China prende 1.100 suspeitos de usarem criptomoedas para lavagem de dinheiro

26 Comentários

A China, entre outros países, já meteu travão nas criptomoedas e, recentemente, proibiu mesmo as moedas digitais em bancos e em sistemas de pagamentos.

Mas segundo as últimas notícias, o país asiático prendeu agora 1.100 pessoas suspeitas de usarem criptomoedas para lavagem de dinheiro.



China prende suspeitos de usarem criptomoedas para lavagem de dinheiro

Segundo as últimas notícias, as autoridades chinesas prenderam 1.100 pessoas acusadas de usarem fundos através de atos ilícitos de forma a adquirirem criptomoedas. As operações decorreram durante uma ação de combate contra a lavagem de dinheiro no país.

Esta ação, designada de “Operação Quebra de Cartão”, tem como objetivo bloquear este género de crimes relacionados com fraudes no setor das telecomunicações. As informações foram divulgadas na passada quarta-feira, dia 9 de junho, pelo Ministério de Segurança Pública chinesa na sua conta oficial da plataforma WeChat.

A operação foi a quinta fase de ações da polícia chinesa contra eventuais práticas de lavagem de dinheiro com criptomoedas no país. O alvo foram os indivíduos que, supostamente, usam as moedas digitais para encobrir a origem criminosa dos valores.

Como resultado, para além da detenção de 1.100 pessoas, a operação também encerrou 170 organizações. Mas as autoridades chinesas não revelaram o total do montante que poderá ter sido lavado nestes esquemas.

Segundo os pormenores, os suspeitos usavam cartões SIM falsos ou roubados e contas bancárias recém-criadas. Desta forma conseguiam lavar o dinheiro proveniente das fraudes praticadas no sistema bancário tradicional. Mas com o cerco mais apertado por parte das autoridades às entidades financeiras, os criminosos mudaram de estratégia e viram nas criptomoedas a solução.

Em suma, com a ajuda de pessoas que realizam câmbio de moedas digitais ilegalmente, os suspeitos pagavam uma comissão dos ganhos para o valor adquirido nas fraudes ser revertido em criptomoedas. De seguida, os valores eram transferidos para outras contas, como forma de evitar a atenção das autoridades.

Leia também:

China bloqueia perfis nas redes sociais ligados a bitcoins e outras criptomoedas

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Acho muito bem.
    Acabem com essa aldrabice.

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Quando menos pensares estás a roer com elas

    2. Avatar de paulo
      paulo

      hahahaha acorda!

  2. Avatar de SuperSilva
    SuperSilva

    Essa valorização absurda de uma moeda sem lastro não é meio suspeito mesmo?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      O que é isso de lastro?
      Estas a usar um papel todo colorido e bonito em que confias chamado Euro. Se fores ao banco pede para te trocar pelo lastro que lá tem. Vais ver a resposta que te dão.
      A base de confiança numa moeda é o que faz a sua adoção. Para uns confiam no Euro que historicamente tem sempre tendência para desvalorizar.
      Para outros a confiança são nas cripto que historicamente no Bitcoin é sempre para valorizar.
      ATENÇÃO, não confundir valorização com especulação. As moedas FIAT também podem sofrer especulação, se bem que menor, devido precisamente a adoção (sendo normal por força da lei a que te obrigam).
      Qual é que veio para ficar… Certamente vais ver muito mais breve do que pensas e quando te deres por ela, vais ver que chegaste tarde.

    2. Avatar de paulo
      paulo

      eo euro e dollar tem lastro em que ?

      1. Avatar de José Bacalhau
        José Bacalhau

        Em impostos. O euro tem valor porque os estados que o emitem vão cobrar impostos e emitir pensões e subsídios nessa moeda, para além de outros gastos. Os custos administrativos são também todos calculados em euros. Já moedas digitais funcionam como uma mercadoria sem utilidade mas que mantém o valor, embora volátil. Não conheço nenhuma mercadoria exatamente assim. Talvez as missangas de antigamente ou o ouro hoje (este obviamente tem utilidade além de ter valor).

        1. Avatar de paulo
          paulo

          nao perecebes um Bacalhau! a moeda tem lastro porque cobram impostos???? vai estudar oprimeiro antes de vires com argumentos de ****! fdx o que é isto!

          1. Avatar de José Bacalhau
            José Bacalhau

            Ok, já estou a ver o teu nível intelectual. Se nem percebes que a ligação da moeda ao soberano é que a torna especial, então não percebes patavina de economia. Aliás, a única teoria sobre o nível dos preços chama-se “teoria fiscal do nível de preços”, precisamente por causa dessa relação especial. Mas estar a dizer-te isto ou estar a falar com uma amêijoa é mais ou menos a mesma coisa, por isso deixo-te às tuas ideias pueris sobre moeda.

        2. Avatar de JR
          JR

          Não devias comentar algo que tu mesmo não sabes sinceramente…

        3. Avatar de Redin
          Redin

          Se lesses o meu comentário atras, verias quão errado estás.
          Então o lastro é em impostos.
          Talvez fosse melhor te cultivares aprendendo algo por aqui antes de vires dizer coisas sem qualquer sentido. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lastro_(economia)

  3. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Vindo do Estado Chinês é mais provável que apenas apanharam 1.100 pessoas e 170 organizações que, mesmo não tendo qualquer prova de fraudes, decidiram limpar-lhes o sebo por não respeitarem aquilo que a ditadura ordenou.

    Quem é detentor de elevados investimentos em crypto deve fugir da China ou arrisca-se a ficar com a vida arruinada.

    1. Avatar de Blox
      Blox

      Tipo aqueles que no Ocidente que perderam tudo para um qualquer multimilionário depois das criptomoedas desvalorizarem?
      Não é à toa que os multimilionários dizem para a plebe investir nisso…

    2. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      Também me parece. Estes desgraçados não têm grande futuro

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    lavagem de dinheiro? sim deve ser deve…So quem nao percebe nada de crypto ‘e que acha que aquilo ‘e para lavagem de dinheiro.
    China – aquele pais que poe a minoria Uyghur num campo de ‘re-educacao’ pela simples razão de serem uma minoria muculmana na região de Xinjiang.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Uma minoria que corresponde a 46% da população em Xinjiang LOL.. São mesmo a maioria da região de Xinjiang por acaso. É o que dá comer propaganda, como se fossem gelados, sem verificar factos.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Sim são uma minoria..na china. Nunca disse que eram a minoria na região de Xinjiang..apenas que se situavam nessa região.
        Propaganda?? Então estas a dizer que esses centros de re-educacao nao existem? ‘E td propaganda que a gente come como se fossem gelados?!
        Ta bom

      2. Avatar de jose
        jose

        A China é um estado ateu com mais de um bilião de habitantes. Existem 12.8 milhões na China. O Rodrigo tem razão. É uma minoria na China.

        Comunas a defender comunas. Quanto mais imbecis, mais faladores são.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          mil milhões..

    2. Avatar de OdeioBichasModernas
      OdeioBichasModernas

      Minoria muçulmana no Xinjiang?
      Está a referir se a quem?
      Vc deve ser do PS, confesse lá…
      É com cada Cabritada…

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        https://www.bbc.co.uk/news/world-asia-china-22278037

        Parece que ha gente aqui que nao sabe o que esta acontecer em varias partes do mundo. A isso chama-se falta de cultura geral e pura ignorância.
        Mas ‘e mais fácil tentar desviar atenções e falar dum outro assunto qualquer tipo grupos politicos do que se instruir.

  5. Avatar de scp
    scp

    Aqueles desenhos animados são mesmo à comunista. E já agora, porque não têm a cara a representar os traços chineses mas a representar os Europeus?

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      o tostoes da ccp faz milagres!

  6. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    É sempre às paletes na China. Não auguro grande futuro a estes desgraçados pois vão servir de exemplo dissuasor aos demais.

  7. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Lá prende-se alguém por tuta e meia e por meia tuta limpam-lhe o sebo! Não gramo a China do PCC mas gabo-lhes fazerem frente aos que roubam e evadem-se de pagar impostos quer em cripto quer em FIAT!

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto são boas notícias, mostra que a moeda não é assim tão boa para esse propósito 🙂