Especialistas explicam o que a explosão da Bitcoin significa para o futuro

62 Comentários

A subir desenfreadamente desde a eleição de Donald Trump, a Bitcoin está a encher os bolsos daqueles que se aventuram no mundo das criptomoedas. Os especialistas têm algo a dizer sobre o impacto que este crescimento deverá ter neste mercado em 2025.

Bitcoin

Em crescimento há largos meses, o preço da Bitcoin disparou desde a vitória de Donald Trump, estando o mercado ansiosamente à espera que atinja nos 100.000 dólares.

O preço subiu de cerca de 73.000 dólares, no dia da eleição, para um recorde de mais de 98.000 na manhã de quinta-feira, de acordo com dados da CoinGecko.

 

Mercado está confiante, mas especialistas aconselham cautela

Segundo David Duong, chefe de pesquisa institucional da Coinbase, à PCMag, há dois fatores que podem desencadear “uma mudança potencialmente massiva” do mercado das criptomoedas: um mercado mais amplo favorável e mudanças no Governo dos Estados Unidos.

A aprovação pelos Estados Unidos dos Spot Bitcoin Exchange-Traded Products foram os principais marcos, é claro. Mas, também, a implementação do regulamento MiCA pela Europa, a aprovação do FIT21 pela Câmara, em maio, e o fundo BUIDL da BlackRock foram todos desenvolvimentos significativos.

Esses avanços foram particularmente impressionantes considerando que há apenas um ano, a classe de ativos estava a sofrer com aumentos nas taxas de juros e repressões regulatórias.

Na mesma linha de pensamento está James Slusser, embaixador-chefe da blockchain Polkadot e fundador da empresa de consultoria de criptomoeda Kurkuma, que considera que o atual pico de preço da Bitcoin está a acontecer, porque os investidores se sentem mais confiantes, devido à vitória de Donald Trump e da aprovação dos ETF de Bitcoin.

Donald Trump e criptomoedas

Os investidores acreditam que, agora, a regulamentação dos Estados Unidos favorecê-los-á.

O preço da Bitcoin é moldado por uma interação dinâmica de fatores, incluindo sentimento do mercado, desenvolvimentos regulatórios e condições macroeconómicas mais amplas.

Embora a atual dinâmica pareça promissora, o mercado das criptomoedas continua a ser inerentemente volátil, estando os preços sujeitos a rápidas flutuações.

Apesar da confiança, Slusser aconselha os investidores a “abordar o mercado com cautela, mantendo um olhar atento sobre as tendências em evolução e mantendo uma estratégia bem pensada para navegar neste ambiente de alto risco e alta recompensa”.

 

Sucesso da Bitcoin não se reflete em todas as criptomoedas

O preço das criptomoedas é volátil e, sendo a Bitcoin a maior criptomoeda por capitalização de mercado e a mais antiga, a sua oscilação pode influenciar o resto do mercado.

Contudo, apesar de a Bitcoin ter ultrapassado os seus recordes anteriores, a segunda maior criptomoeda ainda não conseguiu. Atualmente, a Ethereum está cerca de 30% abaixo de um máximo histórico alcançado em 2021.

Ethereum

Para Huong, isso deve-se a uma mudança na narrativa em torno do propósito da Ethereum. Na perspetiva de JP Richardson, cofundador e diretor-executivo da empresa Exodus, no entanto, a moeda não cresceu tanto quanto a Bitcoin, porque os seus investidores e desenvolvedores estão focados na infraestrutura.

A indústria em geral está mais madura do que nunca, especialmente do ponto de vista da experiência do utilizador.

Contudo, um dos grandes desafios passará por conseguir que mais pessoas vejam a utilidade das moedas, além de serem um potencial veículo de investimento, um jogo arriscado ou uma fraude.

Além disso, é possível que Donald Trump não cumpra todas as suas promessas em matéria de criptomoedas ou que um evento repentino desestabilize os preços e os reduza.

Mineração criptomoeda

A par destes desafios, que tornam o futuro incerto, as criptomoedas enfrentam senãos, como preocupações ambientais relativamente ao gasto de energia que resulta da sua mineração, até aos potenciais ataques que podem acontecer por meio delas.

Se alguém ainda não está nas criptomoedas, eu não recomendaria que apressassem um monte de dinheiro agora, todo de uma vez.

Eu não daria conselhos financeiros específicos a ninguém, mas diria que é melhor comprometer-se com a sua própria estratégia consistente, fazendo a sua própria pesquisa e formando o seu próprio plano.

Aconselhou Akhavan.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    “a Bitcoin está a encher os bolsos daqueles que se aventuram no mundo das criptomoedas” – diz o post.
    … está a encher os bolsos dos que compraram a Bitcoin mais barato e agora a vendem mais caro
    … mas à custa do dinheiro que sai bolsos de quem lhes compra as Bitcoin e fica com elas como ativo.
    Até aqui é um jogo de soma nula – o dinheiro que encheu os bolsos de uns é o mesmo que saiu dos bolsos de outros. “Ah, mas não é um jogo de soma nula, porque quem comprar agora também vai vender mais caro e também vai encher os bolsos! Ainda mais porque Trump prepara a desregulamentação das criptomoedas e até a constituição de reservas em Bitcoin!”
    Só fantasias. Então a desregulamentação há de ter um belo efeito – só vai aumentar o tamanho da bolha, quando explodir vai arrastar consigo a economia real. Ainda mais porque a bolha especulativa assenta na confiança, que é fácil de perder – não é a primeira vez que as bolhas especulativas das criptomoedas rebentam.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Parece que vives num mundo onde só acontece isso com o Bitcoin. Qualquer ativo é especulativo. O mercado define a importância de uns pelos outros.

      1. Avatar de Anamazga
        Anamazga

        os ativos têm valor, o bitcoin não.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Nem sei o que te responda de tão infantil que pareces. LOL

        2. Avatar de Sergio
          Sergio

          principalmente aqueles cujo o valor é X e sao transacionados como x ao quadrado, ahah

          Mas não tem mal a maquina de impressao de dinheiro continuará durante mais uns anos a maquilhar tudo.

          1. Avatar de Anamazga
            Anamazga

            Parecem bots, sempre com a mesma conversa.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Qualquer ativo é especulativo? Que eu saiba as ações das empresas refletem o desempenho de uma empresa, não variam ao sabor da maré.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Uma questão sobre ativos especulativos.
          Você entende o quão estúpido é comprar títulos do governo?
          https://plebs.substack.com/p/de-cidadao-a-cliente

        2. Avatar de CF
          CF

          Claro que não, elas até nem usam dados falsos para enganar os acionistas.

          Ver ENRON no google !

      3. Avatar de Mapril
        Mapril

        Muitos activos são especulativos, raros são os que são 100% especulativos, e aqui se incluem as bitcoins. Esses esquemas costumam chamar-se “de Ponzi”, ou “em pirâmide”, ou “DªBranca”, e acabam mal 100% das vezes. É só dar tempo ao tempo.

    2. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Toda a razão…

      O sistema financeiro vai rebentar… por alguma razão, os principais bancos já começaram a criar reservas.

    3. Avatar de FOSS
      FOSS

      Enquanto saírem notícias a dizer para ter cuidado, eu compro mais, e compro e compro. Compro até não haver amanhã. E depois vou vender a ti. 🙂

      1. Avatar de CF
        CF

        Vender-lhe a ele não, se ele quiser terá que trabalhar 8h por dia durante 1 mês em troca de 850 satoshis.

    4. Avatar de CF
      CF

      Bitcoin é um “use case”, o melhor meio de guardar e transacionar dinheiro que existe no mundo.
      Isso tem valor tal como o dinheiro do governo tem valor, tal como a VISA, Mastercard e MBWAY tem valor.

      Isso chega para o bitcoin sobreviver e para a cada dia que passa angariar mais clientes, quando a maioria usar bitcoin podes deitar os teus euros ao lixo, porque não irão valer nada e nem poderás comprar bitcoin com eles, porque não haverá ninguém a aceitar trocar dinheiro mau por dinheiro bom.

      Aconselho-te a não esperares muito para passar tudo a bitcoin caso contrário vais perder muito poder de compra.

      Até os EUA país que possui a moeda dominante já está a fazer contas à vida e perceber que se não podem vencer os bitcoiners terão que se juntar a eles, mas tu, vivendo num pontinho da tugalândia é que sabes, se acreditas que é uma bolha e não comprares então sê feliz sendo pobre, porque é o que serás.

      1. Avatar de Mapril
        Mapril

        Para teu bem, aconselho-te a ter algum juízo. Os bitcoins ficaram agora inflacionados porque o trump bolou um esquema para ganhar dinheiro à conta. Sabes que estes negócios do trump costumam acabar mal para terceiros, não sabes?

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Pois pois. LOL
          O bitcoin ja está ha mais de 15 anos sempre a subir e agora o laranjinha é que veio dar valor a isso.
          Tem mas é tu juizo.

        2. Avatar de CF
          CF

          O bitcoin não precisa do Trump para sobreviver, o Trump é que precisou do bitcoin para ser eleito.

          Uma coisa só está inflacionada se custar muito mais que o preço de produção, por acaso já viste qual é custo de produção de um bitcoin?

  2. Avatar de OutroChegano
    OutroChegano

    vou buscar pipocas e venho já assistir ao digladiar de argumentos dos prós e dos contras 😛

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Reserva para mim!

    2. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      Reserva para mim também

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    No final perdem todos

  4. Avatar de Redin
    Redin

    Só lamento que ainda se veja o bitcoin em uma grande fatia dos utilizadores como objecto de lucro instantâneo .
    O seu valor é imensamente superior ao preço que se paga por ele.
    Quando se começar a ver por esse prisma, então não duvido que possa chegar a 1 Milhão de dólares, pelo menos sob o prisma de constante aumento da base monetária que os EUA nos têm habituado.
    Não acreditem no que digo
    Confirme com os seus próprios olhos.

    1. Avatar de FM
      FM

      1 Milhão !?!? Porque não um 1 trilião? Ha com cada um…….

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Deves ser o mesmo que há uns anos atras também dizias que “Há com cada um….” quando se previa a possibilidade de chegar aos 100 mil.
        Acho que vou guardar esta mensagem e esperar que o PPLware ainda esteja vivo para vir aqui comentar. RSRSRSRSRSR

        1. Avatar de Vítor M.

          Ora bem, já lá vão 20 anos. Quantos achas que será necessário para manteres esta promessa? 😀

          1. Avatar de Redin
            Redin

            Acho que não se está a referir ao tempo de “vida” que o Pplware irá continuar a ter, mas convenhamos…
            De certeza que um dia a ter de acabar, vai ser bem muito mais cedo o Pplware do que o bitcoin.

          2. Avatar de Vítor M.

            O Pplware foi lançado a caminho de 20 anos, fará esta fantástica idade a 18 de abril de 2025. Já o o Bitcoin foi lançado há 15 anos, em 3 de janeiro de 2009. Portanto, seguimos fortes.

      2. Avatar de trolha333
        trolha333

        não, não vai chegar a 1M, vai ultrapassar isso amplamente nos próximos 10-20 anos!

        1. Avatar de FM
          FM

          Porque não para o ano?

        2. Avatar de CF
          CF

          1 milhão será no máximo em 2032/33 e aposto com quem quiser, o Pplware pode servir de escrow 🙂

  5. Avatar de LA
    LA

    Falam do gasto de energia que resulta da mineração, das criptomoedas. Então e o da utilização massiva, da IA. É que IA, a meu ver, só deveria ser usada, para fim científicos, tiram isso, é um desperdício, de recursos.

    1. Avatar de trolha333
      trolha333

      já pra não falar do sistema bancário atual que é obsoleto!

      1. Avatar de OutroChegano
        OutroChegano

        até pode estar mas pelo menos na u.e. é regulamentado

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Onde estava a regulação aquando do BES que faliu?

          1. Avatar de Dominic Torresmo
            Dominic Torresmo

            A pergunta que se impõe! Entretanto, o filho do caseiro da Comporta ficou quieto e calado…

    2. Avatar de OutroChegano
      OutroChegano

      a i.a. é usada há vários anos em quase tudo com o que lidamos no nosso dia-a-dia (via-verde, bolsa de acções, etc.)

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    A sardinha vai toda agora.. mas já vai tarde.
    Aproveitem para o ano, entre junho e novembro, para comprar um bocado.

    Estarem a entrar agora vao entrar num 50/50 principalmente nas alts.

    E quem diz bitcoin/cripto ativos , diz sp500.. mantenham-se afastados das compras e que tiver que venda aquilo que acha que deve vender

    1. Avatar de CF
      CF

      Para o ano em Novembro está mais alto que agora, se disseres 2026 aí talvez acertes mais.
      Nunca é tarde para comprar bitcoin, melhor altura de comprar é ontem.

  7. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    exit liquidity, esperem pelo final do, quem paga impostos sobre crypto vai vender que nem loucos

  8. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    “a Bitcoin está a encher os bolsos daqueles que se aventuram no mundo das criptomoedas” -> Na verdade não enche bolsos, apenas enche o ecrã com números. Se venderem e lhes pagarem em FIAT, aí sim, podem ficar com bolsos cheios, até lá, têm algo que supostamente vale muito.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Mais um parvo que não percebe absolutamente nada do que escreveu.
      Então e das ações, do ouro, de todo o tipo de investimentos? Não seria o mesmo? Eles só serão realizados se alguém lhes pagar em FIAT. Nunca vi ninguém ir a um supermercado levar uma barra de ouro ou uma ação para fazer as copras.
      São já inúmeras as vezes que eu uso o meu bitcoin para comprar produtos e serviços e pago menos de metade do preço fixado. Agora desafio-te a saberes como isso é possível.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Há ativos com mais liquidez do que outros… E não acho que comprar barras de ouro seja bom negócio, também são ativos com pouca liquidez.
        Eu quero ver alguém ter BTC no valor de 5 milhões de euros, e ir pedir à Binance para converter para moeda FIAT, o bonito que será…

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Deixa-me contar o que para ti vai ser um segredo.
          O bitcoin não foi feito para ser convertido em FIAT, mas sim para ser usado como moeda de troca.
          Um dia que eu tenha o valor correspondente a 5 milhões de euros, eu vou poder comprar a algum parceiro comercial que aceita bitcoin para comprar um produto nesse valor correspondente e pagar com bitcoin. Para quê que eu vou passar pelo incomodo de casas de cambio?
          Já o faço hoje sempre que encontro um produto ou serviço.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Deve conseguir comprar muitos alimentos com BTC. Morre à fome, à procura de um supermercado que aceite os BTC. Ao menos deixa de herança alguma coisa.

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            Ainda estás em 2010, a btc foi criada com esse propósito mas está bem longe dele atualmente.
            Tudo indica que a BTC será uma reserva de valor como o ouro, basta analisares a evolução do market cap de ambos e acima de tudo veres a crescente acumulação dos bancos centrais.

          3. Avatar de Redin
            Redin

            David Guerreiro
            Como se apenas os supermercados vendessem.
            Muitos lavradores já vendem direto. Qualquer um de nós pode criar um meio de subsistência vendendo qualquer coisa em Bitcoin. Cada vez mais existe a tendência para mercados privados comunitários apenas aceitando Bitcoin.

    2. Avatar de CF
      CF

      Quem é que quer andar com os bolsos cheios de dinheiro nos tempos que correm?
      Só se for para ser assaltado.
      Dinheiro já é digital há muitos anos, bitcoin é apenas uma inovação, mas tb existe possibilidade de teres notas e moedas com bitcoin, já criaram isso para quem for “old fashion, com vantagem que qualquer um pode “cunhar” uma nota física em bitcoin, não sendo preciso ser impresso no Carregado.

  9. Avatar de Um gajo sério
    Um gajo sério

    Vou já investir numa fábrica de lenços… vai haver muita gente a precisar

    1. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      Pensando melhor é melhor não,. Esta malta nem dinheiro para um lenço vai ter

  10. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Quando estudei Finanças e Economia já se tinha a conclusão de que, se todos os Bancos do Planeta colocassem todos os dólares da carteira no mercado os EUA faliam em poucas horas 🙂 Claro que não é só no dolar….

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      foi preciso estudar?

  11. Avatar de Pastor
    Pastor

    Xiu, precisamos deles pobres!

  12. Avatar de Sato
    Sato

    Tanto comentário ressabiado por aqui, típico de quem perdeu o barco.. O incrível é que já andam a perder o comboio também há anos e acabamos por os encontrar ano após ano por aqui, sempre com a mesma narrativa, ou é porque é bolha, ou é pela energia, ou é porque só serve para coisas más….
    Inventem quantas narrativas quiserem, só não deixem de existir, até porque cada um vai comprar bitcoin ao preço que merece.

  13. Avatar de Jota
    Jota

    Vai ser um tombo…

  14. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Tão engraçado ahahah …. ainda me lembro de ha coisa de um…dois anos com BTC nos 16/20K certos comentários aqui… passado este tempo BTC nos 100K e a festa ainda bem a meio vai…

    Os cães ladram e a carava passa…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Engraço é quem anda a meter 100€ em BTC à espera que o average buy os deixe ricos. Aproveitem a volatilidade para fazerem trading e fazem muito mais dinheiro, quer suba quer desça, podem fazer dinheiro em qualquer direção, eu já só faço trading em futuros de BTC e ando a brincar com 50k com APR de 82%, mesmo quando vai ao charco tenho mantido APR acima dos 16%. Aprendam e deixem-se dos fundamentals do BTC que nunca passarão de ideologias que nunca vão ver a luz do dia

  15. Avatar de Daniel
    Daniel

    O meu sonho era nunca mais ler a expressão “o bitcoin” porque isso é errado. Diz-se “a bitcoin”. Não é um token, é uma moeda.
    Não gosto que se chame “a Daniel” ou “a Nuno”, “o Maria” “o Carolina”.
    É horrível. Quem me dera não ler mais isso.

  16. Avatar de zaorapk
    zaorapk

    Bitcoin e Solana são o futuro.

    Ethereum está em declínio acentuado.