O Sistema Operativo
Recorrendo um pouco à história para enquadrar o actual momento, importa destacar a importância do Symbian no desenvolvimento e na adopção dos mais representativos sistema operativo mobile da actualidade.
O Symbian foi, sem qualquer margem para dúvida, o mais importante sistema operativo mobile desenvolvido até hoje e ainda hoje mantém essa marca como sendo o mais utilizado de todos os sistema operativos existentes. É um feito quando colocamos no tempo os mais de 20 anos de experiência acumulada da Nokia. O Symbian ^3, que equipa este smartphone em análise, saiu em 2010, versão estável, mas há já planos para ser substituído.
O Symbian ^3 foi um salto considerável face à sua versão anterior?
Sem dúvida e este equipamento é o reflexo desse crescimento enquanto suporte a novas tecnologias. Podemos destacar que este versão inclui:
- Melhor interface e optimização dos caminhos necessários para executar uma tarefa, foram encurtados alguns passos para simplificar.
- Novos e melhorados efeitos gráficos, tornando o aspecto do SO mais cristalino e com mais definição
- Novas funcionalidades e capacidades para as aplicações nativas (a aplicação de rádio ganhou a funcionalidade de identificar os temas musicais em execução, a câmara de fotografar ganhou mais funcionalidades de afinação da imagem, etc..).
- Novo suporte para criação de conteúdos que recorram a efeitos 3D na transição entre janelas na interface.
- Suporte a HDMI.
- Suporte para o verdadeiro multi-toque. Este recurso permite uma infinidade de novas funcionalidades em cima dos ecrãs capacitivos.
- Suporte para tecnologia 4G
- Melhor gestão de energia diminuindo o consumo e aumentando a autonomia.
- Suporte a transmissores 4G.
- Utilização do Qt 4.6 como framework, para suporte a aplicações antigas criadas para outro nível tecnológico.
A interface
Ecrã Principal
Os ecrãs são personalizáveis conforme as nossas necessidades. Podem ser colocados widgets para chamar aplicações, serviços ou mesmo para atalhar caminho nalguma operação. O Symbian ^3 tras 3 ecrãs disponíveis:
- Ecrã 1

Este será o ecrã principal, onde poderá colocar o mais importante e os atalhos que entender serem os de acesso frequente.
- Ecrã 2

Numa segunda linha poderá colocar as aplicações de lazer, permitindo assim ter “à mão” o seu som quando necessita de relaxar. Usufruindo destes atalhos evita perder tempo num dos grande problemas deste sistema operativo: menus com muitos sub-menus.
- Ecrã 3

No terceiro ecrã, provavelmente, deverão ser colocadas as aplicações menos utilizadas, mas, que de alguma forma, são chamadas de quando em vez e um atalho aqui ajuda.
Como em tudo o que é “customizável”, este ecrãs variam de utilizador para utilizador, foi com esse intuito que a Nokia os tornou flexíveis.
Menu
O velho e nosso conhecido menu principal. Quem não está familiarizado, de alguma forma, com estes ícones?

Depois de abrirmos a porta para a porta das aplicações, temos no formato “grelha” as aplicações que vêm nativamente e aquelas que decidirmos instalar. Temos também mais uma porta para outros locais de “culto”.

Teclado
O teclado não está de todo dentro dos “parâmetros” que a modernidade nos habituou. Na vertical o smartphone tem um teclado “telemóvel” o bom estilo antigo, com “escrita auxiliada” e num formato que durante a última década viciou os adolescente de tal forma que teclavam sem olhar e de noite a dormir mantinha uma conversa com alguém, também a dormir, do outro lado da linha… fantástico método que criou inclusive um “campeonato” de velocidade a digitar palavras.

Em modo horizontal, o Nokia N8 contempla-nos com um tradicional mas pouco intuitivo teclado QWERTY.

Trocar de aplicação
Tem multitasking, mas temos de estar atentos. Funciona muito bem, diga-se desde já, mas muitas aplicações activas provoca stress no sistema operativo e este “gela”. Aconteceu-me várias vezes. Como não temos acesso à bateria… reza-se para que o botão principal seja um “alt+ctrl+del” do Symbian… e de facto tudo volta à normalidade.

Portanto, temos grupos de atalhos como ecrãs, temos várias janelas de opções e temos multi-tarefas. Não está tão morto como se pensa, este sistema operativo.
Índice
Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa, O hardware
Página 2 – Comparativos: Nokia N8 vs iPhone 4
Página 3 – O sistema operativo, A interface
Página 4 – As aplicações
Página 5 – Galeria fotográfica, Prós & Contras, Conclusões e… curiosidades
















