Idosa de 84 anos perde 800 mil dólares em golpe de criptomoedas

65 Comentários

As criptomoedas são um segmento bastante atrativo e que causa curiosidade a grande parte dos cibernautas. No entanto é fundamental, que quem se queira aventurar neste mundo se informe bem sobre como o fazer e em segurança. Para além disso é também importante que cada um de nós procure saber mais sobre de que se trata realmente este mercado, de modo a detetarmos eventuais situações de risco.

E a notícia de hoje é exatamente sobre uma situação destas. De acordo com as informações, uma idosa de 84 anos perdeu 800 mil dólares depois se sofrer um golpe com criptomoedas.




À medida que o mercado de criptomoedas começa a ser mais disseminado e as informações sobre o mesmo chegam a mais pessoas, é também necessário estarmos atentos a tudo o que possa parecer estranho. Ao aumentar o interesse nas moedas digitais, aumenta também a quantidade de crimes e fraudes relacionadas com este setor.

Idosa perde 800 mil dólares em golpe de criptomoedas

De acordo com as informações recentemente reveladas pelo canal de TV norte americano CBS12, Alex Anlyan, uma senhora de 84 anos, foi vítima de um golpe de criptomoedas que lhe custou 800 mil dólares. A situação aconteceu em West Palm Beach, na Flórida.

Segundo os detalhes, a idosa começou a investir em criptomoedas, com o objetivo de pensar nas economias da sua família ao deixar os ativos na exchange Coinbase, plataforma onde procedia às operações. No entanto, num determinado dia, a senhora recebeu uma chamada de um número desconhecido registado em Washington D.C., a afirmar que a sua conta estava a zeros.

Era um número de Washington D.C, área 202, e o homem disse que ‘não tem mais dinheiro na sua conta da Coinbase’.

Anlyan acredita que o golpe aconteceu nessa mesma chamada, uma vez que aí a senhora revelou as suas informações e dados de acesso à plataforma. Logo após a chamada, a idosa acedeu à plataforma e viu que realmente havia sido vítima de um golpe, pois a sua conta estava totalmente a zeros. Foram roubados milhares de montantes de 98,50 dólares, totalizando cerca de 800 mil dólares.

Na entrevista à CBS12, Anlyan diz ter pouca esperança de reaver o dinheiro. A senhora ainda escreveu um relatório de fraude cibernética relacionada com as autoridades e com o seu banco e também contactou o FBI. No entanto sente que nada disto vai levar a algum lado. Para além disso desabafa que:

É difícil para as pessoas mais velhas serem capazes de compreender este mundo do invisível.

Por motivos de segurança, a CoinBase encerrou a conta de Anlyan. O CBS12 está ainda a aguardar que a plataforma ceda alguns esclarecimentos sobre o caso. Pode ver a entrevista completa aqui.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jonny
    Jonny

    Burra que desse o dinheiro aos filhos e/ou netos

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Se foi “burra” foi por outro motivo…não ter gasto o dinheiro todo em seu próprio proveito e deixar que filhos e netos ganhassem o seu próprio “sustento”!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Foi inteligente… apenas teve uma falha, bastou uma…

      1. Avatar de andré
        andré

        na verdade foram 2 erros
        1º nao usou hardware wallet
        2º, deixando os fundos na coinbase deveria ter ativado o whitelisting de adress´s

    3. Avatar de Cucu
      Cucu

      Só uma besta chamaria burra a uma pessoa de idade que, pensando nos netos e filhos, perdeu dinheiro

    4. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      O socrates papou-te durante anos e sr nem pio,… o costa pape-te e sr nem pio,… novo banco, tap, etc e o sr nem pio!
      Isso faz do ser um B…..

  2. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Uma pessoa dessa idade a investir 800 mil dólares em criptomoedas …

    1. Avatar de SteveRobs
      SteveRobs

      A estupidez não escolhe idades…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nota-se 😉

  3. Avatar de Tabonitota
    Tabonitota

    Já tem idade para ter juízo. Mas teve então crânio para investir em criptomoedas, tinha 800 mil e deixa-se burlar ? Estranho !!!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Criar uma conta na coinbase é mais fácil que abrir uma conta no banco.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O problema é acreditarem nos youtubers e influencers que anunciam “40000% de lucro em menos de 2 semanas”. Com tantos sites a falar das criptomoedas como “super activos com valorizações de 1000% ao mês” as pessoas testam, estão a ver lucros e metem lá mais, até ao dia que a conta fica a zeros.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        looool sabes que também tens isso a acontecer em forex com euros e dólares certo? Como se tanto diz em crypto: DYOR

  4. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Pessoal todo lampeiro, com ele nada disso acontecia, não caía no phishing.
    Na verdade pode bem acontecer, não é preciso ter 80 anos.
    As pessoas em “estado de choque” não raciocionam e, no meio da confusão podem dar informações aos burlões que de outra maneira não dariam.
    Um telefonema “A sua conta está a zero” é bem capaz de capaz de por uma pessoa em estado de choque.

    1. Avatar de Zé dos Azeites
      Zé dos Azeites

      Não é phishing neste caso, mas social engineering.

      1. Avatar de Eu sei lá
        Eu sei lá

        O post não diz como chegaram à senhora.
        Se, através de chamadas VOIP, alguém ligar para muitos telefones com a mensagem “Estou a ligar da Coinbase para avisar que a sua conta está a zero”, à espera que alguém caia, é phishing ou social engineering? Ou ambas?

  5. Avatar de kljhdskjh
    kljhdskjh

    ninguém se “deixa burlar”. que assunção absurda. ela foi burlada. ponto. até os maiores especialistas em combate contra burlas caem em burlas. refiro-me especificamente ao Jim Browning

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu são tão burro que coloquei 4000 moedas da pulsepad em stake a render 170% APR a 0.16 euros. São riscos!
    No banco não rende nada, temos que arriscar . Lá vai um subsidio de Natal .

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Com 170% ao mês, isso era para comprares 50 milhões de moedas logo à cabeça, antes de Janeiro já compravas iates, ferraris e tinhas mais dinheiro que o Ronaldo conseguirá em toda a vida.

  7. Avatar de anticripto
    anticripto

    800 mil dólares? A senhora que troque de moeda, para euros, que deve dar 500 mil. Assim, já fica com um lucro de 300 mil.

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Não me admira que tenham conseguido enganar a idosa de 84 anos.

    O que admira é a empresa Coinbase não ter já levado estes cenários todos em conta e tomado acções que tornem impossível alguém furtar as contas com este tipo de engenharia social. Aqui bastava obrigar os clientes em todas as operações de acesso à conta e de transferência de fundos assim como alterações comummente feitas nas contas com o objectivo de se apropriarem delas (remover segundos factores de autenticação, mudar e-mails/ telefones/ senhas,moradas, etc.), tivessem todas de ser autorizadas individualmente com por exemplo um dispositivo externo: FIDO2/ Webauthn.
    Quem tem dinheiro para investir em criptomoedas também terá dinheiro para comprar uma destas chaves físicas que custam talvez uns 70 euros o par já com IVA e transporte, e eventuais dispositivos que as suportem se não tiverem já um. Nada de OTP, SMS com códigos, aplicativos no smartphone. Com chave física FIDO2/ Webauthn externa, e vários destes esquemas caiam logo por terra. A seguir só falta convencer as pessoas a não instalarem programas que peçam os dados da conta da Coinbase a não ser que a pessoa vá procurar por ela mesma no site oficial, na sua conta o link para os programas oficiais e outros de terceiros que eventualmente possam ser suportados e considerados credíveis.

    Se é cliente destes serviços, convêm educar-se e manter-se atento à secção de segurança do web site do serviço que utiliza para saber das formas de proteger-se, e quais as técnicas que têm sido utilizadas para enganar os clientes. Nem todos têm estas informações, mas se tiverem devem fazer uso delas para vosso benefício. Pesquisarem online sobre maneiras de melhorar a segurança para o vosso serviço, e contactar com alguém do departamento de segurança da empresa acerca de tais medidas poderá ser também uma boa ideia… ainda que geralmente as empresas normalmente não gostem muito de ter chagas a fazer perguntas como se protegerem melhor…. porque consome tempo e recursos humanos, se não conseguirem automatizar.

    No caso da Coinbase eles nem sequer têm uma secção ou link na página inicial a indicar claramente algo do género “Proteger a sua conta antes de um ataque!”… o que indica claramente que a segurança não é assim algo tão importante para eles.
    Aliás, indicam na página inicial que o “saldo” está protegido por um seguro de até 250 mil dólares… mas basta abrir a página para se ver claramente que tal não se aplica se as perdas forem resultados de um acesso não autorizado à conta pessoal ou PRO da Coinbase devido a uma violação ou perda das credenciais… basicamente significando que o seguro é inútil em praticamente qualquer situação de que se possa pensar… e mesmo nas outras situações que possam pensar tal depende de a empresa ter os registos precisos das operações, caso contrário nem nessas outras situações a pessoa receberá o que quer que seja (ex.: se os registos forem adulterados e/ ou eliminados por algum programa maligno sem ser detectado ao longo do tempo de tal maneira que até as cópias de segurança sejam afectadas).

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Coinbase tem duas plataformas, coinbase e coinbase pro, na sua plataforma mais básica a ideia é precisamente ser o mais user friendly possível para leigos poderem investir em crypto, as regras são idênticas ao uso de uma conta bancária fora da UE. Se fores para o coinbase pro ou Binance o caso já muda de figura, principalmente para levantamentos, precisas de confirmações 2FA e até 3FA, o que mesmo assim não impede o burlão de conseguir convencer a pessoa a fornecer todos os códigos.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        A Coinbase suporta FIDO2, o problema é que se não obrigar os utilizadores a terem de utilizar as chaves FIDO2 em todas as operações, desde autenticação, transferências, mudanças de dados nas contas, activar e desactivar coisas que possam interferir com a segurança, então de pouco serve ter tal disponível.

        A vantagem do FIDO2 é que o burlão não consegue convencer a pessoa remotamente a dar-lhe acesso à conta porque não dá para dar a chave física FIDO2 ao burlão remotamente a menos que o idiota do cliente a envie ou esteja fisicamente na presença do burlão… e aí sim, acredito que existam burros para tal! Por outro lado se o burlão convencer a pessoa a instalar algo maligno no seu dispositivo então o FIDO2 pode ser teoricamente derrotado/ ultrapassado, dependente da forma como está implementado e de qual o ataque.

  9. Avatar de Rock
    Rock

    Bem o que vale é que está segura pelo fundo de garantia das Crypto ou não há ?

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      se deres os dados de acesso do teu banco e alguém levar o € e nenhuma autoridade o conseguir reaver tens direito a algum fundo de garantia?

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        O seguro do banco responde até 500 euros para crimes de burla, mesmo que seja o cliente a cometer o erro.
        Principalmente se existir alguma ligação entre o telemóvel que está registado e o burlão.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Então a senhora ficaria super feliz! Só perderia 799.500 dólares! VAMOS COM TUDO!!!

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      O Cavaco riu-se.

    3. Avatar de Cucu
      Cucu

      experimenta lá perder 600.000 euros no banco e depois vem cá falar do fundo de garantia.

    4. Avatar de joao
      joao

      nao percebes muito disto, pois nao? …

  10. Avatar de Zé

    Essa foto é stock ou é da mulher? Ia jurar que já a vi numa notícia semelhante à um ano atrás.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      É mesmo a mulher pois é a da entrevista que podes ver clicando no link que está no artigo 🙂

      No entanto não sei se a mesma senhora já teve outros problemas noticiados anteriormente eheh

  11. Avatar de Rafael E Cardoso
    Rafael E Cardoso

    Bem feita, não desse os seus dados de acesso.
    No momento do registo na coinbase as pessoas são informadas que nunca devem dar os seus dados de acesso, por que nem mesmo a coinbase os vai pedir.

  12. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Ninguém está livre, de uma forma ou de outra pode acontecer a qualquer 1 e acontece todos os dias, esta foi notícia pelo montante e por ser crypto

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    A senhora comprou uma mão cheia de nada e ficou no final com uma mão cheia de nada.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Já parece o pessoal do BES. Portugal sempre á frente

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      O € é mais ou menos igual, a maior parte é mesmo fictício

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        No caso das cripto é mesmo fictício. As exchange conseguem lucros acima do PIB português, graças a isso e podem pagar o mesmo que toda a publicidade, na Europa, para se promoverem.

        1. Avatar de JR
          JR

          Faz me lembrar a evolução financeira que até agora tem acontecido….
          Antigamente as materias primas de valor ( Ouro, prata, cobre, safira, rubis etc) é que eram usadas como forma de pagamento…
          Quando a ideia de dinheiro em papel, com valor por tras do Ouro, foram chamados de loucos e que isso seria algo ridiculo. E no fim, o que aconteceu?
          À pouco tempo atrás, a ideia de cartões de débito / crédito para substituição / uso alternativo ao papel foi considerado absurdo e “dinheiro digital nunca vingará”, “assim somos roubados facilmente”… E agora? Cerca de 70% do dinheiro do mundo é digital e neste momento pelo menos 60% das compras mundiais são por via de cartões de débito / crédito…..
          Estás a ver onde estou a querer chegar? Ou queres um esclarecimento adicional?

    3. Avatar de joao
      joao

      Errado…
      ela foi enganada, nao teve nada a ver com cripto e a sua tecnologia. entendes ao menos isso?

  14. Avatar de Manito
    Manito

    Era de um incentivo destes que estava a precisar para finalmente investir nas bitcoins.. NOT!!!!

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Burros.. burros everywhere.

      Se deres as informações da tua conta do banco e te roubarem vais deixar de “investir” em euros?

      1. Avatar de Manito
        Manito

        Conversa do cara*** …. faz o que quiseres com o teu dinheiro!!!!

    2. Avatar de joao
      joao

      opah, a serio, mas que raio teve isto a ver com bitcoins?

      ela foi enganada via telefone, o bitcoin agora nao e’ seguro, e’ isso?

      Acho melhor ficares mesmo pelos euros…

    3. Avatar de joao
      joao

      Se te ligarem do teu banco a dizer que tens a conta a zero, e a seguir pedem codigos e infos pessoais, tu das?
      Nao das pois nao? nao es assim tao burro, certo?

      pronto…. ela foi….

  15. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Os americanos são malucos, ignorantes (80% não sabe regras de transito) e burros (fornecem dados a qualquer um).

  16. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Darwin chamava a este tipo de acontecimentos “evolução e seleção natural”.
    Uns evoluem outros ficam de parte por não terem IQ suficiente.

    Foi bem feita … mas não é só esta senhora que não evolui.
    Quem anda por ai a torrar watts de energia e a dar €€€€ à AMD/nVIDIA, acreditando na banha da cobra das cripto moedas, também não é muito mais inteligente.

    1. Avatar de C
      C

      Aqueles que investiram nas cripto, recuperaram o investimento e agora só têm lucro, como eu, fartaram-se de rir com o super mega hiper inteligente Steve 🙂 beijinhos ahah

      1. Avatar de Manuel Rocha
        Manuel Rocha

        Lucros de milhões? Já vais em quantos ferraris que alugas a milhares de euros por dia? Para um investimento de 5000 euros, devias ser candidato do Chega a ministro das finanças. Sempre podíamos ser como El Salvador.

        1. Avatar de C
          C

          Alguém falou em milhões? Não sabia que um par de GPU’s custavam milhões… Falei em LUCRO. Além de cripto faço trading e ainda tenho o meu emprego “normal” LOL. Escrever só para criticar inventando factos para quê amiguinho?

      2. Avatar de SteveRobs
        SteveRobs

        Sim sim e eu tenho uma mansão em Beverly Hills!

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Só tenho pena que os NFTS que já me valeram uns bons milhares de euros ninguém queira comprar só a imagem. Eu até guardei a imagem e tudo..

      Mas pus à venda no Olx mas ninguém me comprou nem por cem euros.. porra. Posso falar com os devs?

    3. Avatar de Cucu
      Cucu

      És um génio. Então é bem feita uma pessoa ser roubada… mais tabaco nessa porra não te fazia mal nenhum. Isso e um bocadinho de empatia.

    4. Avatar de JR
      JR

      Assim se vê como o povo portugues é…. Preferem culpar e rebaixar que tentar ajudar.
      Mas olha… As pessoas do BES continuam a espera dos reembolsos…

    5. Avatar de joao
      joao

      Se te ligarem do teu banco a dizer que tens a conta a zero, e a seguir pedem codigos e infos pessoais, tu das?
      Nao das pois nao? nao es assim tao burro, certo?

      pronto…. ela foi….

      Ah e ja agora, tal como o “C”, eu tb estou bem na vida devido ao cripto…

      Esteves Trabalhos, ainda vais a tempo de comprar, lembra-te que o bitcoin nao sofre de inflacao, quando perceberes isso logo compras …..

  17. Avatar de André Silva
    André Silva

    Então em vez de confirmar o saldo da coinbase primeiro (que se faz em alguns segundos pela app) , foi logo dizer os dados de acesso da coinbase a um nr desconhecido??? Não é burrice???

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Depois de leres a noticia pode parecer burrice, mas tens de pensar que é uma pessoa já com idade avançada, depois o mais provável ser alguém honesto que não vê mal nos outros, e ser apanhada assim de repente pode muito bem seres tu o próximo, somos todos super inteligentes até um dia.
      Não ouviste a chamada, não sabes como a outra pessoa se fez passar, isto de cuspir para o ar corre tudo bem até apanhares um dia de vento.

  18. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Confesso o total desconhecimento da matéria aqui noticiada, ainda sou da velha guarda, €€, são guardados junto do meu vasto portefólio de bufas Aka Colchão, não é, mas é quase.
    Mas recordo-me de alguém falar na segurança das Criptos, porque são monitorizadas pelos mineradores, ou pelo menos foi com esta a ideia que fiquei, se assim for não é possível saber para onde foram transferidas as ditas “moedas”?
    Desculpem se a pergunta for parva, mas como já referi não sou nada entendido nesta questão.

    1. Avatar de JR
      JR

      Depende das moedas em causa e da rede das mesmas
      Se os valores em si foram transferidos por uma rede crypto, ex BTC/ ETH/ POLYGON / BSC / SOL, a mulher consegue saber e reportar os endereços, fazendo assim com que as exchanges bloqueem as mesmas e dai iniciar investigação criminal.
      Se o montante foi todo vendido para € / $ etc, já se torna mais complicado mas continua a ser possivel saber onde foi parar.

  19. Avatar de Migas
    Migas

    Quem investe em criptomoedas só tem o que merece .
    Sorry…

    1. Avatar de joao
      joao

      Se te ligarem do teu banco a dizer que tens a conta a zero, e a seguir pedem codigos e infos pessoais, tu das esses dados por telefone?
      Nao das pois nao? nao es assim tao burro, certo? certo?
      Pronto…. ela foi….
      isto nao tem nada a ver com bitcoin e seguranca da moeda. titulo e’ clickbait

      Eu investi em cripto, e tenho o que mereco e ainda vou ter mais daqui a uns bons anos. Quando perceberes que o bitcoin nao sofre inflacao (ao contrario de dollar e euro) logo compras… Nao compras e tao barato como esta agora…

  20. Avatar de MachoAlfaCISBranco
    MachoAlfaCISBranco

    Dos mendigos miguem se lembra, pois a grande maioria são homens .

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Durante este ano, cai num esquema de romance, investir uns 8000 euros, quais andei a poupar durante uns 10 anos. O esquema era com uma corretora falsa, que usava a crypto para depositar na conta deles. Enfim, é uma situação desagradável e desesperante! Uma pessoa sente-se muito burra. Cuidado que não é só nos EUA que acontece isto tipo de situações.