CES2014 – Intel apresentou o mini PC Edison

43 Comentários

O PC do tamanho de um cartão SD

A CES 2014 – feira electrónica de produtos de consumo mais importante em todo o mundo, é por estes dias palco da apresentação das maiores novidades tecnológicas a nível mundial. Os grandes players da tecnologia dão a conhecer ao mundo aqueles que serão os seus trunfos para 2014 e desta vez damos destaque ao mini PC Edison que foi apresentado pela Intel.

intel_01

A Intel, através do seu CEO Brian Krzanich,  apresentou durante a CES 2014 o seu novo mini PC de baixo consumo energético destinado a computação ubíqua (computação baseada em contexto/Internet das coisas). Este pequeno PC tem o formato de um cartão SD e e conta como principais especificações com um SoC Quark dual-core de 22nm, LPDDR2 RAM, memória de . Ao nível das comunicações, o Edison tem interface wireless e bluetooth.

Segundo revelou Brian Krzanich, o Edison é da classe Pentium e a Intel tem inclusive uma loja de aplicações para este novo equipamento, esperando que este seja um dos gadgets de 2014.

edison_02

O Edison corre Linux mas segundo Brian Krzanich este pode correr outras plataformas uma vez que se trata de arquitectura x86. Ainda não há qualquer informação sobre o preço deste equipamento nem para quando a sua disponibilização no mercado.

Que vos parece este novo equipamento da Intel?

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Valter
    Valter

    Impressiona pelo tamanho…e depois?
    Conclusão: Raspberry Pi

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Valter repara que são coisas diferentes. Tu dentro de um PI, tens uma “coisa” dessas. Aqui tens um PC, num todo, dentro de um cartão.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Também acho que é completamente diferente.

        Este parece ser mais do género do arduino.

        Ou colocando de uma forma, o Arduino e este parecem ser desenhados para 75% Engenheiros Electrotécnicos e 25% para Informáticos.

        O RPi parece ter sido desenhado para 75% para Engenheiros Informáticos e 25% para Electro.

        Gostava era de saber o preço de uma coisinha dessas, não sei se será barato, ou será caro, pois um chip de 22nm, não deve ficar barato…

        E é claro, as ferramentas de desenvolvimento que a Intel disponibilizará…

    2. Avatar de Gooden
      Gooden

      Acho que o Pedro tem razão. isto pode ajudar a trazer avanços na medicina por exemplo…. Já existem pacemakers wireless que transmitem a informação para um dispositivo externo?

      Agora imaginem onde isto vai parar.. xD

      1. Avatar de Mauro
        Mauro

        Daqui a nada controlamos os “filhos”!

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        já há muito hardware para os pacemakers (até com comunicação wireless), e certamente mais especializado e com maior eficiência energética!

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        Os pacemakers já são wireless há mais de 30 anos. Era chato ter de andar a abrir a pessoa de cada vez que se quisesse mudar alguma coisa na programação…

        A principal razão porque não transmitem continuamente essa informação é que é chato carregar a bateria e ainda mais chato trocá-la. E porque o ruído eletromagnético pode baralhar, ou até desligar, o pacemaker.

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Era chato ter de andar a abrir a pessoa 😀
          WIN

    3. Avatar de Santiago
      Santiago

      Meu deusu, to preocupado. será que tem entrada USB? hahuahuahua.

  2. Avatar de antonio
    antonio

    Corre Linux, esta no bom caminho.

    1. Avatar de António
      António

      querias que corre-se um SO proprietário? xD

  3. Avatar de Krasy
    Krasy

    e espetar isto num monitor preparado para o feito e ligar-lhe um teclado e ver a malta a surfar na net 😛

    1. Avatar de darth
      darth

      para 90% do pessoal, isso é suficiente

  4. Avatar de Redin

    O futuro corre um pouco por todo o lado com dispositivos deste tipo. a flexibilidade no hardware está para estas maquinas, assim como um Sistema Operativo Embeded está para o software.

  5. Avatar de Gooden
    Gooden

    Acho que isto é um óptimo avanço. Poderá ser muito bom principalmente para a medicina onde se poderá fazer como os pacemaker mas para doenças de outro género.

    Imaginem uma pessoa estar na sua intimidade com a mulher (Dispositivo Ligado a Wireless) e o médico a ligar: “O Sr. José está com um problema. Seu Coração está muito acelerado…” Pois poderá… xP

  6. Avatar de Unknown
    Unknown

    Como é que se liga um ecrã e um teclado/rato?
    Vai se vender com uma doca especial tipo leitor de cartões com a saída usb/hdmi?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Será que precisa? se tens wireless podes ligar por SSH, VNC, etc etc 🙂

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        precisa no mínimo de input de energia! Por isso dá a entender que haverá necessidade de hardware extra, ao qual se liga o cartão

        1. Avatar de Unknown
          Unknown

          Concordo com Nuno. Muito bem que vivemos numa era de wireless mas mesmo assim a ponte de ligação deve ser feita a mesma ( e configuração tmb). Porque mesmo se for Find and Play (tipo plug and play) então isso vai dar a uma grande falha de segurança. Por isso que penso que deverá de haver sempre algum escleto oonde se ligará este “SD-PC”.

    2. Avatar de Rovani
      Rovani

      Tem na notícia… Bluetooth !!!

  7. Avatar de PB
    PB

    Para além da miniaturização, nada de novo… Parece-me um esforço da Intel para entrar na fatia dos mini do tipo PI, e para ser “diferente” tornou-o pequeno, e com isso, menos potente (um pentium meus senhores…).
    Quanto á ideia de medicina, a miniaturização de outros conceitos (uP dedicados, etc) funciona na mesma, não vendo eu, pessoalmente, futuro neste conceito apresentado pela Intel.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Classe Pentium não é o mesmo que “só” Pentium.

      Basicamente todos os CPUs da Intel são “classe pentium”, desde o Edison (o mais pequeno de todos), passando pelo Galileo (esse sim, do género do arduino), até ao Xeon topo de gama.

      Classe Pentium apenas quer dizer que usa o mesmo conjunto de instruções base do Pentium original.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Os Pentium actuais “nada” têm a ver com o Pentium original!
        Os Pentium originais só tinham suporte para 32bits, enquanto que os actuais têm suporte para 64bits, em virtude de usarem o mesmo tipo de núcleo que as classes de processadores mais potentes da Intel (embora com uma geração atrasada): Xeon, Core i3, i5, i7
        O nome Pentium foi simplesmente reciclado para uma classe de processadores menos potentes

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não vês tu, mas vejo eu…

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Já agora, para ser o mais correto possível (porque a Intel na verdade disse pouco sobre o Edison), o Edison e o Galileo são computadores completos. O Edison é este, do tamanho dum cartão SD, o Galileo é maior, do tamanho duma placa arduino normal. Ambos usam SoCs Quark, o Edison não se sabe qual exatamente (a Intel não disse), o Galileo usa um SoC Quark X1000.

  8. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    O problema vai residir sempre na autonomia / alimentação.

  9. Avatar de Ivo Guerreiro
    Ivo Guerreiro

    Excelente tamanho para nos talvez surpreenderem com novos avanços da computação ubíqua, ou seja lá teremos nós de comprar coisas que não necessitamos porque se ligam a net e estão sempre sincronizadas com as nossas contas de Internet.

    Com esta “crítica” claro que só estou a pensar nos bens de consumo para o público em geral. Claro que para outras áreas será um grande avanço!!

  10. Avatar de Daniel Senna Fernandes
    Daniel Senna Fernandes

    Existem tantas aplicações para um aparelho como este e que não se reduzem apenas à medicina.
    É certo que avanços na medicina são muito bem vindos, mas mais rapidamente vejo este mini pc a ser utilizado em coisas do dia-a-dia do que em qualquer coisa relacionada com a medicina. É verdade que já existem TV’s, frigoríficos, fogões e fornos inteligentes e capazes de enviar “mensagens” aos seus “donos”, mas um avanço como este poderá significar uma “inteligência aumentada”. Já para não dizer que até poderá significar uma redução nos custos.

  11. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    Eu não estou a ver isto a ser aplicado em 1 ou 2 anos…

  12. Avatar de Avenzel
    Avenzel

    Penso que o Quark tenha o core dos antigos 486DX ligeiramente modificado de forma a baixar o consumo energético e ao qual foram adicionadas algumas instruções Pentium.

  13. Avatar de Agostinho Teixeira

    Já há um equipamento com o formato de um cartão SD dedicado à Internet das coisas, o Electric Imp, também com comunicação sem fios. Julgo que este equipamento da Intel tenha a mesma abordagem.

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Imaginem o futuro.. Chegamos a qualquer lado e temos um monitor, um teclado e um rato sem fios.. Inserimos o nosso cartão no monitor et voilá.. Temos o nosso PC de casa em qualquer local. Eu gosto.

    1. Avatar de Vision
      Vision

      Muito bem dito!

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Já podemos imaginar isso com o nosso Smartphone, até porque aqui não vais ter o teu computador de casa, porque não vais ter armazenamento. Mais facilmente imaginas isso com o teu Smartphone

  15. Avatar de darth
    darth

    tambem devera trazer as habituais backdoors a pedido da NSA

  16. Avatar de mario
    mario

    Para a robótica de ser porreiro.

  17. Avatar de O Silva
    O Silva

    O electric imp, não lhe fica a atrás. Cá em casa, monitoriza a temperatura, com log para o Cosm (agora xively).

    Se este Edison, for tão fantástico como o Galileo…então a Intel entra na “guerra” com duas fantásticas vantagens.

    Como ja estou a testar e a desenvolver em Intel Galileo, só tenho um reparo.. consumo de energia! A baterias…acaba-se num instantinho. Espero que o Edison seja bem mais modesto.

  18. Avatar de Dicionário
    Dicionário

    O pplware devia fazer um artigo a ensinar as pessoas a activarem o dicionário de Português para a maioria dos utilizadores.

    Alguns erros que aparecem nos comentários são básicos e podem ser evitados com o verificador ortográfico de forma automática.

  19. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Este nome quando começar a ser “googlado” vai ser óptimo para a BQ 😀

  20. Avatar de Ricardo Martinho
    Ricardo Martinho

    O seu tamanho e formato impressiona! Estou curioso para saber como ligar um cartão micro sd, uma saída hdmi, entre outros aspectos.

  21. Avatar de MC
    MC

    Isto em termos de consumos energéticos e produção de calor deve ser fantástico.
    Mil e uma aplicações para isto.

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Acho que a micro computação já tem o tamanho desejável como uma pen com android para ligar na tv etc. não sinto necessidade de andar com um cartão sd-pc no bolso. com que finalidade dentro da nossa esperança de vida a veremos em prática usual?