Alerta Espanha! Cerco à publicidade sobre criptomoedas

12 Comentários

As criptomoedas são uma realidade à escala mundial, mas falta legislação. No entanto, alguns países têm vindo a definir algumas regras para controlar esta “nova” tendência que influencia a parte economia e financeira.

De acordo com informações recentes, a nossa vizinha Espanha vai passar a apertar o cerco à publicidade sobre criptomoedas. Saiba o que vai mudar já a partir de fevereiro.

Alerta Espanha! Cerco à publicidade sobre criptomoedas


Publicidade de Criptomoedas: Influenciadores com mais de 100 mil assinantes têm de informar

De acordo com a Reuters, a Espanha decidiu nesta segunda-feira regulamentar a publicidade de criptomoedas, inclusive por meios de comunicação social, encarregando o supervisor do mercado de ações de autorizar campanhas em massa e garantir que os investidores estejam cientes dos riscos.

O governo espanhol referiu que os anunciantes e empresas que vendem criptoativos terão que informar o órgão de fiscalização da CNMV (Comisión Nacional del Mercado de Valores) com pelo menos 10 dias de antecedência sobre o conteúdo de campanhas direcionadas a mais de 100 mil pessoas.

Bitcoin

Segundo o que se sabe, os novos regulamentos irão entrar em vigor a partir de fevereiro e permitirão que a CNMV monitorize especificamente a publicidade de todos os tipos de ativos criptográficos e criptomoedas e os avisos sobre os riscos envolvidos nos investimentos.

As regras aplicam-se a todos, desde pessoas individuais onde se incluem, por exemplo, influenciadores com mais de 100 mil seguidores. Para anunciar e promover criptoativos, terão que notificar previamente o órgão de vigilância sobre publicações promocionais e alertar sobre os riscos.

Em Portugal ainda não existem regras sobre a publicidade de plataformas de criptomoedas. 

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Juan Carlos donde andas?!! Juaaannnnn!

  2. Avatar de Ochinês
    Ochinês

    Há uma frase que aparece à cabeça no prospecto de uma aplicação num produto bancário: “As rendibilidade passadas não são garantia de rendibilidade futuras”. E em tempos tinham produtos de capital garantido (mesmo que o rendimento fosse zero não se ficava sem o dinheiro), agora praticamente desapareceram.

    Quanto à publicidade em criptomoedas, devia ser obrigatória essa frase, e mais outra “não jogue dinheiro que lhe faz falta”. E banir frases como “As crypto são a moeda do futuro! Compre que vai ganhar dinheiro à fartazana!”. As “crypto” não são moeda, são ativos que valem o que alguém estiver disposto a pagar com eles. Nada impede que passem a valer zero.

    1. Avatar de DrFrank
      DrFrank

      Tal como tudo o resto só vale o que alguém estiver a disposto a pagar por tal coisa.

      “ah e tal a minha casa/barraca vale 1 milhão”
      “vale sim, se alguém te pagar esse tal milhão”

  3. Avatar de Berta
    Berta

    os paises e o sistema financeiro anda a dormir e depois queixam-se quando isto cair tudo…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Porque vai cair por investirem em crypto?

  4. Avatar de NotFUD
    NotFUD

    É o desespero do sistema a “apertar” o pescoço?

    Bem, de qualquer forma concordo com a medida se for direcionada à publicidade enganosa das shitcoins…

    Bitcoin não pode ser censurado. Já funciona desde 2009!

  5. Avatar de NsFdA
    NsFdA

    Não quero crpitomoedas para ficar rico, quero sim para deixar de ter pagar a um banco 80 euros por ano só para ter la o meu dinheiro, e que não rende nada por la o ter.
    Os tipos dos bancos centrais e nacionais tudo fazem para as pessoas não trocarem o seu FIAT por criptomoedas .

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Só paga manutenção de conta quem quer…

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Não é bem bem assim…

  6. Avatar de JF
    JF

    Aumentam as filas da fome em Espanha devido às políticas liberais levadas a cabo pelo regime:

    – El aumento de los precios en España provoca que las colas del hambre vuelvan a crecer en pleno invierno

    https://actualidad.rt.com/actualidad/417142-aumento-precios-espana-provocar-colas-hambre-invierno?utm_source=Email-Message&utm_medium=Email&utm_campaign=Email_daily

    1. Avatar de Ochinês
      Ochinês

      No caso, as “collas del hambre, noticiadas pelo canal russo (em castelhano) eram para aquecimentos, mantas e velas (que se diz ser para as crianças poderem estudar à noite??), comida e fraldas para bébés.
      Tenho as minhas dúvidas que um canal russo que transmite para os países de língua castelhana seja muito objetivo quanto às condições de vida nos países ocidentais. Sem negar que há pobreza em Espanha, como cá, as “filas da fome” estão exageradas. Mas o que é que isso tem a ver com o assunto das criptomoedas?

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Vocês ainda não entenderam bem quando se fala em aumento de preços.
      Não são as coisas que estão mais caras, mas sim a perda do valor da moeda. Cada vez a tecnologia cria novos produtos cada vez com maior eficiência e neste contexto os produtos deveriam ser cada vez mais baratos e não o contrário.
      O dólar perdeu já mais de 93% do seu valor desde que foi criado. Mais de um terço de todo o dinheiro da historia dos EUA foram impressos nos últimos 4 anos.
      Continuem a deixar o vosso dinheiro nos bancos e não tratem de serem vocês a geri-lo pessoalmente e vão ver o que vos espera nos próximos anos. Isto da crise com inflação ainda agora começou.