Banco Mundial reprova bitcoin e recusa-se a ajudar no plano de criptomoeda de El Salvador

42 Comentários

Na semana passada, o governo de El Salvador aprovou uma lei para aceitar o bitcoin como moeda com curso legal ao lado do dólar americano. O país recebe 6 mil milhões de dólares em remessas por ano – um quarto do seu produto interno bruto – e a esperança é que os custos de transação mais baixos do bitcoin possam aumentar este montante nalguns pontos percentuais.

Nesta iniciativa, El Salvador iria mesmo usar os vulcões para minerar bitcoin de forma sustentável. Contudo, o Banco Mundial reprova o bitcoin e recusa-se a ajudar no plano.


Bitcoin em El Salvador não tem apoio do Banco Mundial

Se há momento crítico para as criptomoedas, é este. Depois de uma valorização astronómica, a conjuntura das economias e algumas tomadas de posição estão a deixar dúvidas e incertezas quanto ao futuro das criptomoedas.

Apesar de alguns países estarem a “castigar” quem aposta nesta moeda, outros, como El Salvador, decretaram mesmo o seu curso legal ao lado do dólar.

A mudança foi inicialmente proposta pelo presidente do país, Nayib Bukele, que disse esperar que, para além de facilitar taxas de remessa mais baixas, o plano bitcoin atraísse investimento e proporcionasse uma via de poupança para os residentes, cerca de 70% dos quais não estão depositados em bancos – o que Bukele não disse, mas o que a Bloomberg relatou, é que ele e membros do seu partido político são proprietários de bitcoin há anos.

No entanto, acrescentar a moeda criptográfica à lista não é uma tarefa simples, e a nova lei dá ao país apenas três meses para lançar o plano a nível nacional. Nenhum país alguma vez usou bitcoin ou qualquer outra moeda criptográfica como moeda de curso legal, e os desafios abundam.

Presidente de El Salvado Nayib Bukele. Foto: Stanley Estrada/AFP

 

Questões ambientais e de falta de transparência prejudicam as criptomoedas

Para responder a estas preocupações, El Salvador recorreu ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional para obter assistência; este último está atualmente a considerar um pedido de financiamento do país no valor de 1,3 mil milhões de dólares.

O FMI deixou uma avaliação cautelosa sobre o movimento do bitcoin de El Salvador.

A adoção do bitcoin como moeda legal levanta uma série de questões macroeconómicas, financeiras e jurídicas que requerem uma análise muito cuidadosa.

Referiu o porta-voz do FMI, Gerry Rice, numa conferência de imprensa.

No entanto, o Banco Mundial foi menos generoso e deixou taxativo que o Bitcoin, assim como outras moedas criptográficas, não estão no horizonte desta entidade.

Estamos empenhados em ajudar El Salvador de inúmeras formas, incluindo nos processos de transparência monetária e regulamentares. Embora o governo nos tenha abordado para assistência em bitcoin, isto não é algo que o Banco Mundial possa apoiar, dadas as deficiências ambientais e de transparência.

Disse um porta-voz do Banco Mundial à Reuters.

Por outras palavras, as exigências energéticas para minerar criptomoedas e a sua facilidade de utilização na lavagem de dinheiro, evasão fiscal e outros esquemas ilegais tornam a moeda criptográfica um “no-go” aos olhos do Banco Mundial.

 

Moeda volátil que ainda intimida os reguladores

Existem outras razões pelas quais o Banco Mundial e o FMI podem ser céticos em relação à oferta de El Salvador de usar bitcoin. Os desafios técnicos não são insignificantes. Aliás, o preço do bitcoin em relação ao dólar tem sido altamente volátil.

Como definir o preço de uma dúzia de ovos em bitcoin se o preço do bitcoin flutuar 10% em algumas horas? Talvez não haja uma resposta. Na “Praia do Bitcoin” de El Zonte, El Salvador, onde o uso do bitcoin é relativamente difundido, os comerciantes ainda estabelecem o preço dos seus produtos em dólares e a taxa de câmbio é definida no momento da compra.

Esta abordagem parece ser a que o governo de El Salvador está a adotar, mas trata o bitcoin mais como um símbolo do que como uma moeda verdadeira. Além disso, as transações de bitcoin podem ser notoriamente lentas. Cada uma deve ser verificada pelos mineiros, e os mineiros só processam blocos de transações, não individuais.

Assim, para que uma compra em bitcoin seja confirmada, ambas as partes têm de esperar que o bloco seja concluído. Atualmente, um bloco demora cerca de 10 minutos a ser adicionado à Blockchain.

Por último, embora as transações de bitcoin possam ser baratas ou até gratuitas, elas tendem a ter uma taxa associada. As taxas não são obrigatórias, mas estimulam os mineiros a verificar uma transação. Além disso, se os salvadorenhos quiserem trocar o seu bitcoin por dólares, há taxas associadas a isso também. Portanto, no final das contas o sistema não será gratuito.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helena Isabel
    Helena Isabel

    banco mundial, FMI, who cares? são apenas braços dos EUA.

    A Bitcoin está aqui para ficar, quer queiram quer não.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Isso tens razão, veio para ficar, nem que seja a valer $0,0001 mas disso não tenho dúvidas veio para ficar 🙂

      1. Avatar de qwantum
        qwantum

        és mesmo Zé

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        +1 aziado
        imprimir do nada e que e bom,…
        Socrates lesou o estado portugues e bitcoins

  2. Avatar de LApalice
    LApalice

    Outra vez a porcaria das questões da transparência!?!?!?!?!!?!?
    Eles são estúpidos ou fazem-se?

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não existe transparência com as moedas virtuais pois podem ser usadas por mafiosos, terroristas ou pessoas sem ligações a estas organizações!!

      1. Avatar de CF
        CF

        Errado as transações bitcoin on-chain são mais transparentes e fáceis de rastrear que dinheiro físico, por alguma razão os grandes roubos em bitcoin estão congelados em endereços que ninguém mexe, qualquer que seja a exchange que processe um desses endereços tem logo o FBI em cima, não leu a notícia dos americanos que recuperaram o dinheiro do resgate do oleoduto?

        Dinheiro físico sim é usada por 99% da economia paralela a nível mundial e ninguém está preocupado que seja usado por terroristas, drogados, prostitutas, etc. isso porque os maiores terroristas, varões da droga e chulos é que são donos disto tudo.

        1. Avatar de kodiakshadows
          kodiakshadows

          @CF “… as transações bitcoin on-chain são mais transparentes e fáceis de rastrear…!
          Verdade e é por isso que já há países a quererem adoptar, para depois controlar as finanças de cada cidadão ao ponto caso seja necessário limitar o uso. Por exemplo em caso de pré bancarrota , e caso aconteça as ferias são no concelho vizinho e no supermercado compra-se bananas, porque o dinheiro não é de ninguém está hipotecado, para bem da nação

          1. Avatar de aquele
            aquele

            Obviamente isso teria de ser regulamentado da mesma forma que as moedas atuais também estão. O que difere dos euros que tens nos bancos de serem tb congelados? regulamentação.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Todas as moedas (incluindo o Euro) podem ser usadas por mafiosos, terroristas ou pessoas sem ligações a estas organizações!!

      3. Avatar de PitWeiler
        PitWeiler

        Mafiosos, pedofilos, terroristas, organizações frauduletas etc, operam todos a partir da internet, e quando a internet foi criada sabia-se desse perigo, mas não deixou de existir nem de avançar, e eu pergunto, a internet é uma coisa má?

        Tudo tem o lado positivo e o negativo, e em tudo pessoas com más intenções se aproveitam de pessoas, projetos ou coisas com boas intenções…

        Temos é que ter entidades próprias para a regulamentação e investigação, como existe com o Euro ou Dolar, e depois de existirem essas entidades, será muito mais fácil verem o histórico de uma crypto do que de uma moeda fiduciária…
        Na minha opinião este interesse não existe porque os maiores mafiosos estão no topo, e não deixam, ou não querem as cryptos exatamente por ser perigoso para eles, têm medo, mas atenção que isto é apenas uma opinião…

        Pode não ser para agora, e pode até nem ser Bitcoin, mas que cryptos são futuro, não me restam dúvidas..

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É aquele tipo na primeira imagem o presidente de El Salvador ?? Com um boné ao contrário ?? Ele parece um garoto,um rufia.Que figura… 😐

    1. Avatar de Vítor M.

      Cuidado que é a sua imagem de marca.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Basta ter fato e gravata e passa a ser pessoa séria e de confiança

    3. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Só podem estar a gozar!! O homem é tem 39 anos =))

    4. Avatar de CF
      CF

      Antigamente diziam o mesmo dos treinadores de futebol, dp veio o Mourinho, Andrés Vilas-Boas, Rubens Amorins… juventude ao poder, ter que se ter 35 anos para ser presidente de um país é discriminatório e anti-democrático.

    5. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Não esquecer que é um ditadorzinho de meia tijela entre os números de circos tem um bastante curioso de ter invadido a assembleia parlamentar com militares a seu lado https://en.wikipedia.org/wiki/2020_Salvadoran_political_crisis. Portanto encaixa no perfil de investidor em de criptocoisas amante da transparência, liberdade e honestidade!

    6. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      e que tem do boné ao contrário? preconceituoso de m€rda que tu és

    7. Avatar de oiiiii
      oiiiii

      Em pleno sec. XXI ainda julgares as pessoas pelas aparências diz logo muito sobre ti

  4. Avatar de Fo
    Fo

    Se o problema são os custos de transacções porque não usam o ripple ou uma crypto do género? Vão logo escolher a pior crypto em todos os aspectos! Ahhh que esperteza!!!

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Pior crypto? ahahah
      Então o protocolo mais descentralizado de todos é o pior. Não entenderam o propósito do criador

      1. Avatar de SirGrifoPT
        SirGrifoPT

        o que entendes por descentralizado?

      2. Avatar de eu2
        eu2

        O propósito do criador era Bitcoin Satoshi Vision (BSV). Está no nome…
        https://thatsbtcnotbitcoin.com/

    2. Avatar de Rrrr
      Rrrr

      Para usar ripple, mais vale continuar com fiat…

    3. Avatar de CF
      CF

      Outra vez… vão usar Lightning Network que dá 100 a zero ao Ripple em capacidade de transações por segundo e com menores fees.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Um banco está contra as criptos? E novidades? A uma década que tentam minar a confiança delas,mas azar estão cada vez mais fortes.

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Até parece que alguma vez na vida se duvidou desta atitude perante uma ameaça total que as cripto causam ao sistema bancário.
    É normal, afinal estão a defender o bolso deles, não o nosso.
    Agora que o façam inventando outras desculpas porque essas já passaram de moda.

    1. Avatar de SirGrifoPT
      SirGrifoPT

      só para reforçar:
      deve ser complicado para um banco ver o futuro deles com um fim a vista, com um sistema de DeFI robusto, quem precisa de pagar taxas a um banco? com outros a ganhar dinheiro com produtos duvidosos (sim, tambem há cryptos com esquemas fraudulentos) o que eles fazem? dizer que é o futuro?

    2. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Acho que também estão a defender o bolso de toda a gente que vive , recebe ordenados e paga impostos com FIAT. O lugar das cripto coisas é no mercado de valores junto com mercadorias voláteis e não na mão do merceeiro da esquina!

  7. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    O presidente tem 30 anos e bitcoins para valorizar. Está bem que não é o Elon Musk, mas ninguém lhe pode levar a mal a promoção da bitcoin.

    P.S. Acabem com essa história dos bancos terem medo das criptomoedas, e que é o meio de pagamento do futuro e pá-tá-ti pá-tá-tá. Limitem-se a reconhecer que é um meio de especulação – quem comprar na baixa e vender na alta ganha, ao contrário perde.

    1. Avatar de CF
      CF

      Bitcoin é tão especulativo como qualquer outra moeda FIAT ou algo que se investe, imobiliário por exemplo, o CR7 está a vender uma casa a menos de metade do preço k a comprou e mesmo assim ainda não a vendeu, das bolhas imobiliárias, das moedas FIAT que estoiram, dos países que tem inflações de 3 dígitos os bancos não falam !

    2. Avatar de Zé das couves
      Zé das couves

      Estuda meu filho… Estuda…
      E depois podes comentar…

      1. Avatar de Zé das couves
        Zé das couves

        @Eu sei lá

  8. Avatar de CF
    CF

    Quem é que escreve estas notícias?

    Muita falta de “bagagem” para escrever sobre bitcoin, só barbaridades, as transações não são lentas nem demoram 10m, vão usar a APP Strike que suporta Lightning Network, foi o criador da APP que incentivou e convenceu o presidente.

    Depois, efetivamente as transações Lightning são baratas ou até gratuitas, mas não são para incentivar mineiros nenhuns.

    As transações “on-chain” é que são para os mineiros e essas não são baratas nem gratuitas, até são bem caras, essas sim tem que entrar nos blocos e demoram em média 10m a ser confirmadas.

  9. Avatar de António
    António

    Noticia incorreta. Ninguém tem que esperar 10 minutos. É instantâneo. As transações são na lightening network…. As taxas são ridiculamente baixas, senão não seria uma solução adotada por uma economia pobre

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, da forma como estão a usar em El Savador, e como eles próprios descrevem, a transação demora 10 minutos.

      1. Avatar de António
        António

        “President Nayib Bukele cited Bitcoin Beach as inspiration for his push to adopt the cryptocurrency nationally. The town’s use of a platform called Lightning Network to enable smaller transactions has helped overcome some of the technical and practical obstacles to using bitcoin as a currency, Bitcoin Beach’s founders say, which could be useful on a larger scale.”
        Fonte: https://www.reuters.com/business/el-salvadors-bitcoin-beach-town-digital-divide-slows-uptake-2021-06-14/


        If the technical infrastructure needed to facilitate bitcoin transactions is established, BTC can be an incredibly efficient method for sending and receiving remittances. It is free from the third parties and regulators that can hamper or collect fees on such payments and with additional layers like the Lightning Network, transactions can be near-instantaneous and incredibly cheap.

        Lightning Network payments platform Strike launched for customers in El Salvador in March and quickly became one of the most downloaded apps in the country.

        Fonte: https://bitcoinmagazine.com/culture/el-salvador-bitcoin-transfers-surge

        1. Avatar de Vítor M.

          “Problema da escalabilidade do Bitcoin:

          Bitcoin, a moeda digital mais utilizada e valiosa do mundo, permite que qualquer pessoa envie valor sem um intermediário ou depositário confiável. Bitcoin contém um sistema avançado de scripting que permite aos utilizadores programar instruções para fundos. Existem, no entanto, algumas desvantagens para o design descentralizado da bitcoin. Transações confirmadas na Blockchain podem levar até uma hora antes serem irreversíveis, contudo os micropagamentos, ou pagamentos menores que centavos, são inconsistentemente confirmados, mas as taxas cobradas atualmente tornam tais transações inviáveis na rede.”

          1. Avatar de António
            António

            O que está a dizer é verdade, mas a solução usada não é na layer 1. É na layer 2 e chama-se lightening network. Não estaria a insistir, se não soubesse o que estou a dizer

          2. Avatar de Vítor M.

            Se funcionar, e se não tiver taxas, pode ser a forma de contornar este problema.

        2. Avatar de Redin
          Redin

          No ano passado já havia nos EUA quem procurasse demonstrar essa viabilidade.
          https://youtu.be/dGbefEeHa98?t=142

  10. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Banco de Portugal atribuiu licença a uma exchange portuguesa, criptoloja