Symbian OS 9.4
Ai Nokia Nokia, desculpa-me que te diga mas estás uns quantos anos atrás da competição! O que é feito dos dias gloriosos em que víamos o vizinho do lado com um telemóvel novo da Nokia e ficávamos todos curiosos? Agora já não é assim. Nem no sistema Operativo. Está mais que na altura de porem essas mentes brilhantes a voltarem aos dias de ouro em que dominavam de uma forma gigantesca o mercado.
Tal como os mais antigos SOs para plataformas móveis (falo evidentemente do Windows Mobile), é preciso uma grande mudança. Mas essa mudança não passa apenas por um lifting, porque é urgente uma lipoaspiração nessa estrutura. Lamento informar mas é preciso algo mais do que widgets no home screen!
Desabafos à parte, o que tenho mais a dizer do Symbian? Para quem está habituado a dispositivos Nokia, então podem continuar com este pois está espectacular! Agora para quem conhece algo mais para além da Nokia, então o regresso ao Symbian vai ser um pouco desilusão. Vão pensar “o que é que mudou?” e muito dificilmente vão conseguir ver essa questão respondida. Mas como é óbvio este dispositivo tem coisas bastante boas.
Chamadas
E porque um telemóvel também faz chamadas, achei que devia começar por aqui. É bastante fácil escrever o número e a qualidade de chamadas é óptima, se bem que o volume podia ser um pouco melhor. Ainda assim, está excelente.
Mensagens
Apesar do armazenamento das mensagens continuar igual, tenho de tirar o chapéu à Nokia pelas três formas possíveis de escrever mensagens:
- Teclado QWERTY físico;
- Teclado alfanumérico virtual;
- Escrita à mão.
Apesar do reconhecimento de escrita precisar de alguns ajustes, precisa também de treino (ao fim das duas semanas já acertava 95% das letras).
Homescreen
Muitas widgets, muitas e bem feitas até. Mas eu, assim como gosto de um desktop limpinho, gosto também de um homescreen limpinho, e por esse motivo, tirando alguns atalhos raramente usava widgets.
Desde meteorologia, notícias, contactos favoritos, existe tudo para todos os gostos.
Menus e o Espaço
Este não é, nem de longe nem de perto o maior ecrã num smartphone touchscreen. Ainda assim, a Nokia achou por bem desperdiçar espaço quando temos o dispositivo em landscape mode. Chateia um bocado ver que uma boa parte do ecrã quando o N97 se encontra na horizontal não é utilizado. Quanto aos menus. É mais do mesmo sem grandes novidades. Está tudo optimizado para toque e são menus simples à boa maneira finlandesa.
Aplicações e Loja
OVI, um mau exemplo de uma loja de aplicações. Não é que seja péssima, mas também não é boa… Não que a loja careça de aplicações. Tem algumas, não muitas, mas encontra-se de tudo. O que falta mesmo é uma boa aplicação para a OVI Store.
Quanto às aplicações, é como digo… são bastantes e dos diversos temas, embora ache que faz falta mais variedade e coisas que podiam vir de raiz. Ter um teclado QWERTY e não poder mexer em documentos Word ou Excel é um pouco absurdo.





















