Politécnico da Setúbal: Funcionário usava rede para minerar criptomoedas

21 Comentários

A mineração de criptomoedas está na moda! É verdade que em Portugal não existe nenhuma lei específica, mas quem o fizer em determinados cenários pode estar a cometer vários crimes.

A Polícia Judiciária de Setúbal, identificou um homem, técnico de manutenção do Instituto Politécnico daquela cidade, a quem é imputada a prática de crimes de acesso ilegítimo, peculato de uso e abuso de confiança.

Politécnico da Setúbal: Funcionário usava rede para minerar criptomoedas


Criptomoedas: Homem já tinha arrecadado 20 mil euros…

De acordo com o comunicado da Polícia Judiciária, a atividade do suspeito consistia na mineração de dados (criptomoeda), para a qual aproveitava as redes energética e informática da instituição, em benefício próprio e à revelia do Politécnico.

No decurso da busca efetuada ao local foi possível localizar, em pleno funcionamento, oito equipamentos de mineração de criptomoeda e três routers, dissimulados sobre uma calha metálica, instalada a cerca de quatro metros de altura, no interior da Central Térmica.

Politécnico da Setúbal: Funcionário usava rede para minerar criptomoedas

Os equipamentos foram apreendidos, assim como três carteiras de Criptomoeda registadas nos domínios BlockFi, Coinbase e Blockchain, com ativos virtuais no valor estimado de cerca de €20 000.00, e o computador pessoal do suspeito.

O suspeito foi constituído e interrogado como arguido, ficando sujeito à medida de coação processual de termo de identidade e residência.

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    O pessoal que tem “baixadas” ilegais e nada pagam é que se calhar ainda não se lembraram… Ou falta conhecimento técnico.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Sabes que 70% da mineração mundial é de puxadas ilegais em países do terceiro mundo?
      Cá os bairros sociais não são excepção, conheço ciganos que já fazem isso em habitações sociais.

      Esta pratica também começa a ser comum em empresas, que o zé manel leva o portátil de gaming para a empresa e deixa lá durante o expediente a minerar.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        70% da mineração mundial é de puxadas ilegais! mete ai o link doestudo!

      2. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Os países do 3º Mundo têm energia estável e funcional?

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Azarado do homem foi logo apanhado, a quem roube o estado em milhões e nunca os apanham :/

    1. Avatar de Koala
      Koala

      Se sabes de algo em vez de mandar bocas deves fazer a denuncia na polícia judiciária.

      1. Avatar de JR
        JR

        E para quê?
        Acontecer como aconteceu aos casos que vieram ao publico e no fim foram feitas tantas coisas que ficou tudo em aguas de bacalhau?
        Milhoes que já nao sei quantos roubaram e que no fim nem 10% desse valor é repouso?

      2. Avatar de sayWhat
        sayWhat

        Adorei a piada

      3. Avatar de XneloX
        XneloX

        Koala, esses até aparecem na tv a gozar

    2. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      A classe política é o espelho da sociedade.

  3. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Como é que se prende carteiras digitais de criptomoedas?

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Tiras a “disquete” 🙂

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      se deixares a private key a mão de semear e lhe deitarem a mão, não te roubam a carteira, mas têm livre acesso agora e para sempre.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Claro, mas o gajo foi burro o suficiente para fazer isso? Eu não acho

  4. Avatar de Night
    Night

    Esta policia em portugal e mesmo estupida, devem é estar a sonhar o gajo mal sair da policia com as private keys recupera e desvia aquilo para outra conta a brincar.

    1. Avatar de bit
      bit

      Estúpido deves ser tu, a achar que uma das melhores polícias do mundo é rookie nisto…

      1. Avatar de Night1991
        Night1991

        Melhores policias do mundo?? Deixa me rir… Nao é má, mas ainda tem muito que suar para chegar aos patamares de muitos países. Deixa tar que o gajo ia lhes mesmo dar numa bandeja as private keys sem duvida estupido es tu por achares isso.

  5. Avatar de BITCOIN
    BITCOIN

    Se tivesse as carteiras online não lhe tocavam, enfim…. Foi anjinho…

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Not your wallet not your bitcoin

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “De acordo com o comunicado da Polícia Judiciária, a atividade do suspeito consistia na mineração de dados (criptomoeda), para a qual aproveitava as redes energética e informática da instituição, em benefício próprio e à revelia do Politécnico.
    No decurso da busca efetuada ao local foi possível localizar, em pleno funcionamento, oito equipamentos de mineração de criptomoeda e três routers, dissimulados sobre uma calha metálica, instalada a cerca de quatro metros de altura, no interior da Central Térmica.” Como ?? Eu estou parvo.Isto só mesmo de um louco. 😐

  7. Avatar de Miguel Portela
    Miguel Portela

    Usar bens públicos para lucros privados.

    Quantos e quantos… É denunciar para processar, multar…

    Acho piada aos que acham que grande parte da “mineração” das crypto vem dos países de terceiro mundo. É necessária uma rede estável, com sistemas redundantes, dupla ou tripla, com geradores, como se fosse um datacenter. (tier II, III ou IV). Onde é que um país de terceiro consegue fazer isso sem ser uma estrutura governamental?

    É só teóricos da conspiração por aqui. Muita sabedoria de Facebook e Whatsapp. Não admira que o Ch*ga tenha quase 9%.