugestão.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Tens várias apps que te possibilitam navegares sem usares net, como o NDrive ou o CoPilot

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Mas para isso porque nao o Nexus One ou o Hero? Apesar do Magic ser o mais suportado no XDA nao é isso que o faz ser uma boa escolha neste caso…

            E GPS é WinMO, visto que a plataforma (WinCE) é tambem utilizada nos PNAs (GPS a seria para o caso de nao saberes)

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            viperbruno

            Só dei um exemplo de um tlm que tenho e que adoro. Claro que Nexus é muito melhor, mas também é mais caro e ainda não está disponível em Portugal.

            Mas sim, também eu adorava ter um Nexus.

            Quanto ao GPS não posso fazer comparações, pois não sei, mas não precisas de ser tão arrogante, tá… Cresce e aparece…

          3. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            Obrigado pela dica 🙂

          4. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Cresce tu tá…

          5. Avatar de Tiago Dias
            Tiago Dias

            O Nexus One já está disponível em Portugal…acabei de estar com um na mão…nem há 15 min…

          6. Avatar de Tiago Dias
            Tiago Dias

            Peço desculpa, agora fiquei na dúvida se era mesmo o Nexus One.. foi muito à pressa que o vi.. Alguém me sabe dizer se é possível que seja mesmo? Lembro-me que o preço era 899 €.. um abuso =O e não me parecia o magic… mas como não os conheço bem agora fiquei na dúvida =S

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      HTC touch cruise II.

      Mesmo sendo de 2009 vale bem a pena a sua compra. Por 300€ consegues arranja-lo.

      Outro bom telemovel com GPS integrado mas deste segmento (N97 e afins) é o HTC Touch Pro 2. Recomendo a todos.

      Tens o N900 tambem mas esse apenas tem o Sygic e o Ovi Maps. Se para ti chega é uma opção a considerar.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Obrigado vou dar uma olhada atenta a todos e ver o que compro

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Depois diz a tua decisao ai num comentario de um artigo.

  10. Avatar de op
    op

    o x6 e que era mas tambem goato deste por enquanto ainda ando com o meu n95 8g que gosto velha maquina.

  11. Avatar de Machadix
    Machadix

    já agora o que é que usou para fazer screenshots do Nokia?

    1. Avatar de João Campinhos

      ScreenSnap. Depois faço um post sobre ela 😉

      1. Avatar de BMC
        BMC

        Podias era fazer um post com as melhores aplicações freeware 😛

  12. Avatar de Di
    Di

    Boas

    Podem me dizer como se reactiva a transição do menu inicial (ambiente de trabalho se lhe quiserem chamar :D), tipo basta deslocar o dedo para a esquerda ou para a direita para activar os widgets, só que o meu tlm depois de um deep reset ficou sem essa transiçao que dava mais vivacidade ao tlm, a transição assemelha-se à do menu de fotografias.

    cumps

  13. Avatar de André D3S
    André D3S

    Quanto é que custa mesmo?

  14. Avatar de Hélder Pinheiro

    Boa iniciativa, mas acho que devias ter aprofundado mais a review, está muito superficial, não dá para tirar conclusões…

    1. Avatar de João Campinhos

      Em que achas que devia ter aprofundado mais?

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    O meu N900 no teste do Acid3 fez 93/100 🙂

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Firefox inside 😛

      O Opera Mobile tem 100/100

  16. Avatar de Horacio Cardoso
    Horacio Cardoso

    Caros amigos,
    efectivamente é um equipamento muito tentador e interessante. Porem adquiri um no dia 27 de Dezembro na Fnac de Coimbra, no dia 13 de Janeiro pura e simplesmente queimou … deixou de ligar, morreu para a vida.
    Dirigi me a FNAC e foram impecáveis comigo e deram me um novo N97Mini… no dia 16 fui troca lo pq a bateria aquecia e o equipamento desligava sistematicamente. Dirigi me novamente a fnac e trocaram mo pelo e72, graças a boa vontade dos jovens que trabalham naquela empresa.
    Como tal a minha opinião sobre este equipamento como imaginam é tudo menos positiva! Não estou a dizer q o equipamento e mau… agora q tive imenso azar (OU NÂO) tive!!! Fica apenas a minha opiniao.

  17. Avatar de op
    op

    o meu n95 tambem tem bugs sempre que ligo ele tenta intalar qualquer coisa e diz que o sof e indefenigno ou coisa do genero, mandei para a garantia e veio na mesma. lol
    a ca cada coisa. mas continuo a gostar da nokia e maquina sa tens as suas coisas. talvez compre outro mas nao sei. agora so ando a ver, ouvir a opinao da malta

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Tens de actualizar o firmware e formatar o cartao de memoria. O problema está no cartao de memoria.

  18. Avatar de Miguel Pipe

    O design deste telemovel é mesmo muito bom!

    1. Avatar de João Campinhos

      É mesmo muito bonito sem dúvida.

  19. Avatar de Di
    Di

    nao sabem o que poderá ser? quanto à questão que coloquei acima 🙂

  20. Avatar de Nuno Gomes
    Nuno Gomes

    Alguém sabe onde se desbloqueia o Nokia N97 Mini?

  21. Avatar de Cristina
    Cristina

    Eu tenho um nokia mini n97 e a bateria dura mto pouco, sabem-me dizer se isso é normal? ex. hj pouco mexi no tlm e agr ja tava só com 2 traços de bateria! acabo por ter q carregar tds os dias! obrigada!

  22. Avatar de Rafaela
    Rafaela

    o telemovel é lindo e parece bom, mas ouvi dizer que tem muitos defeitos e avaria com facilidade, é verdade?

  23. Avatar de jaime
    jaime

    qual e o preco do nokia n97 mini?

  24. Avatar de maria
    maria

    Olá bom dia, não sei até que ponto a minha questão poderá ser respondida…
    eu tenho um n97 e ele dá imensos problemas, por exemplo desliga-se do nada, alguem me sabe responder a causa disso?