Worldcoin é oficial. Há uma nova criptomoeda no mercado

27 Comentários

O projeto Worldcoin nasceu há três anos e hoje é lançada oficialmente uma nova criptomoeda para o mundo. Sam Altman da OpenAI é uma das pessoas à frente desta nova criptomoeda que já conta com investimento português.


Foi através de um anúncio oficial assinado por Alex Blania e Sam Altman que foi lançada uma nova moeda digital, a Worldcoin.

A Worldcoin consiste numa identidade digital que preserva a privacidade (World ID) e, onde as leis permitirem, uma moeda digital (WLD) recebida simplesmente por humanos.

Segundo os criadores, “se for bem sucedido, acreditamos que a Worldcoin pode aumentar drasticamente as oportunidades económicas, dimensionar uma solução confiável para distinguir humanos de IA online, preservando a privacidade, permitir processos democráticos globais e, eventualmente, mostrar um caminho potencial para UBI financiado por IA”.

Para se fazer o registo na Worldcoin, os utilizadores têm de permitir a digitalização das íris dos olhos numa esfera espelhada, criada por Thomas Meyerhoffer, um antigo designer da Apple, a Orbe.

O projeto conta já com 2 milhões de utilizadores inscritos na sua fase beta e a Worldcoin está a ampliar as operações “orbitais” para 35 cidades em 20 países. Como uma tentação, aqueles que se inscreverem em determinados países receberão o token de criptomoeda WLD da Worldcoin. Dados fornecidos pela empresa indicam que existem mais de quatro milhões de unidades da Worldcoin em carteiras digitais de 170 mil utilizadores portugueses.

A Worldcoin detém cerca de 20% de todos os seus tokens, que não estão a ser lançados nos EUA por enquanto. Nos primeiros 15 anos, a startup está a limitar o fornecimento total a 10 mil milhões de tokens “WLD”. No lançamento na segunda-feira, a oferta máxima de circulação do token, baseada no ERC-20, é de 143 milhões, escreve a Worldcoin num whitepaper.

A Reuters cita Alex Blania que indica que o aspeto da criptomoeda dos World IDs é importante porque os blockchains de criptomoeda podem armazenar os World IDs de uma maneira que preserva a privacidade e não pode ser controlado ou desativado por nenhuma entidade.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Porque é que precisam da iris… ?

    1. Avatar de andre
      andre

      para te controlar melhor.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Podes elaborar um pouco mais?
        Eu e muita gente usamos leitores de impressão digital e não me sinto controlado.

        1. Avatar de André Amaral
          André Amaral

          Podes elaborar um pouco mais?
          Eu e muita gente somos confrontados com cada vez mais pedidos de dados biometricos e sentimo-nos controlados.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Controlar e autenticar são coisas parecidas mas não é a mesma coisa.
            Qual é a diferença entre usar a impressão digital ou ler a íris? E em termos de segurança?

          2. Avatar de André Amaral
            André Amaral

            Facultativo ou obrigatório são coisas parecidas mas não é a mesma coisa.
            Qual a diferença em seres obrigado a utilizar meios biometricos ou outra qualquer?

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            O que é que isso tem a ver? A íris é uma forma de autenticação. E qual é o problema de se usar a íris? Não é mais seguro? Na tua app do banco não usas a impressão digital?

  2. Avatar de awake
    awake

    “…os utilizadores têm de permitir a digitalização das íris dos olhos…”

    Não vale a pena dizer que os teóricos da conspiração também acertaram nisto pois não?

    Ignorando todas as teorias da conspiração, acho que estou a ficar velho demais para esta evolução digital toda, vejo vantagens na praticidade digital mas infelizmente consigo entender que iremos ficar demasiado “restringidos” com este tipo de evolução…o controlo pode ser demasiado elevado por parte dos governos. Posso estar enganado…e espero estar.

    1. Avatar de Joana Almeida
      Joana Almeida

      Já não são “teóricos da conspiração”, são sim, “teóricos da coincidência” porque cada dia que passa é cada vemos mais o que era imposível e conspiracionista acontecer em frente dos nossos olhos.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        A Microsoft (e outras empresas) querem mesmo controlar o mundo! Vê lá que o Hololens 2 suporta autenticação pela íris…

        Deixem-se de palermices e de achar que o Big Brother está em todo o lado para controlar, vigiar e limitar todo o mundo. Bem vindos ao novo mundo cada vez mais digital. Perde-se alguma privacidade? Com certeza, mas daí a termos o Sauron a monitorizar toda a gente vai uma grande distância…

        1. Avatar de Joana Almeida
          Joana Almeida

          Ou estás à margem do que se passa hoje em dia ou estás mesmo a ser palerma.

          Se há uma guerra entre as grandes empresas tecnológicas é por causa do “big data”, parametrização e segmentação de tudo e todos. Se te sentes confortavel em dar todos esses dados de graça para utilizares os seus serviços/produtos estás no teu direito, o que estamos a ver é uma rápida mudança para ser obrigatório fornecer/utilizar certas mecanismos que podem, e certamente são utilizados para alimentar esta “big data”.

          Não te enganes a ti mesmo.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Sim, concordo com o que dizes. Mas não entendo a ligação que é feita com a autenticação usando a íris.
            Eu vejo isso como uma forma mais segura (se realmente for) de acederes a uma coisa que só tu deverias ter acesso.

          2. Avatar de Joana Almeida
            Joana Almeida

            Estas constantes mudanças de métodos de autenticação são feitas com um proposito. Recolher ainda mais informação sobre cada indivíduo. Já fomos “obrigados” a dar nº de telefone, impressão digital, mapeamento faceal, agora iris, e depois sei lá o quê…

            Só deveria fornecer o que quer que seja quem quiser e ponto final. Se eu quero apenas utilizar uma password ou uma key, deveria ser possível.

  3. Avatar de Miguel Jex
    Miguel Jex

    Mais uma para se juntar a todas as outras que são lixo. Mas será que não percebem que a porcaria de criptomoedas só trazem problemas para todos nós? A falta de inteligência dessas criaturas supera-me….

    1. Avatar de Letras
      Letras

      Cbdc.. Não preciso dizer mais nada. Então, olha, as tantas tens razão.. A inteligência da criatura que inventou a cbdc superanos

  4. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Mas ainda existem criptomoedas ? LOL

    1. Avatar de Alves
      Alves

      Existem e vão sempre existir, vieram para ficar.

      Quanto as SCAMS seja em € ou $ ou em cripto sempre vão existir (esquemas) não interessa o tipo de moeda, sempre vai existir alguém a tirar proveito da ignorância de outra.

      A única forma é a literacia seja ela digital, financeira, informática, etc…

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        não dês corda, ele ainda nem repararam que o proprio governo e entidades estão se a carregar de cryptoAtivos.
        Nem fazem ideia que a SEC já está de volta do 1º ETF de BTC, que tornara o investimento direto de entidades publicas em crypto.

        Alguma malta aqui do pplware ainda está em 2012, a achar que uma cryptmoeda é para ir à frutaria e dar como pagamento pelas bananas.

  5. Avatar de lpkx5enp
    lpkx5enp

    Daqui a uns anos acredito que as criptomoedas vão ser moeda comum.

    1. Avatar de Miguel Jex
      Miguel Jex

      Daqui a uns anos vais chorar por todas as desgraças do mundo.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        que horror!

      2. Avatar de lpkx5enp
        lpkx5enp

        Que fatalismo, Miguel!

      3. Avatar de Migas
        Migas

        Ainda nao choras?

  6. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Mais um SCAM.

  7. Avatar de Pedro Charola
    Pedro Charola

    Estamos a criar a tempestade perfeita.

  8. Avatar de Joca
    Joca

    São duas coisas separadas para se perceber – a World ID e a Worldcoin (token) operacionalizadas através da World App.
    Lendo os diversos textos disponibilizados no site worldcoin.org percebe-se a lógica da coisa. É natural que se queira começar por esclarecer o que é o Orb.
    https://worldcoin.org/blog/engineering/opening-orb-look-inside-worldcoin-biometric-imaging-device
    Em suma, é um dispositivo de leitura da íris (os dois olhos) “distribuídos pelos novos Operadores Worldcoin Operators em cidades espalhadas pelo mundo” e em que ca um que queira aderir se terá que deslocar. Diz a worldcoin.org que as imagens da íris não saem desse equipamento local, a não ser que o utilizador as solicite ou disponibilize à Worldcoin para futuro desenvolvimento. É repetido que se trata de uma identidade única mundial e que ao mesmo tempo garante a máxima privacidade (não é detalhado como, mas presumo que não associa dados pessoais, como o nome),
    A tecnologia é open source e pode ser disponibilizada, por exemplo, para uso em sistemas de voto eletrónico. Quanto ao token, ainda não foi lançado e não está a ser transacionado.
    Eu diria que é um projeto ainda na fase inicial mas que valerá a pena acompanhar.
    P.S. Porquê a leitura da íris e não, por exemplo, o Face ID da Apple? Por, dizem, ser mais seguro e, potencialmente, poder abranger um maior número de utilizadores.