Criptomoedas: Investidores australianos têm de declarar lucros

34 Comentários

É inevitável que o mundo financeiro não passe também pelas criptomoedas. No entanto, tal como nas mais diversas áreas da sociedade, é preciso legislação para não se tornar um setor descontrolado.

O Governo australiano revelou recentemente que os investidores em criptomoedas do seu país devem declarar lucros, pois caso contrario enfrentam penalidades por sonegação de impostos.

Criptomoedas: Investidores australianos têm de declarar lucros


Os investidores em criptomoedas australianos devem reportar os seus lucros ao “Australian Tax Office” ou correm o risco de multas por evasão fiscal, disse o comissário assistente Tim Loh ao news.com.au.

Segundo informações, mais de 600 mil investidores de moedas digitais do país podem ser obrigados a pagar impostos sobre os seus ganhos durante o próximo período fiscal.

O governo esclareceu que os mecanismos anónimos de criptomoedas não escondem ou dispensam o pagamento de impostos ao fisco. O Comissário Assistente Tim Loh explicou que os reguladores financeiros irão  “rastrear” os traders através das suas contas bancárias.

Estamos alarmados que alguns contribuintes pensem que o anonimato das criptomoedas “oferece” uma licença para ignorar as suas obrigações fiscais. Embora pareça que os ativos operam num mundo digital anónimo, é possível “rastrear” de perto como interagem com o mundo real através de dados de bancos, instituições financeiras e exchanges online de criptomoedas

Como é comum, após notícias deste tipo o mercado das criptomoedas desaba.

Criptomoedas: Investidores australianos têm de declarar lucros

A administração fiscal da Austrália vai entrar em contacto com mais de 100 mil detentores de criptomoedas e irá obrigar a que mais de 300 mil outros declarem os seus ganhos ou perdas de capital nas suas declarações fiscais de 2021.

Leia também:

EUA quer que sejam declaradas as transações em criptomoedas acima dos 10 mil dólares

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Cá, não é obrigatório declarar, tal como os restantes rendimentos?

  2. Avatar de iMF
    iMF

    Como é que podem cobrar se não sabem quanto dinheiro ele ganhou??
    Vão cobrar importo do dinheiro levantado, só pode

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se tiveres uma fiscalização e for evidenciado que tens sinais de riqueza além dos teus rendimentos és tributado e multado em conformidade, tal como uma offshore ou títulos ao portador, também não é possível de controlar e és obrigado a declarar e muitos lixam-se e outros escapam, como tudo na vida.

  3. Avatar de Raven
    Raven

    Aí o pessoal já acha mal… Mas se não têm nada a esconder, pq não declaram o que ganham? Há sempre chicos espertos…

    1. Avatar de paulo
      paulo

      e porque declarar?? so quer meter a mao mais nada onde esta a liberdade???

  4. Avatar de Atento
    Atento

    Conhecendo os ditames do fisco, diria que se não for declarada ou documentada a aquisição, será considerada mais-valia a totalidade do valor da venda.
    Mas, e por isso é que as criptomoedas são tão procuradas por algum tipo de indivíduos, se a utilização for sempre feita dentro da própria moeda, sem conversão para moeda do âmbito de controlo do fisco do pais em questão, os proveitos não serão verificáveis.
    Aí, a única arma do fisco são os sinais exteriores de riqueza.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Muito silêncio nos comentários! Os bitdoentes n vieram pregar a religião quando se fala em declarar…porque será

    1. Avatar de Eu
      Eu

      O que tu queres sei eu…
      Sangue…

      1. Avatar de GM
        GM

        Será mais …justiça fiscal. Um bom sinal de riqueza é, como alguns por aqui apregoam, que do nada pagaram a casa. Com quê? Dinheiro / rendimentos não declarados, como se vê.

        1. Avatar de paulo
          paulo

          justica fiscal hahahahhaa formatado!

          1. Avatar de GM
            GM

            Vais-te rindo enquanto podes.

        2. Avatar de FreakOnALeash
          FreakOnALeash

          +1
          Justiça é um conceito vago para o chico esperto tuga!

          1. Avatar de paulo
            paulo

            GM o estado esta ca para nos salvar!! ahhahaha

    2. Avatar de Eu
      Eu

      O que é um Bitdoente?

      1. Avatar de ze
        ze

        Um bitdoente é um tipo de terraqueo , desnutrido e que vive na matrix da boiada.

        1. Avatar de ze
          ze

          sabes o que é a matrix???????

    3. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Cartão Binance.

  6. Avatar de João Magalhães
    João Magalhães

    Acho muito bem que se declare. Assim que se troca para dinheiro devia ser declarado.

  7. Avatar de Rafilda
    Rafilda

    Tudo a querer fugir aos impostos e já se sabe que mais cedo ou mais tarde vão ter de pagar. Paguem e não bufem! Chicos espertos!

  8. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Já falta pouco para Portugal fazer o mesmo!!

  9. Avatar de Bugs Bunny
    Bugs Bunny

    Quando eu abro uma conta em USD ou AUD, e converto Euros para essa conta, se depois a respectiva divisa tem valorização pago imposto sobre o ganho?? NÃO, então porque há de ser diferente com as criptomoedas… enfim, o desespero é tanto que já querem taxar o que nem acreditam e dizem ser um esquema Ponzi.

    Felizmente vivemos em Portugal, é continuar a lucrar sem impostos 🙂

    1. Avatar de Matreco
      Matreco

      Eu sei que isto vai ser um choque para ti, mas… sim, pagas impostos sobre valorização de moeda estrangeira. Ou pelo menos tens a obrigação fiscal de o fazer. Chama-se “rendimento de capitais”.

      É assim que o mundo dos adultos funciona, bem-vindo.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Mas nada te impede de pagares as tuas despesas com esse capital adquirido pagando apenas o IVA naturalmente exigido.
        Porquê então complicar?
        Haverá assim tanta necessidade de converter?

        1. Avatar de Eu
          Eu

          *com esse capital adquirido (com essa divisa, queria eu dizer)

      2. Avatar de Bugs Bunny
        Bugs Bunny

        Isto vai ser um choque para ti também, Vives num mundo de ilusão, ninguém o faz!

        1. Avatar de Matreco
          Matreco

          Ah pronto, então se ninguém o faz não há problema…
          Não sei é se sabes que os bancos agora já são obrigados a comunicar á AT que valores tens depositados, quanto te pagam de juros. movimentos de dinheiro acima de certos montantes ou para certos destinos, etc. Pode ser que qualquer dia tenhas uma surpresa.
          É por essas e por outras que Portugal nunca há-de sair do lodo onde está: toda a gente reclama da corrupção, das cunhas, dos políticos, etc mas depois são os primeiros a ver se conseguem contornar o sistema esquecendo-se que os bons exemplos começam em casa.

    2. Avatar de GM
      GM

      Pagas, evidentemente. Quando convertes as divisas estrangeiras em Euros, pagas comissão ao banco / casa de câmbios, e na comissão, imposto de selo. Pelo menos aí, pagas.

      1. Avatar de Bugs Bunny
        Bugs Bunny

        Isso é o Banco que paga, se é o que faz de todo, eu não pago os 28% sobre o ganho!

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A questão é que as crypto não são consideradas moedas corrente mas sim equiparadas e bem a accoes de investimento.

      1. Avatar de Bugs Bunny
        Bugs Bunny

        Consegues fornecer a legislação que valida essa afirmação??
        Criptomoedas não são reconhecidas pela estado português, por isso é que ha estrangeiros a viver em Portugal que fazem vida com Trading em crypto, que até têm canais de YT.

        Eu acho que existe muita dor de cotovelo, se formos a ver todos os portugueses que ganham dinheiro com crypto estão a trazer dinheiro para portugal que acaba por solidificar mais os bancos, que depois usam nas compras que por sua vez têm iva.. ou seja o estado e a sociedade beneficia, mas enfim.. é como eu digo enquanto der para não pagar assim o farei

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não me refiro a PT mas sim aos países onde foi regulado o uso de criptos, como US, NZ, AU, etc, será assim, para já nada prevê que investimento em cripto deixe de ser considerado investment trading.

          Em PT ninguém faz dinheiro a sério com cripto, só que como são todos uns pobretanas ficam contentes com pouco, eu fiz acima dos 100k de lucro em 7 anos, além do entretenimento que tive não passou de uma perda de tempo, arrisquei poupanças e la foi compensando como poderia não ter compensado, no final do dia foi igual ao litro, faço mais que isso por ano a trabalhar, 100k a cada 10 anos ganho se quiser investir em imobiliário e não tenho risco nenhum, nem trabalho nenhum. Crypto é giro para quem tem uns quantos M para arriscar, caso contrário não passam de trocos, nem para umas férias decentes dá.

          1. Avatar de paulo
            paulo

            lol (((arrisquei poupanças))) e fazes mais que 100k a trabalhar ou invististe muito pouco ((poupancas)) ou es um aldrabão!!!!

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Claro que arrisquei pouco, no total investi uns 30k, não sou rico e o grosso do meu investimento está em imoveis, pontualmente ponho algum em acções como durante a pandemia, mas para mim imobiliario é o unico investimento certo.