Carros Tesla desde 25 mil dólares graças ao custo da nova geração de baterias

53 Comentários

A Tesla é hoje uma referência no segmento de carros elétricos e semiautónomos. O preço que, até agora, é proibitivo para muitos poderá baixar drasticamente e ficar ao nível de um modelo de combustão graças à nova geração de baterias.

Esta foi uma das grandes novidades do evento drive-in que está a decorrer em direto.

Carros Tesla desde 25 mil dólares graças ao custo da nova geração de baterias


Carros Tesla desde 25 mil dólares

A Tesla, pela voz do seu CEO, Elon Musk anunciou há minutos que o custo das células das suas baterias irão reduzir de forma drástica. Isto, irá resultar numa redução substancial do preço dos seus carros elétricos.

Elon Musk avança que um Tesla equipado com esta nova geração de baterias poderá ser vendido a partir de 25.000 dólares.

Nova geração de baterias Tesla

As novas células de baterias “tabless”, serão fabricadas com materiais diferentes, sendo o preço por quilowatt-hora reduzido para metade. Assim, um carro elétrico poderá chegar à faixa de preços aproximada de um carro com motor de combustão.

De referir que o preço por quilowatt-hora (kWh) é a unidade de energia usada com mais frequência para medir a capacidade das baterias em veículos elétricos modernos.

Na última década, estes preços sofreram uma redução substancial. Por exemplo, em 2010, o custo era de $1.100 / kWh. Em 2019, o preço registado era de $156 / kWh. Trata-se, portanto de uma redução de cerca 87%.

Embora haja uma previsão feita por especialistas que indica que o preço será de $100 / kWh em 2023, Elon Musk refere que a Tesla iniciará um processo de redução de preço em três anos, sem, no entanto, avançar valores.

O preço das baterias

As baterias, atualmente, têm um custo que varia entre os $10.000 e os $12.000, dependendo, claro, da sua capacidade. Portanto, o que a Tesla pretende é que este preço baixe para menos de $6.000, o que colocaria o custo da célula abaixo de $100 / kWh referidos para daqui a três anos.

A verdade é que o preço médio destes veículos elétricos têm caído substancialmente. Por exemplo, no mercado dos Estados Unidos, em 2018 o preço médio era de 64,3 mil dólares, em 2019 baixou mais de 13%, para 55,6 mil dólares. Ainda assim, estes são valores relativamente altos, quando comparados com os carros a gasóleo, que têm um preço médio de 36,6 mil dólares.

Assista ao evento:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Faz-me lembrar a promessa do M3 a 35000€ e depois foi o que se viu, parece uma história já vista…

    1. Avatar de Raul Oliveira
      Raul Oliveira

      Sempre um pessimista à mistura

      1. Avatar de Toder
        Toder

        Pois tem sempre que ter um tareco, se está caro entoa vêm com porque está tão, se está barato, mas porque tão barato?! Deve ter alguma coisa a esconder etc etc as pessoas so sabem reclam nós dias de hoje, mas não fazem nada para mudar ou para melhorar

    2. Avatar de adbu
      adbu

      Pensei no mesmo

    3. Avatar de eu2
      eu2

      Nos EUA está a esse preço (mais baixo até), é lá que têm a fábrica.

      $31,690
      After potential savings

      $37,990
      Purchase price

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Por cá também compras um Tesla novo por €35.000 c/iva incluido.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Não compras porque leva com 10% de imposto à entrada na UE e com o IVA de cada país. A Tesla não tem culpa disso…

          1. Avatar de TugAzeiteiro
            TugAzeiteiro

            Para o ano já não leva…. não esquecer da fabrica que estão a construir na Alemanha!

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            @TugAzeiteiro, exacto. E são 23% de IVA a incidir sobre o produto 10% mais barato. O ganho é superior a 10%.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Oi? A onde? Compro já

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/quer-um-comprar-um-tesla-model-s-por-menos-de-30-mil-euros-na-europa/amp/

      ( Os model S em segunda mão provenientes da Tesla a 30k euros de rir HAHA nem no OLX quanto mais na própria Tesla)
      Notícia Pplware.

      https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/elon-musk-tesla-model-3-precos-barato/amp/

      ( Model 3 a 35K NOVO a versão mais barata, uma pequena pesquisa e da para ver que nem model S nem
      Modelo 3 em Portugal em segundo mão em Portugal está a esse preço.
      Hahaha quanto fará novo)

    5. Avatar de Miguel Ferreira Pinto
      Miguel Ferreira Pinto

      O TM3 de 35.000 saiu nos EUA. Acho que tem que se ir informar. 🙂

      Ele nunca falou em 35 mil na Europa, até porque não temos cá os impostos de lá. Ele dá sempre preço em dólares

  2. Avatar de Online_fjo@hotmail.com
    Online_fjo@hotmail.com

    É desta que vem o meu!!

  3. Avatar de Da
  4. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    De cada vez que a concorrência parece estar a aproximar-se da Tesla, esta dá um salto gigante para a frente.

    Fantástico. Simplesmente fantástico…

  5. Avatar de Abreu
    Abreu

    Será que vai dar para trocar no futuro as baterias por essas mais baratas?

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Não é claro que se consigam todas as poupanças destas novas baterias num eventual retrofit. A altura das células é diferente e o pack é estrutural. Mesmo sem estes dois pontos, deve ser possível usar a alguns dos novos benefícios num retrofit. Eu diria que pelo menos uns 30 a 40% mais barato deve ser.

      Mas as baterias actuais já duram a vida do carro num uso normal. O mais provável é o carro e a bateria serem reciclados e não haver nenhum retrofit.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Os elétricos são o futuro e com as baterias a ficarem cada vez mais acessível, um dia ainda vou ter um Tesla.. por enquanto vou me contentado com um Zoe!

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Tenho um test drive a um Zoe marcado. Parece um dos melhores, senão o melhor, da gama dele. Estou a pensar substituir o ICE cá de casa e ficar 100% EV.

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            Estou a espera de um ze50 versão base, branco por apenas 23k com bateria Inc, o gov da 5k e eles dão 5k pelo um carro com mais de 12 anos, mas tens de o ter a mais de 6 meses.

            Acho que e um bom negócio!

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            Brutal! Muito bom negócio.

          3. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Comparando com o preço de um Clio, será assim tão bom negócio? Quantos km é necessário fazer?

          4. Avatar de IonFan
            IonFan

            @ToFerreira, contas rápidas e só ao combustível ou electricidade:
            Zoe – 0.0192€/km
            Clio gasolina – 0.0783€/km
            Clio diesel – 0.05313€/km
            (Usei os valores médios do combustível simples à data de hoje e os consumos oficiais)

            Ou seja, só no combustível, compensa em 118.000kms em relação ào Clio a gasolina e em 44.000kms em relação ao diesel. A isto tem que so somar a manutenção quase inexistente e o não pagamento do IUC.

          5. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Não percebi essas contas.
            Qual o preço considerado para cada carro?

          6. Avatar de IonFan
            IonFan

            @ToFerreira, o preço considerado para o carro foi os 23k do negócio do Abreu, que o que está aqui em discussão e foi o que questionaste. Os preços do Clio são os da versão base que estão no site da Renault.
            Num exercício em prol da simplicidade, calculei o preço por km pelos preços médios do gasóleo e gasolina (site “maisgasolina”) e a electricidade a 0,12€ (comum em vazio no bi-horário), multiplicados pelos consumos oficiais.
            Como disse, deixei de fora a manutenção e o IUC. Mas os dois juntos devem dar uma poupança de cerca de 500€ (mas não sei bem os custos da manutenção da Renault nem o IUC que um Clio paga).

      2. Avatar de Lelo
        Lelo

        Sendo assim, nao sera de esperar pela produçao em Berlim e comprar mais barato e com mais qualidade ? A promessa de reduçao de preços ira afetar as vendas no curto/medio prazo ? Creio que algumas decisoes de compra podem fica adiadas ate haver mais certezas…

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Há sempre o risco de perder vendas para mais tarde, mas a produção de Berlim está por mais uns 3 ou 4 meses. O único carro “anunciado” como tendo as novas baterias é o Model S Plaid, que custa 140.000$. Esses valores tiram vendas, no máximo, ao Model S performance. O Model 3 Performance custa metade. Não são os mesmos clientes 😉

          Mas senti claramente que não quiseram falar da aplicação em produtos existentes mesmo para não canibalizar as vendas a curto e médio prazo. No entanto acho que vamos ter novidade mais depressa do que se pensa.

          1. Avatar de Lelo
            Lelo

            O mercado parece que nao gostou…queda superior a 6%, com uma intervençao interessante na CNBC que começou as 16h PT

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            @Lelo, a maioria dos analistas não consegue perceber qual é o impacto disto. Como não há novidades que façam os resultados do próximo trimestre ser mais positivo, eles acham desapontante.

            Isto não é novo. A Tesla é historicamente mal analisada. Basta ver o que aconteceu este ano com as acções a subirem em flecha quando toda a gente começou a ver que afinal o plano da Tesla estava a acontecer. Para quem acompanha de perto isto era óbvio há anos. O analistas só perceberam quando bateram com o nariz na realidade.

            Como accionista a longo termo, não estou nada preocupado com estas descidas. Pelo contrário, até me dão hipótese de comprar mais acções com “desconto” 😀

  6. Avatar de Abílio Portas
    Abílio Portas

    O desde é muito relativo, mas já começa a ser um preço mais regular.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Sim é verdade, mas o preço “real” será sempre maior (contando com as tx de importação e IVA).
      É um progresso no bom sentido (baixa de preço) e espero que a concorrência leve a um maior abaixamento desses preços.

  7. Avatar de whatevs
    whatevs

    Parece uma excelente notícia… Para toda a gente fora de Portugal. Preparem-se para custar quase 2x mais cá. O mercado de carros novos/usados é ridículo.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Se comparares os preços dos veículos eléctricos lá fora, a diferença para os preços é residual. Os únicos impostos que pagam são os 10% de imposto de importação (UE) e o IVA. O que muda é o IVA diferente e algum eventual subsidio subtraído directamente no preço.

      Este carro de 25.000$, se for produzido na fábrica da Europa não para o imposto de importação e só leva com o IVA em cima deste preço.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Na madeira o governo ainda dá 5000 EUR para compra de qualquer carro eléctrico

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Os carros eléctricos são especialmente vantajosos nas ilhas. Além da autonomia ser algo secundário, poupa-se muito na importação de combustíveis.

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            Olha que para fazeres 330km na ilha como muitas vezes faço com uma sprinter , e o dia todo a rodar!
            E como tem muitas subidas, tb tem muitas descidas, estou curioso como isso pode aumentar a autonomia sabendo que a descer ele carrega.

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            Tal como nos ICE, o declive tem impacto nos consumos. A vantagem nos EVs é que regeneram nas descidas. Além de fazer com que o impacto do relevo seja menos notório, poupa muito os travões. O meu carro já passou dos 40.000km e ainda nem se nota aquele sulco do desgaste quando se passa o dedo na extremidade dos discos.

            A vantagem do Zoe é que carrega a 22kW nos carregadores AC (o Model 3 só vai até 11kW). Basta a hora de almoço para por mais uns 150kms na bateria 😉

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Não é o mercado que é ridículo, os impostos sobre veículos é que são ridículos…

      Mas alguém tem de andar a pagar pelos estádios de futebol, nacionalizações da TAP, nacionalizações de bancos, e muitas outras coisas.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Aparece sempre um alucinado convencido que os impostos que não chegam para pagar as despesas que o automóvel provoca é que andam a pagar outras coisas

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          “despesas que o automóvel provoca”? Queres desenvolver? E porque é que os carros cá provocam despesas tão superiores a outros países?

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Portanto, com esta nova bateria com um custo de produção muito mais barato, com a construção da gigafactory Berlin para não se levar com os 10% de imposto de importação, isto é brincadeira para arrasar completamente com algumas construtoras ditas tradicionais!
    Agora com o potencial aumento de Teslas nas estradas, a marca terá que implantar mais supercharger’s para satisfazer a procura que se anuncia!

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Exacto. Se compararmos o custo total de utilização, a maioria do ICE não tem hipótese. Temos que ir para carros a menos de 15k€ para ficarem mais baratos para o utilizador médio. E até esses têm os dias contados.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        E e aí que acaba as benesses do estado.. toca tudo a pagar aquele imposto sobre veículo. Em vez de pagares 10k vai logo para 20k, tal como acontece com motores térmicoa…..

        Palavras santas!

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Para os novos vai haver certamente imposto. Acho justo. Quanto a valores, acho que não precisam se ser tão elevados porque a economia ganha com o parar de uma saída brutal de riqueza para os países produtores de petróleo. Mas já não digo nada. Veremos.

  9. Avatar de João
    João

    Temos que começar a pensar em produzir mais electricidade de forma barata, consistente e abundante.

    1. Avatar de Vítor M.

      A produção até que acredito que seja barata, o problema é a margem de lucro.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Tens dados sobre isso?

        1. Avatar de Vítor M.

          Não faltam documentos e artigos sobre as margens de lucro (onde se incluem os impostos) que pesam no preço da fatura que o consumidor paga. Googla e tens muita coisa boa.

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Mas lucro para quem? O problema em Googlar, não é falta de resultados, mas resultados a mais, lixo. Estava ver se terias dados fiaveis por teres afirmado isso.

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ontem vi toda a apresentação, mas fiquei com o feeling de pescadinha de rabo na boca. E fantastica a forma como eles demontram como vão otimizar o processo de fabrico de baterias e concerteza uma mais valia e custo de produção e consomidor. Tambem foi altamente eles ja estarem a pensar no reciclar das baterias, Mas e isto e um big mas para mim, a nivel de densidade de energia nada modou praticamente, para atingir a meta que ele pretendem e preciso revolucionar a mistura quimica das baterias, porque a realidade é que a nova celula tem 6x mais energia mas é 5.5x maior, por isso o ganho em densidade foi bom mas não revolucionario como a tesla pretende.

  11. Avatar de Zé

    Estamos à espera do Roadster

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Bem visto! Este Plaid obriga a Tesla a subir a parada para o Roadster. Vai ser do outro mundo.

  12. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Mais uma promessa do Elon Musk.

    Onde estão os Cybertruck, ATV, Roadster, Semi, Model S Plaid? E agora promete mais um, 25k electric car.

    Daqui a 6 meses promete outro.
    Tem de completar a frase: S3XY CARS + “$25.000 electric car”. Resta saber quantas letras terá esta última palavra.