Rússia quer proibir totalmente o uso e a mineração de criptomoedas

53 Comentários

Apesar de ser um mercado apelativo, algumas criptomoedas, como os Bitcoins, têm vindo a perder algum valor. Mas esta é uma realidade conhecida pelos utilizadores mais informados, uma vez que é claro que este é um mercado pouco estável.

Contudo, nem todos veem com bons olhos as moedas digitais e vários países têm combatido esta tendência. Mais recentemente é a Rússia que, segundo as informações, pretende proibir totalmente tanto o uso como a mineração de criptomoedas no país.



Rússia propõe proibição de criptomoedas no país

De acordo com as informações, o Banco Central da Federação Russa (CBR), que é a principal entidade reguladora financeira do país, publicou um relatório nesta quinta-feira (20), intitulado “Criptomoedas: tendências, riscos e medidas“, onde menciona os riscos associados às criptomoedas para os investidores e para os Estados. Neste sentido, como uma forma de proteção, a organização indica que proibir o uso, o comércio e a mineração de criptomoedas no país poderá ser uma boa opção.

Segundo os detalhes revelados, esta proposta poderá prender-se com questões políticas, uma vez que o Serviço Federal de Segurança (FSB) terá pressionado o Banco Central Russo para que este propusesse a proibição.

O relatório foi apresentado durante uma entrevista online com Elizaveta Danilova, diretora do Departamento de Estabilidade Financeira do Banco da Rússia. O documento indica que as criptomoedas são voláteis e amplamente utilizadas em atividades ilegais, como fraudes.

Assim, o Banco Central russo sugere que o país precisa então de novas leis e regulamentações que proíbam efetivamente qualquer atividade relacionada a criptomoedas no país. Em especial, a emissão de criptomoedas e a organização da sua circulação na Rússia devem ser proibidas.

Valor do Bitcoin (CoinMarketCap)

Atualmente a Rússia é o 3º país do mundo com mais mineradores de criptomoedas. Mas com esta nova proposta, essa realidade poderá mudar drasticamente num curto espaço de tempo, para além de que devem estar pensadas penalizações para quem não cumprir, caso a medida seja implementada.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de e.t.
    e.t.

    lá vão as cotações afundar mais um pouco !!! onde estão os que propagandeavam que iam subir até aos 100k$ até ao final de 2021 ??? pois, nem sinal deles … devem estar a contar os trocos que lhes sobram 🙁

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      os futuros ainda apontam para os 46K! por isso não me parece que estejam muito assustados com esta queda!

      1. Avatar de e.t.
        e.t.

        depende … se adquiriram perto desse valor (por exemplo em outubro), devem estar !!!

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Tu és mesmo tótó, só pode. Quando todo o mercado mundial afunda, pois, a culpa só pode ser do Bitcoin. Dor de cotovelo e uma grande capacidade de ignorância, dá nisso. Cada vez compro mais e não estou em prejuízo.

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Deves ter memória curta!! Caso precises de saber a BT estava perto do $ 50k quando de um dia para o outro cair para $ 0,10. Agora já se encontra nos € 32k e caiu 11% em 24h.

        1. Avatar de Helga Ramalho
          Helga Ramalho

          A bitcoin caiu para 0.10… deves ter estado a dormir e sonhaste essa.

    3. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Ahaah és mesmo um ET.. continua na tua vidinha miserável que acredita que o pessoal do bitcoin agradece a tua ignorância

  2. Avatar de Zé dos Azeites
    Zé dos Azeites

    Podem banir a vontade como fez a china já muitas vezes, mas vão cotinuar a minerar as “escondidas” ou as grandes farms vão para outro país vizinho. Não é só o bitcoin que está a cair mas também o mercado de ações.

    1. Avatar de paulo
  3. Avatar de andré
    andré

    reunião do governo: as pessoas estão a comprar Bitcoin, não os conseguimos roubar com inflação, o que podemos fazer? Banir os bitcoins, mão não digam o real motivo, inventem umas tretas quaisquer, mas não digam o real motivo

  4. Avatar de Jonny
    Jonny

    Por mim acabava-se em todo o mundo as criptomoedas.

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      Ai para mim também Jonny….
      Sinal que podia desligar os rig’s e vender as minhas GPU para os gamers terem graficas para jogar Poker online…

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Pois claro, os profissionais que usam gráficas para renderização 3D ou vídeo são inexistentes.

        1. Avatar de dunno
          dunno

          sao imensos nao haja duvida, provavelmente mais do que os miners e gamers juntos.

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Esses usam Macbooks lol

  5. Avatar de lopes
    lopes

    Todos sabemos que o Grande medo dos Magnatas é não poder controlar este tipo de moeda, pois, mas, quando são estes a roubar às claras não há problema.

  6. Avatar de Makacula
    Makacula

    Devia ser banido no mundo todo.
    Antes de alguém me atacar, e a minha opinião se não gostas mete a beira do prato.

    1. Avatar de lopes
      lopes

      Certo, Banir, e que tal justificar tal opinião…

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        A minha opinião é a de que os miners contribuem fortemente (embora existam também outros fatores) para o aumento brutal do preço das placas gráficas, das quais eu dependo para trabalho.

      2. Avatar de Makacula
        Makacula

        Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir, Banir.
        Esta e a minha opinião. não sou a favor desta palhaçada…….
        e a minha opinião.

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Calma contigo terraplanista

          1. Avatar de Makacula
            Makacula

            Ate que para mim a terra e quadrada, e vivemos num domo etc etc xD.
            vai-te deitar com as tuas teorias dos terrasplanistas.
            Qual foi a parte do meu comentário que não percebeu? pera veio de marte foi para não perceber! kkkk paz.

          2. Avatar de Stanley
            Stanley

            A Terra não gira o oceano é que gira. Escutei essa maravilha dias atás.

      3. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Também acho que devem ser banidas.
        Razão:
        Contribuem para as alterações climáticas. Como? A falta delas leva que sejam produzidas mais o que leva a mais mineração de componentes, que leva a mais maquinas a trabalhar que leva a mais emissões de gases de efeito estufa. Como não basta-se isto gastam energia o que leva a que seja produzida mais energia que em certos países vem de centrais a carvão o que leva a ainda mais emissões de gases de efeito estufa.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Ainda não há 100% certeza que as alterações climáticas acontecem exclusivamente por mao humana e vens tu dizer que a culpa é das crypto

          1. Avatar de Asilva
            Asilva

            É isso e a terra é plana, o homen não foi à lua, o tabaco não mata….. face palm

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Facepalm, puto

    2. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Só fala assim quem gosta de ser controlado, que lhe digam o que vestir, o que comer, onde ir, com quem pode falar… e por aí diante! Pessoas que repudiam a liberdade, enfim.

      1. Avatar de e.t.
        e.t.

        ou homens casados 🙂

    3. Avatar de paulo
      paulo

      gostas ser roubado por politicos!

    4. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      É a tua opinião e não vale um chavo, não gostas da minha opinião, mete na beira do prato

  7. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Que venha a moeda sustentável

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Na Rússia não se brinca.E muito menos com o presidente Vladimir Putin que desde há 23 anos governa todo o país com mão de ferro.

  9. Avatar de NsFdA
    NsFdA

    A culpa é do maximalistas, sempre anti-estado atin-impostos, atin-estado-social, individualismo, Anarco-capitalismo, libertirismo e assim ajudam prejudicar as criptomoedas, estes radicais estão a colher aquilo que semearam.

  10. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Pois deixem ficar o vosso dinheiro no Novo Banco, CGD que ele está seguro e vai crescer. Com o caminho que a inflação toma, juros negativos, e as rotativas a trabalhar para imprimir papel, vão todos ter um final super feliz. Boa sorte, mas a Europa bem esconde os números da verdadeira inflação com as Bazukas que inventaram, já a UK tem uma inflação neste momento de mais de 5%, esta sim real e á vista de todos os interessados na matéria

  11. Avatar de Ochinês
    Ochinês

    É sempre a subir! Analistas prevêem que a BTC chegue aos 100k até ao final de 2021!
    https://www.google.com/finance/quote/BTC-EUR?window=1Y

      1. Avatar de Ochinês
        Ochinês

        O gráfico é de 1 ano e já inclui janeiro de 2022, mas andando com o cursor sobre o gráfico encontra-se dezembro de 2021.
        O gráfico mostra os altos e baixos, ao contrário dos que dizem que é sempre a subir. Quem comprou em alta e teve que vender em baixa, porque precisava do dinheiro, ou teve receio de que caísse ainda mais, perdeu dinheiro e bastante. Por isso, se alguém quiser jogar, jogue com o dinheiro que não lhe faça falta.
        E sim, em 2021 havia analistas a prever que no final do ano a BTC valeria 100K. Ficou a menos de metade.

  12. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Os que dizem mal das crypto são os que vão aceitar de braços abertos o € digital
    Em vez de braços abertos façam-no de cu aberto

  13. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Os riscos existem em todo o tipo de moedas, mas com argumentações retiradas apenas dos títulos dos artigos é fácil formar uma opinião concreta.

    Se a argumentação for “é usada para lavar dinheiro”, aconselho uma breve pesquisa no Google ou YouTube.

    – O sistema financeiro atual funciona só com energias renováveis? Não é usada uma quantidade ridiculamente alta de papel desnecessário?
    – Todas as crypto moedas são Proof Of Work?
    – Ter o dinheiro num banco a render com taxas de juro ridiculamente baixas que mal pagam a “manutenção da conta”?

    Num cenário futurista, caso a encriptação seja comprometida, não são só as crypto moedas que ficam em risco, mas sim todos os serviços.

    Quem é contra, mas têm dinheiro investido em alguns fundos de investimento, pode estar a investir em bitcoin sem saber…

    Há quem use ouro para fugir à inflação ou como reserva de valor, como há quem use BTC.

    O facto de bitcoin exigir uma quantidade “elevada” de energia, poderá de certa forma influenciar um maior investimento/upgrade indireto no sector das energias renováveis.
    Várias empresas começaram a utilizar os desperdícios de energia para minerar bitcoin, existem também centrais geotérmicas em planeamento ou desenvolvimento para este fim.
    Nos últimos 2 anos, são cada vez mais os mineradores que procuram países com grandes percentagens de energia renovável.

    Vejam isto como um upgrade ao sistema financeiro, e que os milhões de utilizadores ativos nos últimos 10 anos, apenas são beta testers.
    Ao mesmo tempo estamos a ver um esforço conjunto dos programadores (e não só) de todo o mundo em evoluir um sistema usado por todos, que já várias vezes demonstrou que não é perfeito.

    Para quem está interessado em aprender alguns conceitos sobre estas tecnologias e serviços de forma simples e rápida, aconselho o WhiteboardCrypto no YouTube.

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quando há centenas de moedas que se baseiam apenas em especulação passa a ser um jogo “de azar” como a roleta nos casinos. Só entra quem sabe para o que vai.
    O truque nem é entrar, mas sim sair no final de cada ciclo em que “rebenta a bolha”. E a do bitcoin e Eutherium já rebentou algumas vezes. Fica uma dica para os jogadores neste tipo de jogos:
    https://blog.pandhora.com/tulipas-holandesas-crise/

    1. Avatar de Susana Caeiro
      Susana Caeiro

      Génio, explica lá como é que o truque é nem entrar e sair…. deve ser uma nova filosofia, como o estar vivo é o contrário de estar morto.

      Entretanto o pessoal a a ficar rico e tu sempre a veres o comboio passar. Com os lucros eu já podia comprar uma casa…. é tal o “rebentamento” da bolha.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Sendo um jogo de azar como os dos casinos, há que saber sair quando ainda se está a ganhar, em vez de “ir a jogo” enquanto o barco continua a ir ao fundo.

  15. Avatar de Susana Caeiro
    Susana Caeiro

    O putin cada vez mais a demonstrar que a Rússia saiu do comunismo para passar para o fascismo.
    O pais dele está cada vez mais irrelevante no mundo e se ele não se põe a pau ainda tem uma nova guerra pela frente, mas desta vez a Europa está preparada e ele não brinca como brincou no passado.

    1. Avatar de Asilva
      Asilva

      Irrelevante? Andas muito alheada do mundo.

    2. Avatar de André
      André

      O comunismo sempre foi igual ao fascismo no que toca a privação da liberdade. É uma versao mais pobre de fascismo.

      1. Avatar de Koala
        Koala

        Vê-se que o André é um literado. Não perca tempo em ir a eleições e continue a enriquecer o seu conhecimento e brinde-nos com mais frases dessa natureza.

        1. Avatar de André
          André

          Nao sou literado, prefiro, ciência, matemática e economia.

    3. Avatar de Koala
      Koala

      Susana, pegue num capacete e vá para a linha da frente…quando a virem dão-se logo conta que com a Europa não se brinca.

  16. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Tanta gente a arder a ver se convence patos para irem ao grelhador!

  17. Avatar de Ndo
    Ndo

    Eu acreditarei em cryptos moedas como moedas legítimas quando houver produtos com preços em criptomoedas pagos em criptomoedas, até lá só especulações.