Professor adverte que bitcoin poderá “não durar muito mais tempo”

75 Comentários

O futuro da bitcoin é uma incógnita. Contudo, um professor acredita que a moeda criptográfica mais popular do mundo poderá desaparecer num futuro muito próximo.

Ainda assim, considera que a criptomoeda desencadeou uma verdadeira revolução.

Bitcoin

Conforme revelou à CNBC, Eswar Prasad, professor sénior de política comercial internacional na Cornell University, considera que a “bitcoin por si só pode não durar muito mais tempo”. Embora o futuro da bitcoin seja incerto e os palpites sejam muitos, o professor acredita que esta irá desaparecer num futuro próximo.

Antes, o mundo conhecia apenas algumas moedas criptográficas. Contudo, hoje, existem centenas de outras, mais úteis e mais ambientalmente sustentáveis do que a bitcoin. Além disso, o preço desta tem sido altamente volátil nos últimos tempos.

A utilização da bitcoin na tecnologia da blockchain não é muito eficiente.

Disse Prasad, autor d’ ‘“O Futuro do Dinheiro”: Como a Revolução Digital está a Transformar as Moedas e as Finanças’.

Segundo ele, a moeda criptográfica “utiliza um mecanismo de validação para transações que é destrutivo para o ambiente”, havendo novas criptomoedas cuja tecnologia é muito mais eficiente. Aliás, a pegada de carbono da bitcoin é superior à da Nova Zelândia.

Eswar Prasad, professor sénior de política comercial internacional na Cornell University
Eswar Prasad, professor sénior de política comercial internacional na Cornell University

O professor acredita que a tecnologia da blockchain será transformadora na forma como o financiamento será feito e na forma como as transações diárias serão conduzidas.

Dado que a bitcoin não está a servir bem como instrumento de troca, não creio que tenha outro valor fundamental que não seja o que a fé do investidor o leva a ter.

Referiu Prasad.

Por outro lado, o professor referiu que as moedas digitais poderão ser benéficas, na medida em que podem proporcionar uma opção de pagamento mais baixo à qual todos podem ter acesso, aumentando a inclusão financeira e, potencialmente, a estabilidade.

Por muito que não goste de bitcoin, desencadeou realmente uma revolução que, em última análise, poderá beneficiar todos nós, direta ou indiretamente.

Concluiu.

 

Leia também:

Investigação: Valor das criptomoedas pode estar a caminhar para um futuro arriscado

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ricardo lopes
    ricardo lopes

    não deve ser Professor

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se o Sr Professor diz, vou já vender tudo:)

    1. Avatar de Zé dos Azeites
      Zé dos Azeites

      Fazes bem, pois este professor é conhecido por ter visões do futuro do bitcoin.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Deve ser primo da Maya

  3. Avatar de Stanley
    Stanley

    Mais um a matar o Bitcoin.

  4. Avatar de RNF
    RNF

    Quando começam a sair notícias a anunciar a “morte” do Bitcoin é sinal para comprar mais….

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Gasta 1000% do teu rendimento. Aproveita aquelas promoções que te emprestam 5000 euros em cada um dos quinhentos cartões. Em 3 meses poderás comprar uma mansão de milhões de euros, pagar as dívidas todas e ainda teres dinheiro para passar cinquenta anos a viajar.

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Em 2017 quando a Bitcoin atingiu os 10.000 dólares os “especialistas” diziam o mesmo…
        Decidi comprar e no início deste ano vendi-as tendo quadruplicado o valor…
        Não comprei uma mansão de milhões mas acredito, sem te conhecer, que ganhei mais do que o que vais andar uma vida toda a pagar pela tua casa…

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          Pedro F, é de rir e muito. Engraçado falares em quadruplo, quando a BTC nos primeiros 4 meses (e ja estou a ser meigo em dar 4 meses de margem de erro), não esteve mais baixa do que 30mil $ e nunca passou os 67mil $

          Explica-me la essas contas que eu também quero quadruplicar o meu dinheiro quando ele so duplica. Fiquei interessado.

          Estes especialistas…

          1. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Podes dizer-me sff a quando estavam a ser negociadas as Bitcoin em 2017 e no início de 2021?

          2. Avatar de RNF
            RNF

            Desde Março de 2020 que o Bitcoin fez 15x….para não falar as outras moedas.

      2. Avatar de jpr
        jpr

        muito obrigado pela dica, acabei agora de vender, multipliquei o investimento por 8 livre de impostos, vou então viajar. bem haja

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Que desapareça o mais rápido possível e de uma vez por todas.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Isso é alguma mágoa ?

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Não, chama-se mesmo ignorância

    2. Avatar de paulo
        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Só responder ignorância sem explicar o porquê, nem indicar links relevantes não é muito produtivo…

          1. Avatar de Test User
            Test User

            SANDOKAN 1513 tambem não fundamentou porque devem desaparecer.

          2. Avatar de Crisanto Tomás
            Crisanto Tomás

            porque ali o avôzinho Sandokas nunca diz nada de jeito e nem percebe nada do assunto… basta ler os outros comentários e um artigo destes, nesta altura do campeonato é tão ou mais anedótico do que quem o publicou. Sim, podes censurar. Faço-vos o mesmo depois. Não há espiga!

    3. Avatar de Zé dos Azeites
      Zé dos Azeites

      SIm, acabem com uma vez por todas com o bitcoin! O bitcoin foi a causa da pandemia, da inflação e do preço da energia a disparar!

    4. Avatar de Louro
      Louro

      Estou a ver que estas com alguma magoa por nao teres feito um pequeno investimento no passado.

      Eu também estaria chateado se tivesse perdido o barco, mas ainda vais a tempo 😉

      Na semana passada fiz mais de 5000USD 😉

      1. Avatar de zakarias
        zakarias

        Deves ter feito … com bitcoin a descer 5.2% … mais um a dar tangas

  6. Avatar de Eu
    Eu

    Esse professor deve ter andado a viver em cavernas onde não existe contacto com a realidade.
    Coitadinho, não sei se ter pena de um tipo destes será algo saudável.

  7. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    3 Estarolas…..

    1. Avatar de Jonny
      Jonny

      Estarolas?! lol

  8. Avatar de Adeus
    Adeus

    O que ele diz é verdade. Existe cada vez mais mais moedas digitais mais eficientes. A bitcoin já fez história e não passará disso.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      mais um ignorante que nao sabe nada !

    2. Avatar de Tó Canelas
      Tó Canelas

      Ok e onde está a novidade? É preciso ter um curso todo xpto para se chegar a essa conclusão? Toda a gente já sabe disso.
      E empresas como a Amazon tem uma pegada centenas de vezes superior que o bitcoin e não vejo experts a criticar, deixar de lá comprar e a vaticinar o seu fim. Não há paciência para estes gajos…

  9. Avatar de poiou
    poiou

    É preciso separar o que normalmente se chama de “criptomoedas” em duas partes, blockchain e a “moeda”.

    A blockchain é extremar útil especialmente para armazenamento de dados que não possam ser alterados.

    A ” moeda”, PARA JÁ não acho que sirva para pagamentos ( não quero sair de casa para ir ao pão a 1 BTC a carcaça, um elon musk qualquer manda um tweet e a carcaça passa a custar 2 BTC), acho que PARA JÁ as cripto apenas servem como ativo especulativo (um forex ainda mais volátil).
    Acho que as cripto para servirem como moeda de pagamento tem de der regulamentadas para acabar com a manipulação de mercado (aka ellon musks) e têm de ser relativamente estáveis.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Pagar um pão em bitcoins devem ser uns 0,000000001 ₿.
      Estou a ver por exemplo ir a uma café e pedir uma bica, e o vendedor diz que são zero vírgula zero zero zero zero zero zero zero zero zero zero zero zero dois bitcoins. E eu… “Pode repetir?”.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        amigo com essa visao tu so vais mesmo seguir os outros!

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        A não ser quando pagas as comissões e ao veres a tua conta com valores negativos porque a exchange não permitiu que fizesses vendas, porque precisa mais 40 milhões de novos subscritores.

      3. Avatar de eu2
        eu2

        Tens uma taxa fixa por transação (independentemente do valor da mesma) que pode chegar a 30€.

      4. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Mas em pagamentos digitais é preciso o vendedor ditar-te o valor?
        Na unidade mais pequena da Bitcoin, o Satoshi, precisas de umas 400 para pagar uma carcaça…

  10. Avatar de Zed
    Zed

    Vim aos comentários à procura do contraditório, só vi ataques pessoais ao homem. Leva-me a pensar que ele deve ter razão.

    1. Avatar de Fo
      Fo

      É isso.
      Também vim ler o que escrevem os professores daqui da tasca.
      Bitcoin vai salvar o mundo e vai tornar rica a gente rica e independente.
      Lel
      Not.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        É um pouco como os não fumadores dizerem aos fumadores: “se não fumasses olha o que poupavas, dava para carro X e casa Y” e no final os não fumadores não tem carro X e casa Y.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O contraditório é simples, como a maioria dos professores ele em teoria tem razão, a blockchain é ineficiente e como moeda o seu sucesso é nulo, porém esquece-se da ganância humana, tal como ainda hoje existem garimpeiros a tentar extrair ouro de locais depletos muitos vão continuar a apostar no Bitcoin para fazer dinheiro fácil, por isso vai continuar bem vivo o trading de BTC.
      Já como moeda nunca terá sucesso e aí se alguma chegar a ter pode ser ETH mas só daqui por uns dois anos quando começarem a usar sharding, embora este ano já possamos ver uma mini revolução com ETH 2.0.

      1. Avatar de Zed
        Zed

        Isso não foi um contraditório, foi mais um concordatorio. A diferença para o ouro é que não basta meia dúzia de “influencers” afirmarem que perderam todo o interesse no mesmo, para o interesse geral desaparecer e passar a valer “peanuts”.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não comparei ao ouro mas sim à febre do mesmo que parece semelhante à febre do bitcoin.
          Claro que é tudo especulativo, como também sempre foi especulativo as zonas dos rios que continham mais ouro.
          Dentro da especulação há os espertos e os comidos, faz parte da vida.

      2. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        “muitos vão continuar a apostar no Bitcoin para fazer dinheiro fácil”

        Tu, portanto, és daqueles que prefere apostar no dinheiro difícil…
        És dos duros! Deitas fora o troco de todas as compras que fazes. Compras no sítio que vende mais caro. E pedes ao patrão para te reduzir o ordenado.

        Já os cromos, os coninhas que não sabem o que é bom, triplicam o dinheiro, pagam casas e carros, garantem o futuro dos filhos…
        Mas são conhinhas porque foram pelo dinheiro fácil…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não percebo a relação..

          Sou dos que não é burro, sei precisamente que crypto são uma m* que nunca vai vingar mas que são dinheiro facil para quem tem literacia financeira e tecnologica, por isso invisto em crypto, mas principalmente em alts, se posso ter uma fatia do dinheiro facil porque haveria de ficar de fora?

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            É a sua opinião e respeito. Mas deve considerar em procurar mais fontes de informação que, quem sabe, poderá começar a mudar a sua opinião!

    3. Avatar de xanpinha
      xanpinha

      conheces o termo DYOR e NFA. Não deves saber pois não. então vai informar-te

  11. Avatar de Joao
    Joao

    Uma desilusão as cripto moedas em geral, sem estarem indexadas a qualquer moeda estável só servem para especulação. A parte tecnológica blockchain sim é útil. Se é verdade que muito pouco eficiente em relação a outras tecnologias, parece mal continuar a utilizá-la, mas o pessoal da especulação não quer saber da eficiência, é preciso é rentabilizar o investimento das gráficas.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Só servem para especulação?
      A mim serviu para ganhar uns trocos depois do ROI 🙂
      Consideremos isto como um jogo na vida real, com dinheiro real…

    2. Avatar de Test User
      Test User

      sem estarem indexadas a qualquer moeda estável?
      Tens cripto indexadas ao dolar e outras moedas, até ao ouro.

      Se é verdade que muito pouco eficiente em relação a outras tecnologias
      Comparado com o que?

    3. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      A conversa típica de quem perdeu dinheiro… As ações estão indexadas a quê?

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Ao ar de certeza. Por isso é que voam

  12. Avatar de Caloã
    Caloã

    Fui só eu ou o professor e o Vasco Palmeirim tem umas certas parecenças?! ah ah ah

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Acho que é avô dele 🙂

  13. Avatar de Migas
    Migas

    Criptomoedas são alavancas para mais criminalidade e uma sociedade menos justa .
    Onde o trabalho , a seriedade de uma profissão e a partilha de recursos ficam seriamente ameaçadas

    O pessoal da compra e venda de dinheiro vibra e tenta vender o seu peixe como se fosse de uma dignidade alarmante .
    São apenas jogadores de apostas, chulos da sociedade que tentam por todos os meios teinar-se credíveis.

    Já vem tarde o fim desta fraude.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      vai estudar primeiro acho que é mais o contrario!

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Cuidadinho com o que dizes…
      Com tanta incongruência ainda passas por um ser vivo, dos ignorantes.
      Não sou criminoso por usar criptomoedas.
      Em nada afeta a minha profissão, e a tua.
      Fraude é a tua existência neste mundo

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        O problema dele é simples… Inveja!

    3. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      ahahahahahahahahah Migas Migas tudo o que tu escreveste em termos de estupidez e ignorância era igual se eu viesse aqui dizer “A terra é plana e é o centro do universo”.

    4. Avatar de ferreirex
      ferreirex

      essa e a verdadeira mente quadrada num corpo fechado.

  14. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Também acho que vai desaparecer!! O facto de estar dependente das placas gráficas e o sentido em que a informática/tecnologia segue vai certamente acabar com a BT.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Não está dependente de placas gráficas. Deves querer dizer ASIC’s. Com placa gráfica actualmente não fazes grande coisa.

  15. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Só vim ler os comentários dos professores

  16. Avatar de RV
    RV

    Cuidado com os velhos do restelo. A formação dele faz com que seja parcial.

  17. Avatar de Tony
    Tony

    Eu não trabalho, os meus rendimentos são apenas de Cripto!!! Estou farto que ganhar dinheiro. Fiquem bem.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Trabalhas em cripto então.

  18. Avatar de Louro
    Louro

    Para os que dizem que nao dá para fazer pagamentos em Crypto nem nada do genero estao totalmente enganados.

    Para além de dar, existem cada vez mais empresas que o fazem, incluindo a Coinbase onde podes pedir um cartao associado a tua conta e fazer pagamentos com o mesmo de forma completamente normal.

    Eu pessoalmente tenho usado https://cex.io/, cada pagamento que feito recebo até 5% de volta, até entao usava (e ainda uso) https://www.crypto.com.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Até podia nem dar para pagar nada… Mas desde que dê para as vender e mandar o lucro para conta bancária, o resto é conversa…
      Tenho depósitos a prazo em dólar a render 7% e também não posso pagar nada em dólar em PT mas quando me for mais conveniente passo o $$$ para a conta em €€€ e sirvo-me dele como bem entender…

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Sem dúvida…

        Até ver, dá para converter quantas vezes quiser e bem me apetecer…

        Esta semana que passou retirei 5000USD dos lucros que tenho acomulado ao longo dos ultimos meses, isto nao corresponde a mais de 20% do lucro e o dinheiro que tenho neste momento investido, já é lucro de outras alturas.

        Eles que falem, enquanto isso eu e outros como eu vamos enchendo os bolsos.

  19. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Ahahahah
    Bitcoin veio para nos libertar das garras dos bancos centrais e para nos proteger da inflação.

  20. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Venha o PI, já a entrar na mainet não tarda

  21. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Agora é que é bom para comprar. Está em saldos.

  22. Avatar de Meio Parvo
    Meio Parvo

    Todos os anos a mesma conversa, e ainda cá estamos e mais fortes do que nunca. https://99bitcoins.com/bitcoin-obituaries/

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Mais forte que nunca…? Interessante.

      Acho que andas com as palavras trocadas. Ou então tens de ir mesmo ver o que significa a palavra “forte”

      Se es assim tao entendido, deves saber (so que não ahah) que dos cerca de 2.2T $ no mercado crypto, cada vez mais todos os dias esta a ir para outras moedas mais eco friendly e alt coins… BTC ja teve predominância de 57% do market share. Encontra-se nos 40%. Contudo o mercado esta com mais liquidez do que quando isto rebentou, quando ela chegou quase aos 70k… Curioso. Porque sera? Onde anda o dinheiro… Fdx, malta com talas é complicado

      So sabichões e reformados das cryptos, mas depois os factos são fdd ahahaha

  23. Avatar de Rui
    Rui

    A mim cheira-me que alguém comprou meme coins e perdeu tudo

  24. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Mais um com dor de cotovelo por não ter comprado, como eu comprei umas quantas, quando custava 0.20€