eCooltra Scootersharing chega a Lisboa

57 Comentários

Depois do êxito que foi em Barcelona, cidade pioneira do ecooltra Scootersharing, a rede de scooters elétricas por minuto chega a Lisboa e chegará também a Roma e a Madrid.

O projeto é um serviço da Cooltra que tem como objetivo complementar o transporte público e substituir o transporte privado dentro da cidade.


Foi durante a tarde de ontem que, em Lisboa, foi apresentada a eCooltra Scootersharing, a primeira rede de scooters elétricas por minuto.

Lisboa, conta agora com uma frota de 170 scooters totalmente elétricas e prevê alcançar mais de 25 mil utilizadores. Para além de facilitar as deslocações dentro da cidade de Lisboa, para já, a previsão é também de poupança de 70 toneladas de emissões de CO2 ainda este ano.

O projeto é um serviço da Cooltra, empresa líder em aluguer de scooters na Europa, que tem como objetivo complementar o transporte público e substituir o transporte privado dentro da cidade.

 

Tecnologia made in Portugal

Com tecnologia portuguesa, foram desenvolvidas em parceria com o CEiiA, centro tecnológico português especializado em aeronáutica, automação e mobilidade, a qual é responsável pela parte tecnológica do veículo e também pelo desenvolvimento da app.

 

Basta ter um smartphone

Para que possa usufruir do serviço free float (levantar e deixar a scooter onde quiser) basta fazer o download e registo na app. Os dados pessoais exigidos são: nome, morada, telefone, e-mail e os dados da carta de condução. Para pagamento são necessários os dados do cartão de crédito pelo qual quer que seja debitado o serviço. Tudo isso é fornecido apenas a primeira vez.

Após confirmação dos dados pela empresa, que demora apenas uns minutos, já poderá ser proprietário temporariamente de uma das scooters elétricas eCooltra.

Através da app consegue ver qual a scooter mais perto de si e reservá-la por 0,24€ por minuto. Consegue também ver a autonomia da mesma.

 

Está pronta para a viagem

Após reserva, tem 15 minutos para chegar até à scooter e iniciar a sua viagem. Este tempo não é cobrado, mas caso não chegue à scooter em 15 minutos a reserva é cancelada e terá de fazer uma nova, caso seja do seu interesse.

Ao chegar à Scooter reservada, para não surgirem dúvidas de qual é, caso haja mais que uma, a scooter liga os piscas e a buzina dá sinal. Após desbloqueio do assento, onde encontrará dois capacetes, toucas para se tornar mais higiénico o uso dos capacetes e uma embalagem de toalhetes, está pronto para a sua viagem.

O utilizador não tem de se preocupar com nada. Basta estacionar a scooter num local de estacionamento e a empresa trata de tudo o que é necessário desde o carregamento da bateria até à limpeza.

O percurso do veículo não é seguido, mas sempre que pára, é possível localizar a scooter, o que facilita em caso de roubo. Por curiosidade, em Barcelona, que já conta com um ano de serviço, nunca nenhuma scooter foi roubada.


Leia ainda:

Análise TomTom VIO – O GPS para scooters

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bispo on Road
    Bispo on Road

    Já usei é muito prático! A mota tem 2 capacetes um na mala do banco e outra na top case. As motas têm uma zona de utilização, grande lisboa, onde têm de ser deixadas no final da viagem.

    No site têm um código para 20 minutos grátis mas se usarem o meu ganham 30 minutos grátis vocês, e 30 minutos eu.

    O meu código promocional é: xrbzt

    Vejam o meu vídeo no youtube a usar o serviço 🙂
    http://www.youtube.com/watch?v=LNnIpxn7HhA

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      CÓDIGO​ 30 MIN GRÁTIS para andar: xvmkp

    2. Avatar de Rúben
      Rúben

      Adicionei qhrgn

  2. Avatar de MLopes
    MLopes

    preço do serviço?

    1. Avatar de Joao V.
      Joao V.

      Ta no artigo, cerca de 0.24€/minuto.

    2. Avatar de Bispo on Road
      Bispo on Road

      24cent por min.
      Se quiseres experimentar pordes usar o meu código (xrbzt) e ganhas 30 minutos grátis.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Para teres 30 minutinho for free mete este código – mvxkt

      🙂

  3. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    A tecnologia da scooter é Portuguesa ou a App?
    A scooter a ser eléctrica é das mais normais que se encontra por aí, até parece interessante… gostava de saber mais caracteristicas delas

    1. Avatar de Bispo on Road
      Bispo on Road

      Do que experimentei acho que estão limitadas aos 30kmh.

      Se quiseres experimentar pordes usar o meu código (xrbzt) e ganhas 30 minutos grátis.

      1. Avatar de José Maria Machado
        José Maria Machado

        Aos 48km/h corta.

    2. Avatar de André Ribeiro
      André Ribeiro

      As scooters não são feitas em portugal, mas sim todo o controlo das mesmas e a tecnologia para as motorizar.

      1. Avatar de Joao Bastos
        Joao Bastos

        É uma ideia porreira. O sistema parece bem concretizado

  4. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    Eu queria era comprar uma scooter destas, já despachei a minha a gasolina e ando a sondar o mercado das elétricas 🙂

    1. Avatar de BM
      BM

      O problema continua a ser o preço..também há uns tempos fiz uma pesquisa e são muito caras!

    2. Avatar de Bispo on Road
      Bispo on Road

      O problema é a velocidade de ponta vs autonomia. Estas estão limitadas a 30kmh e a bateria dura para 40kms.

      Se quiseres experimentar pordes usar o meu código (xrbzt) e ganhas 30 minutos grátis.

    3. Avatar de Leandro
      Leandro

      Boa tarde Azulnauta. Também tenho andado a sondar o mercado. Um amigo que foi à Norauto ver uma que eles tinham mas já não há. Era um modelo com 4 anos. Mas disseram-lhe que vai ser a meio do verão (não sabem datas!) uma nova elétrica (equivalente 50cc) com bateria de litio de uma marca deles. Se calhar vou esperar. Acho que são caras as eléctricas 2.000-3.000€ apesar da poupança ser grande.

      1. Avatar de Leandro
        Leandro

        Queria dizer vai sair

  5. Avatar de tt
  6. Avatar de APereira
    APereira

    Gostava de ver isso aqui no centro de Edimburgo, principalmente naqueles dias em que está a chover (80% dos dias) e naqueles em que há gelo na rua… (90% do inverno, que corresponde a 10/11meses por ano).

    1. Avatar de Bispo on Road
      Bispo on Road

      Por alguma razão eles só estão em certas cidades. Têm de ver onde será viável o conceito, é claro que aí nunca iria funcionar.

      No entanto se estiveres por Lisboa e quiseres experimentar pordes usar o meu código (xrbzt) e ganhas 30 minutos grátis.

    2. Avatar de milkshaker
      milkshaker

      Como diz logo de início :
      “Depois do êxito que foi em Barcelona, cidade pioneira do ecooltra Scootersharing, a rede de scooters elétricas por minuto chega a Lisboa e chegará também a Roma e a Madrid.”

      Sol, boas temperaturas, 0% de neve e gelo. Não me parece que o serviço tenha algo a ver com Edimburgo.

      Muito bom. Pode ser que desse modo se comece a produção de veículos eletricos em massa. As pessoas experimentam, e depois ficam convencidas e acabam por adquirir .

  7. Avatar de Daniel Almeida
    Daniel Almeida

    Estas scooters são desta marca: http://www.scooters-eletricas.com/catalogo/marcas-scooters-eletricas/govecs/
    Já usei este serviço variadas vezes e gostei bastante mas a scooter é fraquita (principalmente para que vem de gasolina, Azulnauta). Peso 100kg (:p) e ela dá no máximo 45km/h e o arranque é um pouco lento. Como serviço para usar de vez em quando para uma deslocação rápida na cidade é excelente, mas não comprava esta em especifico.

  8. Avatar de MShaitan
    MShaitan

    Excelente..! Haja mais ideias como esta..! Parabéns aos desenvolvedores…!

    1. Avatar de Bispo on Road
      Bispo on Road

      Se quiseres experimentar pordes usar o meu código (xrbzt) e ganhas 30 minutos grátis.

  9. Avatar de Rocha
    Rocha

    Caríssimo. 10x mais caro que o aluguer de uma scooter “normal”. É por isso que os “sustentáveis” não avançam.

    1. Avatar de Bispo on Road
      Bispo on Road

      A cobertura, suporte e comodidade também contam. Basta teres a aplicação para desbloquear a scooter, tirares o capacete da mota e seguires viagem. Eu achei super prático e prefiro do que usar um taxi.
      Se quiseres experimentar pordes usar o meu código (xrbzt) e ganhas 30 minutos grátis.

    2. Avatar de José Maria Machado
      José Maria Machado

      O conceito, ou pelo menos a minha visão do conceito e como as tenho usado é: antes de sair de casa e apanhar um Uber/táxi por exemplo, vejo se há alguma nas proximidades (o que é muito provável onde vivo). Num trajecto normal de 10 minutos, o que de mota no meio do trânsito dá para percorrer uma distância considerável e gastas 2,5€ cerca de metade dos outros​ que referi. Também acaba por ser mais barato muitas vezes do que ir a um sítio e pagar algumas horas de parquímetro.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Podes alugar uma scooter “normal” ao minuto e estacionares onde quiseres??!!

  10. Avatar de naotedeou
    naotedeou

    em caso de acidente como funciona?

    1. Avatar de Bispo on Road
      Bispo on Road

      Se a culpa for tua, só pagas no máximo 500€. Eles têm seguro próprio que trata de tudo.

      Se quiseres experimentar pordes usar o meu código (xrbzt) e ganhas 30 minutos grátis.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Faltou dizer que se a culpa for do condutor da scooter e este tiver de ir para o hospital ou deixar de poder trabalhar, o seguro não cobre esses custos.

        O seguro exclui os danos próprios:

        Anexo 3.3: Condiciones particulares Lisboa
        “el seguro no tiene cobertura para los danos personales del condutor”

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Ora ai é que estão os senãos…
          Estes artistas poferecem productos que depois são um perigo para o utilizador, sem cubertures, etc…

          500€ em caso de acidente, disse o colega acima?what?
          pra isso compro uma scooter daahhh.

  11. Avatar de DC
    DC

    Quando reservamos uma scooter conseguimos saber qual a autonomia que a mesma tem no momento da reserva?
    Depois de terminar a viagem podemos deixar a scooter em qualquer local ?

  12. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Curioso que as condições gerais que por lei deveriam estar em portuyguês estejam em castelhano ainda que o documento tenha o nome TERMS_CONDITIONS_PT.pdf ver em https://www.ecooltra.com/terms/TERMS_CONDITIONS_PT.pdf
    A zona destinada a estacionamento parece-me bastante limitada, nem sequer cobre a zona da Expo

    1. Avatar de Jorge Silva
      Jorge Silva

      Calculando que da Baixa ao Lumiar (extremos verticais do mapa de estacionamento para pegar/largar as scooters) são aproximadamente 7.9 km e que à velocidade máxima da scooter e sem semáforos demorarias cerca de 8 minutos o que custará no mínimo 1.92 euros, o problema é que nunca sabes quanto tempo vais parar por causa dos semáforos, parece-me que a melhor opção seria cobrar ao km, uma vez que as scooters até são controladas por satélite

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Porque o Produto não tem nada de Português…
      Havia o Português da China…agora ha o de Espanha…

      Ora se o site e a tecnologia de tracking , etc..ou seja do negocio fosse Portuguesa…
      nunca jamais , seria possível haver informação em Espanhol no site…digo eu..

      Obviamente que isto faz parte de mais uma Empresa Espanhola a trabalhar em Portugal!
      Já não basta a comida que comemos, a bebida, os Centros Comerciais, a roupa, etc agora é também os serviços considerados públicos…
      Meus caros…só os salários é que não teem nada a ver, de resto…

      Bien Benidos a España!

      1. Avatar de JF
        JF

        Concordo a 100% mas o secretário de estado tem outra opinião…e outros negócios , estilo no Brasil…

  13. Avatar de MG
    MG

    €0.24 p/min = €2.40 p/10m = €24 p/100m ?
    O conceito é porreiro, mas o preço é ótimo para turistas.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Só vais demorar 100min. do ponto A ao ponto B, se apanhares muito… muito transito, dentro da cidade.
      Isto é para deslocações dentro da cidade de Lisboa, que salvo as horas de ponta nas principais artérias, as deslocações não deverão demorar muito mais de 30 minutos.

      1. Avatar de JF
        JF

        é o preço da UBER! mais vale!

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Alias, olhando para as áreas abrangidas, na cidade de Lisboa, se demorares uns 15 minutos de um ponto ao outro, será muito.

  14. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    Tuk-Tuk 50paus 1hora 😛

  15. Avatar de José Fontinha
    José Fontinha

    Quem usa são os turistas, que pagam caríssimo o serviço, já que eles usam várias horas ou dias, logo uma scooters normal é bem mais barata, com capacetes incluídos, aqui só tens 1…
    E já há empresas que entregam e recolhem onde em Lisboa sem custos, caso da Scooters Cool, http://www.scooterscool.com

    1. Avatar de Bispo on Road
      Bispo on Road

      O problema é que são 4 horas mínimo. Eu se quiser ir daqui ao metro +- 2kms são 15km a andar. De scooter são 3 mins 60cents. O foco são as curtas viagens.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        2km a andar é igual a 2 kilometros de aviao ou de mota.
        Eu acho que querias dizer 15 minutos..

        Neste caso terias que alugar a moto e deixar de andar de metro 😀

  16. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Para quem quiser, fica o meu código: mpchr

  17. Avatar de Francisco
    Francisco

    CÓDIGO​ 30 MIN GRÁTIS para andar: xvmkp

  18. Avatar de joao
    joao

    usem o código jgdsc para 1 hora grátis!

  19. Avatar de Zé Único
    Zé Único

    Acho o serviço uma no ideia a que aderia concerteza se não estivessem a pedir fotografias dos documentos de identificação e carta de condução (frente e verso).
    Entendo que é demasiado perigoso passar essas imagens para uma empresa na internet. Se existir uma forma de aderir se, entregar cópia dos meus documentos, sim adiro.

  20. Avatar de JF
    JF

    Pois meu caro Zé Único a lei assim os obriga, não os obriga é gamar tanto os clientes! 0,24€/min = 24€ 100minutos! Dasse! Pode dizer-se “vão roubar prá estrada!”
    E é fácil fazer-se 20 ou 30 minutos numa viagem que julgamos curta e rápida. “É fácil é só fazer as contas.” Já dizia o Guta da ONU!
    Se queres alugar uma scooter e divertirem-se sem pensarem em contra-relógio façam-no nas várias rent a scooters portuguesas.
    http://www.scooterscool.com , http://www.lxrent.com , http://www.ridealegria , etc.

  21. Avatar de Joana Brandao
    Joana Brandao

    Podem usar este código para ganharem 30 min: dtczp

  22. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    Código actualizado 27/ de junho de 2017 kxgjd

    1. Avatar de Joao Silva
      Joao Silva

      Código =’ kxgjd ‘

  23. Avatar de Filipe Batista
    Filipe Batista

    Hey pessoal, novo código na zona: cfzsn

  24. Avatar de António Carlos Antunes dos Santos
    António Carlos Antunes dos Santos

    tmpbh… Fica aqui o meu…

  25. Avatar de Jose
    Jose

    o meu código promocional: cdngx

  26. Avatar de Miguel A
    Miguel A

    Código promocional ainda ativo: mpsgx.