El Salvador começou a usar vulcões para minerar bitcoin

24 Comentários

El Salvador é, agora, o único país onde a bitcoin pode ser usada como uma moeda de curso legal, a par do dólar americano. Sendo que a mineração de criptomoedas representa um consumo de energia excessivo, o país estava a ponderar recorrer à energia promovida pelos vulcões.

Agora, essa ideia saiu do papel e El Salvador vai realmente iniciar a mineração de bitcoin através da energia dos vulcões.

Vulcão em El Salvador

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, deu um passo arrojado num caminho que se podia prever incerto. Agora, a bitcoin já é utilizada como moeda de curso legal e, portanto, os cidadãos podem recorrer a ela para efetuar pagamentos, assim como efetuam com a moeda que já vigorava anteriormente.

Hoje, El Salvador acordou e ficou a saber, com um tweet de Nayib Bukele, que chegara o primeiro dia de mineração de bitcoin através da energia dos vulcões – solução que surgiu em junho deste ano e pretende controlar e minimizar o consumo de energia associado ao processo. O país já extraiu o equivalente a 269 dólares em bitcoin, utilizando a energia gerada pelos vulcões.

Recentemente, o Presidente publicou um vídeo de 25 segundos com imagens de um contentor de carga, com marca governamental, cheio de plataformas de mineração de bitcoin, bem como técnicos a instalar e ligar os operadores ASIC, perto de um vulcão. O conteúdo descrito como “Primeiros passos…” já viralizou.

Apesar do sucesso, o Presidente de El Salvador clarificou que o projeto de mineração está ainda em curso e que os especialistas estão em processo de “teste e instalação” do novo equipamento. Mais do que isso, embora pareça novidade, já existe há algum tempo: “É apenas energia geotérmica […] A Islândia tem vindo a fazê-lo desde o início da mineração de bitcoin”, disse Alejandro de la Torre, minero de bitcoin.

Ainda assim, esta é uma boa oportunidade para El Salvador, uma vez que é apelidado de “terra dos vulcões”. Ou seja, esta valência poderá ajudar o país a reduzir as suas emissões que, de outra forma, estariam associadas à mineração de bitcoin.

 

Todas as transações de criptomoedas são declaradas ilegais na China

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JR
    JR

    Bem metade da poluição que todos se queixam já está praticamente extinta.
    E agora eu questiono como é que o nosso sistema atual financeiro nunca pensou nisto?

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Talvez porque essa energia pode ser usada para fins mais úteis. Como indústria, transportes, climatizaçao.

      Mas deixa lá o país usar Bitcoin. De certeza que vai resolver todos os problemas e vai tornar o país numa nação próspera com um nível de vida elevado. Os habitantes parecem super excitados com a mudança, com inúmeros festejos na rua nos últimos tempos.

      /s

      1. Avatar de JR
        JR

        Ao qual tal existe energias alternativas para tudo isso.
        Mas porquê que nunca foi pensado em usar no sistema atual?
        A critica é tanta a cryptomoeda ser poluente.
        Mas esquecem que o nosso sistema financeiro polui 10x 🙂 e 0 soluções para tal, porquê?

        1. Avatar de Fo
          Fo

          O sistema financeiro atual tem utilidade real e é utilizado por biliões de pessoas. Mete lá o bitcoin a fazer o mesmo. Lol era só a catástrofe global…

          1. Avatar de joao
            joao

            Bitcoin nao sofre de inflacao… Pensa nisso va…

          2. Avatar de JR
            JR

            Estas a fugir a questão colocando outros assuntos 🙂
            Eu perguntei porque é que o nosso sistema atual não utiliza energias renováveis?
            E este sistema já não é uma catástrofe global prestes a rebentar?

          3. Avatar de Mangostão
            Mangostão

            Concordo. Esquece a Bitcoin. O nosso sistema bancário é um milhão de vezes melhor. Bitcoin é utopia.
            Manda cumprimentos ao meu amigo Rendeiro.

      2. Avatar de CF
        CF

        Coisas mais úteis que ter um sistema financeiro mundial unificado, justo e anti-corrupção em que meia dúzia de ricalhaços é que imprime dinheiro do nada (FED) roubando assim toda a população em vez de cobrarem os impostos de uma forma justa e até o governo do país mais desenvolvido do mundo obedece tamanho é o poder e nível de corrupção/influência desses indivíduos que nem se sabe bem quem são?

        Referes-te a quê, energia gasta a ver filmes na TV, ouvir música ou aquela dos ferros de engomar?

        Nunca ninguém foi para El Salvador investir nessa energia para montar outras indústrias, assim como não vão para outros lados aproveitar a energia excedente com que se minera bitcoin, portanto o bitcoin, mt bem, está a permitir o progresso descentralizado bem como o aproveitamento energético para uma causa mt maior que só quem passa o tempo a ver filmes, ouvir música ou engomar roupa e outras coisas fúteis em vez de estudar é que não percebe que o sistema financeiro mundial é um jogo mais viciado que o casino ou as raspadinhas, a par da religião são os dois maiores embustes da humanidade.

        Verdade acima de tudo, a verdade e a justiça valem toda a energia do universo que a par da massa são as coisas mais abundantes, portanto dizer que a energia é um problema e que é preferível manter um sistema corrupto e viciado é de uma ignorância grotesca.

      3. Avatar de joao
        joao

        Sim, porque quando mudamos para o Euro foi festa nas ruas ate cair para o lado…
        tu nao es muito bom nisto, pois nao?

      4. Avatar de NotFUD
        NotFUD

        O teu comentário não faz qualquer sentido e só mostra a falta de conhecimento da tecnologia. Aconselho uma boa pesquisa antes de dizer asneiras 🙂

    2. Avatar de crypto maniaca
      crypto maniaca

      Porque os sistemas financeiros nunca precisaram de usar energia própria, podem simplesmente usar e pagar a energia como qualquer empresa.
      Nunca te esqueças que o Bitcoin é inútil e valia perto de zero sem o sistema financeiro tradicional e antes dos envolvidos no sistema tradicional se interessarem pelo bitcoin, o bitcoin não valia nada.

      1. Avatar de JR
        JR

        Estás a fugir ao que questionei.
        Se o nosso sistema atual polui 10x mais que o sistema de mineração de cripto, porque é que nunca pensaram em usar energias renováveis?
        BTC valeria 0, é uma realidade.
        Como também qualquer ação valeria 0.
        Como também neste momento o sistema financeiro tradicional não tem praticamente valor algum porque não tem matéria prima por trás a dar esse valor.

  2. Avatar de Gates
    Gates

    Uiiiii agora é que a ilha de La Palma vai ficar um novo Dubai.

    Não percebo como é o que o sistema financeiro aceita esta moeda !!!!

    1. Avatar de joao
      joao

      Existem 10 tipos de pessoas:
      – As que nao entendem o actual sistema financeiro e acham que um item que nao sofre de inflacao e’ um esquema piramide
      – As que entendem o que o Bitcoin se propos a resolver

  3. Avatar de joao
    joao

    Ha 2 possiveis posicoes no que diz respeito ao Bitcoin e seus derivados:
    – ou es a favor…
    – ou es contra…

    Independentemente disso, o bitcoin ja nao vai desaparecer nem ser apago da historia. Sim, vai descer e subir de preco como tem feito ate agora. Mas tambem as accoes da apple e a bolsa sobe e desce todos os dias.
    Concordem ou nao com Cripto e o que ele se propos a resolver (investigem esta parte, a serio) ele esta para ficar, portanto ainda em que se procuram alternativas ambientais para ajudar o planeta.
    Se todos fizessem o mesmo….

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Na China parece que vai mesmo desaparecer, já a proibiram, quanto tempo mais para os outros países a proibirem?

      1. Avatar de dqdq
        dqdq

        lol a china proíbe o bitcoin 3 vezes por mês. não conseguem fazer nada!

      2. Avatar de NotFUD
        NotFUD

        Na China também filtram todo o tráfego de internet, no entanto, os chineses continuam a usar várias redes sociais proibidas no país.

        A China já “proibiu” o uso de Bitcoin. Mas achas que conseguem? A menos que desliguem a internet de toda a população… Ou então façam como a coreia do norte 🙂

        Bitcoin veio para ficar. Habituem-se.

      3. Avatar de Mangostão
        Mangostão

        Isso é uma boa notícia. Afinal de contas, regimes comunistas autoritários com políticas capitalistas tem de contrabalançar o sistema mundial.

    2. Avatar de crypto maniaca
      crypto maniaca

      Esperem até os maiores bancos centrais do mundo emitirem a sua versão da sua moeda digital. Uma moeda que não permite controlo de branqueamento de capitais terá apenas um destino. O pessoal esquece que o preço das criptos é inflacionado pela especulação, como as tulipas da holanda em tempos idos. Mas um dia alguém vai ficar a segurar o saco.

    3. Avatar de Mangostão
      Mangostão

      Também há a 3.° que abrange praticamente toda a população mundial: não percebe nada do assunto e só vai perceber que é uma realidade quando vir o nome Bitcoin em toda a esquina.

  4. Avatar de NotFUD
    NotFUD

    Os meus parabéns ao Pplware por (também) publicar boas notícias sobre Bitcoin 🙂

    Espero que continuem a mostrar os prós e os cons.

  5. Avatar de AP
    AP

    Batatinhas… batatinhas e couvinhas, galinhas e os ovinhos é que têm real valor. Porque se tudo isto faltar olhem: comam lá as vossas bitcoins com azeite. Vão ver que são uma delícia!

    1. Avatar de NotFUD
      NotFUD

      Podes perfeitamente aceitar 0.1 Bitcoin por uma dúzia de batatas e 1L de azeite, tal como aceitas euro/dólar etc.

      Qual o problema?