Vai cair com estrondo: NASA já tem data para destruir a Estação Espacial Internacional

27 Comentários

A Estação Espacial Internacional (ISS) é um dos maiores feitos da tecnologia e ciência da história da humanidade. Contudo, este colossal aglomerado de módulos já tem data para “cair” na Terra. Para não depender do “rebocador” da Rússia, a NASA está já a preparar um módulo que irá lançar a ISS para o seu fim. Como são 420 toneladas métricas de material, a sua destruição vai ser épica dentro de poucos anos!

Imagem da ISS que a NASA quer trazer para a terra na sua viagem final

Quando cair a ISS, vai ser com estrondo

O primeiro módulo da Estação Espacial Internacional (ISS) é chamado de “Zarya”. Zarya foi lançado ao espaço em novembro de 1998, como parte da primeira missão de montagem da Estação Espacial Internacional. É um módulo de armazenamento e controlo de propulsão, projetado e construído pela Rússia, e foi o primeiro componente da ISS a ser lançado ao espaço. O nome “Zarya” significa “Aurora” em russo.

Contudo, a NASA não quer depender dos módulos russos para o fim deste laboratório espacial. A Casa Branca, nesta semana passada, deliberou atribuir 180 milhões de dólares “para iniciar o desenvolvimento de um novo rebocador espacial”.

Este módulo irá retirar de órbita, em segurança, a ISS que irá despedir-se do planeta Terra sobre o oceano aberto após o seu fim de vida operacional em 2030.

O novo rebocador irá complementar as capacidades de “desorbitar” existentes dos parceiros da Estação Espacial Internacional (as agências espaciais dos EUA, Rússia, Europa, Canadá e Japão). O plano atual para fazer descer a estação em segurança depende da proporção dos motores da nave espacial não tripulada Progress, que são fornecidos pela Rússia.

Imagem da nave espacial não tripulada Progress, da Rússia na Estação Espacial Internacional, iSS

 

EUA não querem depender da Rússia em nada

Esta medida não só tem a ver com a vontade dos EUA de ter em mãos esta missão, como resulta substancialmente dos múltiplos problemas, geralmente relacionados com objetos externos, que ensombraram a ISS. Por exemplo, o laboratório espacial já foi obrigado a reposicionar-se para evitar colisões, já sofreu um acidente no módulo Soyuz MS-22, que colocou seriamente em perigo parte da tripulação, deixando-a sem um “navio salva-vidas”. Entre outros problemas relacionados com o que está no exterior da Estação Espacial Internacional.

Não podemos também esquecer que em novembro próximo o módulo inicial celebra 25 anos do primeiro dia em que foi colocado em órbita, e a instalação já começa a mostrar sinais de idade.

Além disso, a Rússia manifestou o desejo de deixar a parceria ISS mais cedo (nalgum momento “depois de 2024”) para se concentrar na construção do seu próprio posto avançado em órbita baixa terrestre.

Esta informação é um sinal forte para a NASA avançar com os planos de produção do rebocador que vai desorbitar a ISS. Claro, tudo isto se precipitou depois da invasão da Ucrânia por parte da Rússia. O confronto no terreno também chegou ao espaço e as parcerias que os russos tinham com os EUA começaram a ser cortadas.

Os planos da NASA para a operação de desorbitar a ISS culminarão num mergulho ardente no meio do Oceano Pacífico – um local chamado Point Nemo, também conhecido como “cemitério de naves espaciais”, o ponto mais distante de toda a civilização.

A NASA tem o seu foco máximo na missão Artemis que está a “voar” dentro dos planos e em breve terá novos desenvolvimentos.

 

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lopes
    Lopes

    Eu estou interessado onde é que a mesma vai cair e quando é que começam a montar a nova estação espacial…

    1. Avatar de sergio
      sergio

      O Elon Musk (que tem a Space X) já colocou um carro a orbitar a Terra. Podiam pedir-lhe e ele enviava um autocarro 🙂 ficaria como nova estação espacial, lol.

      1. Avatar de Trigo
        Trigo

        Um Tesla Semi? Boa ideia!

      2. Avatar de Stanley
        Stanley

        Ele lançou o carro sisterma solar afora.

        1. Avatar de pdsermqq
          pdsermqq

          Foi pena ele não ir lá dentro. Não faz cá falta na Terra.

          1. Avatar de santos
            santos

            Porquê não faz falta na Terra? Achas que apenas os futebolistas são gente importante?

  2. Avatar de Swappie Guy
    Swappie Guy

    Será que não era preferível enviar a ISS para o cosmos?

    1. Avatar de sergio
      sergio

      já lá está muito lixo espacial, assim cada vez mais lixo fica lá a vaguear .. lol

    2. Avatar de guedes
      guedes

      Lol swappie . Tens que começar a jogar Kerbal Space Program uma vez que pelos vistos não ensinam nada nas aulas de FQ.

      1. Avatar de Rui Ribeiro
        Rui Ribeiro

        A melhor resposta! KSP Rocks!

    3. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Tendo em conta a energia necessária para tal feito, não.

    4. Avatar de santos
      santos

      É muito mais fácil o retorno À Terra do que o envio para o Cosmos. Para o retorno à Terra basta desacelerar o módulo. Para enviar para o espaço é preciso acelerar o que requer demasiada energia

    5. Avatar de Gyver
      Gyver

      Deviam deixa-la cair na Lua que sempre servia de matéria prima para outras construções ou como local de visita no futuro. Tendo em conta que os fragmentos do Skylab ficaram bastante intactos depois de cairem na terra, ao cairem na lua a ISS deveria sair-se melhor. No vácuo até á lua não há resistencia. Só é preciso combustivel para o empurrão inicial na direção certa, e também não há pressa por isso era deixá-la ir devagar.

      1. Avatar de Rui Ribeiro
        Rui Ribeiro

        É preciso muita energia para lançar algo em direção à lua… mesmo indo “devagar”…

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        A sério? Não existe arrasto, no entanto continua presente a maior força que é necessário vencer para levar o ISS para a Lua, a força da gravidade. Bem como se tentássemos “empurrar” esta como tu mencionas a ISS iria desmanchar-se. Esta consegue apenas ser movida usando motores em regime de baixo impulso. O processo de mover a ISS para orbitas maiores é um processo demorado.

  3. Avatar de André
    André

    Uma proposta, seria no dia 31 para 1 de janeiro. Assim poupariam em fogo de artifício.

  4. Avatar de Marcio Lopes
    Marcio Lopes

    Pq não a enviam para a orbita de Marte…! lol

    1. Avatar de Rui Ramos
      Rui Ramos

      Mandar aquela massa toda a caminho de Marte, é preciso combustível para chuchu…

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Na realidade nao, bastava um empurrao no local certo.
        Mas o mais facil seria envia-la em direcao ao sol, nao faz falta lixo espacial.

        1. Avatar de Vítor M.

          O mais fácil? Tens ideia do que é preciso para ela chegar de onde está até ao sol? 😀 não tens de certeza 😀

        2. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Acho que andas a ver filmes do super-homem a mais.

        3. Avatar de Rui Ramos
          Rui Ramos

          Sim, um empurrão, mas com combustível para chuchu para mexer aquela massa toda…

      2. Avatar de Marcio Lopes
        Marcio Lopes

        Fiz uma pequena pesquisa na net, em http://www.quora.com/Why-cant-the-ISS-be-lifted-to-a-higher-orbit-where-drag-would-be-less e tem boas respostas, uma é que a estação fritava aos passar por (van allen belts), não está preparada. Em combustível +- 700 toneladas, oxigénio e hidrogénio. A ideia de enviar para Marte é, qual a possibilidade de nos próximos 10 anos com o envio de pessoas para lá, não vai ser preciso uma estação também em Marte. Construir uma estação com 5 módulos na orbita de Marte também não será fácil.

  5. Avatar de DS
    DS

    Afinal qual a data para a NASA destruir a Estação Espacial Internacional?
    Porque em 02 ABR 2018 já se sabia que era em 2030
    https://pplware.sitedev.pt/ciencia/ponto-nemo-cemiterio-aquatico-da-terra-naves-espaciais/

    1. Avatar de Vítor M.

      Já foi, deixou de ser (quando os russos dissera que iam embora, não te esqueças que a forma da ISS são os motores da Rússia), agora voltou a ser e no artigo refere que já há orçamento para a NADA começar a desenvolver o rebocador. E a data de 2030 está de novo no horizonte. Agora com a novidade que o desorbitador será americano e a ISS deixa de precisar dos russos.

  6. Avatar de WTF
    WTF

    Tenho uma solução bem melhor, e ando á procura de investidores…
    Vamos comprar a EEI e transforma-la em hotel espacial…
    Quem é que quer investir?

    1. Avatar de jaquim
      jaquim

      Não tem spa, irá ser um fracasso