EUA: funcionário público apanhado a roubar eletricidade para minerar Bitcoins

10 Comentários

A popularidade e o aumento do valor das criptomoedas também deu origem a histórias insólitas que nos mostram que as pessoas são capazes de qualquer coisa para ‘enriquecer’.

Recentemente demos a conhecer o caso de um funcionário do Politécnico de Setúbal que recorria à rede para minerar criptomoedas. A situação que contamos agora aconteceu nos Estados Unidos onde também um funcionário público foi apanhado a roubar energia para minerar Bitcoins. Segundo os dados apurados, o sujeito desviou cerca de 6.000 dólares em energia elétrica.




Não é novidade para ninguém que a mineração ilegal de criptomoedas é uma realidade cada vez mais presente. Mas muitas dessas ações são descobertas pelas autoridades e, consequentemente, divulgadas através dos meios de comunicação social.

Esta prática é aliciante sobretudo pela valorização atual das moedas digitais. Um Bitcoin vale, neste momento, quase 38 mil euros, segundo o CoinMarketCap. Como tal há sempre sujeitos com determinadas habilidades para contornar certas regras e que conseguem minerar as criptomoedas de forma ilegal para seu bel prazer.

Funcionário apanhado a roubar energia para minerar Bitcoins

Depois de um sujeito ter usado ilegalmente a rede elétrica da Starbucks nos EUA para extrair moedas digitais, do país chega-nos agora mais uma história insólita sobre esta atividade.

Desta vez foi um funcionário público do condado de Suffolk, em Nova Iorque, que acabou por ser apanhado em flagrante a roubar eletricidade da instituição para minerar Bitcoins. Segundo os detalhes revelados pela NBC News, o sujeito, supervisor de TI, lesou o condado em 6.000 dólares em energia.

Segundo as autoridades, o funcionário foi acusado de usar o seu local de trabalho para instalar dezenas de equipamentos de mineração de criptomoedas no escritório do secretário municipal e usar milhares de dólares em eletricidade para o funcionamento dos mesmos.

O sujeito chama-se Christopher Naples e de acordo com o procurador do condado de Suffolk, Timothy Sini, trabalhava como supervisor de operações de tecnologia de informação. Está agora acusado de vários crimes, entre eles corrupção, furto e burla de comunicações.

Naples, de 42 anos foi presente na passada quarta-feira ao tribunal, mas saiu em liberdade sob pagamento de fiança. Segundo o procurador, o supervisor, que trabalha para o condado desde 2000, instalou 46 placas de mineração em vários locais. E tudo indica que alguns equipamentos já estavam instalados desde fevereiro.

Num comunicado, Sini referiu que:

A mineração de criptomoedas requer uma enorme quantidade de recursos, e os sistemas têm que trabalhar para cobrir todos os custos de eletricidade e arrefecimento. [Naples] encontrou uma forma de fazer isso. Mas infelizmente foi à custa dos contribuintes.

Com estes crimes, o funcionário poderá ser condenado até 15 anos de prisão.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Só o barulho que fazem aquelas ventoinhas, como é que não ia ser apanhado
    Era instalar os antminers nas UTAS :p

    1. Avatar de Thomas
      Thomas

      Ainda bem que nao era assim tao inteligente. Mas acredita que ha gajos que conseguem coloca-los em sitios estrategicos e enchem os bolsos.

    2. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      Duvido que tenha só sido o barulho, imagino a conta de electricidade se for controlada a pessoa é logo apanhada.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Com estes crimes,o funcionário poderá ser condenado até 15 anos de prisão.” Nos Estados Unidos não se brinca,de maneira alguma. 😐

    1. Avatar de jorge
  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    O pessoal é mesmo tonto, para quê fazer isto?
    De Fevereiro até agora ganhou uns trocos que nem deu para cobrir o hardware e perdeu o trabalho.
    Há gente que não sabe ver dinheiro

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Em NY, supervisor de IT, deve ganhar uns 200-300k anuais, não lhe faz muita diferença o que perdeu no hardware, diferença vai fazer se for preso.

      1. Avatar de just_saying
        just_saying

        Bem, tu vives num mundo à parte ou então a moda das noticias falsas anda por todo o lado. Uma simples pesquisa no google e rapidamente se desmente a tua afirmação de que “deve ganhar uns 200-300k anuais”. Deve antes ganhar entre 88 a 115k anuais, o que é um mau salário para se viver em NY. Sendo funcionário publico ainda poderá receber menos que isso.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Vivo no mundo real.
          Felizmente nos US tudo é public record.
          https://openpayrolls.com/employee/christopher-naples-98
          O pobre coitado recebia o ano passado 133,221 USD como assistant manager, como deve ter sido promovido a supervisor deve ser passado a ganhar algo como 160/170k, se fosse numa empresa privada facilmente chegava aos 200/300k.
          Trabalhei em NY até 2016 e auferia 200k numa posição meramente tecnica, tinha managers que chegavam aos 400k. Isto não tem nada de falso e é o mundo real em determinadas cidades mundiais. Da mesma forma que em Lisboa um programador facilmente chega aos 5000/6000€ brutos e fora de Lisboa vê-se aflito para passar os 3000€.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ainda por cima recebia tanto, menos sentido faz….
        Ficou com perca em hardware, não ganhou praticamente nada entretanto, perdeu o trabalho e ainda vai preso.
        Valia a pena o risco? nem faz sentido, se quisesse mesmo, visto que tem dinheiro ponha isso em casa ou no apartamento. Se for casa ainda podia por um ou 2 paineis para alimentar as maquinas. Enfim, mereceu o despedimento, espero que pense bem no futuro….