Moeda criptográfica será o gatilho da próxima crise financeira?

32 Comentários

A moeda criptográfica reúne muitos adeptos, mas, como tudo aquilo que desafia a normalidade, tem agregado também céticos. Seja fruto, ou não, de ceticismo, o governador do banco central da Índia acredita que esta moeda digital vai ser o gatilho da próxima crise financeira.

A alegação foi feita em jeito de alerta.

Moeda criptográfica na Índia

O governador do Reserve Bank of India, Shaktikanta Das, partilhou que, na sua opinião, a próxima crise financeira será causada pela moeda criptográfica, caso lhe seja dada a oportunidade de crescerem. A principal preocupação de Shaktikanta Das reside na ausência de valor das moedas digitais, que são “especulativas”.

Conforme explicou, durante uma intervenção num evento, “as moedas criptográficas têm enormes riscos inerentes para a nossa estabilidade macroeconómica e financeira”. Por isso, acredita que deveriam ser proibidas. A corroborar a sua teoria, o governador do banco central da Índia apontou o recente colapso e consequente falência da empresa FTX, que operava neste campo das criptomoedas.

Se se permitir o seu crescimento, se se tentar regular e permitir o seu crescimento, por favor, atente nas minhas palavras, a próxima crise financeira virá das moedas criptográficas privadas.

Alertou o governador.

Governador do Reserve Bank of India, Shaktikanta Das
Governador do Reserve Bank of India, Shaktikanta Das

Esta advertência surge na sequência de um projeto piloto que está a ser levado a cabo pelo banco central da Índia, desde o dia 1 de dezembro deste ano, que pretende introduzir uma versão digital da rupia indiana, para utilização em retalho, em algumas cidades selecionadas.

De acordo com a CNBC, os bancos centrais têm dito que a moeda criptográfica não representavam um grande risco para a economia. Contudo, um grupo cada vez maior de pessoas tem alertado para o potencial impacto macroeconómico, principalmente se este ativo não for regulamentado.

Por exemplo, em outubro, além de referir que “as atividades relacionadas com a criptomoeda podem colocar riscos à estabilidade do sistema financeiro dos EUA”, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América sublinhou a necessidade de regulamentação.

 

Leia também:

Binance propõe criação de um fundo para apoiar futuras crises das moedas criptográficas

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sa.pong
    sa.pong

    Será? Já é!
    Depois do escandalo da FTX e da falência de outras, é uma questão de tempo para o colapso

    1. Avatar de nakamoto
      nakamoto

      na precebes patavina de crypto
      A bitcoin é a derradeira ameça e sentença a este sistema financeiro que é baseado em divida é por isso que chegou ao
      estas perante a maior mudança da historia da humanidade
      estuda e compra bitcoin
      PARA ONTEM!
      um santo feliz natal para ti e para os teus
      O dinheiro e o sistema financeiro tal como o conheçes , chegou a um a encruzilhada , ou muda
      ou o colapso tem os dias contados .

    2. Avatar de joao
      joao

      Estuda melhor a coisa ok?
      Dizer mal so por dizer ja nao pega… Sei que doi nao teres comprado quando estava mais barato, mas ainda podes comprar que isto e o futuro e mais vale entrares agora do que daqui a 10 anos…

      https://wtfhappenedin1971.com/

  2. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    Ahahahah,

    agora a Bitcoin será o bode expiatório daquilo que já estava previsto há anos acontecer.
    Os mercados são realmente outro nível de realidade.

    1. Avatar de Francisco R
      Francisco R

      Quando se compra nada a troco de dinheiro…

      1. Avatar de nakamoto
      2. Avatar de joao
        joao

        Estuda……
        Nao te vais arrepender…..
        https://wtfhappenedin1971.com/

    2. Avatar de sa.pong
      sa.pong

      HAHAHA… Ser ser bom quando quiseres trocar dinheiro imaginário por comida e ninguém aceitar

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        é mais engraçado, comprar uma casa por 50k, vende-la por 100k, fazer um credito para maquilha-la e vende-la por 150k… e no final um azeiteiro contrai um emprestimo de 130k para a pagar, com o aval do banco que se está a marimbar se o ativo vale realmente 150k.. quer é vender dinheiro.
        Chega um ciclo económico negativo devido às razões de costume e puff fez-se o chocapic.
        O azeiteirio perdeu a casa, o banco fica com o ativo de 50 que so cobre metade do dinheiro que vendeu e que nunca mais vai ver.

        Adoro os bodesexpiatórios que se vai arranjando ao longo das decadas para justificar corrupção e um sistema financeiro cheio de lacunas.

      2. Avatar de André
        André

        Concordo.

        Dinheiro imaginário se perder valor serve para nada.

        Ao menos as notas como o bolivar venezuelano e o dolar do zimbabwe entre outros manterão sempre um valor minimo de procura para usar como papel higiénico.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          muito bom lol

      3. Avatar de joao
        joao

        Nao e’ assim que isto funciona….
        Vai educar-te pah, para de fazer figuras…

    3. Avatar de nakamoto
      nakamoto

      Claro , a criptomoeda devolve a cada um o direito de ter o seu dinheiro sem que tenham de te-lo nos “cremadouros”
      Podem envia-lo para outro planeta sem money transfers e outros exploradores alem de ser no momento e sem taxas em vez de pagar 10% a estes sugados do dinheiro alheio e ter de esperar dias e dias para que chegue ao Bangladesh por ex –
      BITCOIN É A LIBERDADE E TAMBEM A PAZ DO PLANETA!
      Quanto ao resto das ovelhas que andaram a ser enganados toda a vida
      Acordem e deixem de alimentar estes sistema que só beneficia sempre os mesmos .
      dinheiro meu nos “cremadouros” nunca mais .
      BANCOS PARA MIM ACABOU!!!!!!!!
      Mas não vão a correr agora levanta-lo porque eles não o têm .

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Que cometário… Parece uma seita “Bitcoin é a Liberdade e também a paz do planeta”. Por mais tabaco nisso!

  3. Avatar de °0°
    °0°

    Que comédia estes bancos centrais a falar em crise financeira.

    1. Avatar de nakamoto
      nakamoto

      As pessoas aprenderam na escola uma coisa chamada regra de 3
      ou seja eles criam o problema
      as pessoas pedem ajuda
      e ele vendem a solução
      HÁ MAIOR PALHAÇADA DO QUE ESTA !
      VER A VERDADE OUVIR A VERDADE
      E AINDA ASSIM ACREDITAR NESTA MENTIRA TODA A VIDA
      É A DEFINIÇÃO DE ESTUPIDEZ .
      Mas como o O HOMO “SAPIENS” ESTÁ DISTRAIDO A DISCUTIR A COR DAS PESSOAS COMO SE NÃO SOUBESSEM NADA DE BIOLOGIA , O PLANETA TRATA DE NOS LEMBRAR PORQUE ERA SUPOSTO CUIDAR DELE EM VEZ DE JOGAR A BOSTA DAS RASPADINHAS E APANHAR POKEMONS
      AQUELE QUE NÃO TIVER TEMPO PARA A SAUDE
      UM DIA VAI TER DE O ARRANJAR PARA A DOENÇA.

      FELIZ NATAL A TODOS

      SE AO MENOS SOUBESSEM SEQUER O QUE É , SIM ,NÃO QUEM É MAS , O QUE É PAI NATAL , JÁ FICAVA CONTENTE MAS SABEM LÁ ELES .
      AS VEZES TENHO VERGONHA DE PERTENÇER A ESTA ESPECIE DE VERMES QUE TUDO CONSOME E DESTROEM Á SUA PASSAGEM SEM DEIXAR NADA EM TROCA .
      por isso espero que a mãe de todos nós nos faça pagar bem caro esta estupidez terráquea que nem sequer tem cabimento
      Portanto se nem isso sabem , aprendam o que é o dinheiro .

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Amigo, vai lá vender para outro sítio. Aqui já toda a gente sabe e conhece a vossa laia

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Será? Já está a ser para muitas famílias! Já desgraçou muita gente!

    1. Avatar de Francisco R
      Francisco R

      No geral o mercado cripto perdeu dois terços do valor, alguém perdeu esse valor.

      1. Avatar de nakamoto
        nakamoto

        sim todos os mercados .
        Até mais

  5. Avatar de André
    André

    Um algoritmo matemático trará sempre maior segurança como lastro para o valor de uma moeda do que o lastro que as moedas governamentais usam no dia a dia, o lastro em “honestidade de políticos”

    1. Avatar de nakamoto
      nakamoto

      O grande problema é precisamente o facto do lastro já não existir
      e quando não há lastro que era o ouro , então nada mais é do que papel fiduciário que eles imprimem quando lhes apetece e ditam a economia a seu belo prazer .
      E agora quando deixar de haver papel é uma alegria para o BCE e os outro cremadouros
      pois a partir dai , ESTÁS CONTROLADO !!
      Por isso Monero , zen , eth,polka dot ,solana, cardano e claro a maior arma de destruição de illuminattis que ninguém controla , ou imprime .
      Estão perante a maior mundança de poder da história da humanidade depois da internet
      CHAMA-SE BLOCKCHAIN .

  6. Avatar de neo
    neo

    Estamos a atravessar um bear market, provavelmente dos mais longos dos últimos 100 anos, em 2023 devemos assistir à estagflação (inflação alta, 0 crescimento e desemprego alto), tudo isto porque durante mais de 20 anos os Bancos Centrais alimentaram artificialmente a economia com injeção de moeda fiduciária (vulgo imprimir dinheiro) e o problema são as criptomoedas???
    O que assusta os Governos é a descentralização do dinheiro e modelo económico, as criptomoedas são uma autêntica afronta a este controle.
    Aquilo que os Bancos Centrais não dizem em 2022 é que vão implementar as CBDCs (moeda digital do banco central) até 2025, alguns deles já no próximo ano, para com isto tentarem regulamentar o mercado de forma a que as Stablecoins autorizadas passam a ser exclusivamente CBDCs.
    Aquilo que lhes passa ao lado é que o Comboio da descentralização é maior que os bancos centrais e arrancou faz tempo, por maior desespero de controle que tentem impor a economia descentralizada é imparável, aceitem que doi menos!
    O meu desejo é algures em 2030 não usar moeda Fiduciária e sistemas financeiros centralizados.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Mais um Hélder, daquelas seitas manhosas… Cheiras a desespero. Aguenta mais um pouco e vai ver para onde vai o teu dinheiro. De rir à gargalhada. Continuem assim com os geladinhos na testa!

    2. Avatar de nakamoto
      nakamoto

      Basta olharem para a china onde já são pontuados controlados e só compram o que eles querem só viajam para onde e se eles quiserem para onde eles quiserem
      JÁ OUVIRAM FALAR NA NOVA ORDEM MUNDIAL!
      É QUE ELES JÁ NEM ESCONDEM , DE TÃO CARAS DE PAU QUE SÃO
      É POR ISSO QUE DÁ JEITO UM POVO POBRE DESNUTRIDOS DISTRAIDO E ESTUPIDO QUE É PARA REINAREM A VONTADE
      DINHEIRO MEU NOS BANCOS NUNCA MAIS .

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Amigo, põe mais tabaco nisso!

  7. Avatar de AP
    AP

    Tanto paleio e tantos sábios por aqui.

    Mas a mim ninguém me tira que um dia destes vão acabar por descobrir que o valor real está é nas batatas e nas couves plantadas no quintal.

  8. Avatar de Eu sei
    Eu sei

    Vou já comprar! Malta não desistam… A cripto é mesmo o futuro… Eu vendo se quiserem comprar. Acreditem eu sou mesmo bué esperto e sei que vamos ficar ricos…

  9. Avatar de Reforma
    Reforma

    Regular ou não regular …
    Por regular as criptomoedas entende se que o Estado cria legislação e mecanismos de regulação e super que impeçam, por exemplo, o aconteceu na exchange FTX – as pessoas pensavam que tinha lá depósitos, quando a empresa se apropriou do dinheiro. O resulta foi 1 milhão de lesados, que podem receber 5% do que lá tinham, nos próximos anos.
    O Governador do Banco da Índia está contra a regulação porque:
    – não havendo regulação as pessoas, de um modo geral, desconfiam da criptomoedas e não põem lá o seu dinheiro. Cada vez que haja um caso como a FTX “só” há um milhão de lesados
    – havendo regulação pelo Estado, diminui a desconfiança das pessoa e há mais a pôr lá o seu dinheiro. Noutro caso parecido com o da FTX – em vez de 1 milhão de lesados há 100 milhões.

  10. Avatar de nakamoto
    nakamoto

    QUEM QUISER SER ,MILIONARIO EM 2024 É COMPARA AGORA E UM POUCO ATE AGOSTO DE 2023 E DEPOIS COMPRA COMPRIMIDOS PARA O CORAÇÃO PARA TOMAR QUANDO EM 5 MINUTOS VEREM A BITCOIN NOS 100 MIL
    BICTOIN VAI VALER UM MILHÃO .
    SÓ EXISTEM MEIA DUZIA E NINGUEM PODE IMPRIMIR MAIS LOGO É INFLACIONARIA E NÃO DEFLACIONARIA COMO
    ESTES PEDAÇOS DE PAPEL QUE BCS IMPRIMEM QUANDO QUEREM
    NÃO PODEMOS CONTINUAR NESTE SISTEM PORQUE JÁ FOI PROJETADO PARA FRACASSAR E ESSA HORA CHEGOU
    ESSE É O MAIOR TERROR DOS DONOS DAS IMPRESSORAS.

  11. Avatar de Eu sei
    Eu sei

    É pá, vou ficar rico! Só rir mesmo. Que descrédito completo…. Fica em silêncio que é melhor para a tua seita!

    1. Avatar de joao
      joao

      Tu nao sabes e’ nada…

      Pareces um benfiquista que nao ve jogos do benfica, e que em vez disso vai ver jogos do sporting a espera de os ver perder…

      Fica aqui para ti para te educares um bocadinho e depois falares:
      https://wtfhappenedin1971.com/