Google Maps passará a ter navegação offline em breve

39 Comentários

A utilização do Google Maps em modo offline não é propriamente uma novidade, contudo, este não é um recurso que funciona de forma sólida, algo que irá mudar ainda este ano.

google_maps


Serviços disponíveis para todos é o que a Google pretende oferecer, assim, é necessário criar infraestruturas e condições capazes de fornecer serviços de qualidade a toda a população.

Como tal, a Google anunciou a pesquisa e navegação offline através do Google Maps. Em qualquer lugar do mundo, com bom ou mau acesso a dados, pretende-se que os mapas da Google funcionem de forma perfeita.

youtube

Não é só o Google Maps que poderá ser utilizado offline. Também o Youtube permitirá o download de vídeos durante 48h de forma a que possam ser visualizados com a melhor qualidade independentemente do serviço de Internet dos utilizadores, algo que já havia sido anunciado há algum tempo, mas que é agora confirmado e que estará disponível no final do ano.

Quanto ao Chrome, há que referir que, apesar de não funcionar offline, irá ter uma redução de consumo de dados na ordem dos 80% o que será uma grande vantagem para todos os utilizadores Android.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Ao menos a stream não crasha ao contrário da Apple.
    E podemos usar um Mac para ver a conferência enquanto que a da apple não funcionava no windows. É a diferença

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      Crasha o quê?

      O Windows e o Mac não são da Google LOL!

      1. Avatar de Nuno Santos
        Nuno Santos

        Crasha a stream.
        Não me expliquei bem. Para ver a apresentação do iphone 6 no site da apple tinhas de ter um mac (havia streams a partir daí mas eram de utilizadores). Esta conferência da google toda a gente pode ver com qualquer sistema operativo

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Para veres a apresentação do iPhone 6 tinhas de ter um reprodutor que suportasse um standard aberto da internet, HLS:

          Safari, Android Browser (ssiiiiiiiim, tiraram isso do Chrome de propósito para dar suporte à tecnologia da Google), VLC, Kodi, Tuenin Radio, Flowplayer, etc…

  2. Avatar de Mikes
    Mikes

    Mapas offline -> HERE maps
    Youtube online -> Diversas apps no WP e sem limite de tempo para os filmes guardados.

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Eu tenho o here maps gosto mto mas so uso por dar para usar offline, porque google maps e mto em tudo.. detalhe, informação e flexibilidade. Se vamos ter maps offline, não vejo a razão de ter o here instalado.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Fandroid detected. O here e o melhor serviços de mapas, do android só tens o lag

        1. Avatar de Flame
          Flame

          FanAntiandroid detected

        2. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Deixa la de ser “quadradinho”. Eu apenas disse que apesar de gostar bastante do here, só o tenho instalado porque ate agora o maps não suporta offline. nao estou a ofender a tua religião com a minha opinião pois não? pronto

          1. Avatar de Dumitru
            Dumitru

            So o tens instalado porque apareceu ha pouco tempo no Android…

        3. Avatar de Marco Chapita
          Marco Chapita

          Como é que podes Dizer que é fandoid?? tu ja viste a qualidade do google maps a precisao que te da na navegacao,eu em londres só uso google maps é desnecessario qualquer outro tipo de app de navegacao.E agora com esta opcao de modo offline vamos só ver qual é o tamanho do mapa que podes guardar offline.Se for portugal inteiro vai ter imenso sucesso.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Here maps e metrotube, 2 apps que fazem isto há muito no wp…ainda dizem que o android é melhor ahah..só lag e ainda usam o 2.3

    1. Avatar de Sandro Garcia
      Sandro Garcia

      Deves pensar que para Android só há o Google Maps… -.-
      Para além do Here também funcionar no Android, tens muitas outras aplicações de mapas que funcionam ofline – por exemplo tens uma tuga : MEO Drive…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Vê se mm que nc usaste o here drive…meio drive e o gps dos pobres só bugs e lags

        1. Avatar de eyedea
          eyedea

          Carlos vou apenas fazer uma pergunta, tens vida? Ou é basicamente isto que fazes? Força miúdo tou contigo, tu vais vencer.

        2. Avatar de Marco Chapita
          Marco Chapita

          Nop o carlos nao usa o Meo drive ele usa o Apple maps que é bem melhor,nao tem bugs nenhuns ,ha pera foi retirado do mercado por estar mesmo mal feito e trocar os sitios. LOL.

      2. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Here funciona no Android, mas ha pouco tempo..

  4. Avatar de Mikes
    Mikes

    Resumindo: Uma conferência sem nada de relevante.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      A dor de cotovelo é assim tanta? Mete Nivea que ajuda a passar… Ou o teu ifones gastou-te o dinheiro todo?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        É verdade… que é que isto é de novo?

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Tivesses visto a conferência que já sabias. Se não te apetece ver, pelo menos vê sites tipo pplware que te fazem resumos daquilo que saiu novo…

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Quem usa android nc terá formação acadêmica, só miudos usam isso é de mau gosto

    1. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      uma pessoa com uma resposta destas é que nao tem o minimo de inteligencia, sabes que existe liberdade de escolha?? cada um é livre de escolher o que lhe apetecer, e se fosse pela apple diz me la como é que tinhas possibilidade de ver Realidade Virtual por exemplo num smartphone?primeiro nao tinhas e se eles inventassem um card Board metiam la o logo da apple e cobravam 300Euros e faziam tambem uma versao do cardBoard noutra cor e diziam que era premiam e cobravam 1000euros, e voces iam todos a correr comprar porque era o melhor do mundo. Mas se quisermos chegar ao teu nivel de formacao academica, Quem usa Iphones(apesar de nao ser a minha opiniao porque para mim quem gosta usa e ponto final) é que é tolinho da cabeça porque todos os anos muda para o modelo aseguir e ao fim ao cabo nem sequer tem diferencas que valha apena mudar ano apos ano.mas leva la a bicicleta.

    2. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      uso android e tenho formação académica. por sinal se calhar até melhor que a sua. e muitos outros também terão. mas não tem nada a ver uma coisa com a outra. até parece que a educação académica é tudo na vida. basta ver quantos CEO’s milionários acabaram a faculdade.

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Nao percebi uma coisa, o google maps tera versao offline tb para IOS ou so para android? É que usar android e frustrante para mim, n admito lags e nesse aspecto o 6plus n falha.

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Pois, tens de usar o google maps no teu 6plus…
      A apple não tem nenhuma aplicação de mapas de jeito. é uma pena que tenhas de usar google

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Usar google maps n tem mal, o android e que evito

      2. Avatar de Mário
        Mário

        É uma pena que a Google tenha de fazer os Mapas para iOS…

        Porque é que tem?

      3. Avatar de Gates
        Gates

        “A apple não tem nenhzma aplicação de mapas de jeito.”

        Por acaso tem, ora vamos la ver Portugal: http://maps.apple.com/?ll=38.766667,-9.15

        Tas a ver? É tão bom que é capaz mostrar um mapa de jeito da Google Maps 😉

  7. Avatar de 1berto
    1berto

    A sério que o GMaps não funciona offline? Fiquei parvo…

    1. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      Funciona ja algum tempo,mas tinhas que fazer download do mapa ou do espaço que querias utilizar offline e ele fazia o download para o teu telemovel,mas nao podias navegar offline, so podias consultar o mapa offline.

  8. Avatar de joão
    joão

    Como a autora muito bem diz, a utilização offline de mapas no Google Maps “não é propriamente uma novidade, contudo, este não é um recurso que funciona de forma sólida”.
    De facto, a aplicação permite o download de mapas, só que estes têm uma validade de 30 dias e o raio alcance de cada um destes mapas é de aproximadamente 50 km. Assim, um viajante que queira viajar numa distância equivalente à de Lisboa ao Porto e não queira utilizar dados do telefone, apenas o GPS, terá de previamente fazer o download ( por exemplo da rede doméstica ou de outro hotspot, ) de 6 mapas que cubram essa distância.

    Para aqueles que dão particular relevo à voz de assistente ou “co-piloto” dispensando o visionamento do smartphone dando assim mais segurança à condução, ouvindo apenas as indicações por voz do tipo “virar ligeiramente à esquerda”, convirá dizer que existe a aplicação SVOX com duas vozes portuguesas, a Catarina e a sua alternativa masculina, as quais se configuradas no Android como as vozes do sistema dotam o Google Maps de voz e tornam-no uma alternativa de peso às aplicações comerciais, quanto mais não seja por poder interagir com Google Earth e possibilitar o “street view”. De referir que tal voz pode ainda transformar um ebook num audiobook utilizando o TTS (texto to speech) numa aplicação de eboks que disponha desta função ( p.e. Moon+ Reader).

    Quando o Google Maps poder contar com mapas offline permanentes e cobrindo desde um país a um continente, incluindo “street view”, ( a voz de assistente já tem a solução referida ) e a toda a já existente parafrenália de informação ( trânsito, pedestre, públicos, pontos de interesse, fotos, restaurantes, hotéis, etc, ) e ainda poder contar, quem sabe, com uma integração com o Waze que a Google comprou acedendo por esta via a uma rede social de informações e comunicações em viagem, que outra aplicação a poderá bater ??

    Salvo erro, o Here aqui falado não permite visualização “landscape”, só na vertical e a “street view” neste é uma miragem assim como é no Sygic e no Meo Drive, para não falar na diversidade de informações .
    Tom Tom ? Não sejamos tontos.

    DISCLAIMER : não sou fanboy da Google ( o mesmo não posso dizer da voz Catarina ), apenas me limito a uma opinião que tento fundamentar objectivamente

    1. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      O Here da nokia permite sim visualizacao em Landscape posso confirmar,é bastante fiavel tambem,mas para mim o Google maps da lhe 10 a zero.eu tenho o Sygic comprado mas se pudesse usar em portugal o google maps nao olhava duas vezes sem gastar dados claro.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Porque não usas o Google maps? Tens um smartphone sem net?

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Então limita-te a andar pelo país sem passar fronteiras, senão tens duas hipóteses, ou dados em roaming ou então esquece o google maps.

        2. Avatar de Marco Chapita
          Marco Chapita

          Tenho um smartphone com net mas tu usares o Google maps gasta te bastantes dados.em comparacao a usares um no modo offline,e como sabes os dados em portugal sao pagos a preço de ouro.exactamente como o NEWJ estava a dizer se tens o azar de passar a fronteira e ficares em roaming entao estoiras o teu plafond nao de dados mas o Saldo… é ai que eu quero chegar..

  9. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    A aplicaçao here da nokia ja tem esse modo a muito tempo
    Por isso a google esta um pouco atrasada como sempre

  10. Avatar de Zé Charles
    Zé Charles

    Boas.
    Eu uso o Meo Drive profissionalmente, ou seja, de manhã à noite, há já vários anos. É rara a rua que ele não tem. A versão free perdeu algumas funcionalidades quando comparado com o TMN Drive, mas cumpre o que promete. Tem milhares de POI. Comecei ontem (graças a este conversa) a usar o Here só para experimentar. As primeiras impressões são muito boas. Em relação aos vários SO… por amor de Deus. Isso não interessa. O importante é usar estas conversas para divulgar app´s.
    Abraço fraterno para todos.