Gráfica RX 6600 XT da AMD minera como uma RTX 3060 e consome metade da energia

10 Comentários

No final de julho a AMD anunciou oficialmente a sua nova placa gráfica Radeon RX 6600 XT. A GPU já chegou ao mercado neste dia 11 de agosto e tudo aponta para que seja um sucesso de vendas.

Para além disso, de acordo com informações recentes, a nova RX 6600 XT minera criptomoedas como a rival GeForce RTX 3060 da Nvidia. Mas, para além disso, ainda consome metade da energia.



AMD Radeon RX 6600 XT minera como uma Nvidia GeForce RTX 3060

Desde o anúncio da sua nova placa gráfica que tínhamos percebido que a AMD se tinha esforçado e conseguido trazer para o mercado um produto de grande qualidade para a gama intermédia. A Radeon RX 6600 XT mostra-se como uma adversária à altura da GeForce RTX 3060 da Nvidia, mas não é apenas no que respeita à performance nos videojogos.

Segundo dados recentes, parece que a nova aposta da AMD até consegue minerar a criptomoeda Ethereum de forma quase tão eficaz quanto a RTX 3060. As informações indicam que a RX 6600 XT consegue uma taxa de hash de 32,16 MH/s (MegaHash por segundo) que é quase tão potente como a rival da Nvidia, que, por sua fez, oferece uma taxa de 37 MH/s.

Os dados foram revelados pelo canal do YouTube Dizzy Mining através deste vídeo.

via: Dizzy Mining

Se fossemos a ver apenas por este aspeto, diríamos que, apesar de tudo, a RTX 3060 continuaria a ser melhor. No entanto há um fator que parece gerar de imediato reviravolta nesta apreciação. De acordo com os detalhes partilhados no Reddit, a RX 6600 XT da AMD consome 55W de energia neste processo, enquanto que a placa gráfica da Nvidia necessita de 110W, ou seja, o dobro.

Como tal, a GPU da AMD consegue uma eficiência de 0,581818 PPW (Price Per Watt) em comparação com 0,336364 da gráfica Nvidia.

Para já estes são apenas testes iniciais. Assim, resta-nos aguardar por mais resultados para comprovarmos realmente estes dados.

Atualmente a criptomoeda Ethereum vale 2.743 euros (à data da elaboração deste artigo), um valor ligeiramente abaixo dos 3.433 euros que apresentava a 11 de março deste ano.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Este teste não faria mais sentido se a comparação fosse feita com a RTX3060 TI?
    Ou existe alguma RX 6600?

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Não, a TI faz o dobro

  2. Avatar de André
    André

    A RTX 3060 só faz 37 MH/s se quem a tiver comprado para minerar for acéfalo. Basta fazer download da driver vazada pela Nvidia com o LHR desbloqueado e a placa faz perto de 50 MH/s.

    Quanto aos dados do quadro anexo à notícia há uma margem de erro a considerar em alguns casos. Eu tenho uma GTX 1660 Super a minerar 31.2 MH/s a gastar os mesmos 90W anunciados na tabela bem como uma 6700XT a minerar 47.8 MH/s a gastar 110W (a tabela anuncia 140W).

    Para finalizar, a 6600XT seria uma excelente placa de mineração… se não estivesse ao preço daquilo que seria uma 3060TI do tempo das vacas gordas (unlocked I mean).

    Cumps

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Tenho uma Asus RTX 3060 (normal sem overclock) que faz 47MH/s no Nicehash com o driver vazada pela Nvidia.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Deixa o Nicehash e usa um miner decente e depois usas o MSI Afterburner para o underclock

  3. Avatar de Harman
    Harman

    Mais uma miragem …

  4. Avatar de Nuno Manuel Alves
    Nuno Manuel Alves

    Quase 400 paus por uma placa que devia custar máximo dos máximos dos máximos 229 USD nahhhh eu passo… Faz me lembrar os produtos da Apple … Performance e qualidade de merda a preço exorbitante… Claramente para retardados mentais

  5. Avatar de João F
    João F

    Nunca mais é Dezembro para o Eth 2.0 matar o gpu mining de vez

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Se percebesses alguma coisa de conceitos de mineração irias perceber a patetada desse comentário.
      A mineração acaba para o Eth, não acaba para outas moedas.

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Ahahahaha mais um que não sabe o que diz