Vacina da AstraZeneca está a ser suspensa em vários países

58 Comentários

O processo de vacinação continua a decorrer à escala mundial. Um dos maiores desafios é a produção em massa de vacinas, mas tem havido também o registo de alguns casos que levaram mesmo alguns países a suspender a vacina da farmacêutica AstraZeneca.

Um dia depois de Portugal “aprovar” a administração da vacina AstraZeneca em todas as idades, pela Europa já são 6 os países que a suspenderam.

Vacina da AstraZeneca está a ser suspensa em vários países


Uma enfermeira de 49 anos do hospital austríaco de Zwettl, morreu 10 dias depois de ter recebido a vacina devido “a graves transtornos da coagulação”. Nesse sentido, as autoridades austríacas retiraram, por precaução, um lote da vacina anti-covid-19 da AstraZeneca/Oxford.

Outra enfermeira do mesmo hospital, de 35 anos, sofreu uma embolia pulmonar após ter sido inoculada com o fármaco. Esta enfermeira encontra-se internada na unidade hospitalar em questão e o seu estado de saúde apresenta melhorias – saber mais aqui.

Dinamarca também suspende utilização da vacina AstraZeneca

A Dinamarca foi o sexto país a revelar que também suspendeu a utilização da vacina AstraZeneca. Os receios estão relacionados com a formação de coágulos sanguíneos nas pessoas vacinadas, anunciou hoje a autoridade sanitária do país.

A suspensão acontece “após relatos de casos graves de formação de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com a vacina COVID-19 da AstraZeneca”, indicou a Agência Nacional de Saúde, sublinhando que, “neste momento, não se pode concluir a existência de uma ligação entre a vacina e os coágulos sanguíneos”, revela a Lusa.

Vacina da AstraZeneca está a ser suspensa em vários países

Segundo a autoridade de saúde dinamarquesa, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) já iniciou uma investigação sobre o assunto.

Além da Dinamarca, também a Áustria, Estónia, Lituânia, Luxemburgo e Letónia interromperam uso da vacina da AstraZeneca.

Leia também…

AstraZeneca: Áustria retira por precaução vacina após morte de enfermeira

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MalDizente
    MalDizente

    Não faz mal. Por cá, é para ser dada a velhos, professores e auxiliares de educação. Como o governo quer “livrar-se” destas 3 “espécies de pessoas”… Está tudo “bem”… Fora de brincadeira, eis porque a Merkel se recusou a ser vacinada com a AstraZeneca e é a única vacina que apesar da escassez, se consegue acumular: ninguém a quer, se poderem evitá-la

    1. Avatar de scp
      scp

      Tecnicamente Angela Merkel não está incluída na toma desta vacina porque ela tem 66 anos e esta vacina só é recomendada até aos 65 anos.

      1. Avatar de Maldizente
        Maldizente

        “Era” recomendada até aos 65, agora já serve para todas as idades. e a recusa cheira mais a desconfiança na vacina que outra coisa. Aposto que quem pode, escolhe a da Pfeizer ou Moderna

  2. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Mais um tiro na credibilidade de Portugal. O Governo que comece a preparar verbas para as indemnizações que terá de pagar às famílias.

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      não irá acontecer, é um lote especifico que não chegou a Portugal
      https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/portugal-nao-via-suspender-vacina-da-astrazeneca

      Façam como eu e procurem mais informação!

      1. Avatar de Petrus
        Petrus

        Parece que é o lote ABV2856. Pelo menos, é este o que foi suspenso em Itália. Não veio para Portugal.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Pensava que era apenas a DGS que era incompetente mas afinal a EMA também é. Nunca é só um lote que trás problemas. Já foram 2 “países”, será que se pode classificar a Austrália como pais, com problemas.

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    Não há problemas em Portugal!!!!
    Se morrerem mais alguns logo se arranja uma desculpa
    Este governo não pensa Segue só os maus exemplos
    Que o Presidente actue SFF

    1. Avatar de ernez
      ernez

      O Presidente, hehehehe, qual presidente!

    2. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Admitem o erro para gozar com as pessoas e continua. Afinallll admitimos o erro. Afinal já sabiamos de tudo mas não quisemos saber. E agora? Lidem.

  4. Avatar de Spoky
    Spoky

    Era o que dizia “Uma enfermeira de 49 anos do hospital austríaco de Zwettl, morreu 10 dias depois de ter recebido a vacina devido “a graves transtornos da coagulação”.

    É o que digo, onde andam os anti-conspirações? Pois é.

    A Vacina não é para todos, e muitos andam ai a criticar. Ah e tal tu não vais tomar, devias ser responsabilizado etc…

    E agora quem é que se responsabiliza por uma morte causada pela Vacina, estou ansioso para ver o desfecho deste caso, se a mulher for solteira e tiver filhos, será que irá ser dada uma indminização? Pois pois, daqui a semanas o assunto é esquecido.

    As crianças metidas em centros de acolhimento e dinheiro nem vê-lo, são crianças… (exemplo)

    Muitos vão perceber a força ou a mal. Tudo o que não é natural e é injetado no corpo, podem criar diversos tipos de reações, todos nos temos uma diferente reação, dizer que é segura é um disparate.

    Incentivar a quem tem problemas imunitários é um disparate, como todos sabem as doenças auto-imunes atacam o corpo, mas não é por causa de que não sabem onde vem o problema, mas sim porque os virus e infeções confundem o Sistema Imunitário, no entanto ele sabe onde terá de agir, porem esse processo é feito pelo vírus de forma a confundir-lo.

    E tal como disse, quer queiram ou não, o nosso corpo não foi feito para aceitar coisas não naturais, uma delas é a Vacina, estas a forçar o corpo a criar defesas dos quais não são naturais. E é por isso que ocorre estas complicações.

    Não sou contra as Vacinas, mas dizerem que é seguro e que não criam problemas de saude é um exagero e uma mentira!

    Então qual é a solução Mr.Spoky? Nenhuma, quem quer tomar, é aceitar que pode haver uma reação e incluindo morte. É assim, é a unica forma, a partir dai cada um decide se quer Vacinar ou não.

    Quem quer Vacinar-se muito bem que o faça. Continuem a teimar, sem duvida que a Medicamentos que existem vieram ajudar em algumas doenças, mas não pensem que vai salvar tudo e todos, e que faz bem a todos e que é seguro, isso é uma mentira.

    Vacina diria que é a pior e um risco de desenvolver uma reação, e até mesmo uma condição auto-imune.
    Quem tiver doenças auto-imunes que pense 2x antes de sequer tomar qualquer Vacina que seja (e não, não sou contra, toma quem quer mais uma vez) 😉

    1. Avatar de ernez
      ernez

      Mas o que não é natural, se tudo vem da natureza, hehehehe, quando vocês falam em coisas da natureza, esbardalho-me logo a rir e quando começam a falar, com coisas tipicamente bem elaboradas e bonitas de se ler e a meio do texto passam para spocks e afim, então ai é o descalabro do riso em lagrimas.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        A Vacina vem da natureza meu caro? Ou é produzida em laboratório com processos de mRNA e alteração genética em X’s processos?

        Esbardalhas e eu também mas foi com essa
        “Mas o que não é natural, se tudo vem da natureza”

        Alimentos processados e Alimentos ultraprocessados é realmente muito natural, tem muito que se lhe diga. Hahahah

        Realmente tens de ir ao dicionário, a ver se pescas o que é “natural”

      2. Avatar de PORTUGAL
        PORTUGAL

        Tens tendências sociopatas.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Eu tenho tendencias realistas, o que é diferente.

          Isso é um desabafo teu? Podes desabafar, a malta não vai gozar. Não te preocupes. Tens imensas pessoas na tua condição.

          Já vi loucos a chamarem outros de loucos, por tanto. O teu problema não é de cariz de censura para mim, fala abertamente. Abre as assas e sê feliz.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Concordo, está vacina da AstraZeneca não é segura até prova em contrário.

            Como somos pobres vamos ter que gramar com ela e veem os experts dizer que não há motivos para alarme. Uma vergonha!

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Uma que está em fase de provação é a da Jonhson, que dizem ser muito gentil com os efeitos secundários

      1. Avatar de Pedro H.
        Pedro H.

        Não faz mal aos olhos é? xD

    3. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Qual é o medicamento que não tem efeitos secundários?
      Até a água faz mal se for em excesso

      Um caso em milhões e poe-se em causa tudo e todos?
      De todas as vacinas esta da Astra é a que teve mais problemas no desenvolvimento e lançamento e das que tem menos eficácia.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Eu sei tudo isso, e até mencionei.

        Mas beber água é diferente de injectares uma coisa no teu próprio corpo que não sabes qual é a reação que vai gerar ou criar!

        São situações completamente diferentes, é a mesma coisa que dizeres que medicamentos são drogas, sim são. Mas drogas onde injetas os efeitos são mais rápidos e por vezes letais.

        Entendes a diferença? Quem quer tomar toma, quem não quer não toma.

    4. Avatar de Ola
      Ola

      Não há provas que morreu por causa da vacina. Escreveste tanta coisa e ainda anão há certezas de nada… Lê um pouco sobre o assunto…

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Pra ela existe uma certeza, estava bem, tomou a vacina e quinou.

  5. Avatar de Alves
    Alves

    Por algum motivo os americanos não a aprovaram.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Porque não havia estudos para pessoas acima de 65 anos.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Esta vacina está amaldiçoada desde o início. Começou logo pelos problemas no ensaios, resultados que não estavam corretos, agora são países que não querem administrar. É muito azar junto.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não pode lá ser! Então a vacina má não era a Russa?..

  7. Avatar de José Santos
    José Santos

    Um gajo lê com cada coisa, só experts da matéria, em milhões de vacinas administradas morreram duas pessoas e a culpa é da vacina, tudo serve para dizer mal, é preciso é dizer.

    1. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      2 pessoas?! Que lavagem…

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Então José Santos, o que tu estas a dizer-me é que ninguem pode morrer da Vacina? Tudo o que morrer mesmo que tenha sido provocado pela Vacina, não pode ser dito. Tem de ser censurado, abafado!?

      É isso? Ninguem pode morrer de uma Vacina? A Vacina não pode ser culpada!? Uauu… Se fosse um filho teu, familiar teu queria ver.

      Essa mania de que as Vacinas não tem culpa, têm de acabar. Mentes fechadas.
      Abre as pestanas!

      1. Avatar de rui
        rui

        Hummm
        Primeiro deviam ler as noticias. Ainda não foi provado que foi por causa da vacina.
        Segundo, a ser, foi de um possivel lote
        Terceiro, se lerem vão ver que uma das patologias da Covid19 é a possibilidade de coagulos.
        Não sei se a vacina pode vir a causar outras reações , mas qualquer medicamento o pode fazer, Até a simples aspirina ou o paracetamol ( que o pessoal toma aos kilos)

        Eu já tomei, e até ao momento NÃO tive qualquer reacção (passado 3 semanas)

        Pessoal antivacina há muitos.
        Ninguem é obrigado a tomar.
        Se não tomar, entra a selecção natural. Uns vivem, outros morrem.

        Um Médico que trabalha comigo disse isto:
        A Covid é uma loteria, uns velhos não têm sintomas e outros têm e até morrem, assim como os mais novos. Nunca se sabe como uma pessoal vai reagir.

        Da mesma forma que dizes que se fosse um familiar meu a ter uma reacção grave ou morrer por causa da vacina digo eu : e se fosse um filho, pai, mãe ou outro familiar teu a morrer por falta de ar, apenas por que decidiu não tomar a vacina?
        Pensa da seguinte maneira:
        Tu ou outro familiar teu decide não se vacinar, e um dia leva o virus a tua casa, infectando te e depois tu levas aos teus pais ou sogros, ate mesmo filhos.
        E nisso um ou mais deles vão ao cuidados intensivos e morrem.
        Como ficavas?

        1. Avatar de Artur Peralta
          Artur Peralta

          Qual a diferença entre um vacinado e um assintomático? A resposta deita por água a baixo todo o teu exemplo…

          1. Avatar de rui
            rui

            ????? Desculpe não percebi….
            Onde eu falo que um vacinado é igual a um assintomatico? NUNCA disse isso.

          2. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Eu sei que não falaste, mas disseste “Tu ou outro familiar teu decide não se vacinar, e um dia leva o virus a tua casa…”, logo um não vacinado (assintomático) pode transmitir o virus sem se aperceber em casa, no entanto um vacinado comporta-se da mesma forma. Tem o virus e (em tese) já tem anti-corpos para combater. Tornando-se assim assintomático também, mas vacinado.

            Por isso que deita por terra o teu exemplo, porque não existe diferença entre um não vacinado assintomático e um assintomático vacinado.

            Entendeste agora?

          3. Avatar de rui
            rui

            Um assintomatico é muito perigroso, pois ele não sabe e pode passar o virus, mesmo sem nunca ter ele proprio sintomas.
            Um vacinado tem uma probabilidade muito menor de passar a doença, mas não é nula.
            E até termos uma grande percentagem de pessoal vacinado o virus vai continuar ai.

            Agora mais importante:

            A sua desculpa para não ser vacinado é essa? Essa nunca tinha ouvido mas é fantastica.
            Não quer ser vacinado, não seja, e como disse ai entra a selecção natural, e seja o que Deus quiser (ou a religião em que acredita ou não).

            Agora essa desculpa é de uma falta de consciencia e parece de pessoal formado no youtube e facebook

            Daqui a pouco vem dizer que não existe virus e que as pessoas que morreram foi tudo uma invenção.

            Dassss

          4. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Bem, quem não percebeu foste tu. Volto à minha primeira pergunta que ficaste tão indignado. Qual é a diferença entre um assintomático e um vacinado?

            Sabias que ambos têm carga viral, certo? Um naturalmente com o seu sistema imunológico e outro pela vacina. Por isso da onde tiraste a conclusão que “Um vacinado tem uma probabilidade muito menor de passar a doença, mas não é nula.”? Pura expeculação! E dou-te uma grande novidade, mesmo se vacinares a população toda, o virus vai andar SEMPRE entre nós, não desaparece!

            Em relação ao resto da tua dissertação, só mostra que os que chamam negacionistas, extremistas, conspiradores são ainda mais extremistas que os tais que eles chama disso…

            Queres tomar a vacina, toma. Não te preocupes com os outros. Se tomares ficas “imune” nem precisas de tentar convencer qualquer pessoa para tomar. “Estás protegido!” e tomando as tuas palavras, mais uma vez, sais da selecção natural, no entanto, entras na selecção forçada…

            Se me permites um conselho, desliga a televisão e aproveita a família e amigos. Parece que tens um curso tirado nos media!

          5. Avatar de rui
            rui

            Ok
            Deves ter tirado um curso no facebook e youtube.

            Eu tenho um curso sim, mas de saude e não tirado nos média, como deve ser o teu caso (mas só nos média que dizem que é tudo mentira).
            De qualquer forma gostei dessa piada. Melhor começares a fazer stand up comedy…. talvez tenhas jeito ( ou não).

            Eu não quero convencer ninguem a tomar a vacina, ao contrario de voces que querem convencer a não tomar pois mata…
            A SER VERDADE:
            a vacina matou 5/6 pessoas?
            O Virus já vai acima dos 2 milhoes…..
            Sabes matematica certo? 6 é MUITO MENOS que 2 milhoes…. ok?

            Só espero que nunca apanhes esse virus falso e que não estejas numa cama de hospital a pedir aos médicos para te salvar a vida.

            Eu conheci pessoas que moreram e acredita, não é “engraçado” de ver como morrem de Covid19.

            Vamos dar por terminado esta conversa pois já vi que não vale a pena .

            O pior cego é aquele que não quer ver.

          6. Avatar de rui
            rui

            E já agora

            Eu já tenho a vacina tomada há 3 semanas.
            Espero que a tua seja no ultimo dia, pois quem não acredita não merece…
            Agora vais dizer: Não quero!
            Optimo
            Mais fica para quem merece

            Adeus

          7. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            És bastante descompensado! Já viste que apenas te fiz uma pergunta sobre a relação entre vacinados e assintomáticos. Extrapolaste uma série de baboseiras e assumiste outra série de coisas sobre o que eu supostamente penso…

            Enfim… mais uma vez te digo, desliga a televisão e aproveita a família e amigos.

          8. Avatar de rui
            rui

            Desconpensado uns dias. no teu caso deve ser sempre!

            espera um pouco….

            ha ha ha

            ha ha ha

            ha ha ha

            Gostei da piada!

            Se achas que um assintomatico e um vacinado são iguais, não vou perder o meu tempo a explicar te.
            Vai ao youtube ou facebook

            Por serem iguais é que alguma doenças foram ERRADICADAS!
            Santa paciencia e ignorância….

          9. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Companheiro, sinto verdadeiramente pena de ti. Desliga a televisão e aproveita a família e amigos.

            Fui…

          10. Avatar de rui
            rui

            Infelizmente DEVIDO a IDIOTAS que acham que isto é uma brincadeira e é tudo falso, os profissionais de saúde TEM muito trabalho e pouco tempo para estar com a família.

            FIM DE CONVERSA

          11. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Know your enemy! You are fighting against yourself

        2. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          A vacina que tu levaste era da Pfizer. Ainda não foi administrada qualquer vacina da AstraZeneca em Portugal.

          1. Avatar de rui
            rui

            ???
            Estás enganado.

            Só no centro CHULC já foram administradas umas boas centenas.
            2º dose daqui a 2 meses

        3. Avatar de José Santos
          José Santos

          Sim senhor, gabo-te a paciência Rui, levei a primeira dose no dia 12 de fevereiro e até hoje ainda não tive qualquer sintoma.

    3. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      Se essas 2 pessoas fossem pessoas da tua familia ja pensavas de maneira diferente.
      Alem disso há muitas outras vacinas covid tal como da moderna, que não têm tantos problemas como esta.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Bastava morrer uma pessoa. Queria ver se fosse contigo ou alguém da tua família!

    5. Avatar de Lucas
      Lucas

      Só joga a roleta russa quem quer .

  8. Avatar de Ze Duarte
    Ze Duarte

    Se nem se deram ao trabalho de dar um nome decente à vacina iam mesmo fazer um produto de qualidade.
    É cada uma…

  9. Avatar de Alvaro Campos
    Alvaro Campos

    Como é que conseguem transformar a suspensão de um lote, que não veio para Portugal, em suspensão de vacina???

    Do vosso parceiro de alojamento e domínio
    https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/covid-19-italia-suspende-vacina-da-astrazeneca

  10. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Ainda vamos todos ter que comprar vacinas aos chineses ou russos, a europa está a ficar para trás em tudo, sinceramente!!…

  11. Avatar de Bota Abaixo
    Bota Abaixo

    Portugal isto, Portugal aquilo! Os ingleses também não a suspendem e a Agência Europeia de Medicamentos recomenda-a! O artigo indicado pelo Álvaro Campos (https://pplware.sitedev.pt/ciencia/vacina-da-astrazeneca-esta-a-ser-suspensa-em-varios-paises/#comment-2736241) é informativo.

    1. Avatar de Petrus
      Petrus

      Sim, fui eu que disse!

  12. Avatar de Petrus
    Petrus

    Vocês têm é medo da pica!

  13. Avatar de OS
    OS

    Boa noite já tomei essa vacina no Dia 22 de Fevereiro
    E dali a doze semanas tenho a segunda dose

    1. Avatar de rui
      rui

      +1 (dia 18/02)

      1. Avatar de Yur-pt
        Yur-pt

        E eu foi no dia 09/03/2021 e ao contrário da maioria não sofri efeitos secundários.

        1. Avatar de rui
          rui

          Tb não tive reacções. Tive colegas que ficaram com dores e febre ligeira.
          No dia que recebi O CHULC começou a vacinar as 9 da manha e com 10 postos de vacinação foi até pelo menos as 21h sem parar.
          Soube de alguma pessoas que tiveram febre e dores mas nada incapacitante