Ucrânia aprova lei que “legaliza” a Bitcoin e outras criptomoedas

30 Comentários

Apesar da tensão que se vive entre a Rússia e a Ucrânia, os dois países não param. Na passada quinta-feira, a Ucrânia legalizou a Bitcoin e outras criptomoedas. O projeto para a legalização de criptomoedas já estava em curso desde setembro.

A nova lei recebeu mais de 300 votos à favor e apenas três votos contra, o que revela a coerência na liberação das criptomoedas.

Ucrânia aprova lei que "legaliza" a Bitcoin e outras criptomoedas


Ucrânia: estima-se que mais de 5 milhões usem criptomoedas

A Ucrânia é um dos mais recentes países a ter legislação para a Bitcoin e outras criptomoedas.  Segundo dados recentes, a Ucrânia tem uma população que ronda os 44 milhões de habitantes e estima-se que mais de 5 milhões usem criptomoedas.

Em termos percentuais, a Ucrânia é provavelmente o país com a maior adoção do mundo de criptomoedas. Com uma forte tensão com a Rússia, a Ucrânia antecipa-se também ao país de Putin. Segundo Mikhail Fedorov, vice-primeiro-ministro da Ucrânia, tal lei irá oferecer mais segurança aos investidores visto que estes terão proteção legal. 

Ucrânia aprova lei que "legaliza" a Bitcoin e outras criptomoedas

Portugal continua a ser um país sem qualquer tipo de legislação, acolhendo inclusive a “Família BitCoin“. Didi Taihuttu, patriarca da conhecida ‘Família Bitcoin’, decidiu mudar-se para Portugal, para aproveitar o “imposto zero”, uma vez que em Portugal ainda não existe nenhum tipo de legislação/imposto.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    …a aguardar a chegada de “Velhos do Restelo” a falar sobre o preço do Bitcoin quando o que mais importa é o seu valor.
    Primeiro, eles ignoram-te,
    depois riem de ti,
    então, começam a combater,
    e depois, tu ganhas. (Mahatma Gandhi)

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      É isso mesmo, os Velhos do restelo, tem de ver que as coisas vistas à sua maneira tem os dias contados.

      1. Avatar de o verdadeiro
        o verdadeiro

        Porquê? As pessoas não têm direito a ter uma opinião diferente da tua? Cada um faz o que quer das suas poupanças. Pessoalmente, acho que ainda é mais rentável o mercado acionista do que o do Bitcoin. Achas o contrário? Porteiro, não te vou criticar por isso.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          @O Verdadeiro,
          Toda a gente tem de ter direito a sua opiniao claro, mas é necesário que tanto um lado como o outro permita isso aos restantes.

          Como dizes tens um set de investimento na bolsa, achas que é mais rentável porque é o mercado que tu conheces e te sentes mais confortável o mesmo o mesmo deverá acontecer com outras pessoas.
          Eu por exemplo invisto tanto numa coisa como em outra (nao gosto de ter os meus ovos todos num unico cesto), mas cada vez mais pendo para investir mais em Crypto do que na bolsa, isto porque consigo ter resultados mais rápidos e altos, da mesma forma como muitas vezes posso ter perdas mais rápidas e maiores também claro.

          O problema está nos que nao conhecem, nao sabem, mas insitem em criticar, em inventar histórias de lavagem de dinheiro entre muitas outras coisas como se em dinheiro FIAT nao houvesse lavagem de dinheiro ou trafulhice.

          1. Avatar de João Magalhães
            João Magalhães

            Inventar histórias de lavagem de dinheiro? Nada contra as cripto mas que claramente é uma maravilha para lavar dinheiro isso não há dúvida, principalmente se não der para seguir o rasto.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @João Magalhães
            Nao me referia a ti, referia aos comentários que de vez em quando vejo por aí.

            Mas o achares isso é puro desconhecimento do assunto, lembra que casos como o BPN ou BES, nao houve crypto metida ao barulho, era tudo dinheiro FIAT.

  2. Avatar de SbRX5s8
    SbRX5s8

    Talvez a segurança social devia investir nos Bitcoins em vez na CocaCola.

  3. Avatar de adbu
    adbu

    bitcoins e companhia deveriam ser banidas devido ao custo elevado em termos ambientais. Já as moedas baseadas em Proof of Stake têm a vantagem de consumir muito menos energia.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Deves ter chegado hoje a este mundo para teres emprenhado pelos ouvidos sobre um tema que está já enterrado há muito tempo.

      1. Avatar de jorgeg
    2. Avatar de Louro
      Louro

      Podes sustentar essa mesma informacao com dados concretos?

      Ou só ouviste falar disso e achaste que era uma cena fixe para se dizer?

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    As criptomoedas vao servir para terminar com o dinheiro fisico. Esse e o esquema que existe nisto das criptomoedas.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Elas podem servir esse propósito mas dá-te o completo controlo do TEU DINHEIRO, ao contrário daquilo que as CDBC vão fazer.
      O governo pode limitar o que podes gastar, onde gastar e como gastar e também em última análise bloquear qualquer acesso aos teus fundos. Para mim, os bancos nunca mais irão ver o meu dinheiro a perder valor por lá parado.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Nao é necessário crypto para isso, o dinheiro fisico já há muito tempo que está completamente obsuleto.
      Cada vez sao menos as pessoas a ter dinheiro nos seus bolsos, e cada vez irao ser menos.

      Paper money é uma coisa do passado.

  5. Avatar de João
    João

    Eu oiço isto muitas vezes, mas parece que quem diz que todos deviam entrar na jangada dos Bitcoins já são/eram riquíssimos.

    Como é que um mero mortal, um cidadão comum investe numa moeda que custa nada mais, nada menos que 34,€!?

    1. Avatar de João
      João

      Quis dizer ~34,600€ por moeda, é de loucos investir tal valor quando tantos nem isso se tem guardado no banco!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Porque tu não compras uma Bitcoin inteira, tu compras frações dessa moeda que se chamam satoshis. O mesmo acontece com quase todas as outras moedas.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Isso é porque não percebes um boi do que estás a vociferar.
      Não interessa o preço mas sim o valor.
      Se quem pensa vir para o Bitcoin para enriquecer é melhor vestir a tanga e voltar para a sua caverna de ignorância.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Nao e o caso ? Entao consegues explicar porque muita gente esta a aderir as bitcoins ? A ganancia das pessoas ve-se em todo o lado.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          o problema das pessoas é olharem para as cryptmoedas como se fosse moedas mesmo, eu durante anos tive o mesmo problema.
          É cansativo mas vale apena ler sobre a tecnologia e o que permite ou poderá permitir fazer. Mas… a malta prefere pensar ” bem talvez no futuro chegue à Zara e pague com bitcoin”…
          Fica um conselho, procura e estuda sobre fazer stake.. nao vais ficar rico mas dao te mais em juros do que qualquer banco

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Nao precisas de comprar uma moeda, aliás nao precisas de comprar Bitcoin na verdade, tens uma variedade enorme para poder comprar.

      Por exemplo, se tivesses investido ~350USD em Bitcoin (BTC) em Feb 2015, hoje terias ~37520.21USD

      Se tivesses investido 100USD em Shiba Inu em Setembro de 2021, terias hoje cerca de ~35142USD.

      Podes multiplicar quantas vezes quiseres…

      Imagina que tinhas investido 1000USD em Bitcoin no dia 18 de Marco 2020, hoje terias ~6561USD

      Ou que no mesmo dia tinhas metido 1000USD em Etherium, hoje terias ~22657USD

      Como podes ver nao é para ricos, é para qualquer pessoa que queira, quanto mais tarde, pior.

    4. Avatar de Redin
      Redin

      Não precisas de comprar uma Bitcoin inteira, e se conhecesses a oferta monetária, ficarias logo a saber que 21 milhões de moedas não vão chegar para todos. Daí que as 8 casas decimais permitem comprar valores muito pequenos.
      Por exemplo, se nos últimos 3 anos comprasses 50€ todos os meses (investimento de 1800€), hoje já terias mais de 9 mil euros.
      Num banco tradicional ainda terias de pagar para voltar a ter o dinheiro investido de volta.
      Podes fazer a simulação em https://dcabtc.com/ e aproveitar hoje mesmo porque senão daqui a uns dois ou três anos estarás novamente a te arrepender.
      Não é quando o Bitcoin aumenta de preço que se compra, mas sim quando baixa e estes últimos 30 dias não se devem voltar a repetir para medio/longo prazo.

      1. Avatar de João Magalhães
        João Magalhães

        Tudo bonito, compras quando baixas e vendes quando sobe, mas para venderes quando sobe tem que haver alguém a comprar e pela tua dica, ninguém vai comprar quando sobe pois não está a ser muito inteligente. Moeda super volátil e daqui a 2 ou 3 anos
        e tudo uma incerteza. Essas tuas contas de “investimento” já foram, aqueles que compraram bastante barato hoje certamente estão mais ricos, os que entram agora são os que vão pagar essa riqueza. É uma tecnologia mas mais parece uma pirâmide. Vamos ver no futuro se o estado se lembra de fiscalizar esses “lucros” não declarados.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Ou muito provavelmente não querias dizer bem da forma como disseste ou então por outro lado não dever perceber nada de lances financeiros.
          Quando vendes cripto (ou mesmo ações), não tens de estar a espera de alguém que te compre. Isto não é o pregão da Santa Casa da Misericórdia ou de um Leilão.
          Vais a uma Exchange e vendes, ponto.
          Quanto aos lucros, caso não saibas, existe um limite para o qual a lei portuguesa impõe para as mais valias sendo que as empresas que operam no trading estão obrigadas a pagar impostos.
          Ninguém anda a fugir aos impostos porque para isso teria de existir enquadramento fiscal para que essa afirmação fizesse sentido.

        2. Avatar de Louro
          Louro

          @João Magalhães
          Ele tem toda a razao, assim como tu também tens…

          Há uns anos atrás quando decidi comecar a investir em Crypto, também me diziam que ia perder muito dinheiro e que uns anos depois as crypto nao iriam valer absolutamente nada pois era tudo especulacao.

          Adivinha, já ano há uns anos nisto…
          Nunca perdi dinheiro, tenho de momento um portfólio com 6 digitos (altos) e já há muito, mas muito tempo que já retirei todo o meu investimento de lá.

          Também te posso dizer o crédito habitacao da minha casa em Portugal e da minha casa no país onde vivo, foi pago em 4 anos, devido ás crypto. 😉

  6. Avatar de Elkido
    Elkido

    O Proof of Stake será o futuro nas criptomoedas… logo vêm… para as Criptomoedas e tokens terem futuro e não gastarem muita electricidade… algumas já têm como a Tezos (XTZ) por exemplo

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      POW é mais seguro e depois importa é eficiência.. olha a Kadena

  7. Avatar de João
    João

    lei que “legaliza”…………………… o que é que estão a tentar dizer?

    1. Avatar de Vítor M.
  8. Avatar de paulo
    paulo

    porque apagaram o meu comentario???? cencura tambem aqui?