Portugal: CMVM alerta para riscos de investir em criptoativos

50 Comentários

Os criptoativos são representações digitais de valores ou de direitos que podem ser transferidos e armazenados eletronicamente. Apesar de poderem ser usados para fazer pagamentos, como o valor dos criptoativos oscila muito, são sobretudo utilizados como ativos de investimento.

Recentemente o presidente da CMVM, Gabriel Bernardino, considerou ser importante que haja regulamentação sobre criptoativos em Portugal e alertou para os riscos de investimento.

Portugal: CMVM alerta para riscos de investir em criptoativos


Área de criptoativos não regulada em Portugal

O presidente da CMVM considerou que deve haver regulamentação sobre criptoativos em Portugal, mas que para já se espera pelo regime europeu e que, sem legislação, o que pode fazer é alertar os investidores para os riscos.

O novo presidente da CMVM (tomou posse em novembro passado, substituindo Gabriela Figueiredo Dias) afirmou que a área de criptoativos é uma área não regulada em Portugal, como em termos europeus e na quase generalidade dos países, havendo de momento um regulamento comunitário em preparação (Mica – Markets in Crypto-Assets) e que será na sequência desse regime comunitário que surgirá legislação em Portugal que regula os criptoativos enquanto valores mobiliários.

Image from https://blog.odds.pt/2019/07/02/bitcoin-nos-casinos-online/

Essa regulamentação está na parte final de discussão entre Conselho e Parlamento Europeu, seguindo para aprovação. No entanto, após a aprovação, o processo de implementação ainda demorará, pelo que admitiu que poderá tardar um ano ou mais.

Em Portugal, a única regulação que há sobre este tipo de bens digitais cabe ao Banco de Portugal e é a autorização e supervisão de entidades que exercem serviços de troca, transferência ou guarda de ativos virtuais (como Bitcoin).

Leia também…

Criptoativos, stablecoins e euro digital? Afinal quais as diferenças

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio Costa
    Antonio Costa

    Epah este aviso tinha dado jeito antes do BES falir

    1. Avatar de e.t.
      e.t.

      também existiu, bastava estar atendo aos comentários de domingo à noite na tvi.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nem de perto nem de longe…

        1. Avatar de e.t.
          e.t.

          por acaso, assisti em directo a esse anúncio, daquele que mais tarde viria a ser o presidente

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Não foi o próprio PR que dizia ser seguro? Porque razão a CMVM iria dizer o contrário do senhor presidente?

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    E os riscos de investir em Imobiliario sobre valorizado? São preços completamente absurdos, não há de durar sempre….

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Mais semana, menos semana, e os preços caem a pique, tal como se diz e se verifica há várias décadas.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Espero que sim, não por pessoas singulares, mas por todos aqueles que usam imobiliario como investimento, especialmente empresas.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          O mercado imobiliário desce quando os juros subirem. Muitos investidores tiraram o dinheiro de depósitos a prazo/certificados/etc porque os juros não davam para nada e viram no imobiliário uma fonte de rendimento que embora seja mais arriscado é mais aliciante do que perder dinheiro estando ele no banco.

    2. Avatar de e.t.
      e.t.

      esses riscos não existem se as pessoas não investirem … agora só duas perguntas: quem são as pessoas que estão a investir no imobiliário sobrevalorizado ? de onde vêm (como foram obtidos, pelo trabalho, transferidos de um qualquer país de áfrica, etc.) os “euros” usados nestes investimentos ?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Pouco importa, importa a bolha gerada onde os nacionais levam por tabela e com os salarios PT não conseguem comprar casas para habitar.

        1. Avatar de NotFUD
          NotFUD

          Oh ze fonseca, aproveitaste o post para fazer publicidade à tua shitcoin eth, não foi? Pois digo-te já: eth é uma moeda flawed e que a longo prazo irá deixar de ser usada. Eth é completamente MANIPULADA pelo grandioso burlão vitalik.

          Pf nao mistures uma tecnologia neutra e soberana como é o caso de Bitcoin com outro projeto que mais parece um jogo de legos.

          Quando pensares em criticar Bitcoin em prol da porcaria de Eth lembra-te da diferença entre Satoshi e a besta do vitalik.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu só queria comprar algo para mim, primeira habitação, nem para isso tenho dinheiro. Por isso não estou a especular…
        Reclamo é com pessoal que compra e vai para a Venezuela viver, os que compram para alugar (1 casa ou apartamento OK, mas há quem compre muitas mesmo), empresas que compram e esperam por valorizar para vender, etc

        1. Avatar de e.t.
          e.t.

          essa é a minha luta há vários anos (no meu caso já não a primeira habitação mas uma maior em que toda a família consiga ter o seu espaço) … infelizmente, os “investidores” andam há muito tempo a inflacionar o mercado 🙁

  3. Avatar de NotFUD
    NotFUD

    Bitcoin em 2013: 1000$

    Bitcoin em 2017: 16.000$

    Bitcoin em 2021: 68.000$

    Cuidado com Bitcoin, é scam… 😉

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Tendo em conta a gigantesca quantidade de dados cifrados que exigem pagamentos milionários em bitcoin, não me admira que entre tanto dinheiro no circuito, porque essa parece-me ser uma de duas explicações para justificar uma valorização tão absurda, a outra explicação é pura e simplesmente especulação, já que poucas empresas oferecem pagamento em bitcoin, e mesmo que existam algumas não são suficientes para justificar a valorização.

      1. Avatar de NotFUD
        NotFUD

        Não e também não.

        A única justificação plausível é o facto da tecnologia Bitcoin ter valor e tem sido (cada vez mais) valorizada ao longo do tempo. Maioria dos crimes são cometidos com recurso a euros e dólares, portanto não tentes usar essa justificação (sinceramente é absurdo). Se conseguisses perceber o funcionamento de BTC conseguias também perceber o porquê de ter valor.

        Agora faz a pesquisa que tu bem entenderes. Começa pelo endthefud.org 😉

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          O porquê de ter valor não é mais que especulação e lei da oferta e da procura.
          Assenta sobre uma blockchain mediocre, que é PoW que é ridiculo nos dias de hoje, será sempre um activo financeiro e nunca uma “moeda” descentralizada.
          Isto vale para a maioria das crypto, felizmente existem aquelas que efectivamente servem para apoiar empresas com projectos sérios relacionados com blockchain e muitas vezes fora do mundo das crypto, essa sim é a utilidade das crypto para além de assets financeiros.
          Invisto em muitas chains/tokens, mas tudo com pés e cabeça, BTC é para day traders ou para gente ignobil.

          1. Avatar de NotFUD
            NotFUD

            PoW é ridículo nos dias de hoje? Senhor inteligente diga lá onde está a sua pesquisa… Mostra os teus artigos e investigação que tenhas feito.

            Vir para os comments do Pplware mandar bitaites sobre isto e aquilo, armado em espertalhão não funciona… Só fazes figura de ridículo.

            PoW funciona desde 2009 e assim se irá manter. Em funcionamento.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Deve ser por isso que já são raras as chains PoW, até ETH já reconheceu isso.
            Ridículo é achar o contrário, só mesmo criança com rigs em casa e os pais a pagaram rigs e electricidade para pensarem de outra forma.
            Vê o que outras chains têm para oferecer a larga o obsoleto BTC.

          3. Avatar de NotFUD
            NotFUD

            Ainda te digo mais: o único mecanismo de consenso que realmente oferece garantias é o PROOF OF WORK. O dito cujo proof of stake apenas promove a centralização e torna o sistema ainda mais vulnerável a ataques.

            Antes de vir mandar bitaites e a promover shitcoins como o eth, devia ir pesquisar e estudar um pouco mais sobre o assunto. Bitcoin é a única criptomoeda relevante e segura.

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Relevantes são todas com procura, segura são todas desde que usadas de forma descentralizada, sem contratos manhosos e com liquidit pools locked para a vida.
            BTC é segura como investimento apenas isso, como utilitário vale zero, nunca vai ter valor fora do mundo das crypto porque assenta sobre uma chain irrelevante e morta há 10 anos que não passou de uma prova de conceito.

      2. Avatar de Louro
        Louro

        @Joao Ptt,
        Entao tens de reclamar sobre tudo o que pode ser comprado, o valor de tudo é na verdade baseado na relacao de oferta e procura, portanto podemos dizer que tudo é especulacao e deveria de desaparecer.

        Até o teu salário é baseado em especulacao, menos pessoas para trabalhar e muita oferta, salários altos, muita gente para trabalhar e pouca oferta, salários baixos.
        Secalhar é melhor acabar-mos já com o mercado de trabalho pois é especulacao e isso claro é parvo.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso não identifica que é ou não scam…

    3. Avatar de JR
      JR

      Isso não prova que é scam… Percebo o que queres dizer mas não é com isso que vais dizer ao mundo que não é scam ou “bolha”.
      A maior realidade que pode existir é que todos podem pensar que é scam, destroi o ambiente, prejudicou o mercado informático etc etc… Mas a realidade é que lentamente o que movimenta o mundo (empresas) estão aderir lentamente ao mesmo de diversas formas… E isso está a fazer com que os governos sigam o passo… E por ai fora…

    4. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Bitcoin em 2022: 38.000$

      É bom que se alerte para os riscos, não quer dizer que é mau. Se investiste quando estava a 68.000$ e mantiveste, neste momento estás a “perder” quase 50% do valor investido.

      Somos um povo com muito baixa literacia financeira, é importante alertar as pessoas que as criptomoedas não são uma mina de ouro com retorno garantido. São sim um investimentos de elevado risco. E é importante que as pessoas percebam que não devem investir só porque leram em algum lado ou porque um amigo disse que é um bom investimento.

      1. Avatar de NotFUD
        NotFUD

        Wrong. 2022 ainda nem terminou, não sabes se poderá atingir um novo pico. Essa análise está deficiente. O que tu disseste foi: Se compras a 10 e passa a valer 5, perdeste 50% do valor. Parece-me um bocado óbvio, não?

        Queres fazer o “Bitcoin em 2025: ??????” 😉

        1. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          É o valor atual, logo está certo. Nem tu sabes se vais viver até ao fim do ano para ver esse novo pico.
          Muitas das pessoas não têm a sua mente preparada para o investimento e vão atrás do que o amigo disse. Depois quando vêm grandes quedas entram em pânico e vendem ao desbarato e a perder dinheiro. Logo o assunto que aqui se trata, a CMVM a alertar para os riscos de investir em criptoativos faz todo o sentido, gostes ou não.

        2. Avatar de papagaio
          papagaio

          Não está a perder nada, continua a ter o mesmo nº de btc’s ,quer voltar ás fiat ,tem que pagar.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Desde que o Banco Wizink faça as transferências, mesmo sem autorização dos titulares da conta (in. https://www.cm-tv.pt/programas/especiais/investigacao-cm/detalhe/burlas-de-norte-a-sul-do-pais-desviados-milhares-de-euros-do-cartao-de-credito-wizink-agora-na-cmtv ) imagino que esteja tudo bem.

    1. Avatar de e.t.
      e.t.

      alguém deve ter investido em bitcenas e não quis dizer à “maria” depois veio com a história das transferências bancárias não autorizadas 😛

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não deves confiar na CMTV, os clientes que foram alvos de phishing e mesmo com 2 factores de autenticação aprovaram o pagamento.
      Longe vai o tempo em que os bancos se responsabilizavam pela estupidez humana.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        O problema é que NENHUM banco proporciona verdadeira autenticação segura. NENHUM.

        Logo querer responsabilizar o cliente quando o próprio banco não tem forma de garantir a 100% que realmente só o cliente poderia ter efectuado aquela operação e nenhuma outra pessoa, é abusar da paciência.

        Então e como propunha eu resolver esse problema das burlas simples? Seja de terceiros ou criados pelo próprio banco.
        Fácil: com legislação que obrigasse as instituições financeiras/ créditos/ débito/ seguradoras, etc. a terem de receber uma confirmação assinada com um certificados digital pelo cliente, através de um dispositivo dedicado só para essa função onde exiba a informação toda e permita assinar aquilo de forma totalmente segura, por exemplo utilizando alguma espécie de variação do TREZOR, previamente testada por empresas e universidades especializadas para garantir que proporciona uma segurança de topo (ex.: pelo menos 256 bit de nível de segurança real). A pessoa utilizava o computador, smartphone, tablet, phonetablet, terminal de pagamentos na loja, etc. e teria sempre de confirmar a operação nesse aparelho… no mínimo vão reparar se vos pedir 2000 euros em vez dos 3 euros que a operação deveria custar.

        E onde obtinham o certificado digital que qualquer instituição existente pudesse verificar a autenticidade desde o primeiro momento? No IRN (Instituto dos Registos e do Notariado I.P. ). Iam ao balcão com o aparelho, e a vossa identificação, e depois de os funcionários confirmarem que são de facto vós, instalavam o certificado no dispositivo. Por questões de segurança o certificado só deveria ficar activo 15 dias depois, para dar tempo de a pessoa ser notificada por correio (e por e-mail/ telefone se tiverem tais dados) de que activou um certificado digital para fins de identificação financeira em dispositivo dedicado, e que caso não o tenha feito para se dirigir a algum IRN, loja do cidadão, etc. para cancelar o mesmo. O aviso deveria ser enviado para qualquer morada constante na base de dados desde há 15 anos, de forma a que mesmo que alguém mude a morada malignamente (por exemplo com falsas testemunhas e tal) a pessoa original ter sempre hipótese de bloquear a operação e aperceber-se do esquema.

        Como vêm não é difícil, é preciso é que o Estado queira resolver: um dispositivo dedicado com certificado digital que confirma a operação, e lá se vai o phishing de dados e outras coisas porque todas as operações têm de ser assinadas como deve ser ou a instituição é a responsável e no limite podem ser encerrados e o pessoal preso. Isto não evita que as pessoas possam ser ameaçadas, ou que não possam autorizar operações com valores diferentes ou para destinos diferentes daqueles que pensavam se não estiverem atentos, apenas que têm a hipótese de prevenir os ataques mais simples, e de saberem o que está a acontecer (no caso de ameaças).

        Aplicações dos bancos, sms, web sites, sistemas operativos… tudo isto pode ser alvo de todo o tipo de ataques, existe malta a alterar o BGP que basicamente controla a Internet, de propósito, para obter ganhos financeiros (fonte: https://www.grc.com/sn/sn-859-notes.pdf página 12)… logo assumir que o quer que aconteça é sempre culpa da pessoa prejudicada é ir longe de mais!

  5. Avatar de Thomas
    Thomas

    Apostar no euromilhoes é que é seguro malta! nunca perdem o que apostam! Participem.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      * Perdem 99.99% das vezes

      1. Avatar de Nii
        Nii

        Falta-te ai alguns noves depois do ponto!

  6. Avatar de °0°
    °0°

    Enquanto não for regulamentado vou continuar a compra com dinheiro FIAT, quando isso mudar vai ser movimentações de blockchain para blockchain.

  7. Avatar de Miguel Portela
    Miguel Portela

    Surpreende ZERO pessoas.
    Já vários governos andam a avisar, e qualquer dia rebenta a bolha…

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      São moedas em que os porcos nazis dos governos não têm poder sobre elas.

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Ainda hoje tive conhcimento que um ex CEO desviou 11b dessas ” crypto coisas “.
    Parece que alguém meteu mais uma vez a mão ao alheio na boa.
    Não sei se me fio na fiat ou noutra qualquer, mas em princípio em nenhuma.

    Fico a pensar nos custos ou sustentabilidade dessa coisa e os seus impactos e não vejo vantagem em nada. Lembro o aumento de custos da energia, hardware e claro o ambiente.

    Enfim, vale o vale mas para mim deviam pagar 5x mais no minimo, dado o que esta em causa.

    Isso de querer ter maquinas de fazer dinheiro de nada não condiz com com ambiente entre outras coisas que obviamente estao ligadas directa e indiretamente.

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O que este abóbora deveria dizer e não disse é que ter o dinheiro num qualquer banco português é um enorme risco.

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Isso são o que as abóboras pensam, nos bancos tradicionais tens uma proteção aos depósitos de 100 000€

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Pe@ce, eu não acredito que alguém diga que nos bancos tem protecção de depósitos até esse valor.
        Uma coisa é dizer que tem, outra, completamente diferente, é ser activada.
        Deixe-me que lhe diga que vc é um perfeito ingénuo, um produto dos dias de hoje.
        Vc não faz a menor ideia do disparate que escreveu.

        Vá ter essa conversa com Gregos, Cipriotas e Argentinos, e outros, que eles tratam-lhe da saúde.
        Se quer saber o que aconteceu aos depósitos dos Gregos, dos Cipriotas e dos Argentinos, informe-se.
        Já sei, aconteceu nesses países mas aqui nunca pode acontecer, porque somos os melhores do mundo e nunca, mas nunca, tivemos bailouts.
        A sua tontice até mete medo.
        Eu tenho sempre muita paciência com os comentários que por aqui leio, maior parte das vezes rio-me bastante.
        O seu, de tão infeliz, deu-me nos nervos.

        Meta uma coisa na cabeça, essa protecção dos depósitos apenas gera uma falsa sensação de segurança.
        Em caso de default onde é que vai haver dinheiro para pagar esses depósitos?
        Diga-me, onde, estou curioso agora…

  10. Avatar de paulo
    paulo

    depois de regulado ja nao ha perigos!!

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      regulado e taxado…

  11. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Segundo a ciência, criticar regularmente de forma desconstrutiva, revela mais sobre a sua personalidade, do que você imagina….. busca conhecimento.

  12. Avatar de Redin
    Redin

    Isso não deveria ser novidade para ninguém. Eu também apoio os criptoativos (muitíssimo mais que os ativos baseados em promessas de papel colorido) e também digo o mesmo.
    Atenção e alerta para os riscos como qualquer tipo de investimento. Isso já parece uma verdade “La Palice”.

  13. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Não, bom bom é investir do BPP, BANIF, BES… hipocrisia pura.