Mineração de Ethereum é menos lucrativa e nem a GeForce RTX 3080 a salva

21 Comentários

Quando falamos em criptomoedas, pensamos num mercado de dinheiro digital onde os utilizadores conseguem ganhar montantes interessantes com alguns conhecimentos sobre este segmento.

Contudo, segundo as mais recentes informações, parece que a mineração da popular moeda digital Ethereum é agora menos lucrativa do que antes. De acordo com os detalhes, ao ser minerada com a poderosa placa gráfica GeForce RTX 3080 da Nvidia, a criptomoeda oferece atualmente uma receita de apenas 2,8 dólares por dia ao minerador.



Minerar Ethereum já não dá tanto lucro

Parece que minerar Ethereum já não rende tanto nem gera tanto lucro como há alguns tempos atrás. De acordo com dados agora revelados, apesar de os valores das criptomoedas se manterem em alta, minerar ETH deixou de ser uma atividade tão lucrativa como o era antes.

Os detalhes indicam que, atualmente, minerar esta moeda digital através da potente placa gráfica GeForce RTX 3080 da Nvidia gera uma receita de apenas 2,8 dólares (~2,46 euros) por dia ao minerador. Ou seja, fazendo as contas, a prática totaliza ganhos de apenas 84 dólares (~74 euros) por mês.

E mesmo que não se tenha em conta os gastos com a energia que alimenta o sistema de mineração, com estes valores o utilizador necessitaria de cerca de de 24 meses para recuperar o investimento feito na GPU.

Claro que a esta altura do campeonato, quem minera há algum tempo já terá recuperado o investimento. Desta forma, tudo o que venha agora já é ‘lucro’ e os mineradores apenas deixarão de extrair a moeda digital quando virem que estão a perder dinheiro.

Porque deixou de ser tão lucrativa a mineração de ETH?

Segundo as informações, o motivo para esta queda resume-se a dois fatores principais. Em primeiro lugar está a dificuldade de mineração que aumentou significativamente durante o último ano, à medida que mais mineradores começaram a fazer parte da rede.

Por outro lado o preço da Ethereum caiu de 4.405 dólares para 3.189 dólares durante o mês de dezembro de 2021, o que ajudou na redução dos lucros obtidos.

Minera Ethereum?

Leia também:

Governo do Cazaquistão bloqueia Internet e afunda a mineração de Bitcoins no país

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    fdx é preciso um curso para fazer este artigo? se a moeda caiu claro que é menos lucrativo a mineracao mas sempre dependendo do custo da electricidade!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não foi apenas essa a causa. Se calhar devias ter lido

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Principal motivo de ser menos lucrativo: https://etherscan.io/chart/hashrate

      Mesmo que o valor da moeda não tivesse caído, seria menos rentável porque estarias a receber menos ETH, uma vez que o mesmo é distribuído por mais pessoas/workers.

    3. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      Que bem educado e inteligente que o “paulo” é 🙂

      1. Avatar de wtvlol
        wtvlol

        O rapaz está aziado. Agora tem de ir bulir.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Sim, mas continua a dar porque os pais dele continuam a pagar a luz lá em casa 😀

  2. Avatar de Andre Dias
    Andre Dias

    Com eth2.0 isto deixa de ser relevante e tendo em conta o plano para lancar o merge meados de 2022, já nao vale a pena investir em equipamento de mineracao.

    1. Avatar de ETH
      ETH

      Hum, ouvi as ultimas do Big Boss do ETH e parece me que nem 2022,nem 2023 há ETH 2

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É já no verão ETH 2.0 com PoS.
        Sharding é que ainda vai demorar, só lá para 2024.

      2. Avatar de RPG
        RPG

        Não foi isso que ele disse, mas ok. O ETH 2.0 será lançado ainda este ano conforme planeado. Depois, para fazerem tudo o que têm em mente, ou planeado, é que ainda só vai em 50%, e ainda levará alguns anos.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Com os rigs da Miningstore.com.pt esta questão deixa de ter relevância, uma vez que os rigs estão preparados para minerar diversas moedas! Mesmo que acabe o ETH é só mudar para outra

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Acabar a ETH? É só a chain mais famosa.

  4. Avatar de cross
    cross

    Tenho uma 3080 e estou a fazer 4,30 por dia.

  5. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Tenho uma 3080 e faço uma média de 6.7 por dia. Raramente faço menos. A pplware fala por experiência própria ou limitaram-se a traduzir a notícia de outro site sem confirmarem os dados primeiro? Porque é o que aparenta estar a acontecer…para variar.

    1. Avatar de António Lopes
      António Lopes

      Existem “verdades” deturpadas com o objectivo de manter o preço das gráficas num valor astronómico, quer seja por scalpers ou pelas próprias marcas que as estão a vender ao dobro do que seria razoável. Basta ver o aumento de lucros da NVIDIA e companhia. Deixou de se ganhar bons euros á uns meses, desde o EIP-1559 em Agosto. Hoje só se consegue algo á volta dos 4€ antes dos custos da energia elétrica. Qualquer investimento em mining hoje, vai demorar mais de 1 ano a recuperar. Isto se não entrarmos em baixa(bear market). Hoje já não faz sentido entrar de novo no míning.

      1. Avatar de António Lopes
        António Lopes

        O artigo refere-se claramente á RTX3080 LHR e a valor líquido após custos de energia.

    2. Avatar de Rick
      Rick

      Mete print a fazer 6.7 por dia? Tenho uma 3080 e neste momento nem 4.5 faz lol . Teve alta queda de pagamento .

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Uauuu. Quanta estupidez junta num só artigo.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Tenho varias 3080. Cada uma está a dar no minimo 4.58 dolars por dia.