Software
Vamos lá falar do iOS6 no iPhone 5
Na utilização do iOS6, nada de revolucionário nos salta aos olhos, mas sim o refinar de um SO já muito maduro, onde pequenas alterações foram realizadas, mas onde a base continua a mesma, rápido e fácil de se usar, apesar do seu prazo de validade já estar próximo do fim nos seus moldes actuais.
Apesar da Apple anunciar mais de 200 novas características, a verdade é que a única coisa digna de se chamar isso é os novos mapas, da mesma forma como quando ocorreu o lançando do Siri ou da capacidade multitarefas. Existe inúmeras alterações/melhorias que ocorreram no SO, mas que nada é se não funções que a concorrência já tem faz tempo, ou então tweaks que já existem nos dispositivos com jailbreak.
A abordagem desta vez não fugiu muito do mesmo, tendo-nos sido apresentado pequenas inúmeras alterações de forma a polir o SO base com o qual estamos habituados.
Com a excepção de mais uma coluna de ícones o iOS6 no iPhone 5 parece quase idêntico ao iOS5. Algumas alterações subtis aqui e ali, mas nada de especial. A alteração mais evidente a nível cosmético é a barra de status que agora apresenta uma cor mais próxima da aplicação que estamos a usar.
A lista de contactos continua sem fotos, a barra de multi-tarefas continua a ser uma mera lista com ícones das aplicações abertas, não nos é permitido fechar varias apps ao mesmo tempo, o teclado continua a ser fraco se comparado com o SwiftKey para Android, enfim, uma lista infindável de defeitos que eu poderia apontar a este iOS6 após usar durante 1 mês o Android 4.1.1 no S3.

A Apple não querendo sair da sua zona de conforto, compromete o utilizador final dando-lhe quase nenhumas novidades ao transitar para uma versão mais recente. A empresa de Cupertino prefere fazer ligeiras alterações em busca da perfeição em vez de ser arrojada e alterar completamente o seu SO, é uma opção da empresa, e cabe ao utilizador aceitar esta política se for do seu agrado ou então fazer as malas e saltar para a concorrência.
Mapas
Muita polémica foi levantada em torno dos novos mapas da Apple. Anteriormente tirando partido dos mapas da Google para dar vida a usa aplicação Mapas, a Apple neste iOS6 resolveu cortar os laços e seguir o seu próprio caminho.

Ainda longe da perfeição, existem algumas incongruências de informação, bem como a ausência do Street View que era uma grande mais-valia. Já nem vamos falar dos dados de trânsito ou do modo fly-over que é inexistente em Portugal.
Mas vejamos o lado positivo desta mudança, enquanto eu me via obrigado a usar o TomTom quando andava de carro, uma vez que a aplicação da Google não era uma opção viável, hoje posso usar a aplicação da Apple para essa finalidade, a qual funciona curiosamente bastante bem.
Com uma interface agradável de se usar e uma fluidez surpreendente, muito devido aos mapas vectoriais usados, apesar de um produto ainda verde, parece-me ter um futuro risonho.
Aplicações como TwitBird, Polar Beat ou Sports Tracker continuam a funcionar correctamente no meu dispositivo.
Email e calendários são duas das aplicações que eu mais senti falta enquanto andava por o mundo Android. Uma interface bonita, uma sincronização excelente com o iCloud, reflectindo-se num melhor controlo sobre os meus afazeres no dia-a-dia era algo que eu não tinha no Android.

As alterações no cliente de email foram poucas, mas vale a pena mencioná-las. A tecla de actualização desaparece bastando para isso puxar para baixo a nossa caixa de correio (ideia já existente nos dispositivos com jailbreak). Encontramos agora também uma secção VIP, onde podemos especificar determinados contactos para esse grupo de forma a sermos alertados de novos mails apenas para esse conjunto de contactos.
Uma das opções mais solicitada por os utilizadores e que a Apple já deveria ter implementado há muito tempo (é nestas coisas que o Android faz a diferença), é a opção de na própria aplicação de Email podermos adicionar anexos (Imagens/Vídeos).
Safari
O Safari com o iOS6 tornou-se mais rápido como os testes demonstram, permite agora adoptar a opção de ecrã total quando visualizado na horizontal, removendo desta forma a barra de endereço (superior) e a barra de opções (inferior). Outras das novidades é a sincronização entre abas, onde podemos recomeçar onde deixamos em qualquer outro dispositivo com iOS ou mesmo no PC/Mac se tivermos a usar o Safari como browser (nada que o Chrome já não faça).
Dando um passo atrás no iOS6 o Safari volta a poder gravar logins em redes Wi-Fi sem segurança (capacidade removido no iOS5), tal será muito benéfico para os utilizadores Portugueses que usam os hotspot FON_ZON_FREE ou PT-WIFI o qual agora evitam ter que realizar o login todas as vezes que se ligam a uma destas redes.
Facetime & Passbook
Facetime via 3G, a integração do Facebook no SO, a nova aplicação Passbook (que funciona como uma carteira virtual para cupões, bilhetes de cinema, bilhetes de viagem) e as melhorias a nível de velocidade de resposta e personalização do Siri são outras grandes novidades do iOS6.
















