Bitcoin: Habitantes de El Salvador protestam legalização da criptomoeda

39 Comentários

Em junho, o governo de El Salvador aprovou uma lei que prevê a aceitação de bitcoin enquanto moeda legal, assim como acontece com o dólar americano. Apesar da vontade governamental, alguns cidadãos estão descontentes e alegam desconhecer a criptomoeda.

Recorde-se que, na mesma altura, o Banco Mundial reprovou a bitcoin e recusou ajudar El Salvador no plano de implementação.

Cidadãos de El Salvador a protestar a legalização da bitcoin

El Salvador está a muito pouco de se tornar o primeiro país do mundo a legalizar a criptomoeda. Com uma lei aprovada recentemente, a bitcoin será igualada ao dólar americano já hoje. Para o Presidente da República, Nayib Bukele, a medida aumentará a inclusão financeira, o investimento, o turismo, a inovação e o desenvolvimento económico.

Embora acredite na potencialidade da bitcoin, o Presidente clarificou que a sua utilização será completamente opcional e que os salários e pensões continuarão a ser pagos em moeda normal, dólar americano. Ainda assim, alguns cidadãos protestaram contra ela.

Não conhecemos a moeda. Não sabemos de onde ela vem. Não sabemos se nos vai trazer lucro ou prejuízo. Não sabemos nada.

Alega Claudia Molina, vendedora de 42 anos, de acordo com a Reuters.

Sendo a bitcoin uma novidade, principalmente enquanto moeda legal, os cidadãos consideram que não houve explicações suficientes sobre a criptomoeda, bem como sobre os seus benefícios. Mais do que isso, mencionam não saber como se procederão as transações.

Eles não nos deram formação. Não nos disseram o que vamos usar ou como fazer a mudança.

Referiu Claudia Molina.

Presidente da República de El Salvador, Nayib Bukele
Presidente da República de El Salvador, Nayib Bukele.

Por sua vez, Carlos Carcah, professor da Superior School of Economics and Business de El Salvador, a adoção de bitcoin como moeda legal “não é necessária, nem conveniente”, além de ter mencionado a sua volatilidade como uma desvantagem.

Contrariamente à maioria dos cidadãos de El Salvador, os entusiastas da bitcoin apoiaram, tanto a mudança, como o seu incentivo – um movimento que estimula as pessoas através da oferta de 30 dólares de criptomoeda, dando as boas-vindas à lei.

Apesar do descontentamento, El Salvador já começou a instalar ATMs para bitcoin nas cidades de todo o país. Aí, as pessoas poderão converter as suas moedas digitais em dinheiro, apoiadas por um fundo governamental de 150 milhões de dólares.

 

Casal acusado de trocar 90 mil € de origem ilícita por criptomoedas

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sempaleio
    sempaleio

    qual protesto? deve ser como os do bloco esquerda 10 pessoas, e na comunicaçao social diz milhares

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      10000 milhões de habitantes já colocaram 800000000000000000000000000000000000 de dólares em bitcoins nos últimos 3 dias. A economia do país subiu 6700000000000% num só mês e toda a gente tem mais de 54000 milhões de euros nas suas contas bancárias. É só BMW e Audi a serem vendidos para El Salvador.

      1. Avatar de Dunno
        Dunno

        Não são assim tao originais os teus comentários com números parvos na tentativa de serem sarcásticos.

    2. Avatar de CF
      CF

      Fora muito mais que 10, umas 15 ou 20.

  2. Avatar de sempaleio
    sempaleio

    qual protesto? deve ser como os do bloco esquerda 10 pessoas, e na comunicaçao social diz milhares

  3. Avatar de paulo
    paulo

    sao da oposicao do goberno mais uma x pplware a espalhar desinfurmacao e fud!

    1. Avatar de CF
      CF

      Já desde os tempos da Grécia antiga nunca foi possível agradar a gregos e troianos, até o JC não agradou a todos e crucificaram-no, a sorte do Satoshi Nakamoto é não saberem quem ele é, caso contrário já o tinham “crucificado”!

      Povo de El Salvador, agora dai a César o que é de César, porque ter uma moeda que o banco central é noutro país e quando imprime nunca envia nenhum para El Salvador é ser-se um país otário.

  4. Avatar de Mangostão
    Mangostão

    O típico caso da abençoada ignorância. Protestaram porque são ignorantes.

    1. Avatar de CF
      CF

      Pior que ser cego é não querer ver !

  5. Avatar de NotFUD
    NotFUD

    Mais lenha para a fogueira… Todos os dias são lavados milhões de euros e dólares e ninguém sabe.

    Lembrem-se que a blockchain é um registo totalmente público e acessível por qualquer pessoa na internet. Este registo contém TODAS as transações realizadas desde a sua origem (2009).

    A blockchain é mais transparente do que qualquer sistema bancário. Do Your Own Research.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Por isso é que 87,66% das moedas virtuais já foram roubadas nestes últimos anos… e, como dizes, 1000000% delas foi possível saber quem as roubou e o que lhes fez.
      Pena aqueles turcos que perderam 7000 milhões de dólares, ou os canadianos que perderam 18000 milhões…

      1. Avatar de dqdq
        dqdq

        fonte: tireidoku.com

      2. Avatar de RPG
        RPG

        Realmente… que mau… roubos.. perder dinheiro.. burlas.. etc etc.. só acontece com criptos.. Aliás, é uma novidade e algo totalmente interligado com o séx XXI. Antes disso, eram todos bons rapazes.

      3. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        Para sua informação bitcoins é totalmente diferente de outras moedas.
        Bitcoins é uma coisa, ethereum, XRP, cardano, são coisas diferentes.
        E não, a rede bitcoin nunca foi hackeada e sim todas as transferências de bitcoins ficam registadas em milhares de computadores por todo o mundo e com os endereços públicos é possível saber de que conta saiu e para que conta foi. Pode é não se saber a quem pertence essas contas.

      4. Avatar de CF
        CF

        Bitcoin
        Circulating Supply=18,809,600 – 87,66% (Que precisão) = 2.321.104
        Tirando as que o Satoshi Nakamoto minerou, cerca de 1 milhão e que nunca foram movimentadas, mais aquelas que foram perdidas que se estimam ser à volta de outro milhão e qualquer coisa, parece que não sobra nada, foi tudo roubado!

  6. Avatar de HUS
    HUS

    Os mesmos de sempre a protestar….. novidades? Nenhumas! Vamos Bitcoin, vem forte! ANCAP

  7. Avatar de GM
    GM

    “….um movimento que estimula as pessoas através da oferta de 30 dólares de criptomoeda, dando as boas-vindas à lei e aumentando o preço da bitcoin.” – Se fosse de valor, não tinham de comparar o BTC com o dólar. Bastaria terem dito: …um movimento que estimula as pessoas através da oferta de 0,00006 BTC, dando as boas-vindas…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Já que só sabes dizer mal, aproveita e corrige o valor do incentivo. 0.0006

      1. Avatar de GM
        GM

        Tens razão, falhou uma casa decimal. Quanto a dizer bem ou mal, digo bem quando é de dizer. Continuação de boa tarde.

  8. Avatar de Davi
    Davi

    Não entendo porque não legalizam as stablecoins, em termos económicos faria muito mais sentido.
    O mercado crypto é demasiado volátil e pode ser manipulado.

    1. Avatar de HOS
      HOS

      Sabes para que servem as cripto? Sabes porque foi criado o bitcoin?

      1. Avatar de Davi
        Davi

        Finalmente um uso pratico da moeda. Até agora foi um sistema fechado, uma perda de energia, fonte de desgaste de material e emissoes de carbono, que gerou lucro para alguns.

        1. Avatar de CF
          CF

          O bitcoin é essencialmente minerado com energia excedente, perda de energia seria se essa energia não tivesse sido usada para nada.

          Um sistema financeiro seguro, justo e transparente vale por toda essa energia toda que de outra forma nem seria aproveitada.

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      É manipulado a todos os segundos… a subida de ontem que fez chegar aos $67400 da bitcoin, foi traçado até 2 wallets conhecidas por serem usadas em roubos. Alguém ordenou compras acima de 700000 milhões de dólares, em 30 segundos. Daí o valor ter disparado, no entanto, pouco depois, a outra wallet, despejou 820000 milhões de dólares no mercado, atirando o valor para os $46000 em que terminou o dia. Alguém ganhou 120000 milhões de dólares…

      1. Avatar de JR
        JR

        “a subida de ontem que fez chegar aos $67400 da bitcoin”
        Esclarecimento por favor. Esse valor não é testado faz meses.
        “foi traçado até 2 wallets conhecidas por serem usadas em roubos”
        Onde foste buscar a info? Não encontro a mesma e gostaria de ler sobre essas duas wallets usadas para “roubos”.
        “Daí o valor ter disparado, no entanto, pouco depois, a outra wallet, despejou 820000 milhões de dólares no mercado, atirando o valor para os $46000 em”
        O valor mais baixo de hoje, nao de ontem, sao 49k
        Tens a certeza das historias que estas a contar ou apenas queres parecer informado com click bait sem sentido?

        1. Avatar de eu2
          eu2

          O Manuel Costa costuma pôr 0s a mais como podes ver mais acima

      2. Avatar de HOS
        HOS

        Venha o ANCAPISTÃO o mais rápido possivel, viva as Cripto!

      3. Avatar de CF
        CF

        Alguém se lembra dos tempos dos filmes do faroeste em que roubavam os bancos e as diligências?
        Alguém sabe porque se deixou de usar o padrão ouro?
        Uma das desvantagens é que era inseguro para transportar, alguém tinha sempre um plano para roubar o ouro, ainda recentemente a Venezuela viu o seu ouro roubado pela Inglaterra que não o devolve.

        Rubos sempre aconteceram, uma coisa é certa, não se pode imprimir mais bitcoin, portanto os governos não podem roubar o povo a toda a hora sempre que imprimem mais dinheiro para distribuir pelas empresas dos compadres!

        VIVA A REVOLUÇÃO !

    3. Avatar de Davi
      Davi

      Bom, o artigo diz que vão igualar ao dólar, o que me parece estranho. Caso contrário, amanhã os 30 dólares podem ser 10 ou 50, ou 29…

      1. Avatar de CF
        CF

        10, 50 ou 29 a curto prazo não interessa para nada, o que interessa é que daqui a 4 anos serão no mínimo 300 e depois mais 4 anos serão 3.000 e mais 4 anos serão 30.000 e mais 4 anos serão 300.000, viva a revolução, adeus dinheiro FIAT !

  9. Avatar de JR
    JR

    “Não conhecemos a moeda. Não sabemos de onde ela vem. Não sabemos se nos vai trazer lucro ou prejuízo. Não sabemos nada.”
    Engraçado ler isto quando existe toda a informação na internet e mesmo o pais espalhou toneladas de informação sobre a mesma…
    Só não aprende quem não quer tbh

    1. Avatar de CF
      CF

      O dólar não foi proibido, o governo vai oferecer $30 em bitcoin, nunca nenhum governo fez algo do género na história, literalmente dar à população o melhor ativo da ultima década, mas mesmo assim estão descontentes, caso para dizer preso por ter cão e preso por não ter, ser governo não é fácil.

    2. Avatar de Tiago Jose Dias
      Tiago Jose Dias

      Já parece os meninos de Africa que não sabem o que é um bife, basta irem ao google e pesquisar “bife”.

  10. Avatar de Lucas
    Lucas

    América latina no seu melhor.
    Brevemente vamos ter novidade em el salvador…

    Só shit

  11. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Nao tenho duvidas nenhumas que este e o tal esquema para terminar com o dinheiro fisico, ou tentarem.

  12. Avatar de Pedru
    Pedru

    O dinheiro “fisico” são números no computador do banco, quando é pouco o banco central mete mais um zero no fim e resolve o problema. E depois vem a inflação… dinheiro perde valor. Bitcoin só ha 21 Milhoes, não dá para adicionar zeros!