Afinal a rede Wi-Fi da PT não falhou na Web Summit

63 Comentários

Actualização: A Vodafone emitiu um esclarecimento relativo à falha apontada ao seu serviço.

Começou ontem aquele que é considerado o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo da Europa, o Web Summit. Este evento, que reúne startups e investidores de todo o mundo, irá realizar-se em Lisboa durante os três próximos anos e este ano são esperados 53 mil participantes.

A sessão de abertura deixou de fora do Meo Arena 3000 pessoas e ficou marcada também por uma falha geral na rede Wi-Fi… que afinal não aconteceu!

websummit_01_thumb.jpg

O Meo Arena encheu rapidamente, não havendo espaço para todos os que pretendiam assistir ao evento de abertura. Ao todo, cerca de 15 mil pessoas assistiram dentro do Meo Arena e 3000 acompanharam o streaming no ecrã colocado no exterior.

O presidente executivo e fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave começou por referir que era importante que as pessoas tivessem chegado mais cedo mas, para compensar, pediu a todos que pegassem no smartphone e fizessem um streaming, via Facebook, para amigos e familiares de todo o mundo.

Para isso Cosgrave começou por exemplificar como fazer ‘live streaming’ via Facebook… só que nada aconteceu e a culpa seria da rede (a “rede”, que foi um dos factores que contribuiu para a mudança do Web Summit da Irlanda para Portugal). Cosgrave referiu então que tentaria mais tarde.

Numa nova subida ao palco, Cosgrave voltou a arriscar um ‘live streaming’ e desta vez com sucesso. Nesse momento, o fundador da Web Summit pediu um aplauso para a operadora de telecomunicações Portugal Telecom, que é a responsável pela infraestrutura de comunicações Wi-Fi. Mais tarde Cosgrave revelou que afinal na primeira tentativa estava ligado à rede Vodafone.

websummit_03

Segundo dados avançados antes do evento, a infraestrutura da PT permitirá concentrar em simultâneo o número de pessoas e de dispositivos previstos para o evento: 50 mil e 150 mil, respectivamente.

Para além do Parque das Nações, as zonas onde decorrerão acções associadas ao evento, como o Night Summit com palco no Cais do Sodré e no Bairro Alto, terão reforçada a rede móvel do MEO, com vista a garantir a melhor experiência de comunicação e troca de dados entre os milhares de pessoas esperadas em Lisboa.
 

Actualização

A Vodafone emitiu um esclarecimento à falha apontada ao seu serviço durante a abertura da Web Summit.

A sessão de abertura do Web Summit ficou marcada por uma falha técnica que impossibilitou o seu fundador de realizar uma demonstração. Na ocasião, Paddy Cosgrave estava ligado em Wi-Fi, tal como o vídeo oficial do evento comprova.

Como é do conhecimento público, a Vodafone não é o operador responsável por assegurar as comunicações do Web Summit. Assim, os problemas técnicos que se verificaram durante a ligação em Wi-Fi não podem, em qualquer circunstância, ser imputados à Vodafone.

A referência à Vodafone visível no ecrã do telemóvel de Paddy Cosgrave diz respeito à rede móvel em que o equipamento estava registado. No entanto, na altura da demonstração, o fundador do Web Summit estava a utilizar a rede Wi-Fi disponível no local do evento. Importa reforçar que sempre que o Wi-Fi está ligado, a utilização de dados nunca é feita pela rede móvel na qual o telemóvel está registado.

A Vodafone reforçou a sua rede de forma a garantir a entrega de um serviço de elevada qualidade aos visitantes deste evento, tal como sempre acontece, e mantém uma monitorização constante da performance da mesma, a qual tem apresentado elevados níveis de excelência.

Além do comunicado, a Vodafone partilhou um pequeno vídeo que mostra que está a ser utilizada a rede Wi-Fi durante a tentativa de transmissão de vídeo.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de g0tH1cX
    g0tH1cX

    Resta esperar pela resposta da Vodafone..:o)
    Não sou fan de nenhum dos Operadores…mas, de uma forma geral, a Vodafone costuma superar a Meo em larga escala…:p

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Começa a superar a nivel “caseiro” porque a nivel empresarial e para eventos com esta dimensão a PT continua ser uma das melhores apostas por causa da infraestrutura que têm.

      1. Avatar de nezonzi
        nezonzi

        Bom dia,

        Confesso que não deixo de ficar incredúlo com a necessidade de publicar sem confirmar. Pedro, como é possível visualizar no video http://www.rtp.pt/noticias/economia/abertura-da-web-summit-marcada-por-percalco-tecnologico_v960266 o Paddy estava realmente com o Wi-Fi ligado. Como não funcionou, desligou e passou a utilizar o dados móveis. Não instantâneo, mas dá para perceber que passado alguns segundos passa a receber notificações de diversas apps… o problema foi mesmo o tempo de transição.

        BTW, muitos clientes da Vodafone conseguiram realmente publicar no facebook o video.

        Errata?

        Obrigado,
        Hugo

        1. Avatar de jroldao
          jroldao

          É a verdade.
          Está em wifi, a receber notificações mas o streaming não arranca (problema de débito), desliga o WIFI e alguns segundos depois recomeça a receber as notificações na rede movel da VF (tempo de transição entre wifi e redes moveis) A hisótria deste acontecimento está a ser virada ao contrário va-se lá saber porquê…basta ver quem é o 2º maior patrocinador do evento…..

      2. Avatar de Mário
        Mário

        óbvio! bem visto

      3. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        É prefeitamente visível que ele está ligado à rede Wi-Fi logo ou foi aselha, problemas no Facebook, no aparelho usado ou a culpa é da rede Wi-Fi que é gerida pela MEO(PT) o resto são tretas! E óbvio que lhe foi pedido para dizer o que disse!

      4. Avatar de Henrique
        Henrique

        Infra-estrutura todos têm, PT, vodafone, NOS, já tudo tem FTTH, aqui a questão estava apenas nos equipamentos suportarem o número de devices e users, o problema com wireless nunca é largura de banda. E isso qualquer das empresas teria feito bem, até porque subcontratam o serviço a terceiros.. lol

        1. Avatar de KitKat
          KitKat

          LOL digo eu, não sabes do que falas…

      5. Avatar de Nada tem a ver
        Nada tem a ver

        A Vodafone nada tem a ver com o assunto. A questão é com a rede Wi-Fi – e não havia nenhuma rede Wi-Fi da Vodafone – é da PT.

      6. Avatar de Nota-se
        Nota-se

        Nota-se! Por isso é que a falha foi do wi-fi da MEO e não da internet móvel da Vodafone. Basta ver o telemóvel estava ligado à rede wi-fi.

        1. Avatar de KitKat
          KitKat

          Foi detectado um Rogue AP a tentar deitar os AP´s abaixo, just saying!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Atenção, o que a PT implementou no pavilhão atlântico e dimensionou para 50/150 mil pessoas —> WIFI (na verdade foi implementado pela Cisco). O que provavelmente foi utilizado na primeira tentativa, 3g/4g Vodafone em roaming.

      1. Avatar de Joel Santos
        Joel Santos

        Wi-Fi de alta densidade da CISCO deve de ser muito bom deve! É só marketing e politica…compram tudo e todos! Inovação ZERO nos ultimos 10 anos!

      2. Avatar de Sei umas coisas
        Sei umas coisas

        Será que queria dizer 50 mil pessoas e 150 mil devices moveis? E será que foi mesmo a Cisco que implementou a infraestrutura de WiFi para a PT?

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Não foi a Cisco, só os equipamentos são Cisco, o resto foi entregue a um parceiro.

        2. Avatar de Cajo
          Cajo

          Como é óbvio foi a PT que implementou, com equipamentos Cisco. Qual é a dúvida? A Cisco tem a solução, e a PT implementou-a. Como acontece com qualquer equipamento. Ou acham que a box e o router em casa são marca Meo ou PT.

          1. Avatar de Sei umas coisas
            Sei umas coisas

            Não… não há dúvida nenhuma.

            Claro que a box que tenho lá em casa é da Cisco e que o Router é Technicolor. Também não há dúvida, que o técnico que lá foi instalar isso em casa, era da Viatel ao serviço da PT (pelo menos é o que dizia o colete que tinha vestido).
            Por isso, não há dúvida nenhuma, que terá sido um parceiro Cisco (e certamente gold) que fez o desenho/implementação da solução.
            A questão é, qual?

          2. Avatar de TMCR
            TMCR

            Tenho sérias dúvidas, por norma o Operador contrata um parceiro certificado e com provas dadas para ajudar na integração de serviços como rede WIFI nos seus circuitos de dados… poderá ter sido o próprio fabricante Cisco a assumir a integração face à exposição mundial do evento

      3. Avatar de sei outras coisas
        sei outras coisas

        Os equipamentos são Cisco, mas não foi a cisco que implementou.. apenas os forneceu.
        e o que a MEO implementou no MEO Arena não foi para 50 mil pessoas em simultâneo..

        1. Avatar de Sei mais coisas
          Sei mais coisas

          Claro que não, até porque o pavilhão não leva tantas pessoas. No entanto não esquecer que a solução no Meo arena já está instalada à 3 anos e foi reforçada para este evento. Os valores anunciados é para o espaço todo (Meo arena + pavilhões da FIL). E sim, a Cisco é que foi o fabricante selecionado e sim, é um parceiro Cisco que implementou. No entanto, a Cisco, tem estado sempre no terreno em conjunto com o parceiro no apoio à PT.

          Era interessante, é que alguém que soubesse ainda mais coisas, divulgasse os números de equipamentos que estiveram ligados em simultâneo no 1º e 2º dia.

          1. Avatar de sei outras coisas
            sei outras coisas

            eu sei ainda mais coisas.. mas para essa info vai ter de esperar até ao final do evento que a MEO certamente faz um comunicado com esses dados todos.. como tem feito em outros eventos com dimensões assinaláveis.

  2. Avatar de RickPinto
    RickPinto

    Não deves esperar resposta alguma já que a meo foi patrocinadora e parceira presumo…
    A Vodafone em nada estava relacionada.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E publicidade grátis à PT…

    1. Avatar de JS
      JS

      São patrocinadores…….

  4. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Viu-se bem quando ele mostrou o telemovel, estava a receber mensagens e updates de outras apps como o instagram etc… So podia ser um erro do telemovel ou do Facebook…

    Ficou-lhe mal culpar logo o WIFI, porque o tabloides apressaram-se logo a descarregar noticias sem fundamento na internet, ainda por cima um dos motivos da saida dele de Dublin foi essa…

  5. Avatar de Joao V.
    Joao V.

    Realmente, culpar a vodafone na MEO arena é no minimo ridiculo.. Ah e tal, estava ligado a outra rede que não foi pedida para este evento.. Ridiculo..

  6. Avatar de Zé Tó
    Zé Tó

    Não vejo nada mal neste artigo. O facto da Vodafone estar alheia à situação não significa que este artigo esteja mal.

  7. Avatar de Jose
    Jose

    No video da pagina de Facebook do web summit dá para ver ao minuto 31.
    O tablet tem rede móvel da Vodafone mas é visivel que tablet está ligado ao Wifi (e a única operadora com Wifi no WebSummit é a Meo).

    1. Avatar de Bruno Nogueira
      Bruno Nogueira

      É bem visivel que ele depois de não conseguir abrir via Wi-Fi, desativou-o e o 4G da Vodafone foi ativado e não abriu na mesma…

      1. Avatar de Teresa
        Teresa

        é bem visível que o senhor não percebeu que não abriu à mesma porque não foi feito o refresh à página.

  8. Avatar de Paulo Neves
    Paulo Neves

    Tal como 99,99% dos problemas estão no…. Utilizador!!

  9. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    O pplware não está a fazer a cobertura do evento?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Pelos vistos não…

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Muita coisa interessante acontecer e nenhuma notícia. É o mais certo

  10. Avatar de abiper
    abiper

    Quem falhou foi o “artista”

  11. Avatar de Pedro Magalhães
    Pedro Magalhães

    Estou neste momento no pavilhão Atlântico (digo Atlantico porque continuo a defender este nome e não um pavilhão com nome de uma marca) à cerca de 1hr e nem no tablet (mini ipad) nem no smartphone (Samsung S7) consegui ter acesso a net. Wifi conecta-se mas net nem vê-la.

  12. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Enfim, se alguém falhou fou a MEO, a Vodafone não participa no eventol. Mas pelo que percebi foi só noobice ou então uma técnica de publicidade a MEO.

  13. Avatar de eu
    eu

    Acho que ficava bem, rectificar o título da noticia….”Afinal a rede Wifi falhou MESMO”

    1. Avatar de PedroL
  14. Avatar de Diogo
    Diogo

    Lá a rede de wireless da meo com casa cheia nem arranca com testo no speedtest para não consegue arrancar.

  15. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Para não falar do live streaming: video could not load or timed out… seca monumental…

  16. Avatar de Filipe
    Filipe

    Se virem com atenção, o símbolo indicado não prova nada pois este diz respeito a rede WIFI e não a rede Móvel.
    Além disso tanto em Wi-Fi como principalmente em qualidade de imagem a MEO é muito superior a Vodafone

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Malta… É triste que no vídeo que a Vodafone colocou no site deles apenas apareça a parte em que o telefone está ligado à rede Wi-Fi.
    Se o vídeo não tivesse sido cortado iríamos verificar que visto que o Wi-Fi não estava a funcionar ele desligou-o passando a usar a rede 4G da Vodafone e que mesmo assim não carregava a pagina do Facebook .

    Vejam o vídeo completo que está no Facebook do Web Summit e comprovem aquilo que escrevo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      I melhor existem outros vídeos maiores que esclarecem que estava mesmo por wireless e em direto deu vem para ver que era por wireless.

      1. Avatar de KitKat
        KitKat

        Sim resta saber em que AP é que ele se estava a ligar.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Vá até ao segundo 24 para perceber que houve uma troca de WiFi para 4G.
        Mania de não verem as coisas até ao fim…
        http://sendvid.com/raaa2xr9

        1. Avatar de Nandeco
          Nandeco

          A primeira falha é claramente com wireles, quando ele muda para 4G será que tem nas definições permitir dados em Roaming activos?

          Ainda assim a culpa parece ser do iPhone 😛

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Se não tivesse dados em roaming ativos o 4G não aparecia lá em cima.

    2. Avatar de jroldao
      jroldao

      Errado. Está em wifi, a receber notificações mas o streaming não arranca (problema de débito), desliga o WIFI e alguns seg depois recomeça a receber as notificações na rede movel da VF (tempo de transição entre wifi e redes moveis). A hisótria deste acontecimento está a ser virada ao contrário va-se lá saber porquê…basta ver quem é o 2º maior patrocinador do evento…..

  18. Avatar de Fábio
    Fábio

    Possivelmente foi apenas uma tentativa de marketing por parte da meo. Em que mostrava que a internet da meo “é superior” à da Vodafone.

  19. Avatar de JJ
    JJ

    A explicação da Vodafone não explica nada.

    Dizer que quando se esta ligado a uma rede Wi-Fi o móvel não usa o 4G… não é bem assim. Porque se estiver ligado a uma rede Wi-Fi e eventualmente essa rede não estiver com net, o equipamento pode muito bem voltar a utilizar o 4G, mesmo estando ligado a uma rede Wi-Fi.
    Estar ligado a uma rede Wi-Fi, não é simplesmente sinonimo de ter Internet, pode estar apenas numa rede interna.

    Na minha opinião, esse eventual problema foi culpa do utilizador. O mais certo foi ele não se ligou a rede wi-fi correcta.

    1. Avatar de alguem que la esteve
      alguem que la esteve

      Ora aqui está alguém sensato!
      Estivemos a conversar com o sr horas antes e o Cromo do Web Summit não avisou ninguem (do WiFi) do que ia fazer e não sabemos em que rede ele se ligou! existiam dezenas de rogues no local.
      Nas seguintes demonstrações já se ligou corretamente e tudo funcionou!
      O palco tinha uma rede especifica para lhes garantir o acesso a grande parte dos 16Gbps

  20. Avatar de Filipe
    Filipe

    A rede Wifi falhou mesmo, e muitas vezes, foi ainda colocado por todo lado placares a pedir às pessoas para não acederem à rede #WebSummit, mas sim à rede #WebSummit_5Ghz.
    A infraestrutura montada tem duas linhas de 4Gb uma activa e uma de reserva em caso de falha da primeira, nas primeiras horas da manha o sistema teve um colapso com a quantidade de utilizadores tendo alturas em que a velocidade passou para 0,03Mb.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Parece natural ,que tenham pedido para se ligarem a 5Ghz, visto que a 2,4Ghz, a rede está saturada. A quantidade de rogue APs, devices bluetooth e outros equipamentos que usam rádio, é enorme neste tipo de eventos. Quantos stands estão presentes neste evento, que tem o seu próprio AP, que está a lixar o Wi-Fi do evento? Pode-se fazer alguma coisa contra isso? Claro, ir de stand em stand pedir para desligar o equipamento, caso seja só para ter acesso à net (usando a net do evento). Mas estes serão só uma parte, visto que outros precisam mesmo do seu AP, para poderem fazer demos dos seus produtos (ninguém vai para um evento destes ,fazer demo de um produto, sem trazer o seu setup, logo montado).

      Já quanto a haver duas linhas de 4Gbps (ainda para mais uma activa e uma em standby), parece-me muito pouco para este evento. Não acredito que a PT, não tenha colocado mais que 2 circuitos (activos e a balancear o trafego) e com débitos no mínimo de 10Gbps.

      1. Avatar de alguem que la esteve
        alguem que la esteve

        2.4Ghz saturou, limitação da tecnologia. venha de lá o HOME specialist resolver.
        2x 4Gbps eram o backup do backup 😉

  21. Avatar de jroldao
    jroldao

    Está em wifi, a receber notificações mas o streaming não arranca (problema de débito), desliga o WIFI e alguns segundos depois recomeça a receber as notificações na rede movel da VF (tempo de transição entre wifi e redes moveis). A hisótria deste acontecimento está a ser virada ao contrário va-se lá saber porquê…basta ver quem é o 2º maior patrocinador do evento…..

  22. Avatar de O pai dele
    O pai dele

    Meus caros, apenas para complementar o que já foi dito, de facto a Vodafone não teve qualquer falha de rede, adicionalmente nada garante que o equipamento tinha os dados em roaming ligados. Sei de fonte directa que a BTS aka antena da Vodafone, estava perto de metade da capacidade se dar rede 4G a todos os users do Meo arena. Para finalizar e sei que para alguns isto não é novidade, no último dia do evento existiram pedidos de várias quantidades de hot spots portáteis à Vodafone por parte da organização do web summit, uma vez que a rede estava muito aquém das expectativas. Percebo que existiu um grande investimento por parte da meo, mas o Sr. Paddy denegrir uma operadora idónea em função de uma falha alheia merece que outros factos venham a público.