Veredicto
Não está ao alcance de qualquer fabricante OEM conseguir um dispositivo competitivo à primeira tentativa, principalmente depois de fazer uma transição de um sistema operativo que praticamente dominou o mercado mundial nos últimos 10 anos. E se olharmos para todas as facetas deste dispositivo a Nokia conseguiu isso, quer seja apenas por mérito próprio ou com uma estreita colaboração com a Microsoft (ou um pouco dos dois aspectos anterior).
No final, o Lumia 800 é uma oferta atraente mas… consegue ser atraente para todos os interessados na plataforma da Microsoft?

Depende, se procurar um Smartphone Windows Phone 7 com câmara frontal para vídeo conferencia terá que procurar outras alternativas. Por exemplo o HTC Radar . Outra alternativa será esperar mais um pouco pelo Nokia Lumia 900 que segundo os rumores irá ter além de um ecrã maior, também uma câmara frontal.
Caso a videoconferência não seja para si uma prioridade, este Lumia 800 é a melhor opção existente neste segmento tanto para o presente como para o futuro. Isto prende-se principalmente por ser dotado de um processador bastante superior a qualquer um dos equipamentos Windows Phone 7 existentes no mercado. Este poder de processamento oferece maiores garantias que o Lumia 800 irá correr sem problemas futuras actualizações do sistema operativo da Microsoft. Se o Lumia 800 corre com bastante fluidez a versão Mango do WP7, de certeza que não irá sucumbir a futuras versões do sistema operativo da Microsoft.
Além do processador este Smartphone tem outras qualidades bastante atraentes para o consumidor final. Por exemplo a inclusão de uma câmara fotográfica de elevada qualidade, aliada a uma construção robusta e um ecrã com cores bastante fidedignas são características únicas do ADN do Lumia 800.
Todos estes factores são determinantes para o catapultar para um volume de vendas que prevemos que será considerável no mercado nacional (e com o devido mérito).
O Nokia Lumia 800 está actualmente à venda nas três operadoras nacionais móveis com um preço base de 479,90 euros. A unidade utilizada nesta análise, que vem de origem desbloqueada pela própria Nokia, está disponível a um preço base de 549,90 euros.
Pontos positivos
- Qualidade elevada de construção e solidez do equipamento
- Ecrã com uma tonalidade de cores vibrante
- Possui o processador mais veloz no segmento em que compete
- Câmara fotográfica acima da média na relação qualidade / velocidade da captura.
Pontos Negativos
- Não possui câmara frontal
- Bateria não é amovível
- Porta de acesso ao conector micro USB é o elo mais fraco
- Posição da tecla de ligar/desligar não é óptima
Opiniões dos leitores que utilizam o Lumia:
O Nokia Lumia está a conquistar o seu espaço, dentro da oferta para um segmento alto no mundo dos smartphones. Quisemos saber o que os nossos visitantes, os que têm o Lumia, pensam do seu equipamento. Ficam algumas reacção:
Nuno Rocha
Este equipamento tem dois lados opostos mas que se complementam: o trabalho e o lazer. Eu sou dependente de algumas ferramentas como o mail, telefone, mensagens e o browser. No entanto e porque a integração com as redes sociais está desenhada com mestria, mistura-se um pouco destes dois mundos tornando a utilização do Lumia num evento de prazer. Antes tinha um equipamento com Android, um equipamento barato e que retraía a verdadeira utilização de Android, o salto foi qualitativo tanto no que toca à máquina em si como em termos de usabilidade com o sistema operativo. Este é mais veloz (claro que a máquina é culpada) e fluído.
O corpo do Nokia Lumia 800 é elegante e agradável, embora por vezes seja macio demais e que pode ocasionar algumas quedas acidentais. O meu foi adquirido nos packs empresariais TMN e, como tal, estou bem serviço em termos de preço versus serviços de dados e chamadas. Pena não ter câmara frontal pois cada vez mais podemos recorrer a aplicações que tiram proveito do WiFi presente em muitos lados aumentando a qualidade dos contactos entre clientes, amigos ou familiares.
Até ao momento só a questão da bateria me deixa “menos contente” com este Nokia, o resto são excelentes impressões o que reforça a boa escolha que fiz.
Ângela Silva
Como iniciante neste mundo das tecnologias, vou tentar dar a minha opinião sobre o NOKIA LUMIA 800…
Quando se tem um equipamento novo a maior expectativa é de como funciona, se é prático e simples. Este “telemóvel” é tudo isso e muito mais. Além de ser um telemóvel bonito tem um ecrã táctil negro “vibrato” embora suave e que funciona ao mínimo toque.
A adaptação foi muito rápida, porque em pouco tempo tinha tudo configurado, através da sincronização das contas de e-mail, Facebook… entre outros serviços Live ID.
Assim depois de tudo operacional toca a bisbilhotar…
O Sistema operativo é simples, digamos que funciona “como no PC”, um clique e abre o que pretendemos e num instante volta tudo ao início. Apesar de poder pôr a conta de Facebook logo operacional com os contactos (recorrendo ao serviço nativo do SO), procurei de imediato uma aplicação para que fosse possível gerir de outra forma as funções do Facebook, o serviço tem um comportamento que não me agradou. Nunca tinha usado uma “loja de aplicações online” nem sabia bem como lidar com esse serviço.
Um pouco de pesquisa e lá me autentiquei no Marketplace da Microsoft, estranho como achei tudo tão simples e funcional, existe uma vasta quantidade de aplicações e de jogos, bastou portanto pesquisar e logo apareceu a aplicação do Facebook, que funciona normalmente, bastou colocar o email e a senha e tudo fica com um aspecto “PC LIKE”, podendo manter ou não ligada a aplicação.
Uma outra vantagem que tem é a possibilidade de criar, visualizar e editar documentos do Office, ferramenta que pode ajudar muitas pessoas
que se ausentam do local de trabalho.
Já utilizava o Internet Explorere com o motor de pesquisa Bing, portanto, este sistema operativo até nisso foi amigável no contacto. Posso aceder facilmente a qualquer página na Internet e mesmo algumas mais “institucionais, não me pareceram desfasadas do que conheço no browser no PC.
Para finalizar e como já havia dito, no Marketplace, tem diversas aplicações – Facebook, YouTube, Pplware… – e jogos, muitos e bons jogos, uns pagos e outros gratuitos. Claro que os melhores são pagos, mas reparei e utilizo a função “Experimentar” e funciona muito bem durante algum tempo.
As aplicações que estão associadas à Nokia são muito interessantes e de excelente qualidade, se tivermos WiFi… então o mundo das opções é vasto, se tivermos uma pacote de dados 3G… cuidado pois é viciante o manuseamento… mas frustrante a conta da operadora no fim do mês!
É sem duvida nenhuma, claro na minha modesta opinião, um excelente “smartphone”, com muitas vantagens para o utilizador convencional.
Marco Torres
Depois de 3 semanas a utilizar o Lumia, com uma atitude ainda exploratória, descobri que a Nokia e a Microsoft sabem fazer um verdadeiro smartphone, confesso que tive dúvidas.
De um Nokia passei para um Nokia, de Symbian passei para Windows Phone 7 e foi uma agradável surpresa. Entendo que ainda faltam algumas particularidades a este sistema operativo mas é muito fácil de usar, tudo é tão simples de configurar, o toque é tudo… o que custa tão pouco.
O ecrã é muito lindo, o negro acentua os menus coloridos e destaca o contraste com os menus negros do próprio WP7, dá um toque elegante e simples, sem ser complexo e irritante. O ecrã, o poder do processador e o som, dão um toque realista ao mundo dos jogos, já existem alguns títulos muito bem conseguidos. Sincronizo com o Zune e faço uma gestão total da minha música, fotografias e documentos. As fotos poderiam ser melhores, assim como o peso poderia ser aligeirado. Mas no geral… comprei uma grande máquina.
















