Colapso no mercado nas criptomoedas: “F#di com isto tudo…” diz CEO da FTX

95 Comentários

Não está nada favorável o mundo dos criptoativos. Aliás, o multimilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, mencionou, esta quarta-feira, que o valor das criptomoedas e do NFT se baseia a “100% na teoria do maior idiota”. Para reforçar esta ideia, o mercado sofreu uma nova pancada com o colapso de uma das maiores bolsa de criptomoedas, a FTX.

Com um buraco de oito mil milhões de dólares por preencher, o CEO da FTX.com, Sam Bankman-Fried, foi ao Twitter pedir desculpas aos clientes e investidores pelo rombo que deixou o mercado de criptomoedas em queda livre e varreu mais de 200 mil milhões de dólares em valor dos ativos digitais.

Colapso no mercado nas criptomoedas: F#di com isto tudo... diz CEO da FTX


Criptomoedas baseiam-se a “100% na teoria do maior idiota”

O mercado das criptomoedas está em crise e a desconfiança está a levar muitos investidores a aumentar o nível de cautela. A juntar a estes “sinais de perigo” estão declarações como a de Bill Gates, que numa conferência organizada pelo site TechCrunch, o fundador da Microsoft disse que “esse tipo de [cripto] ativos é 100% baseado na teoria do maior idiota, de que alguém vai pagar mais por aquilo do que eu” ao qual acrescenta “e tem uma anonimidade associada, em que se evitam impostos, regras governamentais… Não estou envolvido em nada disso”.

Os sinais de preocupação aumentaram depois de uma das maiores bolsas de moeda digital, a FTX, ter entrado numa crise de liquidez, levando-a a pedir ajuda à rival Binance. Num primeiro momento, esta plataforma admitiu comprar a FTX, mas acabou por se tirar. O cenário agravou ainda mais uma crise neste segmento.

“I’m sorry. That’s the biggest thing. I fucked up, and should have done better.” | Disse Sam Bankman-Fried, CEO da FTX

FTX entra em colapso e abala o mundo das criptomoedas

Nas últimas horas os investidores de criptoativos viram novamente sinais fortes de grande volatilidade no mercado das criptomoedas. O valor de várias moedas digitais, incluindo a bitcoin, caiu significativamente nos últimos dias devido à fuga de clientes da FTX, uma das maiores bolsas mundiais para compra, venda e armazenamento destas divisas.

Conforme foi eco por todo o mundo, no início desta semana, a empresa das Bahamas solicitou ajuda à sua rival Binance, após ter recebido um pico de pessoas a retirar dinheiro da bolsa e originar uma crise de liquidez. Inicialmente a concorrente aceitou a proposta, contudo, nesta quarta-feira mudou de ideias.

Segundo informações do Wall Street Journal, que cita um comunicado da Binance, a empresa de CZ diz que:

A nossa esperança era podermos apoiar os clientes da FTX para lhes garantir liquidez, mas os problemas estão fora do nosso controlo e para lá da nossa capacidade de ajudar.

A CoinDesk, fonte da Binance, explica que recuou no negócio pelas notícias de que a FTX poderá ter usado fundos de clientes de forma indevida e por causa das investigações por parte das agências reguladoras dos Estados Unidos.

Conforme pode ser lido no Twitter, em resultado da auditoria jurídica, bem como das últimas notícias relativas a fundos de clientes extraviados e alegadas investigações de agências americanas, a Binance decidiu que não prosseguirá com a potencial aquisição de http://FTX.com.

Mais um abalo nas criptomoedas

Com este cenário, o mercado tremeu de novo e levou a que a bitcoin caísse para o nível mais baixo em dois anos. O valor rondava os 16 mil dólares. A moeda da FTX — a FTT — perdeu esta quarta-feira metade do seu valor.

É um facto que desde há algum tempo que as criptomoedas já estavam em queda. Contudo, os problemas da FTX foram mais uns pontos perdidos.

Imagem da quedas das criptomoedas após colapso da FTX

O caso envolve algumas situações que poderão ainda estar por esclarecer. O colapso da plataforma de comercialização de moedas digitais FTX levou as autoridades dos EUA a investigar a empresa por violações potenciais das regulamentações dos títulos e os analistas a anteciparem mais problemas para este mercado.

Já na ressaca do colapso, O CEO da FTX.com, Sam Bankman-Fried, foi ao Twitter pedir desculpas aos clientes e investidores pelo rombo estimado em 8 mil milhões de dólares.

Desculpem-se. Isto é o principal. F#di com isto tudo e deveria ter feito melhor.

Disse Sam Bankman-Fried.

O CEO garante que o dinheiro está seguro e que está a tentar resolver a situação, mas fontes contactadas pelo jornal britânico Financial Times notam que a FTX precisa de 8 mil milhões de dólares (7,8 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) para resolver a crise de liquidez.

Estes problemas apanharam os investidores de surpresa. Isto porque desde o início de 2022, a bolsa estava avaliada em 32 mil milhões de dólares, após ter angariado 400 milhões de dólares numa ronda de financiamento – a gigante tecnológica japonesa Softbank estava entre os investidores.

Segundo informações, Bankman-Fried reunia-se frequentemente com legisladores norte-americanos para falar sobre o futuro das criptomoedas; em cimeiras de tecnologia, o executivo partilhava o palco com políticos como Bill Clinton e Tony Blair.

Contudo, na semana passada começaram a aparecer os primeiros sinais de alarme. Tudo aconteceu quando uma notícia publicada numa revista online sobre criptomoedas, a CoinDesk, alertou que o balanço da Alameda Research, um serviço irmão da FTX, era composto principalmente pela criptomoeda FTT. É a divisa oficial da FTX e dá aos titulares um desconto quando usam a plataforma. Quer isto dizer que o serviço de câmbio da FTX, a Alameda, dependia de uma moeda inventada pela empresa irmã.

Ora isso fez tremer a confiança e levou muitos utilizadores da Alameda e da FTX a retirarem os seus fundos das plataformas. Com o tempo, o movimento de saída dos serviços propagou-se, originando uma crise de liquidez.

Comentários

95

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jAr
    jAr

    Pelos vistos estes novos banqueiros aprenderam com os da banca tradicional e agem da mesma forma.

    1. Avatar de Mouro
      Mouro

      AHAHHA, ADOREI

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Não fora por falta de aviso. Todo o mundo conhecedor dos riscos sabe e têm alertado exaustivamente que as exchanges não servem para guardar lá o trótil, o papel, o pilim, etc
    Aproveitem os saldos do Bitcoin (desde que os guardem nas vossas carteiras) .
    Qualquer crise trás oportunidades e esta não é diferente de outra qualquer.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      100% correcto

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E quem vais day trade e tem posições em aberto, algumas com leverage que pode ascender a milhões?
      Maioria dos fundos retidos nestas exchanges é pessoal que nem detém crypto, nem sequer fazem spot trading.
      Esses sabem bem os riscos e alguns até têm seguros.
      Crypto há muito tempo que deixou de ser retail.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Aproveitem os saldos do Bitcoin? A mais de 16 mil euros cada?
      Deves ser milionário, só pode.

  3. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    (… valor das criptomoedas e do NFT se baseia a “100% na teoria do maior idiota”) tudo dito numa frase.

    1. Avatar de SteveRobs
      SteveRobs

      Exactamente o que ia realçar LOL

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Como o EUR e o $$$
        brrrrrrrrr isto sao as impressoras a a imprimir papel $$$ €€€
        brrrrrrrrr + inflacao

    2. Avatar de ºOº
      ºOº

      O mesmo acontece com o dinheiro FIAT, quem diz que aquilo vale X são os “idiotas”.

      1. Avatar de PML
        PML

        Com o dinheiro FIAT podes ir a qualquer loja do mundo e trocar por o bem que quiseres. Não desvaloriza nesta ordem de grandeza, está protegido pelos bancos centrais. Acho que está tudo dito.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Pois está. Está de tal forma protegido que nem vês ele a desvalorizar.
          A inflação é um imposto encapotado por um roubo e desse não te vejo a reclamar.
          As tuas poupanças em FIAT de há uns anos atras não valem um chavelho para a mesma intenção que tinhas no dia em que te decidiste a poupar.
          Estas a ser alimentado por uma máquina de dinheiro fácil (sim, o FIAT é dinheiro criado do nada) e com isso vives em uma ilusão de que precisas dele quando de facto és tu que o estás a suportar.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Ai podes?
          Vai aqui à loja da esquina com dolares a ver se conseques comprar alguma coisa… hahahaha

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Que observação ignorante.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        É mas eu e os outros idiotas com dinheiro FIAT tem cobertura de depósitos até 100k!

    3. Avatar de ze
      ze

      Logo o maior plagiador de sistemas operativos vem dizer isso
      é por isso que o windows é e sempre será um lixo
      o DOS é mais do tempo dele …oldman
      hoje temos a blockchain , web3 e moedas digitais que são software
      como tal investir em moedas é investir em empresas de software
      tal google etc…
      e é ele entendido em suferware ahahaahahhahahah
      Mas se querem perceber estudem

      1. Avatar de UnhuZpt
        UnhuZpt

        Plagiador de sistemas operativos???

  4. Avatar de Awake
    Awake

    Também consideraram o Bill um idiota quando previa e tentava demonstrar que a internet seria o futuro…mas cada um com a sua opinião claro 😉

    Quanto á noticia, mantenham as vossas cryptos na carteira e não em corretoras e o problema está resolvido. Caso contrário pode sempre acontecer este tipo de situações, tal como acontece (e já aconteceu bem mais vezes) num banco.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Ao contrário… o Bill Gates disse que não via futuro comercial para a internet.

  5. Avatar de Fusion
    Fusion

    Comprem moedas digitais, é futuro 😀 😀 😀

    1. Avatar de Eu
      Eu

      É o futuro da falência para muitos e riqueza para poucos!

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Eu compro 🙂

    3. Avatar de Alentejano
      Alentejano

      Aaaahhhhhhhhhh. Lololol

    4. Avatar de PML
      PML

      Quem tem moedas digitais tem de manter o discurso. O esquema de Ponzi precisa disso! Tem de manter-se o nível de patos a meter lá o dinheiro para que outros mais espertos ganhem.

    5. Avatar de Fusion
      Fusion

      Atenção, eu estava a ser irónico no meu comentário, não se metam nisso

  6. Avatar de Realista
    Realista

    O Bill Gates também disse, em 1994, que não via potencial na internet para os próximos 10 anos…

    1. Avatar de Honorato
      Honorato

      Os próximos 10 anos acabaram em 2004

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Só quem antes de 2004 surgiu a Google, Amazon, Ebay…
        Nada de especial.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Sem contar com o Facebook, Alibaba, Booking.com, Paypal…

          Só as maiores empresas do mundo mas nada de especial para ti.

  7. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    É incrivel a resistência à aceitação de novas e revolucionárias tecnologias por parte de um site de tecnologia.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      “revolucionárias” ?? ate pode ter futuro mas não é revolucionárias ninguem vai deixar o banco ou o dinheiro fisico para meter numa moeda volatil tal como ninguem deixa o dinheiro para meter em acções o problema das cryptos é que são muito associadas ao gajos do forex alias o tipo de pessoas é muito parecido

      1. Avatar de AT
        AT

        Claramente não tens noção do que realmente se passa

    2. Avatar de PTO
      PTO

      O site só está a reproduzir uma notícia e a realidade do que se está a passar, qual é o teu problema com isso, afinal?

  8. Avatar de supersilva
    supersilva

    “100% na teoria do maior idiota”! É óbvio, é baseado em nada, ouro, terras, petróleo? Para mim é o maior golpe de pirâmide do mundo. Pelo agora as placas de vídeo irão voltar aos preços normais.

    1. Avatar de Z-life
      Z-life

      A baseado na crença.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Agora diz-me em que é que o EURO ou DÓLAR e as outras moedas são baseadas… trolololol

    3. Avatar de Rafael Cardoso
      Rafael Cardoso

      O dinheiro que o senhor têm no banco e na carteira também é baseado em nada.
      E para imprimir dinheiro é preciso também muito gasto de energia.
      Acorde e deixe de comer tudo que lê na Internet. Use o cérebro

    4. Avatar de Eu
      Eu

      Baseado em nada?
      Vamos colocar o conceito cripto de lado e pensa assim.
      Se criares um produto em que precisas de despender uma enorme quantidade de energia para criar uma solução disruptiva, vais vendar a que preço?
      Se o mercado a precifica é porque viu valor nela, certo?
      Portanto, esse produto que criaste, é baseado em energia e em tempo que despendeste na tua vida.
      Vai valer menos por isso?
      Tira a pala dos olhos e não julgues um livro pela capa nem condenes à partida uma ciência que desconheces.
      Ninguém é dono do mercado. Se não te adaptares, vais sofrer como isso.
      Não compliques, é simples.

    5. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Concordo.
      Cambada de tansos

    6. Avatar de PTO
      PTO

      O dinheiro que usamos tb é baseado em nada, o padrão ouro para a moeda já acabou há muuuuuito tempo.

  9. Avatar de Vasco
    Vasco

    Tenho o pressentimento, a quase certeza, de que mais mês, menos mês, o mercado tradicional de acções vai seguir o mesmo caminho. E era bom que fosse perdendo lentamente uns 1000 pontos por semana no caso do djia, de tão inflaccionado que está. Seria melhor uma queda controlada do que aquilo a wue iremos assistir. Está tudo demasiado inflaccionado, borrifaram-se para as boas analises fundamentais, é tudo divida coberta com juros de divida, seguros, derivados e depois de se terem injectado artificialmente trilhões de dolares e euros na economia mundial, esta porcaria toda vai dar o peido mestre. O trafego de mercadorias a nivel mundial está a descer assustadoramente, segundo por exemplo a maersk e equivalentes no mercado global. O balão incha, incha e incha, mas as leis da física dizem que se não for esvaziado vai mesmo rebentar…

  10. Avatar de SouHumanoNãoOcidental
    SouHumanoNãoOcidental

    Na verdade é um ativo como qualquer outro. A questão é o grau de confiança. É a velha história da banha de cobra que cura tudo. Bill Gates é alguem com visibilidade e pode argumentar que a Lua vai bater na Terra e vamos todos morrer que muita gente vai acreditar nele. Qual a diferença para a compra de acões, derivados, futuros? É o grau de confiança de que esses ativos (voláteis também) têm proteções, fiscalização (desde a emissão e transmissão) bem regulamentadas. Como criptomoedas, pela sua definição, são livres de regulamentação, temos de ir por outros caminhos para assegurar a confiança dos investidores na sua compra. Desde os sistemas informaticos protegidos, mineração, anonimato, e principalmente práticas moralmente aceites por todas como honestas e justas. Acontece que estas ultimas, se não forem cumpridas, provoca medo e o medo é o que faz Bolsas, Mercados, Bancos e criptomoedas cairem a pique.

  11. Avatar de Mysta
    Mysta

    Conclusão? Lá vou ter de comprar mais bitcoin. Baratinho é que é bom

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Já foste foi enganaado, pensasvas que estavam baratas para comprar calma que agr ainda vao ficar mais baratas

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Compra compra. Uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Quando chegar a 7k e tiveres perdas não realizadas superiores a 60% quero ver o que vais dizer sobre o DCA

      1. Avatar de AT
        AT

        Tendo em conta que perdas não realizadas não são perdas reais, como tal DCA será e continuará a ser uma solução viável para qualquer tipo de investimento

  12. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Eu ainda gostaria de ver se todos os clientes, de um banco qualquer, fossem todos levantar os seus depósitos ao mesmo tempo. Queria ver o banco ter liquidez para devolver o dinheiro aos clientes.
    Só que isso não acontece, por que nem deixam. Para algum cliente levar valores mais elevados têm qie avisar o banco e o banco têm que aceitar.
    As criptos na minha carteira ninguém mete a mão, já criptos ou dinheiro em terceiros…
    Agora classificar isto como um problema das criptomoedas…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Exatamente. É precisamente o que aconteceu com a FTX. A demandada geral para resgatar os fundos que não tinham não é diferente de um Banco.
      ABRAM OS OLHOS PORRA!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Faz lembrar a D. Beanca.
        Ja avisei há largos meses…
        Mas vcs n querem crer.
        Continuem q o espalho ainda vai ser maior…

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      A questão é que isso acontece muito mais facilmente nas criptos basta haver uma queda assim e muita gente vai levantar, no banco o dinheiro não soube nem desce desta forma sim aconetece de outra formas mas não é tao visivel eu hj nao vou ao banco e tenho la 30k e amanha vou e tenho 15k isto não acontece portanto é muito dificil toda a gente ir levantar ao mesmo tempo.
      Há certos principios que podem ser comparados há outros que não e no fim são coisas completamente diferentes voces gostam muito de apontar um ponto ou outro mas só se estao a enterrar a voces porque são negocios incomparaveis

      1. Avatar de Eu
        Eu

        EXATAMENTE.
        É por isso que não se deve correr riscos em exchanges, sejam 1M, 100K ou apenas 1 euro.
        O mundo cripto exige uma mudança de mentalidades. Só pela ganância é que esse pessoal lá se mete.
        Ou achas que a volatilidade aparece assim do nada?
        Antes de entrarem no mundo critpo, devem aprender e ler como operar.
        Eu também não me meto no mundo das ações porque nao percebo patavina daquilo.

        1. Avatar de AT
          AT

          Como não percebes, quer dizer que é mau investimento. Que pensamento sólido esse, és um iluminado!

      2. Avatar de AT
        AT

        Quem se enterra são pessoas como tu quando tecem comentários como este, sem qualquer noção de como as coisas funcionam

  13. Avatar de RM
    RM

    O dinheiro investido nas cripto foi para onde e quem ganhou com isso ?

  14. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Tecnologias disruptivas, o futuro, a transformação da moeda, bla bla bla whiskas saquetas. A malta quer lá saber, quer é dinheiro fácil e conta qualquer tanga para o conseguir.

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      1000% de acordo

  15. Avatar de Jota
    Jota

    Era uma questão de tempo! Como pode um ativo sobreviver apenas de especulação, não gerando nenhum valor (real) e gerando apenas gasto de energia e dióxido de carbono?

    1. Avatar de joao
      joao

      Percebes da coisa, percebes….

  16. Avatar de Dinis
    Dinis

    Gostava de saber qual é a diferença entre as cripto e as acções… ou o mercado dos futuros (ainda mais cómico)… E o jogo da finança sempre foi assim: mais lucros, mais riscos, menos lucro, menos risco…
    Um investidor conservador só “aposta” cerca de 10% da sua carteira em investimentos de risco (acções, futuros, cripto, day trading) o resto está em títulos de tesouro e empréstimos obrigacionistas de empresas de qualidade…

  17. Avatar de Eu
    Eu

    “Na ausência do padrão-ouro, não há forma de proteger a poupança contra o confisco através da inflação. Não existe uma reserva de valor segura. Se houvesse, o governo teria de tornar a sua exploração ilegal, como foi feito no caso do ouro. Se todos decidissem, por exemplo, converter todos os seus depósitos bancários em prata ou cobre ou qualquer outro bem, e depois recusassem aceitar cheques como pagamento de bens, os depósitos bancários perderiam o seu poder de compra e o crédito bancário criado pelo governo seria inútil como crédito sobre bens. A política financeira do Estado social exige que não haja forma de os proprietários de riqueza se protegerem.

    Este é o segredo maldito das tiradas das estatísticas do Estado-Providência contra o ouro. A despesa deficitária é simplesmente um esquema para a confiscação de riqueza. O ouro impede este processo insidioso. É um protector dos direitos de propriedade. Se se entender isto, não se tem dificuldade em compreender o antagonismo das estatísticas em relação ao padrão de ouro”.
    ======
    Dá para perceber aqui um padrão?

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      De quem é essa frase?

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Gold and Economic Freedom
        “This is the shabby secret of the welfare statists’ tirades against gold. Deficit spending is simply a scheme for the “hidden” confiscation of wealth. Gold stands in the way of this insidious process.”
        Alan Greenspan, 1966
        Ayn Rand, Capitalism: the Unknown Ideal

        1. Avatar de Dinis
          Dinis

          Pior que esse para a humanidade só o Hitler e o Milton Friedman…

  18. Avatar de joaquim santos
    joaquim santos

    As cryptos é igual ao socialismo torna os pobres
    e remediados mais pobres e faz uns quantos muito ricos

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os ricos são os do topo da pirâmide

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Até parece que nas sociedades não socialistas não acontece exatamente o mesmo. e em muito mair escala. É cada bacorada que se lê por aqui.

    3. Avatar de AT
      AT

      Que visionário!

  19. Avatar de Eddy
    Eddy

    Não gera valor nenhum? Mais um que deve acreditar no Miguel Sousa Tavares que afirma que a Blockchain é uma corrente de Fake News.

  20. Avatar de carlos silva
    carlos silva

    Alguem sabe explicar a um leigo, que nunca comprou cripo, para onde vai o dinheiro quando se compram e-coins atraves destes sites? 🙂

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Para quem te a vendeu. Essa pessoa que a vendeu pode ter “impresso” a bitcoin (através de placas gráficas ou máquinas ASICs – máquinas só feitas para minerar) ou comprou a alguém que tinha uma para vender

  21. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Um colega de trabalho mostrou me que na quarta feira a Bitcoin tinha caído 15,56% … e eu fiquei a perguntar o porque de uma descida tao drastica… já percebi!!

    Vá lá que nunca investi nisso….livra-te!

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Esse é um daqueles comportamentos típicos de quem olha para o Bitcoin com uma ideia de ganância e não de investimento de futuro.
      Para esses é bem feita. Não tenho pena nenhuma delas.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Fora a pancada que tem levado nos últimos meses.
      Sempre a cair. Essa a ETH etc

      1. Avatar de AT
        AT

        Triste mesmo é nos últimos anos ter sido sempre a subir. Não tires as palas não

  22. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Só para quem pouco ou nada percebe de economia e finanças. O surgimento destes novos mercados, destas novas moedas, só foi possível porque as taxas de juro eram negativas e estiveram por demasiado tempo em terreno negativo. Felizmente a coisa mudou. E digo felizmente, sim, porque isso é que é economicamente natural. O que ainda não sabemos e que preocupa é por quanto tempo é necessário manter a subida e por conseguinte quando é que estabiliza (há que sangrar toda a liquidez injetada pelo BCE durante os últimos anos com a justificação divida). Uma vez conhecida a “taxa de juro natural” da economia, aí poderão surgir novos e sustentáveis mercados de ativos. Isto que vou dizer, tem 25 anos : a taxa de juro do crédito à habitação era, para o melhore cliente bancário de 7,95% – e era uma taxa fixa. Depois a coisa descambou (veio a taxa indexada e a descida de taxa) e começaram a nascer as aberrações e o caos urbanístico que hoje temos e que nos faz queixar das acessibilidades, dos transportes públicos, etc. E continuaria aqui a tecer todas e as mais variadas considerações, mas não vos vou cansar (nem falei do investimento publico e deficit).

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Como explicas então o que acontece em países, que têm essas taxas de juros que chamas de “naturais”, há dezenas de anos, e que no entanto o mercado imobiliário cresceu tanto ou mais que o nosso? Achas mesmo que é um taxa de juro “natural” que fará as pessoas deixarem de comprar casa, seja para habitação própria, seja para quem pode, como investimento? Claro que as pessoas terão menos poder de compra, mas não me parece que o mercado imobiliário seja tão afetado como se espera que seja, até porque existe muito tubarão, português e estrangeiro, que tratarão de limpar o mercado.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        O mercado imobiliário vai sofrer novo revés, mantendo a tendência de viver em ciclos ainda que nos limites da bolha. O regulador está a fazer tudo por tudo para dificultar o acesso ao crédito, mas os bancos estão cheios de dinheiro para emprestar. Mas vai haver um momento em que também este mercado vai cair. Depois, voltará. É assim. Sempre assim será com o imobiliário.

  23. Avatar de + do mesmo
    + do mesmo

    Estou mesmo para ver, quando começarem a propagar a ideia das Moedas Digitais “nacionais” e do CBDC, tanto nos midia como em blogs deste tipo; quero ver a quantidade de suporte que vai haver por parte do Pplware (porque aí já não há problema, se o governo diz, é porque está certo!)

    Não se esqueçam do que está acontecer com a China com moedas digitais nacionais, o controlo que o mesmo tem sobre o povo e a “data de expiração” das mesmas .

    Já está mais que visto que isto é mais uma página completamente “biased” e com uma forte inlinação de propaganda política, porque sim, estes seguem tudo que são fontes “crediveis”, “Trust the Science bro!”; “Vai ficar tudo bem!” .

    As mesmas pessoas entidade que vos andam a empenar aos anos, mas recentemente, desde o COVID estão todos preocupados com o povo lol

    —–
    Quero também ver se o Pplware, vai postar as noticias dos recentes estudos do COVID sobre os problemas e efeitos secundários das vacinas, a nível de menstruação, problemas cardiacos, etc.., ou continuar a propagandar o mesmo, que durante dois anos o fez INCANSÁVELMENTE e achincalhar os ditos “negacionistas”; ou se afinal irão ser imparciais e admitir que erraram. (Muito, muito improvável, pois irá haver um malabarismo mental gigante para não o fazerem.)

    Como o Sr. “Clot Adams” diz, os “negacionistas” estavam errados e acertaram por sorte ! lol

    Façam screenshot a este post, porque vai ser apagado certamente, para mais tarde recordarem.

    1. Avatar de joaquim santos
      joaquim santos

      as crypto sao mais uma forma de controlo absoluto numa mensagem atras que foi censurado ja tinha referido que as crypto sai mais uma forma de socialismo

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Não é fácil de inserir numa frase tanta barbaridade e contradição ao mesmo tempo como o fizeste. Estás de parabéns lolol

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Uau! Essa junção entre criptomoedas e socialismo é de bradar aos céus.
        É que nem sequer tens consciência da inconsistência do que disseste, incrível!

    2. Avatar de Dinis
      Dinis

      Eu tomei a vacina e estou aqui impecável… Podias pôr um link para esses “estudos” que dizem que a vacina do COVID afetca o ciclo menstrual..

  24. Avatar de jack
    jack

    Por isso ando a dizer há anos que a Terra é plana e ninguém acredita. Se a Terra fosse esférica um avião saia do montijo em direção a Pequim, nunca mais lá chegava

    1. Avatar de Eu
      Eu

      !!!!!!!!!!!!!!?????????????????

    2. Avatar de PTO
      PTO

      ah ah ah ah ah ah ah ah… deita mais tabaco nisso! ah ah ah ah ah ah é cada cromo!

  25. Avatar de Luís
    Luís

    Quem está por dentro do assunto sabe o que se está a passar.
    Existe uma guerra em andamento: CEX vs DEX, isto é centralização contra descentralização.

    Par aos mais nécios é um o seguinte. As moedas digitais podem ser centralizadas, ou seja controladas por bancos centrais ou governos (CBDC, que estão em andamento em vários países do mundo) ou descentralizadas, como Bitcoin, Ether, Matic, Shib, etc. Quer isto dizer que não existe uma entidade central que controla todo o dinheiro e transações. O centro aqui são os utilizadores através da blockchain. Isto claro não é do agrado dos governos.

    Pelo que vejo, muitos ainda não se aperceberam do que aí vem. Mas vão-se preparando.

    1. Avatar de joao
      joao

      Sabes que nem todos querem saber…
      A malta so olha ao lucro…
      Desde que haja futebol na TV e que o bitcoin esteja nas noticias, o mundo esta ‘bem’ para essa gente…
      Deixa-los andar… 🙂

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      precisas de estudar essa matéria melhor, tens os termos mas a logica está toda baralhada.

      1. Avatar de AT
        AT

        O mesmo vale para todos os teus comentários acerca das cryptos

  26. Avatar de Dinis
    Dinis

    O pessoal aqui é muito novo… eu sou do tempo do “padrão ouro” e a inflação em Portugal era 20% ao ano… nessa altura o Brasil estava a braços com a hiperinflação: 80% AO MÊS!!!!!
    Apanham-se com uma inflaçãozita de 10% ano (valor escolhido pelo BCE para equilibrar as contas) e o mundo já vai acabar…
    Este pessoal com uma guerra mundial suicidava-se todo…