Apartamento T3 foi vendido em Braga por 3 Bitcoin

64 Comentários

Um apartamento T3 foi vendido em Braga por 3 Bitcoin. Pela primeira vez foi comprada, através de permuta, uma casa com criptomoedas e sem ser necessária qualquer conversão para euros.

A ZOME diz que se fez história no mercado imobiliário em Portugal depois da venda deste apartamento.

Apartamento T3 foi vendido em Braga por 3 Bitcoin


3 Bitcoin corresponde atualmente a cerca de 100 mil euros

A primeira operação de venda de um imóvel com criptomoeda da Europa foi realizada com a participação da ZOME, em conjunto com a sociedade de advogados Antas da Cunha ECIJA, o Bastonário dos Notários em Portugal e outros parceiros do Crypto Valey, na Suíça.

Carlos Santos (Chief Technology Officer da Zome), Nuno da Silva Vieira (sócio da Antas da Cunha ECIJA responsável pela área de Legal Intelligence), Jorge Silva (Bastonário dos Notários em Portugal) e Paulo Cardoso do Amaral (Professor da Universidade Católica de Lisboa), testemunharam em primeira mão este acontecimento único!

Todo o processo foi rigoroso, com enquadramento fiscal e em conformidade no que diz respeito às regras preventivas de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Apartamento T3 foi vendido em Braga por 3 Bitcoin

Esta escritura representa um marco histórico, a transferência de um ativo digital para um ativo físico – uma casa – sem qualquer conversão para euros.

A utilização de moedas virtuais é ainda muito controversa e a sua aceitação tem avanços e recuos constantes. Satoshi Nakamoto, criador desta moeda digital, terá limitado a moeda Bitcoin a apenas 21 milhões de unidades e algumas estimativas apontam para que, na realidade, essa quantidade seja ligeiramente menor, de 20.999.817,31 BTC. Como tal, depois deste marco, restam então apenas cerca de 2 milhões para serem minerados, sendo que já se encontram em circulação 90% de todas as Bitcoins disponíveis.

A Bitcoin é uma moeda virtual que tem base no sistema peer-to-peer (P2P). O P2P é um sistema que não prevê a existência de uma autoridade centralizada que controle a moeda ou as transações, como acontece com as outras moedas (por exemplo, o Euro é controlado pelo Banco Central Europeu).

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    E como é pago o IMT? É em euros sobre a conversão do valor de 3BTC para euros?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Naturalmente…. o estado não aceita pagamentos em crypto.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      É permuta, o IMT é pago sobre o VPT.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Errado, é pago sobre a diferença, que neste caso é zero. Para a semana temos a notícia do fisco a cair em cima disto.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Sobre a diferença são mais valias e não IMT.
          O fisco não tem como cair em cima disto, é uma permuta e tiveram de pagar IMT com base no VPT, em vez de ser com base no valor de venda como num contrato de compra e venda.

    3. Avatar de joao
      joao

      Opah, mas tu bates bem?

  2. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Que seja o primeiro de muitos

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Isso de comprar real com virtual…

      1. Avatar de JR
        JR

        Quando compras uma casa vais levantar 200k e dar pessoalmente a pessoa ou é feito tudo virtualmente?

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        o fato de ser “virtual” não implica que não tenha um valor “real” associado.

      3. Avatar de secalharya
        secalharya

        O dinheiro que está no banco é “real”…

        lol

        1. Avatar de Bruno Santos
          Bruno Santos

          Muito bom , os euros é que são reais. Quando descobrirem como são emitidos novos euros a cabeça deles vai explodir

      4. Avatar de joao
        joao

        Comprasses bitcoin enquanto estava barato!!!

        Bem te avisaram!

        A tua sorte e que ainda vai subir muito muito mais nos proximos 10 anos e ainda vais a tempo!

    2. Avatar de Daniel Paiva
      Daniel Paiva

      Concordo!

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Falta só dizer que à hora que foi vendido 3 BTC eram 120k, à hora que o vendedor foi jantar para celebrar a venda já só tinha 108k.
    Podia ter esperado por uma bull run para vender.

    1. Avatar de João P.
      João P.

      E amanha se não trocar a coisa vai ser 150 mil e tem mais valias para pagar LOLs

      1. Avatar de joao
        joao

        Nao e exactamente assim que funciona…..
        Mas pronto, queres drama ne’ ?

    2. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Pensa antes no seguinte
      3 BTC vão ser sempre 3 BTC
      o valor em euros pouco interessa 😉

      1. Avatar de BIT
        BIT

        E 3 euros na são sempre 3 euros?

        1. Avatar de NotFUD
          NotFUD

          Claro que não! Há 10 anos atrás com 5 euros não compravas o mesmo que hoje com 5 euros… Inflação.

          Já com Bitcoin… há 10 anos comrpavas bem menos do que hoje 🙂 Pensa nisso

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            E com Bitcoin há uns meses atrás compravas bem mais. Pensa nisso

          2. Avatar de João Magalhães
            João Magalhães

            Isso é lógico, até quanto vai subir a bitcoin ? Quem vai pagar essa subida? Quem comprou barato há uns anos está a colher frutos, os que comprarem agora provavelmente se nao precisarem de mexer no bit coin podem ter lucro ( o rapaz da casa pode ter uma urgencia e precisar de Euros e como diz o Zé Fonseca 12k foram logo ao ar ) e quantos compradores vao existir quando estiver a 100k ???? Os que existirem sao os que vao ficar a arder….

  4. Avatar de Idiocracia
    Idiocracia

    Ponzi!

    1. Avatar de paulo
      paulo

      quando conheceres e deixares de ser ignorante vais conhecer de uma forma mais cara!

  5. Avatar de João Franco
    João Franco

    Falta dizer que é impossível comprar um T3 em Braga por 110.000€

    1. Avatar de João P.
      João P.

      Bastou um segundo para encontrar uns 10 https://www.idealista.pt/imovel/31890951/

      1. Avatar de João Franco
        João Franco

        É ligar… nunca estão disponíveis. 😉

        1. Avatar de João P.
          João P.

          Tem de haver porque braga é a cidade mais brasileira de Portugal.

          1. Avatar de Jane Doe
            Jane Doe

            Por isso mesmo! Os brasileiros compraram tudo e agora não há oferta. 110.000, nem por por um T1 razoavel.

    2. Avatar de João Franco
      João Franco

      Nem no bairro das Enguardas e todo partido!

    3. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Há muitos, cá no burgo, Braga ainda tem preços minimamente decentes.
      E não precisas de ir para os subúrbios!
      Pesquisa e verás que encontras.

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        T3 por 110k?! Mostre aí! Mas anúncios reais.

        1. Avatar de JJ_
          JJ_

          O distrito de Braga é muito grande. A noticia não diz que foi na cidade, nem se a casa precisa de obras ou não.

          Mas se queres comprar uma casa em Braga (distrito), aqui tens muito por onde escolher e até menos de 110k: https ://www.idealista.pt/comprar-casas/braga-distrito/com-preco-min_80000/?ordem=precos-asc

          Eu dou-te uma ajuda:
          https ://www.idealista.pt/imovel/31910739/
          https ://www.idealista.pt/imovel/31857700/
          https ://www.idealista.pt/imovel/31898724/

          Se ligares e dizerem que não estão disponível, a culpa já não é minha! Isso tens de reclamar com a imobiliário, por não ter retirado o anuncio. É para isso que servem os livros de reclamações, e não o pplware!

          1. Avatar de João Franco
            João Franco

            Ainda que a culpa não seja tua, continua a ser impossível comprar um T3 em Braga por 110.000€

          2. Avatar de João Franco
            João Franco

            Portanto, das duas uma: foi uma operação de marketing da ZOME, a imobiliária que na cidade mais aposta no fantástico, ou houve o pagamento da diferença por “fora”.

            Disponibilizo/me já perante os senhores da ZOME Braga a comprar 3 apartamentos T3 por 110.000€. Pago por transferência bancária tradicional 😉

          3. Avatar de JJ_
            JJ_

            @João Franco mas quem é que lhe disse que foi na cidade de Braga? Em lado nenhum isso é dito!

  6. Avatar de Saldanha
    Saldanha

    Negócios de faz-se-conta…

  7. Avatar de Luis
    Luis

    E a casa, é digital? Ou de cimento?

    1. Avatar de BIT
      BIT

      È como os euros que tu gastas.

  8. Avatar de CoinCryptoPrice
    CoinCryptoPrice

    Portugal a fazer História na área da Crypto 🙂

    1. Avatar de BIT
      BIT

      Oi? Ainda se dissesses “Braga a fazer história em Portugal na área crypto” até aceitava. Mas informa-te melhor em relação ao resto do mundo.

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    Portugal a fazer história ,mais uma vez na área da vigarice

    1. Avatar de joao
      joao

      Leste a noticia? Cito:

      ———-

      A primeira operação de venda de um imóvel com criptomoeda da Europa foi realizada com a participação da ZOME, em conjunto com a sociedade de advogados Antas da Cunha ECIJA, o Bastonário dos Notários em Portugal e outros parceiros do Crypto Valey, na Suíça.

      Carlos Santos (Chief Technology Officer da Zome), Nuno da Silva Vieira (sócio da Antas da Cunha ECIJA responsável pela área de Legal Intelligence), Jorge Silva (Bastonário dos Notários em Portugal) e Paulo Cardoso do Amaral (Professor da Universidade Católica de Lisboa), testemunharam em primeira mão este acontecimento único!

      Todo o processo foi rigoroso, com enquadramento fiscal e em conformidade no que diz respeito às regras preventivas de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

      ———-

      Portanto onde esta mesmo a vigarice? Ja dizia o outro, f/&% ou sai de cima!!!

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        aceitas pagamento de salário em bitcoins? Esta malta a comer gelados com a testa.

        1. Avatar de joao
          joao

          O meu boss nao paga em cripto 🙁
          Tenho sempre de ser eu a por as minhas poupancas em cripto, que se deixo no banco, estou bem tramado…

          Da’ uma olhadela em DeFi, ta?

  10. Avatar de LA
    LA

    É uma moeda demasiado volátil, para fazer este tipo de negócios. É boa é para investimentos.

    1. Avatar de joao
      joao

      Os interessados quer em comprar quer em verder nao concordaram contigo…
      Tu e que estas certo, e eles errados… sera?

    2. Avatar de BIT
      BIT

      Se eu aceito 8 vacas em troca de um apartamento, que tens tu que ver com isso?

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Como tal, depois deste marco, restam então apenas cerca de 2 milhões para serem minerados, sendo que já se encontram em circulação 90% de todas as Bitcoins disponíveis.” E depois disto,o que se seguirá ?? Já não haverá mais mineração de Bitcoins,só haverá um mercado de oferta e procura ?? E se as pessoas se desinteressarem completamente deste assunto ?? Isto morre assim,sem mais nem menos ?? 😐

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ainda faltam 100 anos, até la vai continuar assim, manipulação centralizada de preço.

  12. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Esta gente não entende que o bitcoin só tem valor porque é raro e há procura, o mesmo acontecia ao ouro se toda a gente andasse por ai a garimpar

    1. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      Basta olhar para esta subida de preços generalizada, sobem para forçar a redução da procura mas quem já tinha os produtos na mão é que saiu no ganho

  13. Avatar de pedro
    pedro

    “Se me oferecessem toda a Bitcoin do mundo por 25 dólares eu não compraria”: Warren Buffet explica porque não acredita na moeda digital
    Por Mariana da Silva Godinho 08:00, 3 Mai 2022
    A Bitcoin é uma moeda digital que está a ganhar cada vez mais foco no mundo das finanças e dos investimentos em todo o mundo, mas continua sem convencer Warren Buffett.

    Na reunião anual com acionistas da Berkshire Hathaway a que a ‘CNBC’ teve acesso, o multimilionário explicou que, na sua opinião, não é um ativo produtivo e não produz nada tangível.

    “Se vai subir ou descer no próximo ano, ou nos próximos cinco ou 10 anos, eu não sei. Mas a única coisa de que tenho certeza é que não produz nada”, disse Buffett.

    Para explicar a razão pela qual não vê valor na Bitcoin, o CEO da Berkshire Hathaway comparou-a com outros ativos.

    “Se me disser (…) que para ter uma participação de 1% em todas as terras agrícolas dos Estados Unidos, tenho de pagar 25 mil milhões de dólares [cerca de 23 mil milhões de euros], passo-lhe um cheque esta tarde”, disse Buffett.

    “[Por] 25 mil milhões de dólares eu possuo agora 1% das terras agrícolas. [Se] me oferecerem 1% de todos os apartamentos do país e quiserem mais 25 mil milhões de dólares, passo-vos um cheque, é muito simples. Agora, se me dissesse que detêm toda a Bitcoin do mundo e a oferecessem por 25 dólares, eu não o aceitaria, porque o que faria com ela? Teria de lha vender de uma forma ou de outra. Não vai fazer nada. Os apartamentos vão produzir renda e as quintas vão produzir comida.”

    Ao mesmo tempo que agarrava numa nota de 20 dólares, Buffet acrescentou que “os ativos, para terem valor, têm de entregar algo a alguém. E há apenas uma moeda que é aceite. Podemos inventar de tudo – podemos inventar moedas da Berkshire – mas no final de contas, só isto é que é dinheiro”.

  14. Avatar de Profeta
    Profeta

    Nao acredito muito nisto. Uma moeda desvaloriza da noite para o dia como e que se pode pegar nela e fazer negocios assim ? e os bancos aceitaram essa transacao ? Algo mal contado nesta historia.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Permuta não tem bancos envolvidos mas sim existem bancos que aceitam estas transações, apenas fazem conversão em
      Fiat em tempo real.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      E desde quando é que é preciso bancos envolvidos. Se alguém quer vender uma casa por 3 BTC e tu os deres porque os tens, ou se essa pessoa pedir 100 mil euros e tu tiveres e os deres diretamente para que queres o banco ao barulho? Até se pode permutar uma casa por vacas ou porcos e se passado uma semana morrerem como é? O valorizar e desvalorizar é o vendedor é que terá que saber o risco que é e se aceita ou não.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Portanto essa transacao nao passa por registos informaticos ? Sao transacoes fantasmas ou vais com uma mala de bitcoins entregar ao destinatario ? Mais uma vez algo mal contado a meu ver..

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Da mesma forma que se pedires euros ao banco para comprar uma casa é só um registo informático ou vais com 100 mil numa mala entregar?

        2. Avatar de JJ_
          JJ_

          Lê a noticia!
          Foi tudo registado, com notário, seguindo a lei do regulador que permite a permuta de casa por crypto.

          Alem disso, tiverem de ser apresentadas provas da origem do Bitcoin, e o valor fixado de 110mil€ foi com base na cotação cambial no momento da escritura.

          Tudo feito como manda a lei atual, com provas da transação dos Bitcoins para a conta do vendedor aka antigo proprietário da casa.

          Impostos e afins, tem de ser pagos em fiat, sendo da responsabilidade de cada interveniente o pagamento dos respetivos valores que lhes é devido. Os mesmos devem estar informados a respeito, sendo da sua responsabilidade cumprir a lei correspondente.

          Se é possível comprar casa por 110k€ em braga? Bem, a noticia não diz que é no centro de Braga, nem se a casa esta nova ou precisa de obras. O distrito de Braga é muito grande e tem muitas aldeias, onde facilmente se encontra casas a um preço mais baixo: https://www.idealista.pt/comprar-casas/braga-distrito/com-preco-min_80000/?ordem=precos-asc
          Vocês queriam o que? Saber a morada da casa, para irem lá levar um cabaz de boas vindas? Francamente!

          1. Avatar de João Franco
            João Franco

            Nem em Esposende pá!!

  15. Avatar de NãoDescontoPáTuga
    NãoDescontoPáTuga

    Enquanto uns compram casas com bitcoin outros trabalham no pingo doce(sem ofender).
    Vamos ver uma coisa a há vinte etal anos diziam a mesma merda da internet e agora onde estamos?
    Preciso mesmo de vos dizer chegam lá?
    Larguei o meu trabalho e agora só toco em crypto maior parte DEFI e trades há mistura…
    Chego a tirar 2k por mês mais que ganhava num trabalho normal….
    Já ando nisto há 1 ano e foi uma das melhores coisas em que tive o prazer de me encontrar…

    Claro que podemos olhar para o warren buffe etc etc mas eles nas costas andam com imensos BTC money bag e na cara falam que é uma merda, se é uma m€&d@ pq que é que os bancos e instituições estão carregados de btc e outros ativos ?

    Quando vos começarem a pagar com crypto depois ai já acreditam.
    Isto vai acontecer quer queiram quer não… o mundo precisa de uma nova bolha e ai está….
    por agora tá facil mas quando as CBDC chegarem vai ser vai dificil andar por estes lados.

    De resto só vejo conversa e inveja de gente burra a comentar.

    Continua a ganhar 600€ por mês pode ser que pagues uma casa de papel.