Análise ao smartphone UMI C1

58 Comentários

Um smartphone robusto por apenas 119,90 €.

O mundo dos smartphones tem cada vez mais variedade, oferecendo aos utilizadores um vasto leque de opções para todos os gostos e, sobretudo, todas as carteiras!

As grandes marcas têm ficado um pouco ‘ofuscadas’ por marcas, até então, desconhecidas, mas que vêm conquistando terreno aos poucos e poucos.

Nesse sentido, o nosso leitor Ricardo Pereira adquiriu o smartphone UMI C1 e partilhou connosco esta pequena análise.

umi_c1_0

Na caixa

A acompanhar o UMI C1 vêm os seguintes acessórios:

  • Bateria
  • Carregador + Cabo
  • Manual de Instruções
  • Película de Protecção do ecrã

umipplware01

Design e características gerais

O design do Umi C1 é atractivo e acaba por ser um smartphone bastante ergonómico faces às suas dimensões que contam com 7,9 milímetros de espessura e 160 gramas de peso.

umic1_pplware02

A construção é em metal, sendo que a estrutura principal tem um processo de polimento de 36 horas. A capa traseira (removível) é em plástico rígido e, à primeira tentativa, poderá ser bastante complicada de remover, dando acesso directo à bateria de 2430 mAh e slots de Cartão SIM, Micro SIM e Micro SD.

umic1_pplware01

Do lado direito, na lateral, vêm os botões de Volume, no esquerda o de Power, em cima encontra-se o jack de áudio de 3.5 mm e a porta microUSB, e em baixo encontra-se o microfone.









anterior próxima

Na frente, em baixo, encontram-se os botões tácteis de Menu, Home e Retroceder e em cima os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante, a câmara de 3,2 megapíxeis e o LED de notificações.

Na traseira vem a câmara de 13 megapíxeis com LED Flash, no meio o símbolo da marca e, abaixo, encontra-se o altifalante.

umipplware1

Especificações gerais
  • Ecrã: HD LTPS LCD de 5.5″ 1280 x 720 píxeis (~267 ppp)
  • Processador: MT6582 ARM Cortex A7 Quad-core a 1.3 GHz
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento Interno: 16 GB
  • Sistema Operativo: Android 4.4.2 KitKat (Não atualizável)
  • Câmara Principal: 13 MP
  • Câmara secundária: 3.2 MP
  • Cartão SIM: 2G: GSM 850/900/1800/1900 MHz; 3G: WCDMA 850/2100 MHz
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth v2.0, Hotspot, Transmissão deEcrã,
  • Dimensões: 154.5 x 76 x 7,9 mm
  • Peso: 160g
  • Bateria: 2430 mAh
  • Preço: 119,90 €

umipplware002

Sistema operativo e interface

O UMI C1 vem com Android 4.4.2 e apresenta algumas alterações a nível de interface, mantendo-se igualmente simples e intuitivo.

interface_umic1

Câmara

A câmara fotográfica principal é bastante razoável, sendo ela composta por lentes da Sony e sendo espectacularmente rápida na execução de fotos.

umi_camara1

Conta com 13 megapíxeis e funcionalidades são muito básicas como o foco automático e manual, HDR, geo-referência e permite capturas a 4608 x 2592 píxeis.

umi_camara

Considerações Finais

O UMI C1 revelou-se um smartphone com bom desempenho tendo em conta a gama onde se insere e o seu preço. A autonomia (ainda não testei o suficiente), mas posso dizer que com uma utilização normal, navegação na Internet via Wireless e pouco mais, não dando um uso “abusado”, chega a um dia e meio.

umi01

Pontos mais positivos:

  • Design atractivo
  • Bom desempenho
  • Boa qualidade gráfica
  • Construção robusta
  • Parte da frente espelhada aquando do ecrã desligada, “escondendo” o rasgado do ecrã
  • Botões
  • Sensores
  • Bom funcionamento da gestão de cartões SIM

umipplware00

Pontos mais negativos e defeitos:

  • Pena que o Sistema Operativo que vem de origem não seja atualizável, mas há sempre outras opções, para os que estão mais dentro do assunto (outras ROMs)
  • O Launcher que vem por predefinição deixa muito a desejar
  • Câmara frontal (3.2mp) é um pouco fraca

umi

Para um Smartphone tão barato, seria de esperar pior. O único defeito que encontrei foi no vidro do ecrã, que de cima abaixo tem um efeito de linhas (verticais), linhas essas que só são vistas aquando do ecrã desligado.

riscos_umi

O design, a velocidade, a possibilidade de utilização de dois cartões SIM e cartão Micro SD até 32GB e a capa traseira removível são os grandes aspectos positivos deste smartphone Android.

Como curiosidade comparativa, aqui fica, lado a lado o UMI C1 vs Samsung Galaxy S5:

galaxy

Muito ao estilo do iPhone, este é mais um dos inúmeros smartphones pouco conhecidos que começa a ter destaque devido relação qualidade – preço. Um smartphone bem pensado e com um hardware que se distingue por uma construção bastante rígida e robusta!

Qual a vossa opinião em relação ao UMI C1?

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    “24300 mAh” Deve estar enganado, mas era um sonho ter um telemovel com tanta bateria 🙂

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      Quanto ao telefone em Si, tem o desing do S5+Iphone, mas parece mais “velho”

      1. Avatar de Asus
        Asus

        De facto era mesmo bom! 🙂

        O que também seria bom, era uma review ao melhor telemóvel (há partida) de 2015 em relação qualidade/preço, o Asus Zenphone 2.

        Cumprimentos

    2. Avatar de knom
      knom

      vá… agora fala lá dos benchmark…. estas a vontade!!1

  2. Avatar de kekes
    kekes

    Perdi interesse quando li Mediatek.

    Aparelho interessante mas por esse preço creio que há alternativas mais interessantes de marcas mais conhecidas, e com isso digo melhor suporte em casos de problemas maiores.

    Um abraço, foi apesar de tudo uma boa analise 😉

    1. Avatar de Marisa Pinto

      São opções, nem todos temos os mesmos gostos eheh 🙂

    2. Avatar de knom
      knom

      como assim? a mediatek tem que prestar serviço quanto a problemas maiores? ou a marca??
      a mediatek já ta a dar o suporte todo as marcas e devs…. o resto tem que ser as marcas a fazer “amigo”….

      voces e a mesma mentalidade de sempre…
      cada vez perco mais vontade de ca vir

      1. Avatar de Vítor M.

        Opiniões contrarias promovem o diálogo e a partilha de conhecimento. Se queres só um lugar onde dizem amen contigo 😉 isso vai ser difícil.

        Abraço.

        1. Avatar de knom
          knom

          sim mas é sempre a mesma coisa…. chega a ser ridiculo

          1. Avatar de Eiras
            Eiras

            Grande problema com a Mediatek vinha de não ser dev friendly. Recentemente têm tomado ações contrárias.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Sim, Mediatek é o calcanhar de aquiles.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    As linhas verticais é da protecção de ecrã que já tras e nao do visor em si. Tenho um.

    1. Avatar de helcap06
      helcap06

      As linas é para imitar o icharger da apple, um painel solar incorporado na tela dos iphones que carrega o terminal com a luz solar durando muito mais o ciclo de carregamento e passando a ser quase autonomo podemdo assim aumentar o tempo de escutas!!!

      1. Avatar de Mr. lol
        Mr. lol

        lol boa invenção…

    2. Avatar de Pedro Cunha
      Pedro Cunha

      eu tambem tenho 1 e estou satisfeito

  4. Avatar de Não Interressa
    Não Interressa

    “dando acesso directo à bateria de 24300 mAh” ganda bateria!!!

    1. Avatar de Daniel Veiga
      Daniel Veiga

      Viva,
      Onde compras-te?

  5. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Obrigado pela análise, muito bom pensando na qualidade/preço.

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Onde posso comprar este telefone cá em portugal?

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bons dias
    Em relação preço/qualidade não deve haver muitos tão bons!
    Ainda esta semana ja comprei um.

    1. Avatar de MM
      MM

      Há melhores mas num sistema operativo diferente. 🙂

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Alguem sabe onde está a venda?

  9. Avatar de Amj
    Amj

    Ola.
    Comprei um para a cara metade em Dezembro na http://www.efox.es.
    5* é o que tenho a dizer.

    1. Avatar de Rui C

      Comprar na efox, que corajoso. É só pesquisar pela empresa no google e é só burlas, facturas falsas, troca de produtos, etc.

      1. Avatar de Ricardo Pereira

        Eu, autor da Review, comprei-o na Alemanha através do efox e..encomendei-o num Sábado e chegou na Terça-Feira e so retiraram o dinheiro da minha conta uma hora depois de o Smartphone ter chegado a minha casa. Pelo menos comigo, não falharam, bem pelo contrário.

      2. Avatar de Sofia Melo
        Sofia Melo

        Bom dia, Já fiz imensas compras na Efox ( e noutros sites do género), e com eles (efox) nunca tive o mínimo de problemas, mesmo até com os envios da China. vem tudo nas datas previstas (os envios da europa são ultra rápidos), os produtos correctos, e até a assistência ao cliente é razoável, contrariamente ao q seria de esperar.
        Também tenho este UMI C1, estou satisfeitíssima com ele, a apontar é mesmo a duração da bateria, que com o uso ultra intensivo que eu dou ao telemóvel ( 2 cartões sempre a bombar, + internet + emails, + documenhtos, etc) já começa a dar sinais de cansaço – estou à espera que fiquem as baterias disponíveis nos envios da China (estão esgotadas), para encomendar 2… 🙂

  10. Avatar de MM
    MM

    “Sistema Operativo: Android 4.4.2 KitKat (Não atualizável”
    Brilhante!! um produto novo que já vem desactualizado e não pode ser actualizado!!
    Comprem… fantástico lixo.

    1. Avatar de Galo
      Galo

      A questão é que este modelo não é novo…já está há venda há algum tempo…o modelo mais recente da marca é o UMI Zero..

      1. Avatar de MM
        MM

        Há algum tempo é o quê? 1 ano?! Só assim compreendia um pouco melhor… mas suspeito que não seja o caso.

        1. Avatar de Galo
          Galo

          Não foi há um ano, mas quase…Fevereiro ou Março de 2014 se não estou em erro…
          E repara que o processador Mediatek pode-se dizer que é de 3 gerações atrás..

          Actualmente Mediatek está com os 64 bits, antes foram os octacore 32 bits,e antes disso estes quadcores 1.3.

          Mas o telemovel não deixa de ser uma bela máquina e a marca é de confiança…eu possuo o primeiro modelo da marca, o UMI X1, comprado há pouco mais de 2 anos e ainda continua impecável…Especificações incluem dual core 1GHz, 1 Gb ram, 4.5″ 1280 x 720 píxeis,etc..

          Em termos de actualizações oficiais, sairam umas 3 ou 4 até o jelly bean 4.1.2…Após isso só mesmo com custom roms.

          1. Avatar de WPMM
            WPMM

            Ah… Então o problema está na review! Fazerem um review a um equipamento com 1 ano não faz sentido… é inútil.
            Na volta já nem o fabricam!

          2. Avatar de Galo
            Galo

            Sim, confesso que fiquei um pouco surpreendido ao ver a review a este equipamento agora.

            Mas pronto a review em si está impecável e o autor tem todo o mérito! apenas podia ter referido que o equipamento não foi lançado agora mas que está em comercialização há vários meses…

          3. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            WPMM: inútil näo.

            1) está muito bem feita
            2) é uma aparelho à venda, logo há potenciais compradores
            3) esclarece bem os PROs/CONS, daí que alguém que questione a compra pode ter uma impressäo pessoal do produto

            Se fosse de algum Nokia antigo, descontinuado e que näo vai receber o WP10 aí entendia; agora este modelo terá certamente näo oficialmente o Android 5.0, o HW näo é nada mau, daí que parece-me fazer todo o sentido.

  11. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Não entendi muito bem:
    – Bluetooth 2.0?
    – as linhas “no ecrã” não serão do Touchscreen?
    – como que o SO não é actualizável? Não recebe updates (de bugs)? A empresa disse que não actualiza?
    – tem dual sim? Quais as bandas de cada um?

    Bom Review. Essa neve toda é em Portugal?

    Caso não receba updates ao ser um telemóvel pouco conhecido pode ser difícil arranjar boas ROM alternativas …

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Penso que seja Alemanha eheh

    2. Avatar de Ricardo Pereira

      Pelo que consta, sim, é Bluetooth 2.0.
      As linhas, ainda não sei que explicação possam ter. O SO, pelo que consta nas definições do Smartphone, não tem a opção de procurar actualizações, mas de certeza que haverá outras ROM´s a serem por ai disponibilizadas.
      Quanto ao resto, o artigo ainda está a ser corrigido à medida que se vai sabendo mais deste Smartphone.

      Não, a neve é na Alemanha.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Pelo que encontrei em alguns sites diz BT 4.0, one glass solution, pelo que as riscas são quase de certeza do Touchscreen.

        PS: Ricardo Pereira, com sorte somos vizinhos 😉

        1. Avatar de Ricardo Pereira

          Pois, também já li algo do género. Vou instalar algumas aplicações de detecção de hardware, pode ser que veja em concreto que tipo de Bluetooth tem.

          Ai é? Eu moro a 20km de Stuttgart.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Hummm entäo somos vizinhos como Porto-Lisboa 🙂 Eu vivo a uns Km a sul de Koblenz

  12. Avatar de David Campos
    David Campos

    Tenho um há mais de 2 meses, e estou satisfeito. A relação qualidade preço não me desiludiu. Queria era encontrar ROMs mais actualizadas. Alguém tem alguma informação sobre isso?

  13. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Viva,
    só tem um senão para mim, ecrã de 5,5″

    Os updates começo a habituar me, tenho um Wiko Stairway e updates tá quieto!!!!

  14. Avatar de jorge
    jorge

    Bom dia

    Como dono de um já à uns meses, pois comprei mal saiu no mercado, é um excelente telemóvel. E se tivermos em consideração o que paguei, 109€, preço final então nem se compara.

    Tem uma construção espectacular, super robusta. um toque de qualidade. ao nível de telemóveis de topo.
    e até hoje, todos conhecidos, amigos ou familiares que lhe pegam, dizem logo imediatamente isso, a qualidade do bicho.
    O meu já sofreu uma queda fortissima, em paralelos, em que bateu, saltou ai 50cm e voltou a cair, e apenas uma pequenissima mossa na estrutura metalica, na parte de baixo e um risquinho na de cima.
    quanto ao desempenho, para já excelente. O quadcore 6582 é um bom produto, 1Gb ram está bom, e os 16GB em que ficamos com cerca de 12-13GB é usado para tudo, por isso não há stress com aplicações.
    Só não gostei do launcher à lá MIUI mas mudei logo para o Nova launcher.
    A camera é boa, então nesta gama de preços é muito boa. a frontal nem por isso, é normal.
    Resumindamente, vale cada euro!

    1. Avatar de jorge
      jorge

      já agora, vejam porque é robusto http://youtu.be/sZ2455y7mqY?t=57s

  15. Avatar de JX
    JX

    Telemóveis Android 100~200€ com boas spects é o que não falta… o problema é mesmo as atualizações

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Eu acho o Moto G 2014 brutal e updates não são um problema.

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    Para mim abaixo dos 200€ num smartphone só vale a pena comprar ou um Xiaomi (note ou redmi 1S/2) ou um Moto g (2013 ou 2014).

    Ambos vão tendo actualizações e são de boa qualidade/preço, dentro dessa gama de preços são sem duvida a melhor maneira de investir euros num telemóvel.

    É uma pena que continuem a lançar este tipo de telemóveis “apetecíveis” e que pouco tempo depois começam aparecer problemas de optimização de SO

  17. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu tenho um o Telémovel UMI C1 é muito bom….

    NO inicio vi essas tais “ricas” mas ja desaparceu acho que era da pelicula…

    Nao deixa nada a desejar vinha com o louncher da empresa mas tambem com outro muito bom que iguala qualquer outro telemovel…
    As camaras sao espetaculares…

    O Design é ótimo…
    Tem muito espaço de memoria um belo processador que iguala a ram um grande ecrâ
    Foi sem duvida o melhor telemovel que comprei e aconselho a comprarem

  18. Avatar de celsomarino
    celsomarino

    Tenho um UMI C1 ha relativamente meio ano. Posso dizer que estou super satisfeito com o aparelho. Para um smartphone destas dimensões, dispõe de uma carcaça bastante resistente, tem um bom desempenho. O único defeito que tenho a apontar é no estabilizador da câmara, basta um misero movimento para a fotografia ficar tremida. Comprei no eBay por 112€ e por este preço, aconselho vivamente, superou as minhas expectativas.
    Sobre as ROMs, foi difícil começar a surgir, mas pelos vistos já andam por aí algumas. Quem sabe a cyanogen se lembre deste modelo!
    Outra coisa que tenho a apontar é a resolução demasiado baixa e o launcher, mas também existe maneira de contornar.

  19. Avatar de Luís
    Luís

    Boa tarde,
    tenho um UMI C1 há 2 semanas e estou bastante impressionado com a qualidade do mesmo. Respondendo a algumas questões, benchmark o meu tem 18660 no Antutu, o que para um MTK não é mau.
    Em relação a atualizações, já existem algumas ROM’s, basta pesquisar, e que resolvem, para mim o único problema dos MTK, que é o GPS.
    Ele fixa bem, o erro é de uns metros, o que faz com que a navegação são seja assim tão boa.
    Mas como disse, é um problema que desaparece com as Roms.
    Em relação a jogos, posso dizer que corre sem problemas o Asphalt 8, não testei mais jogos, mas este é exigente a nível gráfico, e corre muito rápido.
    Mandei vir uma capa flip por 10€, e digo já que por estes preços não arranjam melhor tlm com esta qualidade.

  20. Avatar de Tomcat
    Tomcat

    Boas,
    Tenho um há 3 meses.
    Fiz o Root e instalei uma ROM feita por um vizinho nosso espanhol.
    Nada a apontar e tendo em conta que o comprei por 80€…

    Relativamente a ser Mediatek, “só” ter 4.4 etc….
    Para a grande maioria dos utilizadores, isso não é de todo importante, aliás “who cares”.

    1. Avatar de Tomcat
      Tomcat

      Esqueci-me de informar também que não há partições na memoria.
      Logo não há stress de falta de espaço para apps.

    2. Avatar de Musashi
      Musashi

      Podes dizer de onde mandaste vir por esse valor?

      1. Avatar de Tomcat
        Tomcat

        Boas, comprei na efox numa promoção.

  21. Avatar de Procurando
    Procurando

    Boa noite! Onde é possível comprar esse equipamento pelo preço enunciado? Cumprimentos