Euro digital: BCE quer protótipo da criptomoeda já em 2023 para chegar ao mercado em 2025

31 Comentários

Com a massificação do uso de criptomoedas, as instituições bancárias tradicionais, como os bancos centrais, sentem-se obrigadas a estudar novas políticas para integrar estas novas tecnologias com as moedas correntes. Dessa necessidade nasceu há alguns anos a ideia de criar o Euro Digital.

Assim, a Comissão Europeia continua a trabalhar no desenvolvimento da sua criptomoeda. Segundo informações espera-se que o regulamento chegue no início de 2023, enquanto o primeiro um protótipo da criptomoeda deverá chegar em 2025.

Ilustração da criptomoeda Euro Digital


Euro Digital será a criptomoeda da Zona Euro

A relevância de ter um euro digital parece clara para a Zona Euro e para o Banco Central Europeu. Isto porque desde há alguns anos que se amadurece a ideia e porque agora já se realizam testes internos.

Esta criptomoeda pode chegar ao mercado em 2025 se tudo correr bem. No fundo, será uma moeda para competir com a criptomoeda oficial da China e a que está a ser desenvolvida nos Estados Unidos.

Uma das grandes discussões em volta da adoção das criptomoedas é a regulamentação. Existem vários esforços nacionais que visam criar uma criptomoeda digital que seja um backup da sua moeda fiduciária. Um dólar digital aguarda o dólar, um yuan digital aguarda o yuan e um euro digital aguarda o euro.

A popularidade das criptomoedas e o crescente interesse de bancos e instituições tradicionais fez soar o alarme nos bancos centrais, que trabalham há algum tempo para criar estas versões digitais das suas próprias moedas.

Imagem da presidente do BCE Christine Lagarde
Presidente do Banco Central Europeu Christine Lagarde | Olivier Matthys/AFP

Conforme temos visto, O Banco Central Europeu há anos que estuda esta nova moeda. Christine Lagarde, diretora da entidade, disse em janeiro de 2020 que:

A minha convicção pessoal é que, dados os eventos que vemos – não tanto no segmento de Bitcoin, mas nos projetos ​​de criptomoedas estáveis, só conhecemos um até agora, mas há outros que estão a ser explorados -, seria melhor se estivéssemos na vanguarda, se isso acontecer, porque existe claramente uma demanda fora da qual temos de responder.

Além disso, Lagarde afirmou também em julho de 2021 que 80 bancos centrais estavam interessados ​​em criar moedas virtuais, e um deles era o BCE, que havia começado a considerar algo assim em outubro de 2020.

Portugal poderá ter a “sua” criptomoeda dentro de 3 anos

Se tudo correr bem, o euro digital poderá estrear em 2025. O roteiro parece ser perfeito para o processo legislativo da União Europeia, uma vez que a legislação terá de ser negociada com os Estados-Membros e também no Parlamento Europeu antes de se tornar finalmente lei.

A UE deverá lançar dentro de algumas semanas um processo de consulta pública que procurará confirmar, por exemplo, como os cidadãos europeus utilizariam o euro digital. Mairead McGuinness, diretora financeira da UE, anunciou estes planos na quarta-feira passada num evento FinTech.

Após a consulta pública, será feita uma avaliação sobre o impacto que este euro digital poderá ter numa potencial desestabilização do sistema financeiro. Os riscos existem e, como já foi abordado o tema, o euro digital poderia alterar consideravelmente o papel dos bancos comerciais convencionais: estes perderiam subitamente um certo papel de liderança, levando a uma possível diminuição da liquidez dos seus bancos se as pessoas convertessem o seu dinheiro nesta moeda digital regulada e gerida pelo BCE.

Vários bancos centrais querem evitar que o aumento das moedas criptográficas ameace as suas moedas oficiais. Este euro digital “complementaria o numerário, não o substituiria”, explicou o BCE, mas seria também a resposta à atratividade de moedas criptográficas como o Bitcoin ou o Ethereum, que até agora têm sido pouco utilizadas para operações comerciais quotidianas, mas que têm moedas criptográficas derivadas ou alternativas que procuram tornar-se protagonistas nestas áreas.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ddqdd
    ddqdd

    Não é assim que isto funciona….

  2. Avatar de JR
    JR

    If you cant beat them, might as well join them.

  3. Avatar de Anonimous
    Anonimous

    Uau…. uma moeda que será centralizada, em que certamente irão obrigar a identificar as carteiras….
    Onde todos irão saber onde gastas o teu dinheiro, e quanto tens.
    A mim certamente não me vão obrigar a usar.

    Bitcoin, monero, ethereum salvem-me…

    1. Avatar de :-)
      🙂

      Mas há alguma moeda “completamente descentralizada”? LOL.

      Este Euro Digital é para ser uma stablecoin como USDT.

      1. Avatar de JR
        JR

        Já existe – EURT.
        O que vai acontecer é que vai ser uma moeda completamente centralizada, como já acontece atualmente, e vão fazer passar como “uma evolução”.

        1. Avatar de KodiakShadows
          KodiakShadows

          E depois quando a economia estiver de rastos por qualquer motivo, tipo bancarrota, bloqueiam o dinheiro mais facilmente, como podem dizer só se tem direito a gastar X por mês, por ser eletrônico fica tudo mais fácil. Isto é trama internacional para controlar o capital e que já é estudado faz muitos anos.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Queria ver-te a viver com a volatilidade essas criptomoedas. Falas assim, porque lá no fundo tens o Euro a garantir que comes, que bebes e que dormes…

      1. Avatar de Ricardo Pereira
        Ricardo Pereira

        Se a tua carteira de for USDT, UST ou EURT, o valor é igual ao do dolar ou euro.
        E se quiseres que estejam a render, consegues 5 a 10 vezes mais juros que num banco.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          E eu consigo ir ao supermercado encher a barriguinha ? Ou ir a um restaurante ?

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Sim, consegues.

          2. Avatar de Ricardo Pereira
            Ricardo Pereira

            Consegues, na Crypto.com e penso que na Binance, podes também ter cartão visa.
            Se usares a app, é como se fosse um MBway, com mais moedas.
            Depois tens outras vantagens, por exemplo no caso da Crypto.com, pagas spotify com o cartão deles, e és reembolsado em CRO (a moeda deles), dependendo dos niveis (do cartão) tens outros descontos: https://help.crypto.com/pt/articles/3477409-reembolsos-de-compra

      2. Avatar de Anonimous
        Anonimous

        Adoro quando falam sem saber, tenho 90% do meu dinheiro em crypto.
        Estão relaxado com a volatilidade, porque atualmente uso os 10% que está em EURO para as coisas diarias, os 90% estão parados a espera que em 4 ou 5 anos suba tudo e passo tudo para euro, ou haja uma maior adoção e assim não tenho de passar.

  4. Avatar de JP
    JP

    Moeda de estábulo

  5. Avatar de °0°
    °0°

    Coitados, já estão com o c# apertado.

  6. Avatar de e.t.
    e.t.

    esqueçam isso, é só propaganda para destabilizar ainda mais os mercados que se encontram extremamente vulneráveis … alguém vai ganhar muitos €€€, mas não é ninguém dos que anda por aqui a fazer comentários 🙁

  7. Avatar de secaya
    secaya

    Mais areia para os olhos do Europeus.

    Euro Digital = bancos continuam a encher os bolsos e o povo a perder 24/7. Não resolve nada, só muda o nome.

  8. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Mais um futuro falhanço monumental da UE 🙁

  9. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    “Uma sociedade sem dinheiro físico, onde todos os registos são efectuados e reflectem cada transacção que fazemos, até mesmo a compra de um chocolate, também permitirá que o governo monitore e controle cada movimento nosso.” – Anónimo

    “Antes de abraçarmos a ideia de uma sociedade sem numerário (notas e moedas), temos de pensar que todo o dinheiro digital é um passo para um objectivo maior – um objectivo que tem em vista a destruição da liberdade humana. Esperem até que os grandes bancos e as agências de espionagem tenham o poder de cancelar a nossa capacidade de fazer transacções (eliminando o dinheiro físico e implementando um sistema monetário digital) ou aceder aos nossos fundos se por acaso eles não gostarem de algo que pensámos ou dissemos esta manhã na “privacidade” do nosso lar. A guerra ao dinheiro é uma guerra contra a humanidade – não deixem que tal aconteça.”

    Daniel Estulin

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Eu acho que eles só irão compreender no momento em que lhes bater à porta um evento dessa natureza. Quando isso acontecer, o comboio da oportunidade já terá passado e vão lamentar não terem tido a oportunidade de se educarem financeiramente.
      E tal como aconteceu com o advento da internet, eles serão chamados de “crypto-excluidos”.
      O maior erro deles será por acreditarem que o Bitcoin foi inventado para enriquecer as pessoas e iludidos por esquemas de pirâmide verdadeiros, acabam por descobrir que viveram toda a vida deles em um.

  10. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Espero que os ambientalistas iniciem o movimento contra as criptomoedas o quanto antes ou tudo ficará muito mais caro desde a electricidade aos hardware, para não falar do ambiente claro. Parece que alguém se esqueceu de muita coisa importante vivida recentemente.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Também empranhas pelos ouvidos? Deves querer voltar às cavernas mas nós leves os outros. Vai sozinho.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      A mineração de ouro é muito pior para o ambiente e gasta muito mais energia, no entanto nunca vi ninguém preocupado com isso. Trazer a questão ambiental para aqui não faz sentido nenhum e é um argumento fraco.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Errado!
        “According to independent researchers Max Krause and Thabet Tolaymat, it takes 17 megajoules (MJ) of computer power to generate $1 of bitcoin and only 5MJ of energy to produce $1 of gold. In fact, bitcoin mining is nearly 15X more carbon intensive than mining an equivalent amount of gold (in dollar terms)”

        1. Avatar de Ricardo Pereira
          Ricardo Pereira

          Depende do estudo, do país, da data…
          Se for num país cujo a energia seja 100% renovável, é utilizada energia 100% renovável, e vice versa.
          Existem também várias centrais nas quais os desperdícios de energia não armazenados são usados para esse fim.
          E mais recentemente, a utilização de energia vulcânica.

  11. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Nem vale a pena discutir.
    Como dizia o outro.
    Contra factos…
    Hugo Nabais deixas os miudos com cara de asnos a emprenhar por isso mesmo, mas para eles, os outros é que são do tempo das cavernas, embora sejam eles que se debatem com as suas sombras e fanatismos, por si só nada inteligentes mas do qual padecem.
    Será que pensam ou só pensam que pensam ?
    Também não quero saber.
    Obrigado pelo apoio.

  12. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    o fim da liberdade está próximo