Todas as transações de criptomoedas são declaradas ilegais na China

65 Comentários

O banco central da China anunciou que todas as transações de criptomoedas são ilegais, banindo mesmo tokens digitais como o Bitcoin. Estas e outras moedas não são moeda fiduciária e, por isso, não podem ser distribuídas no mercado.

Como consequência, o preço do bitcoin caiu abruptamente esta manhã.

Todas as transações de criptomoedas são declaradas ilegais na China


O Banco Popular da China deixou esta manhã uma mensagem no seu site onde refere que todas as criptomoedas, incluindo Bitcoin e Tether, não são moedas fiduciárias e não podem ser distribuídas no mercado. Segundo a entidade, estas moedas colocam em risco seriamente a segurança dos ativos das pessoas.

A Reuters escreve que o PBOC – People’s Bank of China – impedirá que instituições financeiras, empresas de pagamento e outras ligadas à Internet facilitem o comércio de criptomoedas e fortalecerá a monitorização dos riscos de tais atividades. Além disso, também proibiu as bolsas estrangeiras de fornecer serviços a investidores do continente na China através da Internet.

Na verdade, desde 2019 que o comércio de criptomoedas estava proibido na China, no entanto, podia ser acedido online através de bolsas estrangeiras.

De referir que a mineração tem vindo a crescer no mundo. Em setembro de 2019, a China era responsável por 75% do uso mundial de energia Bitcoin. Em abril de 2021, essa percentagem estava posicionada nos 46%.

As transações estão “determinadamente proibidas por lei”

A acompanhar esta notícia veio uma queda do valor da mais relevante criptomoeda, a Bitcoin. Pelas 9 da manhã valia mais de 38 mil euros e, neste momento, está nos 35,868 € [15:15], tendo já estado nos 34,750 €.

Todas as transações de criptomoedas são declaradas ilegais na China

Há ainda uma nota vinda da agência de planeamento económico da China que alerta para a urgência de o país erradicar a mineração criptográfica, sendo que a sua repressão é essencial nos esforços para cumprir as metas de carbono.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    05/12/13- China declarou Ilegal
    11/09/17-China declarou Ilegal
    05/02/18-China declarou Ilegal
    03/09/18-China declarou Ilegal
    22/11/19-China declarou Ilegal
    21/05/21-China declarou Ilegal
    24/09/21-China declarou Ilegal
    Mais umas no meio das 500x que disseram que o bitcoin ia morrer…..

    o que é certo e que desde que o Bitcoin foi criado só vejo uma tendência , o preço sobe , e quem disser que é mentira , acho que tem de fazer scroll no rato e ver bem o gráfico num período temporal maior que o diário..

    1. Avatar de HOS
      HOS

      Mais do mesmo, exactamente. Vale o que vale, nada!

    2. Avatar de Jota
      Jota

      Mas agora há uma diferença, quem transacionar na China, fica sem pescoço!

      1. Avatar de André
        André

        Agora não a diferença nenhuma , as pessoas tem de perceber que o bitcoin não é movido por governos, países, etc.
        Em quanto existir , uma fonte de energia e um computador e alguém para rodar a rede o bitcoin nunca vai morrer. Simples
        Aceitem que dói menos.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Pode até não morrer na rede, mas se passar a valer zero e for proíbido como moeda de troca morre a ideia do bitcoin, que é a mesma coisa que morrer o bitcoin.
          Os iluminados das crypto precisam de perceber de uma vez por todas que à partida a ideia estava morta, serviu para muita gente encher os bolsos, eu como tinha pouco para investir lucrei 100k ao longo de 7 anos, neste momento não me agarro a nenhum moeda nem tão pouco perco o meu tempo a comprar em baixa para vender em alta, já perdeu o interesse.

          1. Avatar de HOS
            HOS

            E qual a conclusao que retiras desse teu raciocinio? partilha com a gente. Na tua perspectiva isso é algo positivo ou negativo para as pessoas?

        1. Avatar de ervilhoid
    3. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Se tiveres notado, as maiores subidas, acontecem no dia antes de saírem “grande notícias sobre 80000000000000 de dólares que os investidores multi-milionários colocaram em criptomoedas”.
      É uma mera curiosidade, pois ao mesmo tempo, também as exchange já cobram 1900 vezes em comissões do que cobravam em 2018. Quanto mais subir mais lucros tem. Em 2020, as “oficiais” só tiveram 9555000 milhões de dólares de lucros líquidos.

      1. Avatar de Zé Moedas
        Zé Moedas

        Bitcoin será o ouro digital, ethereum é uma roubalheira taxas para tudo, cardano substituirá o ethereum nos contratos e a Xrp prestes a ser legalizada formalmente será o futuro das transações monetárias a dita moeda dos bancos…. existem mais algumas que terão utilidade no futuro o resto será lixo….

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Cardano demorou tanto tempo e nada de especial, se alguma substituir o ethereum não será a cardano
          Outra obs se o resto é lixo então só se pode contar com a Bitcoin porque para que queres cardano a liderar os smart contracts se o resto é lixo?

          1. Avatar de João
            João

            Solana é a rede que tomará o top em relação a smart contracts.
            nADA deverá ter smart contracts daqui a uns 150 anos,
            Eth gosta de mudar rodas em andamento
            XRP? Lixo…

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    A China a remar totalmente contra a maré. Uma péssima jogada da parte deles que em nada irá influenciar no movimento ascendente do BTC a médio, longo prazo

    1. Avatar de JR
      JR

      China being china. Algo que não conseguem controlar é ilegal overall

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      A China só está a agir para defender a verdade e impedir uma pessoa de provocar 800000000000000000000000000000000 de dólares de prejuízo, por um hacker ter roubado 40000000 milhões de dólares de moedas virtuais e as despejar no mercado, porque o governo não lhe pagou 67000000000000 milhões de dólares. Algo normalíssimo e que tem estado a acontecer diariamente.

      1. Avatar de JR
        JR

        Senhores admins.
        Não é possivel bloquear alguém que comenta apenas missleading infos?

        1. Avatar de Dunno
          Dunno

          Está persona só aparece em notícias de crypto com os seus zeros a toa.

          1. Avatar de eu2
            eu2

            Dica: substituir aqueles números por “catrefadas”. Assim já dá pra ler

    3. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      A china não quer que o povo mande o seu dinheiro para fora do país porque tornaria mais facil “fugir” do país. além disso não dá para imprimir bitcoins quando lhes apetecem para manter os preços baixos e tornar as empresas chineses mais competitivas. Obviamente que vai tornar moeda descentralizada ilegal e não querer o uso da mesma internamente. No maximo vão criar uma moeda virtual onde possam a controlar facilmente.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Cair 5 % é uma queda abrupta? especialmente se estivermos a falar de BTC…. o drama…

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Isto foi só o primeiro ponto. As previsões de 60 milhões de dólares por cada bitcoin era o que levava as pessoas a investir 100000 euros do seu dinheiro a contar que iriam ficar com 600 milhões de euros, em pouco mais de 1 ano.

      1. Avatar de Dunno
        Dunno

        Quanto mais dou scroll mais vejo a azia

      2. Avatar de Luis
        Luis

        @MC, se era 1 BTC que queria ter, desde ja informo que existem umas replicas engraçadas que podem ser encomendadas no Ebay, custam cerca de 2/3€.

  4. Avatar de HCosta
    HCosta

    Isso a ser verdade era TOP, era da forma que os consumidores normais de PCs já vão começar a ter gráficas a preços normais, porque os fornecedores já vão passar a ter stock, pois deixa de ficar tudo retido no pais onde são produzidas, aka China. 😀

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Antes de haver convid já havia mineração e as gráficas estavam ao preço “normal”, como explicas isso?

      1. Avatar de JR
        JR

        Antes do covid o valor das GPUs já estava a ser inflacionado pela mineração de Alts.
        Mas estava a ser algo minimo devido a produção constante. Com a pandemia piorou 100x
        Mas as pessoas não percebem isso

      2. Avatar de HCosta
        HCosta

        Mas o que tem o COVID a ver com o assunto?
        Antes do inicio da pandemia já existia problema de stock de GPUs.
        Com o lançamento das novas GPUs da AMD e das RTX 30XX os preços de lançamento apenas duraram a primeira remessa de GPUs que chegaram às lojas em quantidade mínimas.
        Passado 1 a 2 semanas se haver stock de GPUs esgotaram e passados 1 a 2 meses depois de chegar a próxima remessa de stock já os preços tinham subido mais de 50% e tem subido de cada vez que chega stock às lojas.

  5. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Os comunas a serem comunas.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Outra Vez arroz? Lol amanhã já sobe 5%.

  7. Avatar de Podence
    Podence

    Agora é que é, Pplware? Trezentos artigos depois, é desta? 🙂

  8. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Segundo 87 youtubers portugueses, que afirmam já ter obtido “mais de 83330000000000000 euros, com um investimento de 250 euros”, a bitcoin vai atingir 870 milhões de dólares, antes de Junho de 2022. “Toda a gente é burra ao não colocar lá 20000 euros para poderem ter 50000 milhões de euros em pouco mais de 9 meses. “

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      lol mais uma moedinha mais uma voltinha.. sempre o mesmo comentário

      1. Avatar de Dunno
        Dunno

        ^ pbb não colocou um cêntimo e ainda está a sofrer efeitos secundários de fomo

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Deve ser sexta-feira… 😀

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Preocupa mais a Evergrande. Vamos ver o que sai dali

  11. Avatar de Zero carbon emissions
    Zero carbon emissions

    “sendo que a sua repressão é essencial nos esforços para cumprir as metas de carbono.”
    Reprimindo a mineração,todo a restante economia passa a funcionar com a energia gasta em mineração de
    criptomoedas,os burocratas estão cada vez mais eficientes.

  12. Avatar de so_observo
    so_observo

    Preocupa-me mais os valores de certos gráficos que já ultrapassaram (para pior) os de 2007!!!

  13. Avatar de Darksantacruz
    Darksantacruz

    Mais do mesmo? Isso já foi anunciado em 2017 se não estou em erro.

  14. Avatar de dude
    dude

    Quando alguma coisa incomoda a China normalmente é sinal que está a ser bem feita

  15. Avatar de Lucas
    Lucas

    tem-se de se desviar o foco da EVERGRANDE o baralho de cartas a cair………

  16. Avatar de LuisG
    LuisG

    China bane o Facebook > Cria o Weibo
    China bane o Youtube > Cria o Youku
    China bane o Google > Cria o Baidu
    China bane o Whatsapp > Cria o WeChat
    China bane o Bitcoin > Cria o e-yuan

    1. Avatar de John
      John

      Facebook, Youtube, Google e Whatsapp a china baniu 1 só vez. Bitcoin já vai em quantas?

  17. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Vendam,vendam !! Vendam tudo,kkk… 🙂

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Dava para ganhar uns bons trocos

  18. Avatar de Luis
    Luis

    É lindo ver as economias globais estrabuchar e dizer umas baboseiras para falar mal de uma coisa que não controlam.. não controlam e assim não podem jogar com a inflação e impressão de moeda.. bem haja as criptomoedas e eu digo isto sem ser grande investidor

  19. Avatar de ze
    ze

    Só pelo facto de gastar tantos Watts.hora para encriptar as criptomoedas deviam ser banidas em todo mundo. Querem ganhar dinheiro vão trabalhar. O dinheiro em papel ou dinheiro digital no banco é muito mais barato de produzir ou manter e muito mais ecologico.

    1. Avatar de Ora bem eu tenho 2 pés por isso vou dar um tiro neste !
      Ora bem eu tenho 2 pés por isso vou dar um tiro neste !

      +1

    2. Avatar de not ze
      not ze

      Só pelo facto de gastar tantos Watts.hora para correr todos os servidores e alimentar todas as infraestruturas, os bancos deviam ser banidos em todo o mundo. Querem ganhar dinheiro invistam em tecnologia. O dinheiro digital é muito mais barato de produzir ou manter e muito mais ecológico.
      ——
      Repara zé… Quem tem razão, eu ou tu? Nenhum de nós apresentou factos que comprovem o que dissemos. Como sabes quem gasta mais, bancos ou criptomoedas? Não te esqueças que a Bitcoin, a qual suponho que te deves tar a referir, alimenta transações do mundo inteiro 24/7, não só de um país. Apesar disso, existem outras redes com o mesmo efeito, mas com consumo energético quase inexistente, à larga escala. Só não ganharam ainda notoriedade. Por favor, não levantes falsos testemunhos, quando não tens provas do que dizes.

    3. Avatar de João
      João

      Sistemas bancários consomem cerca de +50% da energia eléctrica do planeta. Agora… o bitcoin é que é que gasta “tantos watts” e consome energia? Sendo que maior parte é energias renováveis de forma a que possa ser mais rentável a sua mineração?
      Querido Zé, recomendo a investigar e tirar as suas conclusões em vez de usar a opinião manipulada alheia.
      Relativamente ao “vão trabalhar”, soa-me tanto a alguém frustrado… especulação é uma arte onde maior parte perdem em prol de uma pequena percentagem. Bolsas? controladas pelos senhores do poder…isso já é “trabalhar”? Tire as palas, deixe de ser mesquinhas e egoísta.

  20. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Sabem quantas criptomoedas estão listadas no CoinGecko?
    9300 criptomoedas (leram bem)
    https://www.coingecko.com/pt
    Eu creio que visitar o site é suficiente para causar um “choque anafilático” (reação alérgica grave) às criptomoedas.

    Não veem imediatamente que são esquemas Ponzi, que só valorizam aparecendo cada vez mais novos compradores? Quando deixarem de aparecer a pirâmide desaba.
    Por isso, se querem meter nisso, metam-se de olhos bem abertos, porque podem perder todo o dinheiro que lá meterem.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      e o ppl investe sem estudar os projectos!

      1. Avatar de Eu sei lá
        Eu sei lá

        O ppl “investe” de olhos fechados, sem saber no que se está a meter.
        Além do choque anafilático que referi, há um artigo de um fundador da Dogecoin imprescindível: (e muitos outros):
        https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/criador-da-dogecoin-arrasa-criptomoedas-e-uma-tecnologia-hiper-capitalista-para-extrair-dinheiro-a-desesperados

    2. Avatar de João
      João

      E quantas ações há nas bolsas de todo o mundo? Há vários activos aí na lista que são scams. Muitos desses activos são activos que representam a possibilidade de startups se financiarem…temos exemplos de empresas portuguesas, basta procurar pela real fevr…
      Eu não chamaria “choque anafilático” chamo aversão À mundança, de mentalidade e das coisas como sempre conhecemos… para melhor ou pior? só o tempo dirá, mas nunca vi uma oportunidade como esta nos últimas décadas ou séculos… (liberdade, não ter controlo por parte da máfia governamental, etc)

  21. Avatar de Helena
    Helena

    A china cada vez mais na cauda do mundo…. estão cada vez mais irrelevantes no panorama mundial.
    Decidem isto e aquilo mas já ninguém quer saber.

    As criptomoedas nem sequer precisam de internet para funcionar, por isso até podem “desligar a internet” (como alguns dizem) que isso não iria parar a Bitcoin. Iria parar a montanha de shitcoins que por ai andam, mas as verdadeiras continuam o seu caminho.

    O que as pessoas têm de perceber é que existem empresas que empregam milhares e milhares de pessoas, que trabalham com cripto. Isto não são esquemas de pirâmide.
    Cardano, Ethereum, Binance, Coinbase…. tudo empresas credíveis com projectos reais que irão continuar a operar, com ou sem china.

    1. Avatar de adbu
      adbu

      Como é que fazes transações em criptomoedas sem internet???

  22. Avatar de Zé Moedas
    Zé Moedas

    Bitcoin será o ouro digital, ethereum é uma roubalheira taxas para tudo, cardano substituirá o ethereum nos contratos e a Xrp prestes a ser legalizada formalmente será o futuro das transações monetárias a dita moeda dos bancos…. existem mais algumas que terão utilidade no futuro o resto será lixo….

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Cardano demorou tanto tempo e nada de especial, se alguma substituir o ethereum não será a cardano
      Outra obs se o resto é lixo então só se pode contar com a Bitcoin porque para que queres cardano a liderar os smart contracts se o resto é lixo?

  23. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Pelo menos agora os Povos ocidentais já podem todos mudar para a criptomoedas já que a China não as quer !!! ironias dos intestinos

    1. Avatar de João
      João

      eles já tem a shitcoin deles – o Yuan digital. Os chineses batem palmas e anda felizes… mal sabem que, se já eram controlados e oprimidos, com o yan digital ainda vai ser pior…