Mineradores e empresas deixam o mercado das criptomoedas em massa porque não dá lucro

72 Comentários

Como temos vindo a noticiar ao longo das últimas semanas, o segmento das criptomoedas está a passar por uma fase menos boa, com a valorização das moedas a cair a pique, o que tem deixado os investidores em alerta.

Nesse sentido, esta realidade está a espoletar várias consequências, entre elas o facto de os mineradores e as empresas dedicadas a este setor estarem a deixar o mercado das criptomoedas em massa, pois a mineração das mesmas já não dá lucro.

Mineração de criptomoedas

Mineradores e empresas dizem adeus ao mercado das criptomoedas

O mercado das criptomoedas não está nos seus melhores dias, e especificamente o Bitcoin, que é a moeda digital mais popular do mundo, teve uma queda no passado sábado (18), abaixo dos 20.000 dólares, apresentando o menor valor desde o mês de dezembro de 2020. No momento em que escrevo este artigo, esta criptomoeda vale 21.347,03 dólares.

Como tal, estamos agora a assistir a algumas consequências e reações a esta queda das moedas digitais. Recentemente, por exemplo, informámos que se estava a assistir à venda em massa de placas gráficas usadas para a mineração das criptomoedas.

E as mais recentes notícias vão ainda mais longe e indicam que, também devido ao aumento do preço da eletricidade, os mineradores e as empresas que investem no segmento das criptomoedas, estão agora a abandonar em massa esse mesmo mercado, uma vez que este deixou de ser lucrativo.

Tal como podemos ver pelo gráfico acima, o consumo de energia, em termos de TWh, referente à Bitcoin teve uma escalada interessante entre meados de 2021 e início de 2022. Mas depois de algum tempo estável, esse mesmo consumo sofreu uma queda bastante acentuada nos últimos tempos.

No pico de cerca de 200 TWh, esse consumo era tanto como o gasto por países inteiros, como por exemplo a Argentina. Outra comparação interessante é que esse mesmo consumo era a mesma quantidade de eletricidade consumida por todos os data centers de todo o mundo no prazo de um ano.

Mas, neste momento, até as grandes empresas que apostaram na prática da mineração de moedas digitais, estão a deixar este setor por considerarem que atualmente se trata de um grande desafio onde não estão a conseguir obter lucro e fazer frente aos gastos diários.

Também o consumo de energia relativo à Ethereum acaba por ter as mesmas característica. Como vemos no gráfico acima, no mês de janeiro assinalou-se uma significativa subida, que acabou por abrandar e depois cair a pique nas últimas semanas.

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Agora é que está bom para comprar

    1. Avatar de Ric
      Ric

      Sim, Sim … A história é sempre a mesma agora é que é …. Vai até a lua. Não coloquem mais dinheiro nesta pirâmide porque vão ficar sem ele.
      Eu explico porquê:
      1- as pessoas normais os tordos já colocaram e ficaram sem ele
      2- as empresas já saltaram fora porque muitas perderam muito dinheiro e os acionistas não permitem colocar o capital neste mercado de riscos elevados.
      3 – os estados já estam a regulamentar e a dificultar a entrada de capital neste mercado.
      4- as últimas burlas lunas e outras mostraram que quanto mais descentralização mais corrupção… E menus regulamentação não quer dizer igualdade…
      5 – exchanges falidas falta de liquidez

      só os tordos e os que querem manter a pirâmide e lucrar com ela é que dizem ágora é que está bom…

      1. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        É isso mesmo!!

      2. Avatar de CF
        CF

        Eu não fiquei sem ele, muito pelo contrário, multipliquei-o imensas vezes, sou tordo?

        1. Avatar de CF
          CF

          3 – os estados já “estão”… nota-se que percebes tanto de bitcoin como de português.

        2. Avatar de Ric
          Ric

          Espero que o tenhas tirado porque agora deves ter para pagar um café 🙂

      3. Avatar de CF
        CF

        4 – Lunas tem tanto a ver com bitcoin como o bolivar Venezuelano ou o dolar do Zimbabwé tem a ver com euros e dólares, devemos deixar de usar euros e dólares?

      4. Avatar de CF
        CF

        5- A vantagem do bitcoin e blockchain é que tu podes saber quanto é que as exchanges tem em caixa, no caso da Binance a maior exchange do mundo podes ver aqui nos tops dos endereços bitcoin com mais dinheiro as suas contas:

        https://bitinfocharts.com/top-100-richest-bitcoin-addresses.html

        Podes verificar que a maior parte dos endereços bitcoin mais ricos pertencem a exchanges e possuem centenas de milhares de bitcoin que à taxa actual representam cerca de 20K cada um, se estão falidas, coitados de nós !

  2. Avatar de ElectrorelvaS
    ElectrorelvaS

    E essas gráficas servem apenas para minerar ou podem ser usadas para a malta jogar?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Servem para jogar e até muito bem, pois normalmente são placas topo de gama (embora haja exceções de placas próprias para mineração mas são muito poucas)

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          No Linus Tech Tips foi feita uma experiencia com resultados interessnates sobre o assunto.

          https://www.youtube.com/watch?v=hKqVvXTanzI

        2. Avatar de CF
          CF

          Isso não implica que 56% possam estar errados.

          Mas o assunto especifico aqui é bitcoin e as placas de mineração bitcoin não servem para jogar, servem apenas para minerar bitcoin, mais nada.

          Esses 56% que não comprariam são os 56% que mais vão sofrer com o maior imposto chamado inflação, se fizer um inquérito a 100 pessoas sobre quantos estariam disponíveis para ir minerar ouro no verão para o Alasca certamente 99% dos portugueses diria que não ia, se isso seria bom ou mau é uma história completamente diferente, supomos que o 1% que ia descobria um filão e ficavam milionários, teria sido bom ou mau para os 99% que não iam?

    2. Avatar de :-)
      🙂

      Depende, se forem de “mining farms” as gráficas não tiveram manutenção nenhuma e até podem estar todas sujas de pó e insetos. Também, muito provavelmente, vais ter de trocar as thermal pads e as ventoinhas. Fora isso, vão estar em condições até relativamente boas porque os “miners” dão undervolt para poupar na conta de eletricidade.
      Se forem de “house miners”, muito provavelmente foram usadas para gaming também, mas poderão estar em condições de higiene melhores porque estiveram dentro de uma caixa de PC e se calhar nem precisas de trocar nada, especialmente se não tiveram muito uso.

  3. Avatar de R
    R

    Parece-me que são boas notícias, mas não tenho conhecimento suficiente na área.

    1. Avatar de CF
      CF

      Um comentário sapiente ao contrário da grande maioria que nunca experimentou e comenta negativamente.

      Já dizia Leonardo Da Vinci, a experiência é a mãe de toda a certeza.

      Por norma minerar é a forma mais barata de comprar cripto, se todos o fizessem em vez de comprar no topo de ciclo quando o mercado está hiper-inflacionado não havia tantas queixas de que perderam dinheiro.

      Ninguém gosta de produzir e vender um produto abaixo do preço de custo, mas toda a gente adora vender largamente acima do preço de custo.

      Em vez de irem para as exchanges ajudá-los a ficar milionários minerem em casa, usem painéis solares, usem bi-horário, aqueçam a água do banho com o calor gerado pelas máquinas e todos verão que é lucrativo minerar.

  4. Avatar de NotFUD
    NotFUD

    Criptomoedas não são para “encher” os bolsos ou “ter lucro”… Isso são esquemas conhecidos das shitcoins.

    Bitcoin é uma tecnologia. Habituem-se.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se não houver mineradores a tecnologia acaba. 🙂

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Desde que haja uma recompensa, haverá sempre quem esteja a minerar.

        😉
        É uma boa altura para comprar mais.

      2. Avatar de Stanley
        Stanley

        Não fale em armagedom nuclear, Nuno. Estas assistindo muito filme americano.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Bitcoin é uma tecnologia? Ou será uma moeda que é composta pela tecnologia blockchain?
      Com cada afirmação…..

      1. Avatar de Ana Montes
        Ana Montes

        Bitcoin é uma tecnologia que inclui um sistema de pagamentos, criptomoeda, blockchain e reserva de valor.
        Blockchain não significa nada. É como dizer que uma roda é a tecnologia e o carro está lá só a reboque.

        1. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          Reserva de valor? Eram 58000 dólares nera?
          Ups, a tal reserva está a aguentar nos 21000 com uma descida de 99,44% nas transações, pois a maioria das exchange vai aumentar, nalguns casos para 200 vezes mais, as comissões e congelaram ou super limitaram as operações. Essa reserva de valor? ROTFLLLLL

          1. Avatar de CF
            CF

            Porque razão apenas compara ao máximo e não compara ao mínimo?

            Faça a média, a média da valorização do bitcoin é muito superior a qualquer outro ativo, se isso não é suficiente para se convencer que é muito melhor ter o dinheiro em bitcoin que em euros azar o seu, vai perder muito dinheiro.

      2. Avatar de Stanley
        Stanley

        Moeda é uma metáfora. Bitcoin não é moeda.

        1. Avatar de CF
          CF

          Bitcoin é considerado moeda pela forma de interpretação mundial a partir do momento que El Salvador a tornou moeda legal no país.

          O sistema de interpretação tradicional diz que moeda é aquilo que é imposto pelo governo por decreto como obrigatório cada empresa aceitar como forma de pagamento de bens e serviços.

          Bitcoin cumpre estes requisitos em El Salvador, portanto é considerado uma moeda, o mesmo já não se pode dizer de qualquer outra shitcoin !

          1. Avatar de Stanley
            Stanley

            Moeda por convenção? Ok

            Mas El Salvador não tem controle sobre “sua moeda” Bitcoin. Nem a originou. Pode emitir algumas através da mineração? pode! Mas a tecnologia cunhadora, dele não é. mineração não é Casa da Moeda. Basicamente, El Salvador é um malandro com a “moeda” alheia.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Bitcoins é… uma tecnologia?!

      1. Avatar de ASilva
        ASilva

        Quanto mais leio os comentários mais burro fico…… uns dizem que é tecnologia, outros dizem que não……….. “Só sei que nada sei!” 🙂

        1. Avatar de CF
          CF

          Tem uma forma boa para deixar de o ser, compre bitcoin e guarde.

    4. Avatar de JV
      JV

      Blockchain é uma tecnologia… Bitcoin é um esquema em pirâmide que não serve para nada…

      1. Avatar de CF
        CF

        Bitcoin é a melhor moeda que o mundo já viu, tem tanto de pirâmide como o dólar ou o euro, basicamente o nº de utilizadores é que conta e é que dão o lastro à moeda, mais nada.

        Nesse aspeto cada vez o bitcoin tem mais lastro e cada vez o FIAT tem menos, é um facto!

    5. Avatar de CF
      CF

      Bitcoin é uma rede e como em todas as redes quem as mantem tem que ter lucro ou ajudar a mantê-las mesmo com prejuízo.

      Tal como a internet, há ISP’s que tem lucro assim como ISP’s que tem prejuízo, mineiros bitcoin é a mesma coisa e sempre será, um ano tem-se lucro, outro pode-se ter prejuízo, o que importa é que a média seja positiva e manter a empresa/negócio o mais tempo possível e com o maior sucesso possível.

  5. Avatar de Rugas be like
    Rugas be like

    Para mim são boas notícias, quando o investimento é mínimo é que se deve minerar ou comprar. Os que compraram há uns tempos com 100€ tão ricos se tiraram o dinheiro a tempo

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Depende do que considerares rico, mas por exemplo…

      Se tivesses comprado BTC há precisamente 2 anos atrás, tinhas comprado a 1BTC = 8025 Euros, o que quer dizer que um investimento de 100Euros tinhas comprado 0.012461BTC.

      Hoje, com 1BTC = 20249Euros tinhas aproximadamente 252Euros, mas se tivesses sido inteligente, no pico em Novembro passado tinhas retirado algum dinheiro, na altura tinhas cerca de 638Euros.

      E como falaram aí para cima nas Shitcoins…

      Se no dia 18 de Agosto 2021 investido os 100Euros em SHIBA, tinhas comprado 1SHIB = 0.000000000165Euro o que faz com que hoje, caso nao lhe tivesses tocado tivesses hoje 7127272.72Euros…

      Nesse dia, alguém comprou 153USD em SHIBA, pouco mais do que 100Euros ao cambio na altura. 😉

      Nao vale a pena

      1. Avatar de BitBit
        BitBit

        Que cag*da de contas. A 18/08/2021 o SHIBA valia 0,0000082 dólares. Hoje vale 0,00001179 dólares.
        Quem comprasse 100€ nessa data agora valiam 147€ – não é 7.127.272,72€
        Falta dizer que todos os que compram a partir de final de Novembro de 2021 estão a perder dinheiro.

      2. Avatar de Pedro Mendonça
        Pedro Mendonça

        louro louro…essas contas hahahha

      3. Avatar de Louro
        Louro

        @BitBit
        Como deverás de ter percebido, enganei no ano e estava a referir a 2020 (2 anos atrás).

  6. Avatar de Manel
    Manel

    Por acaso aqui alguém sabe o que é o ajuste automatico da dificuldade de mineração do Bitcoin?
    É “simples”. Quantos mais sairem, mais lucro terão os mineradores que ficam, portanto não há forma de fechar o POW do BTC, não se preocupem.
    Os mineradores que já passar por um bearmarket não foram apanhados desprevenidos.
    Agora quanto ao Ethereum isso é outra conversa…

    1. Avatar de Atento
      Atento

      Isso só será assim se a variação da cotação for baixa.

    2. Avatar de Teresa Viegas
      Teresa Viegas

      Achas que esta “gente” percebe isso? Para eles é tudo um esquema de pirâmide….. e todos são estúpidos e apenas eles são os espertos.
      Nem percebo porque alguém quer deixar de minerar nesta altura, porque é quando mais compensa dado que quanto mais sacarem agora mais recebem depois…. não acredito que todos estejam a viver do que mineram sem terem reservas para pagar as contas.

      1. Avatar de JV
        JV

        Sim, os espertos são vocês… Haja paciência para tanta estupidez.

        1. Avatar de CF
          CF

          Os espertos são aqueles que nos últimos anos ganham mais dinheiro a dormir do que tu a trabalhar.

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Se pagas 6000 euros por 1 mês de electricidade, a empresa fornecedora diz-te que vais passar a pagar 300000 euros (foi esse o aumento em 3 dos 4 países mais mineradores) mensais, tens de vender para pagar contas. Com descidas de 80% não vais ter capital para pagar e as novas minerações vão custar 30000 vezes mais, a valerem menos de 30% do previsto. É uma conta tão simples que qualquer utilizador de cripto moedas não sabe fazer.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          O aumento dos custos de energia já nao é nada de novo há muito tempo, ainda no inicio deste ano comecei a ouvir falar do assunto.

          Portanto se nao se precaveram deviam de ter precavido.

        2. Avatar de CF
          CF

          Isso só se for na Venezuela lol
          Há contratos energéticos para mineração chamados PPA’s e normalmente preços fixos são acordados para vários anos, nenhum grande mineiro gasta milhões numa infra-estrutura para minerar sem saber quanto vai pagar de energia no ano seguinte.

    3. Avatar de CF
      CF

      Minerar é o mesmo que ser agricultor, se houver demasiados agricultores a cultivar um produto o lucro baixa substancialmente, se no ano a seguir 90% dos agricultores abandonarem o negócio os 10% restantes tem lucros milionários, é tudo teoria dos jogos e não o bitcoin não irá a zero, o euro sim, irá a zero, só uma questão de tempo.

  7. Avatar de Joao
    Joao

    Isto é só para Homens de barba rija agora é que se vê quem vai apostar nisso a longo prazo.

  8. Avatar de JP
    JP

    O meu investimento á uns anos de 50€ já tiveram nos 19€ e 200€, agora 70€, e lá vão ficando

    1. Avatar de CF
      CF

      Ou seja estás a ganhar 20€, se tivesses metido os 50€ no banco tinhas quanto agora?

  9. Avatar de BitBit
    BitBit

    A coisa está mais complicada para os mineradores do que diz o post:

    “Mineradores de bitcoin têm quase US$ 4 mil milhões em empréstimos sob risco de default
    Maioria deram equipamento como garantia, mas os preços recuaram mais de 50%”
    https ://g1.globo.com/economia/noticia/2022/06/25/mineradores-de-bitcoin-tem-quase-us-4-bilhoes-em-emprestimos-sob-risco-de-default.ghtml

    1. Avatar de CF
      CF

      Claro, os mineradores de bitcoin não gastam os seus bitcoins para investir em mineração, se possível usam dinheiro FIAT, afinal os bancos emprestam a granel e depois as empresas declaram falência e desaparecem com o dinheiro nos bolsos através de engenharia financeira, porque razão os empresários de mineração não haveriam de fazer o mesmo se tem oferta de dinheiro fácil?

      Depois os governos tem que imprimir milhões para resgatar os bancos e o bitcoin valoriza ainda mais, chamem-lhes estúpidos !

  10. Avatar de Atento
    Atento

    O abandono dos mineradores resulta da constatação da aproximação de uma recessão, que, naturalmente, fará baixar as cotações das moedas e, os primeiros a sair, serão os menos impactados.
    Naturalmente que estes movimentos de antecipação costumam gerar movimentos pesados pelo efeito de «rebanho» que implicam.

    1. Avatar de CF
      CF

      Os primeiros a sair serão os que menos vão ganhar, os que continuarem mais ganharão.

      Nem toda a gente tem os mesmos custos de mineração, tu podes minerar em Portugal com energia da rede a 15 cêntimos e alguém pode estar a minerar na Venezuela por 1 cêntimo, no momento que todos os portugueses saírem os Venezuelanos passam a ganhar muito mais e mais dificilmente abandonarão o negócio.

      Haverá sempre mineiros, basta um para manter o sistema a trabalhar, há milhares deles e a tendência é para aumentar com os anos, tal como o uso de internet ou de telemóvel, um dia até teremos um CAE em Portugal para mineração de bitcoin.

  11. Avatar de Adelino
    Adelino

    Dinheiro virtual (espiritual) é o que o próprio nome diz .
    Vale fé.

    1. Avatar de CF
      CF

      Todo o dinheiro e virtual, no caso dos euros mais virtual que bitcoin já que a base de dados dos bancos não contempla sequer um limite ou seja se alguém se enganar a meter o valor de um depósito é criado dinheiro do nada muito facilmente.

  12. Avatar de Rui
    Rui

    E vão caír ainda mais, à medida que as taxas de juro aumentam!!!!!

    Quem tem bitcoisas vai ver o seu investimento a caír pelo menos até ao final de 2023.

    E rezem para que a guerra na Ucrãnia não alastre, porque se acontecer……. o zero é o limite!

    1. Avatar de CF
      CF

      Guerras sempre são uma desculpa para impressão massiva de dinheiro, 1º para comprar armas, depois para reconstruir, quem comprou bitcoin vai ver é a conta a subir com muitos zeros à direita, quem está em euros vai ter cada vez menos face ao bolo total, esse é o problema do mundo financeiro que o comum dos mortais não vê e por isso são roubados todos os dias.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      @Rui,
      Se tivesses investido a tempo talvez percebesses do assunto.

  13. Avatar de João Silva
    João Silva

    Em 2019/2020/2021 (parcial) o preço médio da energia andava nos 35-50€ o MWh, agora o preço médio anda nos 180€ – 200€ ou mais o MWh.
    Como já dizia o outro… é só fazer as contas da energia necessária para mineração.

    1. Avatar de CF
      CF

      Isso é o valor do mercado indexado, quem tinha um painel solar o preço de custo sempre foi mais ou menos o mesmo em 2019 ou 2022 e é muito abaixo desses valores.

  14. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Parasitas a parasitar, não faz mal porque quem acredita no verdadeiro valor das cryptomoedas vai continuar a minerar e a manter a rede activa.

    1. Avatar de AndroidPolice
      AndroidPolice

      Lirismos.
      Na BTC as contas são simples.
      O nº máximo de BTC é de 21 milhões, estão minerados 19 milhões, só podem ser minerados mais 2 milhões. Obviamente, há medida que sobram cada vez menos é preciso gastar cada vez mais tempo e energia para minerar. Recentemente estava-se a gastar 20.000 dólares e obtinha-se menos de 20.000 dólares em BTC – ou seja, a mineração dava prejuízo.
      Nenhum negócio se aguenta a dar prejuízo muito tempo. Minerar é um negócio como qualquer outro.

      1. Avatar de Teresa Viegas
        Teresa Viegas

        Que disparate. Ninguém gasta 20k para minerar BTC. O custo depende sempre do local mas está muito abaixo de 20k. O tempo para minerar é sempre o MESMO, é isso que mantem a rede a funcionar. A dificuldade é que pode aumentar ou diminuir, e nesta caso está a diminuir, logo gasta menos energia.

        O prejuízo é giro, pois basta olhar para a Amazon e aplicar essa do “um negocio que dê prejuízo muito tempo não se aguenta”. Queres avisar a Amazon que têm de fechar o negocio, ou aviso eu?

        1. Avatar de CF
          CF

          Esta gente não sabe o que é o efeito Cantillon e depois metem-se a criticar uma ciência que não conhecem.

  15. Avatar de gambuzino
    gambuzino

    Isto era inevitável

  16. Avatar de Profeta
    Profeta

    Com licenca. O ultimo a sair pode fechar a porta por favor ?

  17. Avatar de diogo
    diogo

    Só digo uma coisa ECS

  18. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Hoje em dia, devido a vários factores mas principamente devido á guerra na Ucrânia e ás sancões e “cancelamento” da Russia, tudo está a descer, não só as criptomoedas. Vão ver as bolsas de valores, mesmo as grandes techs que supostamente têm montes de lucro como a Apple, Google, Intel, AMD, Nvidia ou mesmo empresas sobrevalorizadas como a Tesla, todas as acções destas estão a descer e bastante. Até as bolsas chinesas, que se tem mantido á parte de tudo isto, está a desvalorizar.
    Investir agora é na maior parte dos casos um mau negócio, mas pode ser uma mina de ouro para quem souber ou tiver sorte para quando isto normalizar e o mercado global começar a recuperar.

    1. Avatar de CF
      CF

      Está a descer devido às noticias apocalípticas, afinal se o mundo vai acabar o ideal é gastar já os euros todos em boa vida nos últimos tempos.

      Problema é quando a guerra acabar e a vida continuar, vai haver mais dinheiro em circulação do que areia nas praias, porque se a Ucrânia até aderir à UE a UE terá que pagar a reconstrução, para isso duplica os euros em circulação se necessário e quem paga a reconstrução indiretamente é quem tem euros na conta ou debaixo do colchão.

      1. Avatar de To Canelas
        To Canelas

        Isto é um grande exagero, mas é como um gajo diz, não te vale de nada teres uma grande riqueza se não tens o que comer. É o que se está a passar… Por diversas razões, que não me apetece estar a explicar. Leiam livros, há muitos que falam sobre isso.

  19. Avatar de secalharya
    secalharya

    Em 2011 também diziam que não dava lucro…

    Bitcoin a 5€ e dava 2€/dia com placa gráfica de 300-400€.
    Quando esteve a 70.000€ então esses 2€/dia em 2011 correspondiam a 14.000€/dia…

    Daqui a 10 anos vão dizer: “porque é que não minerei em 2022!!!”