Rússia irá legalizar as criptomoedas como meio de pagamento “mais cedo ou mais tarde”

33 Comentários

A guerra da Rússia contra a Ucrânia originou um vasto rol de sanções que os países de todo o mundo implementaram contra as ações do presidente Vladimir Putin. Desta forma, o país tem tentado encontrar soluções e alternativas para que a sua economia consiga de alguma forma recuperar.

Como tal, o Ministro russo da Indústria e Comércio disse agora que, mais cedo ou mais tarde, a Rússia irá legalizar as criptomoedas como meio de pagamento.



Rússia pode em breve aceitar criptomoedas como meio de pagamento

Nesta quarta-feira (18) o ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, referiu que a Rússia irá legalizar as criptomoedas como meio de pagamento mais cedo ou mais tarde. Tal sugere que o governo e o banco central do país russo podem já estar em conversações e entendimentos neste sentido.

Recordamos que em janeiro deste ano, antes de a Rússia iniciar a sua investida militar contra a Ucrânia, o Banco Central da Federação Russa (CBR), que é a principal entidade reguladora financeira do país, havia publicado um relatório intitulado “Criptomoedas: tendências, riscos e medidas”, onde mencionou os riscos associados às criptomoedas para os investidores e para os Estados. Neste sentido, como uma forma de proteção, a organização indicou na altura que proibir o uso, o comércio e a mineração de criptomoedas no país poderia ser uma boa opção. Mas parece que, depois da guerra, a opinião do banco central está agora diferente.

Ao ser questionado sobre se acreditava que as criptomoedas poderiam tornar-se levais como meio de pagamento, o ministro Manturov referiu que:

A questão é, quando isso acontecer, como será regulamentado, agora que o banco central e o governo estão a trabalhar ativamente nisso. Mas todos tendem a entender que… mais cedo ou mais tarde isso será implementado, num formato ou outro.

Denis Manturov – Ministro da Indústria e Comércio da Rússia

De acordo com as informações, a Rússia tem planos para emitir o seu rublo digital. No entanto, a presidente do banco central, Elvira Nabiullina, referiu que o banco não pode receber investimentos em criptomoedas, as quais representam cerca de 5 mil milhões de dólares em transações por ano pelos russos.

Em fevereiro, antes também do conflito, havíamos indicado que a Rússia controlava 12% de todas as criptomoedas do mundo e, como tal, deveria aceitá-las oficialmente.

O ministro Manturov adiantou que os regulamentos para o uso e pagamento com criptomoedas seriam formulados em primeiro lugar pelo banco central e depois pelo governo do país de Putin.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lucas
    lucas

    claro … é para isto que a criptomoeda serve
    bandidagem, crime e brincar ás apostas

    1. Avatar de Rafael Cardoso
      Rafael Cardoso

      E o dinheiro físico serve para quê? Bandidagem, crime e brincar ás apostas.
      Ao contrário do dinheiro físico, a blockchain da bitcoin têm todas as transferências visíveis a qualquer pessoa, é impossível Rendeiros e Salgados fazerem “desaparecer” milhões.
      A culpa da mentalidade igual a sua é dos medias, que vos vendem informações erradas e pessoas como a senhor aceitam como correto.

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        É impossível fazerem desaparecer milhões? Até ao dia….

        1. Avatar de °0°
          °0°

          Estuda blockchain e depois fala.

      2. Avatar de :-) geek ???
        🙂 geek ???

        “… é impossível Rendeiros e Salgados fazerem “desaparecer” milhões …” ??? ainda há dias, nesta mesma revista, estava um artigo sobre o roubo de criptocenas … portanto, não entendi o teu comentário 🙂

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          É simples, sabe-se para onde foram roubadas essas cryptos mas não se sabe para onde foi o dinheiro roubado por Salgados e companhia.

          1. Avatar de :-) geek ???
            🙂 geek ???

            claro que se sabe para onde foi o dinheiro “extraviado” das instituições bancárias lideradas por esses dois individuos … só não há vontade de recuperá-lo !!! porque será ??? a meu ver: alguém o anda a gastar e a distribuir 🙂

        2. Avatar de Rafael Cardoso
          Rafael Cardoso

          Roubadas mas sabem bem para que carteiras foram enviadas essas moedas.
          E todo os dias são roubados milhões de moeda fiat e nunca é notícia, por quê? Todos os dias as moedas fiat são usados em crimes e nunca é notícia, por quê?

          1. Avatar de :-) geek ???
            🙂 geek ???

            pelo mesmo motivo que a comunicação social de um dia para o outro deixou de “publicitar” o covid, i.e., as pessoas não têm interesse em saber 🙂

      3. Avatar de Daniel Paiva
        Daniel Paiva

        É verdade que as transações em bitcoin são visíveis mas se entrar numa grande “pool” pode-se perder o rasto, foi o que aconteceu com as 42000 bitcoins que serviam como backup da LUNA!

        1. Avatar de Rafael Cardoso
          Rafael Cardoso

          Nesse caso foram transferidas para uma exchange, onde a carteira que guarda todas as bitcoins para todos os clientes deve ser 1 ou pouco mais.
          Mas aí existe a documentação e dados da exchange sobre o que foi feito com as moedas.
          Informesse antes de falar.
          Nenhuma BTC da empresa Luma foi “perdida”

          1. Avatar de :-) geek ???
            🙂 geek ???

            @rafael cardoso: adoro os seus comentários relativamente às bitcenas, relembram-me os daqueles auto-intitulados especialistas em futebol, doenças, conflitos bélicos, etc., que se ouvem nas notícias e que são sempre as mesmas pessoas qualquer que seja o tema … esses, tal como o rafael, falam de tudo com grande convicção mas não conseguem explicar nada porque apenas entendem de limpeza aos caixotes do lixo … peace man 🙂

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Dizem os entendidos em barbaridades que o Pablo Oscobar já recebia pagamentos em cryptomoedas

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        *Escobar

      2. Avatar de :-) geek ???
        🙂 geek ???

        dizem os entendidos que esse famoso criminoso se chamava escobar 🙂

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    Ha pessoal que deposita muita confianca nas criptomoedas de alma e coracao, mas que e uma moeda que de vez em quando tambem da bronca disso nao ha duvidas e ate ha registos. Nao se enganem a voces proprios.

  3. Avatar de Stanley
    Stanley

    Como eu digo para os pira loca: compre bitcoin em vez de drogas. Seu futuro agradeçe!

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    acho muito bem, visto estarem a queimar milhões na guerra, que fabriquem moedas para recuperrar capital e já agora, que obrigem todos os países a pagarem com a USS virtual Coin em vez do Rublo. Viva o rei nu

  5. Avatar de Redin
    Redin

    O vosso pior mal está na pior oportunidade para estarem calados. Enquanto virem o bitcoin como uma moeda para enriquecimento e criminalidade, considerem-se cidadãos de 1980 e não de 2022.
    Valor é diferente de preço.
    Liberdade é diferente de amarras de estado.
    Ter controlo pessoal é diferente do controlo da banca.
    Deflação é diferente de Inflação.
    Contrafação é diferente de segurança total.
    and so on, and so on…

    1. Avatar de :-) geek ???
      🙂 geek ???

      “… Ter controlo pessoal é diferente do controlo da banca …” ??? e quando esse dito controlo pessoal falha, o que é que as pessoas fazem ??? já sei, manifestações (como acontece com os gananciosos dos lesados do antigo bes) a reclamar para que o estado os indemnize porque, supostamente, existiu uma falha da entidade reguladora … por muito que este sistema bancário seja mau, sempre garante, em alguns produtos de baixo risco, o retorno do investimento 🙂

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Ora aí está. É fácil falar mal das amarras do estado mau, mas quando algo (seja serviço, bem ou produto) não é regulado e os interesses privados (capitalistas) manipulam mercados como bem lhes convém e os “pequenos” ficam a arder depois são os primeiros a irem chorar ao estado mau.

        A ideia por detrás da cripto-moedas é boa, mas a sua implementação, com provas dadas, nao é prática nem segura para o “peixe-pequeno”.

        Pense na seguinte ideia: seria, em boa consciencia, capaz de ter um salário em bitcoin (por exemplo)? E agora pense na renda que paga e no resto das despesas fixas que tem consigo e com o seu agregado familiar.

        Ainda continua a achar que as cripto são a “salvação”?

        1. Avatar de FAR
          FAR

          nota: a minha resposta era para o Redin

        2. Avatar de andre
          andre

          @FAR
          os estados é que manipulam os mercados com as suas regras, criando barreiras de entrada anti concorrenciais que beneficiam as grandes empresas. Pois impedem a competição por parte de pequenas empresas.

          O estado vende ao povo que “tira ao rico para dar ao pobre”, mas o que o estado realmente faz é “tirar ao remediado e ao rico para dar uma migalhas ao pobre e uns milhões às grandes empresas”

          E eu alteraria de bom gosto o meu ordenado para cryptomoeda, por exemplo, aceitava 0.5 ETH por mês e nunca mais precisaria de ser aumentado.

      2. Avatar de Redin
        Redin

        Só vêm mesmo o que vos interessa desde que seja para dizer mal.
        Não estava a falar desse tipo de controlo, (se bem que sendo esta uma mudança de paradigma, não faz sentido continuares a deixares nas mãos de terceiros a tua carteira financeira).
        Mas o outro controlo é o do poder do estado obrigar a uma instituição bancaria a bloquear os teus fundos e esta partilhar os teus dados de forma inconstitucional e sem ordem de tribunal.
        Olha só o caso do que aconteceu no Canadá. Pessoas que quiserem livremente oferecer ajuda financeira a familiares dos camionistas que estavam em luta, as suas contas foram permanentemente bloqueadas e rotuladas de terroristas. Um estado totalitarista que se diz democrático a chegar a esse estado… Pode ser cada um de vos no futuro.

      3. Avatar de ppp
        ppp

        Es mesmo boneco…

        1. Avatar de ppp
          ppp

          geek?? e FAR , dois bonecos …

      4. Avatar de andre
        andre

        @:-) geek ??? sabias que os Venezuelanos não perderam os seus investimentos? receberam os seus bolívares até ao ultimo cêntimo.

        Agora imagina que tens 10 000 euros no banco, há uma crise hiperinflacionária, os teus 10 000 euros estão garantidos, podem é dar para pouco mais que uma refeição num restaurante.

        aquilo que vos vendem como garantia nunca será a 100% pode sempre falhar e mesmo que esteja anos sem falhar tem um custo gigante a nível de impostos e inflação que vocês nem sabem calcular, caso contrario não teriam a opinião que têm.

  6. Avatar de °0°
    °0°

    Se toda a gente fosse inteligente a humanidade não evoluía.
    Comprem Bitcoin.

  7. Avatar de LA
    LA

    Não Rússia é tudo legal. Até a morte de civis inocentes.

    1. Avatar de Mauricio
      Mauricio

      Isso passou a ser completamente legal, na Ucrânia em 2014.

  8. Avatar de Mauricio
    Mauricio

    Eu só aceito “andar metido” nas bitcoins se me deram um montão delas primeiro, assim…só para eu experimentar 🙂
    Nunca vou por um tostão do meu guito, numa moeda virtual.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Se te dessem um montão delas eu também não queria

    2. Avatar de andre
      andre

      @Mauricio o teu empregador ainda te paga em notas? é que se usas conta bancaria usas dinheiro virtual.
      A única diferença para esse dinheiro virtual e as cryptomoedas é que o euro virtual que usas é gerado pelo banco consoante o apetite.
      As cryptomoedas não podem ser geradas fora do algoritmo matemático pré estabelecido.