Reguladores americanos alertam os bancos para os riscos da criptomoeda

57 Comentários

A criptomoeda não está diretamente associada aos bancos, mas, ainda assim, não lhes é alheia e os avisos vão surgindo com cada vez mais frequência. Desta vez, foi o momento de os reguladores americanos alertarem as entidades financeiras relativamente aos riscos da moeda criptográfica.

A declaração surge depois de vários meses de hesitação.

EUA e Criptomoeda

O colapso e a polémica associada à plataforma FTX despertou preocupação relativamente às moedas criptográficas. Afinal, se já antes havia quem desconfiasse deste dinheiro digital e descentralizado, depois do escândalo, esse ceticismo só aumentou.

Dois meses depois, os reguladores americanos emitiram o seu primeiro aviso conjunto sobre os riscos associados ao mercado da criptomoeda. O conselho foi dado às instituições financeiras: devem estar atentas a potenciais fraudes e incerteza jurídica levadas a cabo pelas empresas dedicadas à moeda criptográfica. Além disso, mencionaram o “risco de contágio” do mercado.

Moeda criptográfica

Segundo a BBC News, na declaração que todas assinaram, a US Federal Reserve, a Federal Deposit Insurance Corporation e o Office of the Comptroller of the Currency disseram que “os acontecimentos do ano passado foram marcados por uma volatilidade significativa e pela exposição de vulnerabilidades no setor da moeda criptográfica”, e asseguraram estar a acompanhar de perto as atividades criptográficas.

É importante que os riscos relacionados com o setor da criptomoeda que não podem ser mitigados ou controlados não migrem para o sistema bancário.

Lê-se na declaração, segundo a BBC News.

Christine Lagarde
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu

Esta não é a primeira vez que os bancos demonstram preocupação relativamente à forma como a criptomoeda funciona às suas consequências poderão representar, caso algo corra mal.

Mais do que isso, e tendo em conta a instabilidade do mercado, em dezembro, o Banco Central Europeu expressou vontade de o regular, urgentemente, por forma a proteger os investidores e a garantir a estabilidade do panorama financeiro a nível global.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    E devem-se preocupar mesmo.
    Basta que percebam que o bitcoin não precisa dos bancos para absolutamente nada.
    Já os outros ativos, venha o diabo e escolha.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      claro que precisa, quando vendes bitcoin precisas de fazer a transferencia para um banco.
      a ideologia da usar tudo on chain é uma ideologia falsa contada pelos maxis do bitcoin e apregoada pelos techies ou anarquistas, nunca será passível de se tornar uma realidade nem deviam pregar essa religião.
      btc será sempre uma commodity como está ser que seja e esperemos que outras crytos PoS também sejam consideradas commodities, porque se forem reguladas como securities lá se vai o proof of value.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Talvez leres mais um bocadinho te faria um melhor cidadão. Nem imaginas o quanto andas errado.
        Mas tudo bem. Também mereces viver livre dos teus pensamentos.

        1. Avatar de KeyboardWarrior
          KeyboardWarrior

          Sou um leigo na matéria, se o Zé Fonseca está errado, espero que me ilumines com a tua imensa sabedoria. Fico a aguardar a tua resposta, mas por favor, não me batas como fizeste ao Zé. Sou um ser sensivel.

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Eu gosto de bater em pessoas que respondem com escárnio men.

          2. Avatar de Jorge Mateus
            Jorge Mateus

            Também tens de estudar, não esperes que te façam a papa

        2. Avatar de JC
          JC

          Claro, o estado social paga-se com impostos que as transações de criptomoedas geram… Algo que não é regulado vale o mesmo que uma carica e o bitcoin é isso mesmo. UMA CARICA!!!!!!

          1. Avatar de ºOº
            ºOº

            Se o bitcoin vale o mesmo que uma carica eu dou-te duas caricas da Super Bock por 1 bitcoin.
            Temos negocio?
            PS: Ou melhor, dou-te duas da Super Bock e uma da Sagres.

      2. Avatar de joao
        joao

        hahahah tu es entendido ou estas a tentar convencer com essa visao?

      3. Avatar de joao
        joao

        Investiga la melhor a coisa, ta?
        Se isto nao fosse nada, se isto nao desse em nada, os bancos e esta cambada toda andavam assim todos aflitos?

        “First they laugh at you, then they ignore you, then they fight you, then you win!”

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Engraçado que vocês falam mas ninguém formula sequer uma opinião válida para refutar o que disse.
          Provavelmente antes de existirem crypto nunca fizeram um investimento na vida e agora pensam que crypto é revolucionario, maioria do dinheiro em crypto é institucional, está longe da apregoada descentralização e maioria desse dinheiro institucional pertence a bancos e a fundos que igualmente investem/”manipulam” mercados de commodities.

          1. Avatar de Jorge Mateus
            Jorge Mateus

            Também tens de estudar, não esperes que te façam a papa

      4. Avatar de Jorge Mateus
        Jorge Mateus

        Não sabes o que dizes

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    deve ser a mesma preocupação com Madof nos anos 90

  3. Avatar de Linus
    Linus

    E incrivel como ainda ha pessoas a falarem mal das criptomoedas. Não vou falar em valores porque não interessa mas posso dizer que comprei a minha casa em Cascais e o meu model 3 apenas com ganhos de cripto. Agora pensem. Podem trabalhar 40 anos e serem escravos dos bancos com creditos e juros ridiculos ou serem livres e ganharem a investir de forma independente do sistema corrupto bancario. Em paises onde os salarios sao altos ate e possível mas em Portugal se so dependerem do salario jamais terao uma vida digna

    1. Avatar de Lelo
      Lelo

      Sim…de certeza…
      Também conheço quem ficou milionario com ações da Amazon e da Tesla.
      Se ganhaste pra isso tiveste mais sorte que juizo.

      1. Avatar de joao
        joao

        Ou nao…
        Nao e por falta de a malta falar nisso… Se isto nao fosse nada, os bancos andavam assim tao aflitos? Ora pensa la um bocadinho…

        1. Avatar de Lelo
          Lelo

          Pouco me interessa se estão aflitos…
          Não foi essa a questão.

          Não vi estas ditas regulações dizer ou fazer nada quando fundos e bancos começaram a investir em criptos e muito menos quando wall street começou a transaccionar contratos de futuros e opções, unicamente com vista à especulação.
          Foram estes que transformaram uma ideia, de e para o povo, com alguma lógica em apenas mais um negócio.
          Agora que aguentem.
          Também investi e não faço intenção de vender.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            então prepara-te para BTC no range dos 3-7k em menos de 1 ano.

          2. Avatar de Lelo
            Lelo

            @Zé
            Escrevi que investi em crypto, não disse em qual nem quando ou a que preço comprei…
            Há mais vida além da btc.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Se não sabes que o valor do BTC condiciona o valor de todos os crypto assets a palavra investimento não estará bem aplicada.

          4. Avatar de Lelo
            Lelo

            Sei muito bem.
            Também sei esperar, até porque já invisto ( crypto e não só )á anos..O termo está bem aplicado.
            Preocupa-te com os teus.

    2. Avatar de GM
      GM

      E quem te vendeu esses 2 bens, recebeu em criptocoisas? E a AT recebeu o IMT também em criptocoisas? Ou não pagaste nada disso, por ser “valor” descentralizado? E registaste essas propriedades nos respectivos serviços como? Pagaste como? Nah. Não me parece.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        E o que é tu tens a haver com isso? Parece-me mais inveja.

        1. Avatar de GM
          GM

          Inveja de criptocoisas? Não, de todo. A casa e os carros tb estão pagos à força de trabalho, não foi com criptocoisas. Nem levei 40 anos. Percebeste? Ou achas-te + esperto que os demais?

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    mesmo a proposito, silvergate está neste preciso momento a morrer.

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    – Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (Christine Lagarde convicted: IMF head found guilty of criminal charges over massive government payout.)

    – Ursula von der Leyen (The European Public Prosecutor’s Office has opened an investigation into the EU’s coronavirus vaccine purchases, an announcement that will refocus attention on European Commission President Ursula von der Leyen’s)

    – Eva Kaili ( Arrested European Parliament vice president)

    – O problema sao as crypto moedas, pois pois!!!

  6. Avatar de °0°
    °0°

    Estes governos quando deixam de ter total control das pessoas até se borram todos.

  7. Avatar de Anastacio Vitorino
    Anastacio Vitorino

    Reguladores americanos, com este texto calculo que tenham sido todos os 35 países que fazem parte da américa, alguém confirma?

  8. Avatar de Hali
    Hali

    Eu hoje em dia é só Bitcoin…
    Já nem euros tenho.

    Aliás hoje fui ao supermercado comprar ovos com bitcoins

  9. Avatar de joao
    joao

    Anda tudo borradinho com as cripto moedas… E’ que e’ medo….
    First they laugh at you, then they ignore you, then they fight you, then you win!
    Em que parte ja estamos mesmo?!?
    Se eu tivesse um banco tambem andava borrado, portanto nao levo a mal eles tentarem… Mas se acham que impedem transacoes de cripto entao ainda vao sofrer mais um bocadinho……..

  10. Avatar de secalharya
    secalharya

    Os bancos e governantes andam a tremer de medo.

    Com blockchain e criptomoeda ficam sem o controlo do país/mundo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      bancos, governos e fundos de investimento detêm 90% das crypto, qual o medo que eles têm? só se for ficarem a arder em largos milhões para aqueles que compraram alto e não souberam realizar lucros.

      1. Avatar de Jorge Mateus
        Jorge Mateus

        Vai estudar que disto não pescas nada

  11. Avatar de Mendes
    Mendes

    A seita toda em força. O do envelope não falha uma. Vamos todos ficar ricos. Arranjem mais malta para o esquema de pirâmide, se não vão ficar a arder!

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Deve ser porque já deve ter morrido pelos maus investimentos que fez.
      Quem perdeu dinheiro não vem para aqui gabar-se.

    2. Avatar de joao
      joao

      mais um que acha que bitcoin é para ficar rico!

  12. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Recomendo Teoria da estrutura do Estado e formação de valor de um bem. Mais avancado pode ser: Como surge o Estado

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Estás manifestamente atrasado no tempo. Até o fantasma do consumo energético morreu e ainda vens com historias da idade da pedra. Coitado.

      2. Avatar de Zé

        Bem observado!

  13. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Perguntem ao ChatGPT:
    Bitcoin: informação geral

    A Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada que foi criada em 2009. Ela permite que as transações sejam realizadas de forma segura e privada sem a necessidade de um intermediário, como um banco. A Bitcoin é baseada em uma tecnologia chamada blockchain, que é um livro-razão digital que registra todas as transações da moeda de forma segura e transparente.

    Apesar de muitas pessoas verem a Bitcoin como uma forma inovadora de pagamento, há também muitas críticas sobre ela. Alguns argumentam que a volatilidade das taxas de câmbio da Bitcoin a torna instável como moeda, enquanto outros alegam que ela é usada principalmente para atividades ilegais.

    É importante lembrar que as criptomoedas, incluindo a Bitcoin, ainda são um campo emergente e estão sujeitas a muitas mudanças e incertezas. É importante pesquisar e compreender os riscos e as implicações de investir em criptomoedas antes de tomar qualquer decisão de investimento.

  14. Avatar de Anonimp
    Anonimp

    Classico, Talves o melhor exenplo de determinacao do valor de um bem na historia.

  15. Avatar de Profeta
    Profeta

    Que riscos sao esses ? Nao me digam que os bancos andam envolvidos em cryptos ? Eles melhor que ninguem sabem que isso das cryptos e uma mao cheia de nada. Mas querem passar essa preocupacao para as pessoas porque ?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Então se é uma mão cheio de nada porque andam eles preocupados?
      O risco é mesmo por ser uma tecnologia imensamente superior e poder ameaçar o poder que eles têm.
      Ou será que também precisas de um abre-olhos?
      Já viste a tua carteira hoje? Está igual a do ano passado por esta altura?

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      vocês andam a dormir, já existem muitos bancos a transaccionar e a ter carteiras de investimentos para clientes em crypto, os bancos não têm medo e por isso mesmo estão a ir à boleia.

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Enquanto governos e bancos atiram terra para os olhos das pessoas estão acumular cripto. É uma questão de liberdade e não de ficar rico ou pobre.

    1. Avatar de Jorge Mateus
      Jorge Mateus

      Exatamente, se eu tenho criptos não é pelo facto de querer ficar rico, mas sim para ser livre.
      Se tivesse uma dúzia de bitcoins por exemplo nunca as trocava por euros ou dólares para por num banco. Preferia por exemplo comprar Pax Gold ou stablecoin

  17. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Epá deixem o esquema de ponzi em paz…só se queima quem se mete nisso, logo é deixar a teoria de darwin atuar!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tem toda a razão. Eu quero estar no “esquema ponzi” mas o estado mesmo a dizer que não vale nada e que são bolhas de qualquer das formas quer arrecadar mais uns impostos. Se não vale nada e vai a zero para quê cobrar impostos. Alguma coisa não está a bater certo.

  18. Avatar de Tiago Cordeiro
    Tiago Cordeiro

    Várias entidades de renome mundial avisaram que as cripto-moedas não passam de um esquema Ponzi.

    1. Avatar de Jorge Mateus
      Jorge Mateus

      Deven ser aquelas que estão interessadas que todos aderiram as CBDC’s

  19. Avatar de Vera
    Vera

    Só tansos…. A malta do virtual vai precisar de muito btc no metaverso, para o engate. Lolada