Análise: LG G Flex, porque não basta ser curvo…

18 Comentários
4 – Afinal o que traz de novo o G Flex da LG?

Em termos de interface as diferenças são realmente poucas quando comparado com o G2, porém, há que reconhecer que a maioria das funcionalidades já referidas são mais vantajosas no G Flex que no G2, já que tiram mais partido das 6 polegadas do ecrã.

Ainda assim, o G Flex traz algo de novo, nomeadamente a Dual Window, ou em português a Janela Dupla, e o Q Theater.

A Dual Window é já conhecida noutros dispositivos Android, não sendo portanto uma novidade no mercado, mas é uma novidade para a LG, e que não é mais do que a possibilidade de trabalhar em simultâneo em duas aplicações no mesmo ecrã.

O G Flex apenas permite esta funcionalidade para algumas aplicações nativas do dispositivo, nomeadamente, Vídeos, Internet, Mensagens, E-mail, Galeria, Chrome, Notas, YouTube, Maps, Hangouts, Gmail, Dicionário e Gestor de ficheiros.

Ela é activada através de um toque longo no botão de retroceder e depois é só tocar ou arrastar uma das aplicações que surge no quadro de escolha para o lado indicado através de umas setas.







anterior próxima

O Q Theater é uma aplicação dedicada exclusivamente à multimédia. Com o G Flex na horizontal, na chamada posição ou modo de paisagem, ao fazer um movimento igual ao se faz para aumentar o zoom, a aplicação é aberta e surgem as várias aplicações multimédia associadas, no caso específico, a Galeria, Vídeos e YouTube, nos dispositivos à venda na Coreia aparece ainda uma quarta aplicação de TV, como mostra uma das imagens da galeria.

Ao abrir as galerias de fotos ou vídeos, os conteúdos podem ser redimensionados, como na galeria normal, e ao deslizar com o dedo os conteúdos seguem na perfeição as linhas das curva do ecrã, num efeito bastante agradável tal como a visualização de imagens que, em slid show, se torna bastante agradável. De uma forma geral, as vantagens desta utilização não vão muito além do facto das aplicações referidas se encontrarem aglomeradas num só local e o seu acesso ser feito com um gesto simples.







anterior próxima

 

5 – Fotografia e Vídeo

O LG G Flex vem equipado com duas câmaras fotográficas, a traseira de 13MP que captura fotos a uma resolução máxima de 4160×3120 píxeis e a frontal de 2.1MP que gravam ambas a 1080p. A interface é igual à do G2, mas curiosamente a câmara principal do G Flex não vem com estabilizador óptico o que é uma clara desvantagem face ao anterior.

review_gflex_20

Na aplicação da câmara o utilizador poderá escolher a gravação de vídeo ou captura de imagens através do botão de alternância que se encontra do lado direito, acima do obturador. Do lado esquerdo encontram-se outras opções que dependem da câmara e do tipo de captura que se pretende fazer, mas de uma forma geral, essas opções são a activação do Flash, a troca de câmara de traseira para frontal, o Modo de captura e algumas definições.

Em modo fotográfico o utilizador dispõe de 12 modos diferentes, entre eles estão os modos Normal, Panorâmico normal e VR, a máquina fotográfica dupla, entre outros.

Eis alguns exemplos de imagens capturadas com o G Flex em vários ambientes e modos diferentes: link download (43MB)

A câmara principal grava vídeos em 1080p, a 60fps e a 30 fps, são gravados em MP4 e o Som é gravado em stereo. O vídeo de exemplo não o mostra, mas foi testada a gravação de vídeo e áudio em ambiente com algum barulho durante uma festa de crianças e os resultados em termos de áudio não foram nada agradáveis já que fica com um grande ruído.

Também em vídeo existem alguns Modos disponíveis além do Normal, como o Efeito Vivo, onde se podem adicionar alguns efeitos de distorção de rosto, o de Registo duplo, onde as duas câmaras gravam em simultâneo e o de Zoom de Localização, em que se pode definir uma área de foco para sem ampliada durante a gravação.

 

6 – Autonomia

Com uma bateria curva de 3500mAh, o G Flex tem excelente autonomia. Apesar do ecrã OLED, que por norma é mais consumidor de energia, o G Flex dura à vontade 2 a 3 dias.

review_gflex_23_2

Com uma utilização um pouco a cima do normal, luminosidade sempre acima dos 50%, com Wi-Fi sempre ligado, download de várias aplicações mais pesadas, navegação na Web, captura de fotografias e vídeo, jogos e sincronização de multimédia para o G+, o G Flex fez um ciclo completo de cerca de 40 horas. Com utilização mais controlada, chegou a durar 3 dias.

Em reprodução de vídeo, com luminosidade a 50% e tudo o resto desligado a autonomia do G Flex é de 11 horas.

 

7 – Veredicto

O G Flex é sem dúvida um dispositivo inovador e de vanguarda na tecnologia aplicada aos Smarphones. A flexibilidade, o design inovador numa capa que se auto-regenera e a autonomia elevada são todos aspectos que valorizam este equipamento.

Ao início é normal notar uma grande diferença pela dimensão do ecrã, mas depois de uns dias de utilização esse problema vai-se esbatendo. O que nunca deixa de ser um problema é o sítio onde ele se coloca para transportar. Quando se quer sair de casa sem levar uma mala é preciso vestir uma roupa com bolsos grandes, sob pena de andar com metade do telefone à vista.

review_gflex_24 review_gflex_25

A adaptação do telefone às linhas do rosto e à palma da mão são os grandes argumentos da LG para publicitar este dispositivo, e ele realmente adapta-se, mas, na verdade, não consegui tirar nenhuma vantagem disso em relação aos dispositivos planos. É desagradável estar com um dispositivo tão grande e pesado durante muito tempo.

Em termos de interface deveria haver um upgrade em relação ao G2, já que são muito poucas as diferenças notadas. Porém, muitas das aplicações são muito mais funcionais no G Flex que no G2.

A maior desilusão neste dispositivo é a qualidade da imagem que é bastante fraca face àquilo que se esperava de um topo de gama.

O preço é outro dos factores que poderá afastar o público, tendo em conta as suas características. O G Flex está à venda em Portugal por €899,90 desbloqueado, mas encontra-se mais barato a um preço médio €677,00 em várias lojas online, como pode ver no KuantoKusta. Bloqueado às redes nacionais, encontra-se à venda por €699,90.

 

Aspectos positivos
  • Flexibilidade e robustez
  • Autonomia
  • Design inovador
  • Ecossistema

 

Aspectos negativos
  • Qualidade de imagem
  • Falta de estabilizador óptico
  • Não existem vantagens pelo facto de ser curvo
  • Preço

O Pplware agradece à LG pelo empréstimo do LG G Flex para testes.

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características gerais
    • 2 – Hardware e design
    • 3 – O G Flex por dentro
  • Página 2
    • 4 – Afinal o que traz de novo o G Flex da LG?
    • 5 – Fotografia e Vídeo
    • 6 – Autonomia
    • 7 – Veredicto

LG G Flex
 
 

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Inf€lizm€nt€, não posso gostar d€st€ €quipam€nto :\

  2. Avatar de Johnny
    Johnny

    Se a LG continuar assim no mercado a evoluir chegara muito depressa ao topo, para que um telefone ser curvo? Podem fazer imensa coisa se riscarem com a chave do carro ele volta a regenerar e o curvo já cabe nos bolsos.. ajusta-se muito melhor.

    A LG pode chegar ao topo se quiser só têm e que continuar a trazer grandes maquinas como foi o caso do LG G2 que adoro muito esse telemovel digam o que digam.

    Pena a LG ser fraca a nivel de telemoveis low cost.

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Ei!
      Que andas aqui a fazer? 😀

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Ei!
        Parem com isso, eu sou o verdadeiro!

    2. Avatar de Fer
      Fer

      O problema da LG não é só os custos dos equipamentos, mas sim as actualizações do OS. Tirando a Samsung, todas as outras marcas deixam muito a desejar, a única coisa que tem a Apple de vantagem, todos recebem a actualização sempre. Também culpa de só terem um equipamento, só tem de retirar coisas ao OS e já bomba nos iphones mais antigos..

  3. Avatar de sergio
    sergio

    Continuam a falhar na localização da coluna, este como é curvo ainda disfarça quando pousado, agora o Nexus 4…

  4. Avatar de Xplouder
    Xplouder

    Gostei das ultimas 2 fotos :3

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    A minha experiência é praticamente nula, resumindo-se a ter experimentado numa FNAC.
    quando comecei a ler é artigo ficou espantado regalarem a ergonomia, quando foi exactamente este o ponto que me desagradou. Quer dizer não me desagradou, achei horrível.

    No futuro até pode ser este o caminho, mas alguma coisa terá que mudar. Sinceramente não gostei

  6. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Horrível. Exageradamente grande e ecran curvo que não faz o minimo sentido. Para resumir lg nem um cêntimo….

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Fanboy detectado.

      Eu já tive com o telemóvel na mão.

      É diferente, e está bonito, a sensação de solidez não é agradável, preço a pagar pela flexibilidade e pelo material da traseira, o símbolo da LG também fica um bocado a destoar, muito brilhante, num design tão minimalista.

      Está um produto diferente, mas apetecível.

      1. Avatar de Xplouder
        Xplouder

        Se ele é um fanboy tu és o quê?! Uma mascote provavelmente.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não digo mal de nada só porque sim,

  7. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Não entendo a vantagem dos ecrãs curvos… se é que existem.

  8. Avatar de Fornost
    Fornost

    Eu odeio² a LG, com boas razões (devido à péssimas experiências no passado com seus telemóveis), mas este realmente me faz repensar nas coisas… gostei bastante deste review 😉

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Eu tive um LG P500…

      Achei um telemóvel jeitoso para o tempo/preço…

      1. Avatar de Miguel Goyanes
        Miguel Goyanes

        Tb tive uma máquina dessas.

        À data era grande bomba relativamente a preço/qualidade.

        O problema é que o sistema Android evoluiu muito rapidamente e o P500 como era parco em recursos ficou rapidamente desactualizado.

        Ainda está para as voltas pois é o telefone da minha mulher.

  9. Avatar de Brit_Box
    Brit_Box

    Diria que a LG “vai ser a próxima Samsung”… pelo menos já a substitui nas parcerias com a Google…

  10. Avatar de Leozin jr
    Leozin jr

    Pra quem acha q o celular e ruim. E isso e aquilo outro. Só tenho uma coisa a dizer, o celular e ótimo, tenho um e não me arrependo.. Além dele ser grande e top, roda todo tipo de apk de precisão de muito esforço do celular sem travar nem nada… E pra quem acha q ele é ruim e pq nunca teve a condição de comprar um e usar pra ver…
    E se tivesse, veria que esse bate de 100 a zero nos pebas de vcs que travam virado no Capiroto.. Tanto no desenvolvimento quanto a bateria que dura umas 3 ou 4 vezes mais q qualquer outro por aí… Vlw, flw